Post Top Ad

O aconchego da Gastronomia Caipira

Quando pensamos na Gastronomia da Cultura Caipira, logo surge em nosso Ser uma sensação de conforto e bem-estar, que somente o ambiente e as pessoas do campo podem nos proporcionar. Quase como de forma automática sentimos a lembrança de uma brisa gostosa ou de um sorriso sincero. No cenário, simplesmente a beleza da Natureza e na mesa, provavelmente as coisas que mais gostamos de comer.

A maioria das receitas da Gastronomia Caipira nasceram da criatividade do povo da roça, que por muitas vezes, com um único ingrediente faziam variações de receitas riquíssimas em sabor. E para a nossa sorte, passaram todos os detalhes aos seus sucessores! :)

Muitas dessas Receitas se tornaram clássicas nos dando a possibilidade de inovar. E foi o que fizemos!!! Fizemos Torresmo, criamos uma Receita inusitada de Pamonha e harmonizamos com uma das Cachaças mais extraordinárias do Brasil. Ficou um espetáculo! Pois além da união desses sabores, uma mesa com essas delícias, em um ambiente agradável e que remete à Natureza, nos envolvem em um clima de felicidade e satisfação.

Sendo uma ótima opção para surpreender os amigos naquela tarde gostosa e propícia para conversar por horas, hoje iremos ensinar todo o passo a passo para você replicar em sua casa e ter tardes maravilhosas e inesquecíveis. 😉
Revista Neoo
Para servir esse Trio, você vai precisar de:

Para o Torresmo
1 kg de Panceta
Sal a gosto
Óleo de Soja para fritar
Papel Toalha

Para a Pamonha
1/2 xícara (chá) de Leite em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de Manteiga em temperatura ambiente
7 espigas de Milho com Palha
1 xícara (chá) de Açúcar
1 pote de 180g de Creme Dadinho
Barbante para embalar a Pamonha

Para harmonizar
Cachaça Havana
Revista Neoo
Antes de iniciar, vamos prosear um pouco sobre os ingredientes principais, pois quando temos a intenção de fazer uma receita, tudo começa com a lista de tudo que precisamos providenciar.

Panceta
É importante comprar a Panceta de um estabelecimento que você tenha conhecimento sobre a qualidade do produto. Escolha uma carne bem fresca.
Revista Neoo

Leite
Para esta receita é necessário que o Leite seja integral. Se possível, dê preferência para marcas de Leite com mais gordura, como leites fornecidos por pequenos produtores que tem alta qualidade por serem menos industrializados.

Manteiga
Cada detalhe fará diferença em sua receita, portanto, não troque a Manteiga por Margarina. A Manteiga é fundamental para dar à sua Pamonha um ótimo resultado.

Milho
O Milho deve vir com a Palha, pois ela servirá como embalagem da sua Pamonha. Uma dica bacana é comprar Milho da Horta local, dos vendedores que passam nas ruas distribuindo alimentos de pequenos produtores, das beiras das estradas ou até mesmo de um bom Hortifrúti.
Revista Neoo
Escolha Espigas que estejam nem tão moles nem tão duras. Se você não tiver familiaridade para escolher o Milho, peça ao seu fornecedor lhe ajudar e diga que será utilizado em uma Receita de Pamonha.

Creme Dadinho
Para quem ainda não conhece, precisa experimentar! O Creme Dadinho é uma pasta de amendoim muito especial, pois sua receita está baseada no doce clássico Dadinho... Um doce que continua atravessando gerações e faz parte de forma afetiva da vida de muitas pessoas.
O aconchego da Gastronomia Caipira
O Creme Dadinho tem o sabor praticamente igual ao do Dadinho Clássico e sua textura firme, porém suave, é perfeita para passar em um pão, como por exemplo, em um Lanche de Pasta de Amendoim com Geleia.
O aconchego da Gastronomia Caipira
Nesses últimos anos, o pequeno quadradinho de doce de amendoim deu nascimento a diversos outros produtos, como sua versão zero, wafers, bombons, Dadinho Duo, o Creme Dadinho, Dadinho Roll entre muitos outros...Um Mundo de delícias para você se inspirar e criar muitas receitas.
O aconchego da Gastronomia Caipira
Muitos não sabem, mas a marca Dadinho de Ribeirão Preto/SP completou 65 anos existência agora em 2019. São mais de meio século acompanhando a infância e a juventude de muita gente... Inclusive, crianças de antes que hoje são adultas, continuam apreciando essa guloseima, apresentando aos seus filhos e criando assim, mais uma geração de fãs incondicionais... E agora com o crescimento da Família Dadinho, produtos como o Creme Dadinho estão invadindo as cozinhas de todo o Brasil, nos motivando e nos fazendo criar delícias como essa Pamonha de Dadinho, que por sinal ficou magnífica!!! Uma Receita Clássica que inovamos com primor!

Cachaça Havana
Essa sem sombra de dúvidas é considerada uma das Aguardentes mais desejadas de todo Brasil. Uma bebida que você provavelmente já deve ter visto em algum lugar, pois se trata de uma bebida clássica, símbolo de sofisticação, sabor, tradição e requinte.
O aconchego da Gastronomia Caipira
Produzida na Zona Rural de Salinas/MG, a Cachaça Havana teve seu nascimento com o Anísio Santiago (1912-2002) no início dos anos 40, um homem simples do campo que revolucionou o interesse pela Cachaça, dando sofisticação para esta bebida que até então era vista apenas como uma bebida de pessoas mais simples economicamente.

Anísio lançou um objetivo pessoal vendo todo esse cenário, pois o que ele mais queria era que sua Cachaça chegasse na mesa da alta sociedade. Com pouco recurso e produção pequena (cerca de dez mil litros anuais) se dedicou, criou estratégias e os desdobramentos de todas as suas ações fez com que sua meta fosse alcançada.

Atualmente, a família de Anísio dá continuidade ao seu legado com os mesmos cuidados e dedicação, mantendo a Tradição e qualidade desta Aguardente tão nobre, que além do seu sabor extraordinário, eleva a cultura do nosso País quando o assunto é Cachaça.
O aconchego da Gastronomia Caipira
O filho de Anísio, Geraldo (que atualmente está à frente da Administração da empresa), nos contou que inicialmente a Cachaça era produzida, porém sem todos os registros, devido à simplicidade de seu Pai. E quando a Cachaça começou a ganhar notoriedade, outra empresa foi lá e registrou a marca Havana. Onde eles recorreram judicialmente e nesse meio tempo usaram o nome "Anísio Santiago" na Cachaça. Mas a justiça foi feita, eles retomaram o nome Havana e hoje fornecem a mesma Cachaça nas 2 versões de rótulos.
O aconchego da Gastronomia Caipira
E agora que já falamos de cada ingrediente, vamos aos preparativos!

Uma dica muito importante para quando se vai fazer pratos salgados e doces, é coerente começar os preparativos pelo doce, para não correr o risco de transmitir sabores e aromas de temperos para a sobremesa.

Então vamos iniciar!
Você vai ver que é tudo muito simples de se preparar!

Modo de preparar a Pamonha
Primeiramente, com uma colher de chá faça pequenas porções com Creme Dadinho e leve ao freezer.
O aconchego da Gastronomia Caipira
Na sequência, em uma panela grande, coloque aproximadamente 4 litros de água para ferver.

Agora retire toda a palha do Milho, lave-as e coloque-as para escorrer.
Revista Neoo
Com uma faca, retire os grãos dos Milhos.
Revista Neoo
No liquidificador bata o Leite, a Manteiga, o Açúcar e os grãos de Milho. Mas bata pouco, deixando pedacinhos, pois essa textura mais rústica deixa a Pamonha mais encorpada.
Dá uma olhada!
Revista Neoo
Bem simples né!

Agora você precisa ter ao seu lado o creme de Milho que preparou, as Palhas, as porções de Creme Dadinho e pedaços de barbante já cortados para montar as Pamonhas.

E enquanto isso, você pode tomar uma dose da Cachaça Havana durante o preparo.
Revista Neoo
Pegue uma Palha e una suas laterais.
Revista Neoo
Agora dobre a ponta mais fina, formando um pacotinho.
Revista Neoo
Segure firme, abra a embalagem e coloque o Creme de Milho.
Revista Neoo
Agora vem o segredo desta receita!!!
Como as porções de Creme Dadinho estão pré-congeladas, ficam fáceis de pegar e manusear.
Revista Neoo
Coloque uma porção de Creme Dadinho dentro do Creme de Milho e levemente afunde com o dedo.
Revista Neoo
Neste momento, fecha a outra ponta da Palha com sua Pamonha dentro. E caso a embalagem ficar pequena no momento do fechamento, complemente com outra Palha, como no exemplo abaixo.

Finalize amarrando com barbante de um modo que fique bem fechada.
Revista Neoo
Pamonhas prontas para serem cozidas!!!
Revista Neoo
Coloque-as na água fervendo e deixe-as cozinhando por 40 minutos ou até subirem para a superfície.
Revista Neoo
Enquanto as Pamonhas vão cozinhando, você pode preparar o Torresmo.

Modo de preparar o Torresmo

O Torresmo é super simples de preparar, mas existe uma forma para deixá-lo crocante por fora, macio por dentro e sequinho. E nós vamos contar como!

O primeiro passo é ter uma Panceta fresca e de qualidade.
Corte em cubos de 3 a 4 cm aproximadamente e coloque sal à gosto.
Misture a carne com as mãos de forma que o Sal fique uniforme.
Revista Neoo
Nesse momento que você já começou a preparar o Torresmo, é até bacana que seus convidados já estejam em sua casa, pois essa interação na cozinha contagia o ambiente com ótimos papos!

E conversando com o Geraldo, o mesmo nos disse que o Torresmo é a combinação perfeita para harmonizar com a Cachaça Havana!
Receita de Torresmo
Então, enquanto prepara, sirva seus convidados e proponha um brinde a aquele momento gostoso!
Receita de Torresmo
Pois preparar o alimento com gente na cozinha conversando é tudo de bom!!!
Revista Neoo
Então em uma panela grande, coloque bastante Óleo de Soja e deixe esquentar bem! Quando o Óleo estiver praticamente fervendo é hora de colocar a Panceta para fritar. Assim terá a textura perfeita do Torresmo.

No momento que estiver bem dourado está pronto!
Deixe-as escorrendo poucos minutos em Papel Toalha e sirva.
Revista Neoo
Todos vão curtindo, saboreando o Torresmo com a Cachaça.
Este é o tempo certinho para a sua Pamonha ficar pronta!

Olha que show!
Estupenda!
😋
Revista Neoo
Não tem como olhar essa Pamonha e não encher a boca d'água.
Revista Neoo
A Pamonha é gostosa tanto quentinha, fria ou até mesmo gelada. Mas essa, temos a certeza que acaba quente mesmo!

Tudo perfeito!
Torresmo, Pamonha e Cachaça!

Como beber a Cachaça Havana
Cachaça Havana
Essa Cachaça se bebe pura!
São 75 anos de história de uma das Cachaças mais desejadas, então tome pura... Como deve ser!
Revista Neoo
É bacana o ambiente estar com uma decoração rústica e bem despojada.

Se você tiver quintal com jardim, será o lugar perfeito! Caso contrário, arrume o ambiente com bastante plantas e peças que remetam a um clima de sítio. Todos vão amar!!! 😍
Revista Neoo
Quando a noite for chegando, para surpreender a todos, de quebra acenda uma fogueira.
E junto com a fogueira, será aceso uma nova roda de conversas.
Será um daqueles dias que ninguém quer que acabe!
Revista Neoo
Por isso, fizemos questão de unir esses grandes gigantes que em muitos momentos fizeram e fazem parte de nossas vidas. Com eles podemos passar para nossos convidados algo tão fundamental como a arte de recepcionar, que é composta por ótimas comidas, saborosas bebidas, naturalidade, simplicidade, sorriso no rosto, ótima conversa e é claro, aconchego.

É assim que se conquista as pessoas!
É assim que eles nos conquistaram!
💗
Revista Neoo
Muito em breve teremos muitas novidades com Receitas Dadinho e harmonizações com a Cachaça Havana. Dicas excepcionais para você replicar em sua vida e curtir de montão! 👍

Tudo isso sabe porquê?
Por que você merece o que há de melhor! 😉

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista NeooRevista Neoo
Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Anna Karawajczyyk com Aparador
 
Artesanatos Ludju com Fruteira de Piaçava
Ateliê Miscelânea com Vaso
Ateliê Pinta e Borda com Sousplat Xadrez
Cutelaria Dummer com Faca Artesanal
Jardim de Fadas com Gnomos
Makoto Fukuzaua com Prato de Cerâmica
Mandala de Luz com Sino dos Ventos em Bambu
Oficina Lica Cruz com Pratos de Cerâmica
Pássaros de Madeira com Pássaro em Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram ;)