Post Top Ad

Time mais antigo do Brasil em atividade completou 113 anos


Rio Grande foi fundado no dia 17 de julho de 1900, data que tornou-se dia nacional do futebol


A primeira partida do Rio Grande foi um empate de 2x2 contra marinheiros do navio inglês Nymphe
(Divulgação/ Rio Grande)


Um grupo de jovens ingleses, alemães e portugueses, com idade entre 20 e 25 anos se reuniram para fundar um time de futebol. Nascia então no dia 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, que desde 1975 é considerado o clube mais velho em atividade no Brasil.

O time sagrou-se campeão gaúcho em 1936, após vencer o Internacional na final. Foi campeão por duas vezes da segunda divisão em 1936 e 1941. Atualmente tenta se reorganizar na terceira, que começará em agosto. Em 2000, quando completou 100 anos, foi convidado para ingressar na elite pela Federação Gaúcha, na época estava na divisão inferior. O torneio recebeu o nome de "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol". A competição foi vencida pelo Caixas e o Rio Grande acabou caindo na primeira fase.   

Cartolas de clubes do futebol brasileiro falaram com exclusividade ao Fox Sports sobre a importância da equipe gaúcha no cenário nacional durante evento da Penalty, realizado na data de fundação do Rio Grande, que tornou-se o dia nacional do futebol.

“Esperamos que o Rio Grande consiga voltar para a elite do futebol gaúcho, e mantenha essa chama acesa. O Náutico e outras equipes brasileiras também são centenárias e sabemos a importância disso na história do melhor futebol do mundo“, disse Berillo de Souza, presidente do conselho deliberativo do Náutico.

Alguns clubes foram fundados antes de 1900 e ainda permanecem em atividade como Flamengo (1995), Vasco (1898), Vitória (1899) e Botafogo (1894), mas nenhum começou de fato com o futebol , que foi introduzido anos depois.

“O Sport Rio Grande é para todos uma grande referencia no futebol brasileiro. Eles influenciaram outros estados a criarem suas agremiações e a desenvolver um esporte, antes, praticado apenas pela elite inglesa”, comentou Bartolomeu Bueno, Conselheiro e Presidente de Honra do Conselho Deliberativo do Santa Cruz.

A primeira partida do Rio Grande foi um empate de 2x2 contra marinheiros do navio inglês Nymphe. No começo tudo era difícil para os gaúchos, que precisavam importar bolas de futebol da Inglaterra e jogar na rua. Aos poucos o clube foi ganhando estruturara e alçando novas metas no futebol.

“Foi um dos primeiros clubes de futebol do Brasil. Em 1900 iniciar essa prática esportiva, que é o futebol, amado por todos nós, em meio a tantas dificuldades foi incrível. Se eles não tivessem começado lá, talvez não estivéssemos no nível de paixão que estamos hoje”, disse Wilfredo Brilinger, presidente do Figueirense. 



Reportagem de Giovanne Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad