Post Top Ad

Os benefícios de pular corda


Brincadeira de criança ou não, o treino com corda já é muito utilizado nas academias, principalmente em academias de boxe.

Com certeza você já deve ter ouvido falar nos benefícios de pular corda. Bom, em média ela pode queimar 300 kcal em 15 minutos, por ser um exercício aeróbio muito eficiente e que traz resultados rápidos.

Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras.

Veja os benefícios:
- É uma atividade de trabalho corporal total, fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;

- Geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas;
- É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;
- É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.
- Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc..
- Eficaz no tratamento da Celulite;
- Exercício fantástico no combate a osteosporose;
- Gasto Calórico: 500-800 kcal por hora
- Grupos musculares trabalhados: Pernas - panturrilhas e coxas, Abdômen, Peitoral, Ombro, Costa e Braços.
- Melhora o condicionamento geral do corpo, a agilidade, a força vertical, o equilíbrio e a coordenação geral.

Acessórios:
- As melhores cordas são as feitas de plástico e vinil. Aquelas feitas de nylon, couro ou sisal são contra-indicadas por serem muito leves, podendo causar acidentes.
- Escolha um tênis apropriado que absorva o impacto da atividade.

Antes de começar, porém, é bom saber que pessoas que apresentam lesões no joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar esta atividade, já que ela é de grande impacto. Se você estiver muito acima do peso também deve evitar, para não sobrecarregar seus joelhos e pés.

Lembre-se de fazer um exame médico e de alongar antes e depois da atividade. Se você está sedentário, deve ainda começar de forma leve, respeitando o seu corpo e os seus limites.

Não esqueça, também, de manter a hidratação corporal, bebendo água ou bebidas isotônicas durante a prática. Também tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico.

Por último, lembre-se de respeitar períodos de recuperação após a atividade, pois é no repouso que melhoramos o condicionamento físico. O ideal é intercalar um dia de atividade com um dia de repouso.





Pesquisa: Binha Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad