Post Top Ad

Receita Neoo: Brownie com Calda de Cerveja Dry Stout

Chegou o fim de semana e muitos já estão se perguntando....
O que fazer de especial ?

Para este e tantos outros finais de semana, uma Receita muito delicada e prazerosa de preparar:
Brownie com Calda de Cerveja Dry Stout
Fazer uma Sobremesa significa que estamos com vontade de cozinhar. E uma Sobremesa mais elaborada requer atenção aos detalhes para que o resultado seja positivo.

O Brownie perfeito é aquele que tem uma casquinha crocante por fora e é macio por dentro. E para conseguir esse resultado, todos os mínimos detalhes são importantes. Mínimos detalhes mesmo, desde pitadas até poucos minutos no forno.

Se você seguir essa Receita a risca vai dar tudo certo :)

O Brownie perfeito tem alguns segredos no preparo, mas são coisas bem simples, onde até quem não tem muito familiaridade com a cozinha é capaz de fazer.

Segredos para um Brownie Perfeito

Siga a Receita a risca.
Use ingredientes de qualidade.
É importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. 
O tempo do forno influencia muito.

Tendo tudo isso em mente, se prepare para inciar.

Primeiro abra sua Cerveja Dry Stout para ir tomando enquanto prepara essa deliciosa fornada. Essa Cerveja também será usada na calda, então ir bebendo dela durante o preparo, faz desse momento uma ocasião ainda mais agradável.
Aqui na receita usamos a Cerveja The Legend of Dark Rider Dry Stout da Cervejaria da Cuesta, uma cerveja bem encorpada, com uma textura cremosa e seus sabores e aromas são intensos, em sua composição tem café e cacau... Tudo a ver com nossa Receita.

Esse momento mágico fica ainda melhor se tiver alguém para bater um bom papo, enquanto tudo acontece.

A Cerveja Dry Stout é de origem Irlandesa e tem poucos produtores aqui no Brasil.

A Cervejaria da Cuesta fica em Botucatu/SP e nasceu com o objetivo de fazer cervejas de alta qualidade. Só para vocês terem uma ideia, os sócios fazem parte do movimento "Homebrew" do Brasil. Para quem não sabe, Homebrew é um movimento de Cervejeiros Caseiros que já fez grandes mudanças históricas no mundo das Cervejas. E a Cervejaria da Cuesta mantém a essência para preparar uma Cerveja Artesanal, mantendo a tradição cultural e a qualidade dos produtos.

Aqui no Brasil o interesse por Cervejas tem aumentado consideravelmente e para você que também é apaixonado por essa bebida tão cativante, precisa conhecer este rótulo e também a Cerveja Seitas, que é uma saborosa Russian Imperial Stout da Cervejaria da Cuesta que aparece na publicação "As 12 Cervejas Artesanais que você deve tomar em 2018"

Até aqui na foto dá para ver como é uma Cerveja encorpada!
Olhe esta espuma!

Nossa Receita de Brownie é forte, feita com Café, Chocolate Meio Amargo e finalizada com calda de Cerveja Stout. Apaixonante!

Você vai precisar de:
Para o Brownie
3 ovos
180 grs de Chocolate Meio Amargo
3/4 de xícara de Açúcar Demerara
1/2 xícara de Açúcar Mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/2 tablete de Manteiga sem Sal
1 colher (chá) de Extrato de Baunilha
1 pitada de Sal
*Se usar Manteiga com Sal, não precisa colocar Sal
3/4 de xícara de farinha de trigo
50 grs de Castanha de Baru (sem casca e triturada)
3 colheres (sopa) de Café Grão Arábica Torra Escura já pronto
Nibs de Cacau à gosto
Papel Manteiga

Para Calda
200 ml de Cerveja The legend of Dark Rider Dry Stout
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% ou 70% Cacau
1/2 de xícara de Açúcar Refinado

Vamos aos preparativos!

Como é importante que todos os alimentos estejam em temperatura ambiente, primeiro faça o Café e reserve-o para esfriar.

Se você tiver uma Cafeteira Italiana que faz apenas 1 xícara, opte para fazer nela que além de proporcionar um Café encorpado, não desperdiça.

O Café de Torra Escura vai dar um toque evidente de sabor de Café na receita.
Nós usamos o Café Torra Escura da Grão Arábica, que além de preservar as principais características do grão, também tem nota achocolatada. É produzido na região da Alta Mogiana Mineira, mas precisamente no Sítio Nossa Senhora Aparecida em Ibiraci/MG, onde há mais de 50 anos cultivam em perfeita condição climática, produzindo um Café de alto padrão. 

É 100% Arábica e isso significa que seus frutos provém de uma espécie de planta que tem origem o sudoeste da Etiópia, nordeste do Sudão ou norte do Quênia em seu estado silvestre, possuindo variedades, mas todos produzem ótimas bebidas. Grão Arábica cultiva as variedades Catuaí e Mundo Novo.

Para produzir um Café 100% Arábica é necessário cultivar em altitudes acima de 700 metros e o Sítio Nossa Senhora Aparecida está 1095 metros em relação ao nível do mar.

O Grão Arábica nasceu de um sonho dos irmãos Tarley, Tarcis e Aline Rodrigues. Eles incluíram o produto no mercado a cerca de dois anos, dando continuidade no legado familiar e mostrando o reconhecimento da marca através da qualidade, simplicidade e honestidade.

 Acreditam que a qualidade de um Café especial está na excelência da execução e no amor depositados em todos os processos, desde o plantio, a colheita até a torra. E uma coisa muito carinhosa que eles nos passaram é que não abrem mão da essência, trazendo até mesmo na embalagem rústica a experiência da roça, que remete as boas lembranças de uma época em que a correria do mundo não passava por cima do bolo de fubá com café. E toda esta dedicação nos chama a atenção. Sempre comentamos sobre a importância do manuseio positivo na confecção de um alimento, pois introduzimos em nosso organismo essa energia.

Voltando para nossa Receita, o ideal é fazer o Café e já tirar da geladeira a Manteiga, os ovos e deixar fora por aproximadamente 1 hora. É tempo suficiente para que esses ingredientes fique em temperatura ambiente.

Quando for iniciar a próxima fase, pré-aqueça o forno à 180º.
Já forre uma forma de 20cm x 30cm (aproximadamente) com o Papel Manteiga.

Agora inicia o processo delicado de se preparar o Brownie.

Coloque uma forma grande com água para esquentar e enquanto isso pique o Chocolate Meio Amargo. Após picar, use a água quente para derreter o Chocolate em banho maria. 
Quando o Chocolate estiver derretido, tire do fogo e adicione a Manteiga. Mexa delicadamente.
Agora adicione os Açúcares!
E sempre misture com movimentos leves até ficar homogêneo.
Nunca bate com rapidez ou numa batedeira!
Adicione os ovos, colocando 1 por vez... e mexendo levemente.
Adicione a Baunilha.
 Agora adicione o Café Grão Arábica Torra Escura já pronto.
Acrescente o Sal e o Chocolate em Pó.
E por fim a Farinha de Trigo e as Castanhas de Baru
A Castanha de Baru conhecemos fazem alguns meses e nos apaixonamos por seu sabor, valor nutricional e história. Uma Castanha do Cerrado brasileiro, que a COOMAFAB está fazendo um trabalho incrível para disseminar e popularizar este rico alimento por todo o território nacional.

Para conhecer mais sobre este trabalho incrível da COOMAFAB - Cooperativa Mista dos Agricultores de Buritizinhoclique aqui e também terá acesso a outra Receita maravilhosa com a Castanha de Baru.

É mais de Goiás para todos os brasileiros!
Olha que massa linda!
Mexa até fica homogênea.
Coloque a massa na forma e finalize com o Nibs de Cacau.
Leve para o forno por aproximadamente 30 minutos. Mas quando der 25 minutos, dê uma olhada. Espete um palito e ele não deve sair totalmente limpo para estar pronto. Esse ponto é fundamental para o resultado do Brownie perfeito.
Enquanto o Brownie está no forno, prepare a Calda.

Em uma panela misture a Cerveja The Legend of Dark Rider Dry Stout, o Chocolate em Pó e o Açúcar Refinado. Mexa até dar o ponto de Calda...
Aqui é bem simples e rápido.
Agora arrume a mesa... porque depois de todo esse Ritual maravilhoso, será o momento "finale" e mais gostoso, onde vamos saborear e apreciar nosso Brownie.

Essa é uma decoração de Mesa Posta despojada e elegante ao mesmo tempo. As peças foram escolhidas a dedo para dar esse ar clean e que vai deixar o Brownie ainda mais bonito.
Quando nos deparamos com esse Sousplát com estampas de nomes de Cervejas nos encantamos na hora. Imediatamente já visualizamos essa Mesa linda e que tem tudo a ver para servir nossa Sobremesa com uma bela Cerveja e um ótimo Café.

O Trilho e Guardanapo Branco dá um grande contraste com o Sousplát e o Porta-Guardanapo com pérolas dá um toque sofisticado incomum.

Essas são peças da Mesa no Capricho de Santos/SP, um Ateliê idealizado por Marly e Ana Valente (mãe e filha). Elas iniciaram as atividades em outubro de 2017 com tema Natalino para decoração de Mesa e devido ao grande capricho que as peças são confeccionadas, foi um sucesso. Em fevereiro lançaram a Linha Prática, onde o Sousplát é feito com um tecido super impermeável que basta passar um pano com álcool para limpar, sem precisar lavar... Acreditam? É muito prático mesmo!

Marly aprendeu a costurar com a mãe, avós e tias, todas costureiras profissionais, uma atividade que sempre fez parte do seu dia a dia durante toda sua vida. Agora com a Mesa no Capricho junto com sua filha, transforma qualquer mesa em pura beleza.
E para servir o Brownie, Pratos celeste claro do Ateliê Neila Brasil Cerâmica de São Paulo/SP... Pratos que deram um realce muito especial na mesa.

O Ateliê Neila Brasil Cerâmicas é um espaço que além de fornecer lindíssimas peças utilitárias e de arte, também é um lugar onde acontecem diversas exposições, tendo ênfase na cerâmica e madeira. Na página do Facebook dá para acompanhar o que acontece no Ateliê e ficar por dentro das diversas exposições que a artista participa.
Nesse momento o seu Brownie já deve estar pronto... Vamos retirar do forno ;)

Olha que beleza!
Esse Brownie harmoniza perfeitamente tanto com a Cerveja Dry Stout quanto com o Café Torra Escura... Sabores que se complementam perfeitamente, além de ser duas opções a oferecer como bebida.

Então vamos as harmonizações!!!
Mas primeiro, cubra o Brownie com a Calda de Cerveja... hummmm
Nossa primeira dica de harmonização é com a Cerveja The Legend of Dark Rider Dry Stout.
Essa cerveja traz em si a essência de outras eras, onde lendas eram aclamadas e também temidas. The Legend Of Dark Rider, ou A Lenda do Cavaleiro das Trevas, é uma cerveja com 3,8% de teor alcoólico... E mesmo sendo leve, é impactante ao paladar.

Suas notas mais secas e aveludadas se mesclam com o sabor do Brownie fazendo deste momento merecedor de se repetir... Repetir por muitas vezes para falar a verdade :)
E se você ficou curioso sobre essa lenda, aqui indicamos um filme dirigido pela Titus Paar que retrata a verdadeira face de Dark Rider... Veja o trailer!!!
Nossa segunda dica de harmonização é com o Café Grão Arábica, que é um café sem acidez e quando feito na cafeteira italiana, gente... Espetacular!!!
Quem aprecia um bom café sabe que o preparo é a grande chave para realçar todos os sabores, por isso aqui indicamos esse método para trazer todas as notas especiais desta Torra Escura.
O Café em si é um clássico nas harmonizações com doces, mas quando esse apreciar é com um café de qualidade, suas experiências terão outro sentido... Por isso indicamos de olhos fechados os Cafés da Grão Arábica, que são perfeitos para esse e tantos outros momentos.
Todos nós amamos essas harmonizações.
Se fosse para descrever em uma palavra, eu defino como envolvente.
Pode se dizer que é uma harmonização com poder magnético.
Muito propícia para saborear com nosso companheiro(a) ou com aquele amigo(a) que adoramos conversar.
Então já sabe...
Chegou o fim de semana e é hora de se reinventar na cozinha.
Prepare o ambiente e deixe ele propício à boas energias.
Crie, recrie e co-crie nossas receitas e impressione a quem se ama.

E se você gostaria de ver alguma receita aqui que nunca viu, entre em contato e deixe sua sugestão, teremos o mair prazer em recriar também :)

Até a próxima!

Participação excepcional nesta Publicação:
(Redirecionamento para o Instagram ao clicar nas imagens)

      
       

Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Vasos da Linha Bali Carmenn Presentes
Cafeteira Italiana Bialetti

Menção Especial:
Titus Paar com filme The Legend of Dark Rider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad