Post Top Ad

Palha Italiana de Dadinho

Você sabia que apesar do nome, a Palha Italiana não tem origem italiana? Sim, isso é verdade! A Palha Italiana é um doce de origem brasileira mas teve sim, forte influência dos imigrantes italianos com o tradicional Salaminho de Chocolate, que aqui no Brasil, tiveram que adaptar a sua receita.

A partir dessa mistura de culturas, o Salaminho de Chocolate (feito com amêndoas torradas e friccionadas) uniu-se ao nosso Negrinho/Brigadeiro dando nascimento à nossa Palha Italiana.
Fato curioso é que o Brasil recebeu 3 imigrações italianas históricas, uma no final de Século XIX, outra na década de 60 e a última, que teve início no ano 2000. Para nós, este povo marcante que conquistou nossos corações, com suas delícias gastronômicas também conquistaram nosso paladar. Por isso, esta receita fazemos em homenagem ao ano 2000, ano que iniciou essa terceira imigração história, onde recebemos em torno de 30 mil italianos.

E abrasileirando ainda mais a nossa querida Palha Italiana, hoje apresentamos uma versão elaborada por Sandra Candido e sua filha, Laís Candido (ambas do Empório Santa Catarina de Americana/SP) para o Livreto de Receitas Musicais com Dadinho... Tudo para te inspirar a recriar na sua casa em grande estilo! Vamos lá?

Palha Italiana de Dadinho
Ingredientes:
Palha Italiana de Dadinho
Para o Brigadeiro
800g de Leite Condensado
3 colheres de sopa de Cacau
3 colheres de sopa de Amendoim torrado sem pele e triturado
4 colheres de sopa de Creme Dadinho
2 colheres de sopa rasa de Manteiga

Para a montagem
Brigadeiro de Dadinho
500g de Creme Dadinho
2 pacotes de Bolachas Maisena
Dadinhos Tradicionais para decorar

Receita e passo a passo - Palha Italiana de Dadinho
Preparo: O primeiro passo preparar o Brigadeiro de Dadinho, pois ele será a base de toda a montagem. Para isso, basta colocar todos os ingredientes em uma panela, levar ao fogo médio e mexer sem parar até dar o ponto de Brigadeiro mole. Deixe esfriar.

Assim que o Brigadeiro esfriar, forre uma assadeira com papel filme (tanto nos fundos quanto nas laterais) e faça uma camada utilizando metade do que preparou.
Na sequência, coloque uma camada de Bolachas Maisena e em seguida...
Coloque uma camada beeeeeem generosa de Creme Dadinho, que aliás, com certeza será o grande diferencial da sua receita. Vai por nós... Fica bom demais!

Agora faça mais uma camada de Bolacha Maisena e finalize com o restante do Brigadeiro.
Agora cubra com papel filme e leve à geladeira por 6 horas. Após esse período, desenforme e corte em pedaços com uma espátula ou faca.
Uma dica bem legal que você também poderá agregar na sua receita, é passar cada pedaço em Amendoim triturado (natural - sem açúcar nem sal) que além de dar aquele toque crocante, fica muito gostoso.
Agora sim, dê aquele toque especial finalizando com Dadinhos Tradicionais e voilá... É só correr para o abraço... Hummmm 
Lembre-se de conservar na geladeira e de compartilhar com sua família, pois essa receita não só foi pensada para render aproximadamente 24 Palhas Italianas, mas para ser comida em boas companhias ;)
E aí? Gostou dessa receita?
Então faça em sua casa e viva essa experiência!

Até a próxima ;)
Revista Nós e outros Olhos
Créditos de imagem e conteúdo: Dadinho
Produção: Revista Nós e outros Olhos
Confeiteiras Convidadas: Sandra e Laís Candido do Empório Santa Catarina

No cenário:
Atelier Keramos com Pratos de Cerâmica
Atelier Cozinha & Coisinhas Denise com Sousplat

Logotipo Dadinho
Em homenagem aos 65 anos do grande e saboroso Dadinho, a Revista Nós e outros Olhos foi convidada a elaborar 15 receitas cheias de conceito para o cobiçado livreto "Receitas Musicais"! E a Palha Italiana é uma delas 😉 É o Dadinho mandando ver e mostrando que muitas novidades estão vindo pela frente!

Um comentário:

  1. Bom dia , achei muito apetitoso essa receita de palha italiana de creme de dadinho , que não o conhecia e estarei atenta nos mercados p ver se encontro .
    Achei bem interessante o histórico sobre a imigracao italiana e a origem da receita da palha italiana . Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad