Post Top Ad

PANCs no quintal de casa - Uma questão de escolha!

Quem cuida de um jardim, horta ou qualquer área verde, sabe muito bem que este manejo na Terra traz uma conexão ancestral, conhecimento sobre a Natureza e um enorme bem-estar.

Cultivar este tipo de atividade é muito prazeroso e quanto mais informações termos, melhor! Por isso, hoje vamos falar sobre uma das muitas plantas espontâneas ou ruderais (que significa “planta que acompanha o homem”), que são aquelas que nascem sozinhas e aparecem sem serem cultivadas. Popularmente conhecidas como "ervas-daninhas", apesar deste nome elas indicam o que está acontecendo no solo e muitas são PANC´s, ou seja, Plantas Alimentícias não Convencionais.

Só para você ter uma ideia, uma das funções das plantas espontâneas é deixar o solo fértil, nascendo quando o solo está debilitado para que espécies mais sensíveis ou maiores tenham condições de se desenvolver posteriormente. 

Azedinha ou Trevo-azedo por exemplo, surge quando a terra está muito argilosa, o PH baixo e também com falta de cálcio e de Molibdênio. Para este caso, manter o solo menos úmido e misturar casca de ovo na terra (já que é rica em cálcio) pode solucionar o problema.

Por outro lado, você também pode optar em manter os Trevos, pois além de serem comestíveis, eles evitam que outras ruderais nasçam. Seu sabor é azedinho e refrescante, pode ser usado em saladas, tortas, geleias, sucos e chás. E ainda tem o benefício de aliviar pequenos problemas estomacais.

É uma espécie que era consumida há mais de 2000 na América do Norte pelos povos antigos e ainda hoje é consumida pela tribo Khasi na Índia. Só precisa ser consumido com moderação já que tem ácido oxálico e em grande quantidade pode ser tóxico. 

Agora com essas informações você já tem como decidir o que fazer seus Trevos!

Uma sugestão é começar usando em uma salada e se abrir para esta nova experiência gastronômica.

Experimente e nos conte!

Muito em breve mais dicas sobre cuidados com seu Jardim e também sobre as PANC´s.
Acompanhe as nossas publicações e até mais! 😉

Revista Nós e outros Olhos

Redação: Binha Martins

"A Revista Nós e outros Olhos apoia a interação do Ser Humano com a Natureza.
Propague informações como esta você também... Isso só faz o bem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad