Post Top Ad

Gravad Iax, o legítimo Salmão enterrado

Saborear uma "comida típica" é viajar ao seu local de origem logo na primeira garfada, pois como cada cultura tem em seus costumes uma forma específica de preparo, cada receita traz em sua essência algo único e especial. Definitivamente, provar comidas típicas é ter uma viagem interessante e cheia de descobertas.

E uma das comidas que exprimem exatamente esse tipo de sentimento é o Gravad Iax, que é uma receita de origem nórdica e criada por pescadores locais, onde os mesmos enterravam seus peixes para mantê-los conservados por mais tempo.
Sendo este um alimento sofisticado, aromático, saudável e refrescante, o Gravad Iax, que significa Salmão Enterrado, além de ser muito consumido na Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, tem tudo a ver com o paladar brasileiro, principalmente pelos apaixonados no Salmão cru.
Salmão maturado sendo cortado em carpaccio
Embora o preparo do Gravad Iax seja muito fácil, é necessário se programar com antecedência para fazê-lo, pois assim como um bom produto de Charcutaria, este também precisa de um certo tempo para que fique pronto, ou seja, curado.
Salmão sendo servido enrolado em garfo
Bora viajar neste mundo de sabor?
Então se liga nos ingredientes e recrie essa receita na sua casa.

Gravad Iax
500gr de Salmão
30gr de Salsinha seca
30gr de Cebolinha seca
40gr de Erva-doce
1kg de Sal Grosso
300gr de Açúcar Cristal
1 colher de Whisky

Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Cura: 3 dias

Harmoniza muito bem com: Hidromel
mesa posta com hidromel, jogo de mesa e pratos de cerâmica
Antes de iniciarmos o passo a passo, vale ressaltar que quanto mais fresco estiver o Salmão que irá utilizar, melhor será o resultado final. O Salmão também deverá estar com a pele/escama e claro, sem nenhum espinho. Então antes de fazer, não esqueça de checar esses detalhes.

Preparo:
Em uma travessa, refratário ou prato, faça uma generosa cama com 500g de sal grosso. Para essa receita, nós utilizamos o sal rosa, mas você pode fazer com o sal branco também. Mas lembre-se, ele deve ser grosso para poder absorver o máximo de líquido que o Salmão irá soltar.

Feito isso, coloque o peixe (com a pele virada para baixo) sobre o sal.
Sobre o peixe, espalhe 1 colher de Whisky para ajudar no processo de maturação.
Em uma tigela, faça uma mistura com a erva-doce, a salsinha, a cebolinha, o açúcar e mais um pouco de sal grosso. Misture bem.
Mistura de ervas para forrar o Salmão
Tradicionalmente, de todas as especiarias utilizadas na receita do Gravad Iax, o Endro ou Dill sempre está presente. Mas uma grande sacada para você, que por ventura não ache essa especiaria aí na sua cidade, é substituir por erva-doce. Verdade! Fica saboroso demais, pois seus sabores são muito similares.

A Salsinha e a Cebolinha é o nosso toque especial, deixando nosso Gravad Iax único.
Erva-doce sendo utilizado como substituto do endro
E se estamos falando em especiarias, não temos como não citar o uso dos produtos da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP. Aqui por exemplo, além da Erva-doce, a Salsinha e a Cebolinha também são deles, ou seja, em apenas um fornecedor você poderá encontrar a maioria dos temperos que você normalmente usa aí na sua cozinha. Bacana né?

Fora o sabor excepcional dos seus produtos, todos são naturais, provenientes da agricultura familiar, riquíssimos em benefícios para a saúde e por serem vendidos em diversos tamanhos, são perfeitos para você que tem restaurante e que não abre mão da qualidade que oferece aos seus clientes.

Para você conhecer muitas outras receitas com os produtos dessa marca tão querida por nós, digite "Kampo de Ervas" aqui no nosso pesquisador e descubra um universo de possibilidades. É sabor que não acaba mais! 😁
Pote de Erva-doce, Salsinha e Cebolinha
Voltando à receita... Após fazer essa mistura com as especiarias, cubra toda a superfície do peixe, inclusive as suas laterais. Pressione bem para envolver todo o peixe.
Para finalizar, cubra com o restante do sal grosso e pressione mais um pouco.
Cubra tudo com plástico filme e leve à geladeira e deixe lá por 3 dias. Se possível, coloque um peso em cima para que tudo fique bem prensado.

Monitore a cada dia e se você ver que tem muita água na parte de baixo, troque o sal grosso por um novo. Mas desta maneira que estamos ensinando você não precisará fazer isso. Mas fique de olho!
Passados 3 dias, retire o peixe da geladeira e claro, do plástico filme. Esse será o momento também de você retirar toda a sua camada de sal e especiarias.
Mas antes de tudo, que tal abrir uma garrafa de Hidromel para te acompanhar neste processo? Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor bebida e a mais indicada para harmonizar com esse prato, sabe porquê? Porque se estamos falando de uma receita nórdica, é óbvio que uma bebida nascida no berço nórdico irá combinar.
Hidromel sendo servido
Produzido pela Old Pony Meadery de Mogi Guaçu/SP, uma das maiores e mais respeitadas marcas produtoras de Hidromeis do Brasil, aqui apresentamos a sua versão intitulada de Blend, que é uma bebida alcoólica mista feita a partir da fermentação do mel e que leva um toque preciso de extrato de café.

Contendo seus delicados 14% de teor alcoólico, quando servido bem geladinho não há quem resista, é saboroso demais! E não é à toa, pois quando uma marca cria um produto envolvendo todo o amor que reside em seu coração, o produto final sempre tenderá a ser especial, divino por assim dizer!

E para você que curte cerveja artesanal, não deixe de conferir a nossa receita de Filé na Chapa com Queijo, onde de forma plena, apresentamos outra variação de bebida que a Old Pony faz, o Braggot. Top, hein... Confira!
Dicas de harmonização com Hidromel
Para facilitar a retirada do excesso de especiarias do peixe, indicamos que lave o peixe em água corrente de forma bem suave. E após lavar, seque com papel toalha ou pano de prato pressionando levemente sobre o peixe.
Receita de Gravad Iax com Hidromel
Antes de cortar, retire também a pele do peixe, que após esse processo de cura, sairá facilmente com as mãos. Mas vai na "manha" para não danificar a estrutura do peixe, ok!
Agora é só cortar em forma de carpaccio e servir.
Para o corte do peixe, o mais indicado é que você não use faca de serra, pois assim irá danificar a estrutura do peixe e o resultado final não será tão satisfatório. Por isso, o mais indicado aqui é que você use uma faca de corte liso e preciso. Quanto mais afiada a faca, melhor será o corte e claro, mais fino serão as tiras do carpaccio.
Faca afiada cortando carpaccios de salmão
Essa faca que estamos utilizando por exemplo, é a Faca Personal de 10" da Martinazzo de Garibaldi/RS, que é uma faca de aço inoxidável, afiadíssima, longa, extremamente leve (em comparação ao seu tamanho) e ideal para você fazer cortes precisos em suas receitas. Afinal de contas, um bom acabamento faz toda a diferença.
Faca de corte senti tirada de estojo de madeira
Sendo esta uma receita especial, é mais do que natural que ela seja feita em um momento, claro, especial. Por isso, se você deseja surpreender o seu amor independente de ter uma data comemorativa ou não, preparar esta receita será uma grande demonstração de carinho e afeto. E se você ainda preparar o ambiente a fim de trazer mais aconchego, os momentos vividos neste simples ato de se alimentar, com certeza serão eternos.

Nossa dica? Prepare uma mesa simples, bonita e que represente todo o seu amor. Aqui no caso, uma composição que visa retratar de forma bem sutil as navegações vikings que aconteceram há muito tempo atrás.
Prato de Cerâmica sendo colocado na mesa por mão femininaSubstituindo os mares pelas mais altas nuvens, em uma pequena mesa acomode uma Toalha Branca com Borda Celeste, não só para simbolizar os laços fraternos que existem entre você e a pessoa que irá dividir a refeição, mas para retratar exatamente o sentimento de Paz que este momento merece ter.
foto de toalha de mesa branca com borda celeste
De forma graciosa, sobre a Toalha acomode também Guardanapos de Pano na cor Rosa. Desta maneira, assim como Branco que estará representando às nuvens, o Rosa irá retratar a mesma tonalidade que elas têm no momento do pôr-do-sol. Bacana né?
Prato de cerâmica com guardanapo rosa ao lado
E para você que adorou essa dica de mesa posta, saiba que estes produtos foram produzidos com muito carinho pela Vilarejo Casa de Florianópolis/SC, uma loja que além de fornecer produtos de linha para você se apaixonar ainda mais pela sua casa, acolhe cada cliente de forma única e encantadora, ou seja, tudo para que o mesmo sempre saia satisfeito com aquilo que adquiriu.
Guardanapo sobre a mesa com talheres ao lado
Simbolizando de forma plena todos aqueles que irão navegar nas nuvens da sua mesa, Pratos de Cerâmica com pontas alongadas, onduladas e que nos remetem logo de cara aos icônicos Barcos Vikings de outrora. De fato, só de olhar para eles já percebemos que são capazes de nos transportar para o mais belo porto de sabor.
Mesa posta decorada com pratos de cerâmica
Também, feitos com a força dos 4 elementos pela mestra da arte cerâmica Flávia Pircher, o resultado não poderia ser diferente. Para nós, são detalhes como esses que mostram todo o poder que um utilitário pode ter em uma composição de mesa. E isso é verdade! Pois mesmo ele estando em uma mesa ou até mesmo sendo segurado por uma mão, essa arte que dá a base ao alimento fará ampliar ainda mais a sensação de bem-estar que reside neste momento.
Prato de cerâmica sendo colocado na mesa
Além dos utilitários e decorativos que Flávia desenvolve no seu ateliê em Vinhedo/SP, ela orgulhosamente também faz parte do Sou Cerâmica, que é um grupo de ceramistas formado por ela, Cris Couto, Cris Rocha, Darly Pellegrini, Luciana Thomaz, Rogério Carvalho e Acácia Azevedo. Juntos, eles ensinam de forma prática e online diversas técnicas de modelagem e esmaltação, para que você aprenda não só esta arte, mas quem sabe, fazer dessa paixão o seu ofício de vida. Super indicamos!

Agora que os pratos estão na mesa, antes de servir o alimento, deixe a disposição o Hidromel que irá harmonizar e duas taças bem charmosas. E se porventura você replicar essa composição para a sua família (pois ainda estamos em pandemia e a reunião com os amigos deverá esperar mais um pouquinho 😉), é só aumentar a proporção do que for utilizado e claro, do que for preparado.
Na hora de montar o prato, uma dica bem legal e refrescante para complementar o peixe, é colocar algo cítrico e herbal, aqui no caso, sugerimos uma rodela de limão siciliano e um raminho de sálvia. E para que este prato seja realmente único e repleto de sabores, antes de inserir o peixe coloque também uma colherada de Mostarda Dijon, pois assim como na receita do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma, essa Mostarda da Taste&Co. Brasil se mostrou um acompanhamento muito versátil e bom pra toda hora.
Mostarda dijon sendo retirada do pote e colocada no prato
De sabor intenso, de textura cremosa e levemente picante, essa Mostarda definitivamente combina com o Gravad Iax, pois além de criarem no paladar uma sedutora sensação de prazer na boca, juntos eles deixam aquele gosto de quero mais.

Sem sombra de dúvidas, este é um prato que merece ser feito diversas e diversas vezes.
Prato com mostarda dijon, rodela de limão siciliano, salvia e gravad iax
Além de tudo, esse carpaccio se desmancha como manteiga na boca de tão macio que é.
E o mais legal é que ele fica com uma fina camada das ervas utilizadas na maturação, trazendo assim, mais sabor e aroma ao peixe. Tem gente que limpa ele por inteiro, mas assim, rústico mesmo, nós gostamos mais.
peixe cortado sendo servido no prato
Na hora de harmonizar, o Hidromel Blend por ser bem suave, macio, aveludado e com aquele toque de café especial, literalmente limpa o paladar da robustez do sabor deixado pelo peixe. Desta maneira, a estrutura da boca se renova e dá margem para que essa refeição se prolongue por bons momentos.
Hidromel sendo servido em taça
O Gravad Iax é um prato bem fresco e seu sabor/aroma combina perfeitamente com momentos de descontração. Em um lindo fim tarde então, é divino! Consegue imaginar?
E o mais bacana dessa receita, é que além dela fazer com que você tenha mais intimidade com a sua cozinha, quando fica pronta, por incrível que pareça sempre terá uma pessoa ao redor para saboreá-la. 
Receita de gravad iax
E aí?
Gostou desta receita?
Então aproveite os bons momentos da sua vida, recrie em sua casa e viva esta experiência.
Você e todos ao seu redor irão adorar! ❤

Até a próxima 👍

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Logotipo Taste&CoLogotipo Old Pony MeaderyLogotipo Kampo de Ervas
Logotipo Vilarejo CasaLogotipo Flávia PircherLogotipo Martinazzo



Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:
Garfo e Faca da linha "Essência" Martinazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad