Post Top Ad

Ameixa e seus benefícios para saúde

Ultimamente incorporei na dieta alimentar o consumo de ameixa seca, a fruta fresca é muito cara cerca de 18,00 reais o quilo. Devido a esse preço absurdo tenho comprado a ameixa seca sem caroço. Tenho comprado 100gr a R$1,80. Cem gramas vem cerca de 10ameixas, isso facilita pois cada uma terá 10gr que posui 20 calorias.

Além de ser uma fonte de carboidrato na qual utilizo em minha dieta, ela tem um papel fundamental como laxante, para auxiliar o bom funcionamento do intestino. Mas como tudo que é em excesso pode ser prejudicial, é sempre necessário atenção e moderação no consumo.

Benefícios para saúde

Tanto a ameixa fresca como seca (Prunus Domestica) têm sido sujeitas a inúmeras pesquisas devido ao seu alto teor de fito nutrientes únicos conhecidos como ácido neoclorogénico e ácido clorogénico. Estas substâncias encontradas nas ameixas são classificados como fenóis e a sua acção antioxidante tem sido bem documentada.

Estudos conduzidos na universidade de Innsbruck na Áustria sugerem que as ameixas amadurecidas quase ao ponto de decomposição apresentam maiores níveis de antioxidantes. Coma-as portanto bem maduras.

A capacidade de ajudar na absorção de ferro pelo corpo tem sido também bem documentada. Esta capacidade de absorção pode estar relacionada com o alto teor de vitamina C neste fruto. As ameixas são também uma boa fonte de vitamina A (na forma de Beta-caroteno), vitamina B2, potássio e fibra. Possui aliás mais fibra que qualquer outro fruto, hortaliça ou legume.

Devido ao alto poder laxativo as ameixas são recomendadas contra a prisão de ventre. Deve colocar as ameixas secas de molho num copo com água durante a noite. Ainda em jejum, na manha seguinte deve ingerir tanto as ameixas como a água. Ingerir apenas as ameixas secas sem colocar de molho também produz resultados. A ameixa seca como é mais concentrada, torna-se muito energética, fornecendo uma grande quantidade de calorias. Ideal para pessoas com grande atividade física.

Segurança
As ameixas encontram-se entre um pequeno número de alimentos que contêm oxalatos, substância que pode ser encontrada em plantas, animais e seres humanos. Quando o teor de Oxalatos é muito concentrada nos fluidos corporais estes podem cristalizar e causar problemas à saúde. Por esta razão indivíduos com problemas renais e vesícula biliar podem querer evitar comer ameixas.

Estudos laboratoriais demonstraram que os oxalatos podem também interferir ligeiramente na absorção do cálcio pelo organismo, contudo esta capacidade é praticamente insignificante comparada com o contributo em cálcio que os alimentos que contêm oxalatos podem oferecer.

Se o seu sistema digestivo se encontra saudável, e mastiga bem os alimentos obterá benefícios significativos de alimentos ricos em cálcio mesmo que estes contenham oxalatos. Por norma um profissional de saúde não desencoraja um paciente preocupado em consumir níveis adequados de cálcio de comer estes alimentos devido ao seu conteúdo de oxalatos.



Fonte: http://blig.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad