Post Top Ad

Cuidados em treinos

Alguns treinos exigem maiores cuidados do que outros. A musculação tradicional normalmente é passível de menos erros, uma vez que envolve máquinas e bancos, onde a postura fica melhor e os movimentos mais controlados.

Porém, alguns dos treinos “da moda”, como Crossfit, treinamento funcional, Pilates e até o HIIT, exigem um maior controle e experiência por parte do praticante, em quase todos os casos exigindo mais de uma musculatura por exercício, dificultando sua execução. Não quer dizer que isso seja uma coisa ruim, mas, se a prática for feita por alguém sem experiência, aumentam consideravelmente os riscos. Mas então, se você está iniciando, não deve fazer as atividades citadas? Não é bem assim… Primeiramente deve-se avaliar o objetivo de cada pessoa ao procurar determinada atividade. Muitas vezes a pessoa procura uma atividade apenas para sair do sedentarismo, outras vezes procura emagrecer, e outras evoluir, de alguma forma, sua aparência ou tônus muscular. No geral, todas as atividades vão ajudar a emagrecer. Tendo isso em vista, por que não começar por algo mais básico, enquanto seu corpo se acostuma com a atividade? Uma boa caminhada, para preceder um treino de corrida, ou um treino HIIT, uma musculação, antes de partir para o Crossfit ou Pilates…

Outra coisa muito importante é saber como está sua saúde. O corpo tem condições de praticar o nível exigido do treino? Você tem alguma hérnia? Dores? Então esqueça por hora o Crossfit, por exemplo. Tem algum tipo de arritmia cárdica? Então passe antes no cardiologista pra ver quais zonas de frequência cárdica você pode atingir numa corrida. E por aí vai. Alguns fatores vão determinar qual a melhor atividade para o seu perfil, e deve-se levar em consideração o que se gosta de fazer, com certeza! Sempre consulte um educador físico antes de iniciar. Ele, inclusive, pode te ajudar a encontrar o treino ideal.

Sem ansiedade, é preciso, literalmente, começar do começo, sem atropelar as etapas, para com certeza ter maior longevidade na atividade que escolheu e colher apenas seus benefícios! 

Bons treinos!




Via: Isabella Fiorentino
Por Raphael Fiorentino Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram