Post Top Ad

O Pão Sagrado de cada dia - 5 Receitas para surpreender toda família

Sagrado por natureza e nascido há pelo menos 14 mil anos (senão mais), o Pão sempre esteve ao nosso lado não só como alimento, mas também como símbolo econômico, religioso e cultural. Evoluindo como tudo nesta vida, este antigo alimento ganhou inúmeras versões com o passar do tempo e hoje devido ao seu lado nutritivo e saboroso, é consumido por praticamente todos os povos.
Pode-se dizer que o Pão é um dos alimentos mais temperamentais para se preparar, pois diferente de um bolo, nem sempre a receita vai ser precisa. Com o Pão a coisa é diferente! Você precisa entender o jeito da massa, sacar o seu tempo, sentir o seu processo. Por isso, quando for fazer uma receita, fique sempre atento a todos os detalhes para que tudo dê certo. Com o tempo você vai pegando o jeito!

Sabe... Até pouco tempo atrás, o ato da panificação caseira era sempre associado às Avós. Verdade! Com um dom nato de preparar delícias sem fim, os inconfundíveis Pães Caseiros da Vovó já eram capazes de espalhar um aroma delicioso pela casa antes mesmo de sair do forno. Mas assim como o Pão que evoluiu com o passar do tempo, as pessoas também estão evoluindo e cada vez mais estão se interessando em cuidar da qualidade das suas refeições, preparando não só o próprio alimento, mas cultivando também o prazeroso hábito de fazer Pães em casa.

Então para você que sempre quis fazer um Pão em casa e que só de ler essas palavras já consegue puxar na memória o sabor e o aroma das delícias que a sua Avó lhe preparou um dia, hoje com muito gosto apresentamos 5 receitas de Pães Caseiros para você recriar aí na sua casa. Sendo um mais delicioso que o outro e com ingredientes super fáceis de achar, pode ter certeza, todos à sua volta irão adorar. ❤

Papel e caneta no esquema?
Então arregace as mangas e mão na massa! 😉

Pão Semi-Integral
O Pão ideal para começar bem a semana
Pão Semi-Integral
Macio, com uma leve casca crocante em sua superfície e ideal para começar bem a semana, o Pão Semi-Integral, aqui em formato de gomos, é super nutritivo, de fácil digestão, muito prático de fazer e de tão saboroso (até as crianças adoram), fará com que você o queira sempre em sua mesa. Combinando perfeitamente com bebidas quentes, quando acompanhado de mel então... hummmm, não há quem resista!
Ingredientes:
330gr de Farinha de Trigo
165gr de Farinha Integral
120ml de Leite Morno
7g de Fermento Seco
3 Colheres de Açúcar
2 Colheres de Manteiga
 2 Colheres de Leite em Pó
2 Colheres de Óleo
1 Colher de chá de Sal
1 Ovo

Preparo:
Em uma tigela dissolva o fermento, o açúcar e o leite. Na sequência, adicione o óleo, o sal ,o leite em pó, o ovo e mexa bem até que tudo se misture. Adicione a metade das farinhas e mexa novamente. Adicione a manteiga, o restante das farinhas e sove até a massa desgrudar dos dedos. Se precisar, complete com um pouquinho mais de farinha. Coloque a massa novamente na tigela, tampe e espere dobrar de tamanho.
Assim que a massa dobrar de tamanho, retire da tigela e divida em 8 partes iguais. Modele cada pedaço em formato de bola e acomode (uma ao lado da outra) em uma forma tipo de pudim. Espere dobrar novamente de tamanho, polvilhe um pouco de farinha por cima, risque com uma faca cada gomo e coloque para assar por aproximadamente 45 minutos (ou até dourar a superfície).
Enquanto o Pão assa no forno, já separe um prato bem estiloso para recebê-lo. Aqui por exemplo, tanto a Tigela usada no preparo, quanto o Prato para servir, foram feitos pela talentosa ceramista Maria Aparecida Ivanov (Cida) do Ateliê Cerâmica do São Francisco em São Sebastião/SP. Inspirada no tema marítimo, Cida nos mostra com essas peças o grande amor que sente pelo mar e por toda a cultura de sua região.
Então para você que curte usar no dia a dia peças tradicionais como essa, indicamos fortemente que conheça a nossa receita de Moqueca de Peixe harmonizada com Cachaça, pois além de ser uma receita muito gostosa, claro, neste conteúdo você verá também outras peças (Moquequeira e Pratos) que nos enchem de inspiração.

"Busco oferecer além de utilitários (ou seja, podem ser usados para preparar alimentos, refrescar a água, decorar a casa, etc...) a possibilidade de uma viagem através da história de São Sebastião, desde os índios, a chegada dos europeus e dos escravos, toda a influência na transformação da cerâmica, do modo de vida, da Cultura e da miscigenação do povo hoje intitulado Caiçara." Cida
Tigela de Cerâmica - Ateliê Cerâmica do São Francisco
Aproveitando que ainda estamos no embalo do Dia das Mães, onde apresentamos alguns Colares em formato de Mandala, quando você retirar o Pão do forno verá que ele também se assemelha à uma Mandala, trazendo assim, um aspecto positivo ao olhar. Fica muito bonito mesmo.
De todas as bebidas que você pode ter para harmonizar com este Pão, para nós, a bebida que mais combina com ele é o tradicional Chá quente. Composto de Chá Verde, Gengibre, Menta e Limão, este Chá é super energizante e perfeito para você começar bem a sua manhã. Experimente e verá que o seu dia será bem produtivo.
Produzido pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que preza muito pela qualidade orgânica dos seus produtos, este Chá faz parte da mais nova linha de Chás (Manhã, Tarde e Noite) que eles estão fazendo e acredite, de tão saborosos e funcionais, vão bem quentes, gelados, em drinks e em outras infinidades de combinações. Ficou curioso? Então veja nas outras receitas o que fizemos com eles! 😉

"As ervas são produzidas no Sítio da Mata, que recebeu este nome devido à grande mata Atlântica que está localizada justamente na entrada do sítio, formando um verdadeiro portal. O nome Kampo faz alusão a uma prática japonesa antiga de tratamento com ervas, junto com a visão da terapia chinesa. A semelhança da sonoridade desta palavra japonesa, representando a cura com ervas, com a sonoridade da nossa palavra campo de cultivo de nossas ervas, fez com que criássemos o nosso Kampo de Ervas." Kampo de Ervas
Chá Misto Manhã - Kampo de Ervas
Para quem costuma tomar Chá constantemente, sabe que para sentir toda a sua complexidade, deve tomá-lo puro, ou seja, sem açúcar nem nada. Mas às vezes, incluir ingredientes extras (mesmo que sejam um pouco adocicados) poderá tornar essa experiência ainda mais interessante. E como a gama de possibilidades é praticamente infinita, aqui tudo dependerá da sua criatividade. 

No caso deste Chá em específico, nós demos um toque de classe incluindo na xícara uma rodela de Laranja Desidratada com Mel e Anis, ampliando assim, ainda mais a sensação de bem-estar. E como a Laranja vem envolta no pote com bastante mel, fica aqui a nossa sugestão de harmonizar com o Pão também. A combinação é fantástica!
Só para você ter uma ideia, quem faz essa belezura de Laranja Desidratada com Mel é a Ayslla Defumaria de Belo Horizonte/MG, uma marca apaixonada pela defumação e que foi uma das grandes estrelas nos 12 Clássicos da Coquetelaria feitos com Cachaça. Ali, ela nos mostrou que seu produto vai muito bem na composição de drinks e aqui, nos mostra novamente a grande versatilidade do seu produto em uma boa mesa de café da manhã.

"A Coleção dos Méis veio após uma tentativa frustrada em defumar o mel. Então pensei em defumar frutas começando pelo coco que agregou sabor e estética. Daí vieram os outros sabores e a laranja desidratada foi escolhida pela beleza da cor e o sabor cítrico, podendo ser usada em diversas
receitas." Aysla de Oliveira
Laranja Desidratada com Mel - Ayslla Defumaria

Pão de Queijo
O clássico dos clássicos que jamais deve faltar
Pão de Queijo
Crocante por fora e super macio por dentro, o verdadeiro Pão de Queijo é aquele que independente do estilo da receita, é apreciado assim que sai do forno, ou seja, bem quentinho para acompanhar um bom café. Por isso, o clássico dos clássicos é e sempre será uma das melhores pedidas para o café da manhã, da tarde e até mesmo a noitinha curtindo um filme maneiro com o amor da sua vida. De fácil preparo e super rápido de se fazer, essa receita irá te surpreender!
Ingredientes:
500gr de Polvilho Azedo
150gr de Queijo Minas em pedaços
150gr de Queijo Parmesão Ralado
100ml Água
100ml de Leite Fresco
100ml de Óleo
2 Ovos
Sal à gosto

Preparo:
Em uma tigela adicione a quantidade indicada de polvilho e reserve. Em seguida ferva todos os líquidos e bem aos poucos vá escaldando o polvilho, mexendo sempre até virar uma massa. Acrescente os demais ingredientes e misture bem com as mãos. Quando a massa estiver desgrudando dos dedos ela estará no ponto.
Agora é só modelar a massa em formato de bolinhas, posicioná-las em uma assadeira untada com óleo ou manteiga e levar para assar até dourar. Ahh! Fique de olho no forno pois o Pão de Queijo assa muito rápido.

Dica:
Use um garfo para moldar as bolinhas ao invés da colher. Isso dará ao Pão de Queijo uma textura mais rústica e menos lisa como os tradicionais.
Uma outra dica muito bacana também de citar, é que para esta receita nós substituímos o habitual sal branco refinado pelo Sal Rosa do Himalaia, aqui no caso, em sua forma mais bruta para ser ralado na hora. Tendo o Sal Rosa 84 tipos de minerais que atuam de forma positiva no corpo, essa opção de tempero não só deu um toque diferenciado à receita, como a tornou um tanto mais saudável.
Conhecidos pelos seus excelentes temperos, aqui apresentamos o Sal Rosa do Himalaia da Smart Temperos, uma marca parceira aqui da revista que além de ter marcado presença com outro tempero em um inigualável Filé na Chapa com Queijo, nos mostra sem segredo que para se fazer um bom alimento, pequenos detalhes é o que farão a grande diferença. O resultado de tudo isso? Um Pão de Queijo muito bem equilibrado.
Sal Rosa do Himalaia - Smart Temperos
Sabe... Quando você vai fazer uma receita, logo de cara você pensa em uma peça ideal para servi-la. Você abre o armário, olha as peças que tem e escolhe justamente aquela que mais representa o seu estado de espírito no momento. Aqui, por exemplo, não é diferente. Por isso, para dar base à esses suculentos Pães de Queijos, separamos a Tigela e as Xícaras de café da Fer Attanasio de Indaiatuba/SP, que após nos agraciar nas apaixonantes pipocas para acompanhar seus filmes favoritos, aterrissa novamente por aqui com suas asas angelicais. 
Tigela de Cerâmica - Fer Attanasio
Fazendo parte da Linha Café Asa Fé, esse conjunto, aliado aos alimentos e bebidas que os completam, traz consigo um ar de esperança perante as adversidades que você pode encontrar no dia a dia. Por isso, começar as manhãs aliando o Café com a Fé, é algo que motiva a pessoa a acreditar nela mesma e dizer com todas as letras; sou capaz e vencerei qualquer obstáculo. E esse, esse sim, é o bem que a arte pode nos proporcionar.

"Todo desenho passa por um rascunho... ou vários! e aí ele vai para o suporte: a porcelana, papel, tela e madeira! concluir uma ideia até ela chegar no resultado final é um processo! e eu adoro ver uma peça pronta e lembrar qual foi a primeira ideia que gerou tudo!" Fer Attanasio
Por falar em Café, é óbvio que para este momento um Café Especial tinha que estar presente, se não melhor, evidente. Por essas e por outras, apresentamos aqui um Café que nos conquistou logo no primeiro gole, sério! Sendo este um café suave, de baixíssima acidez, 100% arábica, com retrogosto frutal e extremamente viciante, essa maravilha produzida nas altas montanhas de São Sebastião do Anta/MG na certa também irá conquistar o seu coração.
Cultivado e produzido pela Formigas do Café, uma empresa familiar liderada pelo casal de cafeicultores Nilla e Zenilton (mas sempre com a supervisão de suas três pequenas rainhas - filhas), este Café é fruto de um árduo trabalho e representa sim, todo o amor e o cuidado que eles tem pela Mãe Natureza. O resultado de tudo isso? Um dos melhores cafés que você poderá provar!

"Somos uma família de cafeicultores, cultivamos cafés nas matas de Minas Gerais, educamos nossas filhas para reconhecerem que na simplicidade habita o verdadeiro significado da vida." Formigas do Café
Café Especial - Formigas do Café
Agora, uma coisa é certa... Se você vai tomar um Café Especial, o mais natural é que o seu método de preparo seja tão especial quanto. Neste sentido, o icônico método apresentado nas Cafeteiras Italianas está entre os mais cotados, sempre! E isso é verdade, pois além do preparo ser muito rápido e prático (fácil de limpar também), através delas você terá o verdadeiro prazer de experimentar um bom Café Espresso. E tudo isso diretamente no conforto do seu lar.
Com mais de 100 anos de tradição, sinônimo de durabilidade e mundialmente conhecida como sendo uma das melhores no segmento, as Cafeteiras da Bialetti estão entre as mais cobiçadas quando o assunto é Café. E não é para menos! Sua qualidade é de longe sem igual e sim, o resultado da extração é fantástico. Quando aliado a um bom café, a experiência fica ainda mais gostosa.
Cafeteira Vênus - Bialetti
Inovando como sempre, hoje apresentamos a Cafeteira Vênus, um utilitário feito todo em aço inox, com um design bem encantador e o melhor, faz até 10 xícaras de café. Então para você que costuma tomar bastante café ou tem uma família onde uma xícara apenas não basta, essa é a dica. Experimente que vale super à pena. 

"A Moka tem nome de cidade, mas não é uma cidade italiana. Apesar de ter sido inventada, em 1933, e produzida pela primeira vez na Itália, a Moka Express recebeu esse nome por causa da cidade de mesmo nome (Moca), que fica às margens do mar Vermelho, no Iêmen. A inspiração veio da popularidade da cidade na época, sendo considerada como o mercado de café mais importante em todo o mundo." Bialetti
Concluindo essa harmonização com chave de ouro e mostrando que o que já era bom pode ficar ainda melhor, Doce de Leite, claro! Pois o que seria de um Pão de Queijo sem o seu companheiro mais fiel? Não é verdade? Sendo este um Pão de Queijo crocante por fora e macio por dentro, ao ser recheado com o Doce de Leite, fica aquela mistura de doce com salgado, o que de fato, é simplesmente irresistível. Contrastando ainda com o sabor do Café, a harmonia aqui é literalmente perfeita.
Sendo este uma versão um tanto mais sofisticada do Doce de Leite tradicional, o Confiture de Lait da Geleias de Amor (Rio de Janeiro/RJ) foi inspirado totalmente na culinária francesa e leva em sua composição um toque de flor de sal e fava de baunilha. O resultado? Um doce de textura delicada, aveludada e que surpreende até os que não são muito fãs de doces. Aromático por natureza, tenha a certeza, esse Confiture de Lait irá despertar os seus sentidos antes mesmo de abrir o pote.

"A Geleia de Amor nasceu como tantos outros pequenos negócios em plena pandemia. Diante de um cenário de fechamento dos restaurantes e perda de ganhos e de emprego, foi necessário reinventar. Num cenário de tristeza e incertezas, esse caminho se abriu. A ideia foi aproximar, levar afeto e otimismo a cada pote entregue. E o nome singelo veio pra representar o ingrediente principal colocado em cada receita. Do que cada preparo nosso realmente é feito, e o que nos torna especiais e nos conecta: o Amor." Renata de Almeida
Confiture de Lait - Geleias de Amor

Pão de Hambúrguer com Ervas
Seus Lanches de fim de semana nunca mais serão os mesmos!
Pão de Hambúrguer com Ervas
O Pão de Hambúrguer é um tipo de Pão muito bacana de ter disponível em casa, pois além dele te atender nas mais variadas situações, você ainda poderá congela-lo, para comer sempre que desejar. Combinando com muitos tipos de acompanhamentos, essa receita que leva toques expressivos de Cebola, Alho e Salsa, resulta em um Pão extremamente macio, amanteigado e com certeza, depois de experimentá-lo dificilmente você irá se satisfazer com outro da mesma forma.

Ingredientes:
500gr de Farinha de Trigo
30gr de Cebola, Alho e Salsa Desidratados
60gr de Açúcar
1 colher de chá de Sal
10gr de Fermento Seco
200ml de Água Morna
2 colheres de Manteiga
1 Ovo

Preparo:
Em uma tigela adicione a água, o açúcar, o fermento, a manteiga e misture bem. Em seguida adicione o ovo, o sal e mexa novamente. Aos poucos, insira a farinha (peneirada) e misture novamente até a massa desgrudar das mãos.

Neste ponto, se fosse um Pão de Hambúrguer tradicional já estaria no esquema para ser moldado para ter o seu segundo crescimento, mas para dar um toque extra de sabor, incluímos de forma expressiva um tanto de Cebola, Alho e Salsa (desidratados) para que tudo ficasse ainda mais saboroso. Agora sim, misture tudo novamente, tampe com um pano a tigela e deixe a massa dobrar de tamanho.

Diferente dos ingredientes frescos (aqui no caso dos temperos), os secos são mais adequados, pois não soltam líquido, aparecendo apenas seus sabores ao se mesclarem na massa. Sinceramente, o resultado final é de dar água na boca.

E para você que recentemente acompanhou a nossa receita de Salmão Enterrado, deve ter notado que as estrelas dos temperos utilizados no preparo foram as ervas secas dos nossos parceiros da Kampo de Ervas. Eles de fato transformam o alimento e aqui por exemplo, se mostraram novamente dignos de serem utilizados diariamente em tudo aquilo que porventura vier a preparar.

"Atualmente produzimos várias espécies de plantas medicinais e aromáticas. Também temos parcerias com outros agricultores certificados para a produção de ervas orgânicas." Kampo de Ervas
Cebola, Alho e Salsa - Kampo de Ervas
Como você estará utilizando 500gr de farinha, lembre-se que essa massa irá crescer bastante, por isso, a dica aqui é utilizar uma Tigela grande para que a massa descanse confortavelmente e que não transborde durante o preparo. Por essas e por outras, eis aqui uma Tigela feita pela querida ceramista Cris Couto de Vinhedo/SP, uma artista reconhecida por onde passa, que admiramos muito e que sempre nos encanta com tudo aquilo que faz (veja a receita de Bolo Fit com outras peças dela). Sendo bem modestos, essa Tigela mais parece uma obra de arte do que um utilitário. Não é?

Além da Tigela, Cris também nos traz aqui uma das suas especialidades que, para a apresentação de Lanches e muitas outras gostosuras, se torna uma peça excepcionalmente eficiente e atraente, a Tábua Árvore da Vida. Substituindo as tradicionais tábuas de madeiras, essa peça fará com que a apresentação dos seus alimentos sejam sempre impecáveis.

"Faço cerâmica há muito tempo. Comecei mais ou menos 25 anos atrás como um hobby, mas hoje faço desta arte um trabalho com muito amor e prazer. Já participei de várias exposições ao longo deste tempo e hoje, me dedico a criar peças utilitárias e decorativas, todas feitas com muito carinho." Cris Couto
Tábua de Cerâmica - Cris Couto
Voltando a nossa receita... Assim que a massa dobrar de tamanho, tire ela da tigela, corte em 8 pedaços iguais e modele em formato de bolinhas. Dê uma leve achatadinha com a mão em cada bolinha para elas darem uma espalhada, coloque em uma fôrma untada e deixe crescer até dobrar de tamanho novamente.

Truque:
Assim que cada bolinha dobrar de tamanho, pincele a manteiga derretida por toda a sua superfície e leve ao fogo por aproximadamente 20 minutos. E assim que retirar os Pães do forno, pincele novamente manteiga derretida para eles ficarem ainda mais suculentos e com uma aparência irresistível.

Na hora de montar o Lanche, ingredientes com a mesma notoriedade do Pão também irão elevar ainda mais a sensação de prazer, por isso, caprichamos muito! Fizemos uma combinação de Hambúrguer Artesanal de Brócolis (que é super simples de preparar), uma fatia generosa de Queijo Feta, Cebola Caramelizada e Mostarda em Grãos. Uma fusão ímpar de sabores onde cada ingrediente não rouba em nada o gosto do outro, pelo contrário, eles se complementam como um todo e tornam essa experiência gastronômica única. Veja só!

Você se lembra da composição que fizemos no Bolinho de Bacalhau e nas 12 harmonizações com cervejas? Se sim, sabe que em ambas, a Mostarda em Grãos da Taste&Co foi com certeza uma das melhores escolhas para estar presente como acompanhamento. E aqui não seria diferente, pois sendo este um lanche que nasceu para ser apreciado com uma Mostarda, não poderia ficar sem. Seria até uma ofensa não ter, rs!
Mostarda em Grãos - Taste & Co
De suave picância, de aroma agradável, com muuuitos grãos e de textura única, essa delícia em pote é aquele tipo de Mostarda que combina com tudo e que todo mundo tem vontade de experimentar só de olhar. 
Após a Mostarda, chega a vez da Cebola Caramelizada, outro ingrediente fundamental que você deve ter para recriar exatamente este lanche na sua casa. Só para você ter uma ideia, esta Cebola tem um gosto levemente agridoce devido à caramelização, seu aroma é bem marcante (típico de um bom produto à base de Cebola) e mais, a Cebola vem toda picadinha, molhadinha e estupidamente macia. Realmente, sua textura é muito agradável, até mesmo quando provada pura.
Produzida desde 2015 pela Pimenta e Cia em Curitiba/PR, essa Cebola tem como diferencial o uso do vinagre balsâmico em sua composição, que além de realçar a cor e o sabor do produto como um todo, o deixou sem nenhuma acidez, ou seja, você pode comer sem medo de dar aquela queimação que às vezes a Cebola pode causar. E isso, isso sim é muito bom! Experimente também no Hot-Dog e claro, no Contrafilé... Fica bom demais!

“Pesquisei e aperfeiçoei a fabricação dos produtos, como conservar melhor. Também analisei o quanto o mercado gastronômico era carente de produtos que tivessem maior tempo de validade para facilitar o dia a dia na cozinha, mas com características saudáveis. Nossas conservas não têm corantes, conservantes artificiais ou qualquer aditivo químico, é tudo natural, e com muito sabor.” Rogerio Totzek
Cebola Caramelizada - Pimenta e Cia
Após a Cebola, acomode o hambúrguer de brócolis e sobre ele, uma fatia generosa de Queijo de Cabra Tipo Feta semi derretido. Dica... Coloque a fatia de queijo sobre o hambúrguer na hora que estiver fritando. Quando começar a derreter, você tira e serve diretamente no lanche. Mas lembre-se, só coloque o Queijo na segunda virada do hambúrguer, ok! Este é um queijo muito sensível e merecerá toda a sua atenção neste momento.
De incrível cor branca e feito 100% com leite de Cabra, este Queijo produzido pela CapriVita de Florestal/MG foi inspirado no Fetta Grego e traz como maiores características uma delicada textura (que se derrete de forma muito macia) e um gosto adocicado muito peculiar. Diferente dos queijos de cabra tradicionais, onde seu gosto e aroma sempre são mais expressivos, este manteve a sua essência inconfundível porém de uma forma muito sutil e atrativa.

"Para produzir os Queijos CapriVita, o Capril Sanri (Florestal-MG), fornecedor principal da matéria-prima – o leite, desenvolveu um moderno projeto de caprinocultura leiteira, utilizando tecnologias de países europeus, tradicionalmente importantes no setor. O Capril segue um rigoroso programa de seleção de animais e a produção do leite recebe os mais rígidos controles sanitários e de higiene, da ordenha até o beneficiamento para a indústria." Frederico Guimarães
Queijo Feta - Queijos Caprivita
Na hora de harmonizar, saia do convencional e aprecie uma bebida natural, saudável e que complete de forma ímpar esse delicioso lanche. Nossa sugestão? Chá gelado composto de Mate Tostado, Capim Limão, Nibs de Cacau, Laranja, Canela e Erva Doce. Fala a verdade... Essa harmonização não tem como dar errado e sem sombra de dúvidas irá surpreender toda a família.
Com todos os atributos para te animar e te dar disposição até o entardecer, o Chá Misto Tarde da Kampo de Ervas é o tipo de Chá que além de quente (ou gelado como aqui está sendo apresentado), vai muito bem também na vitamina, no suco com diversos tipos de frutas e na composição de drinks e devido ao seu lado energizante, se mostrou um Chá muito versátil e ideal para você abusar da sua criatividade na cozinha. E mais, essa é uma bebida muito especial que quando provada pura, ainda é capaz de trazer clareza mental nos momentos que você mais precisa se concentrar.

"O Chá Misto Tarde é feito com ingredientes orgânicos, unindo o sabor e aromas suaves da erva doce e do capim limão com toda a energia presente no mate tostado, na laranja e na canela; e para finalizar, o sabor intenso do nibs de cacau! Essa composição de notas quentes tem toda a vitalidade e vigor necessários para renovar suas tardes!" Kampo de Ervas
Chá Misto Tarde - Kampo de Ervas

Pão de Leite com Linguiça Defumada
Isso sim é o que você espera de um sábado à noite!
Pão de Leite com Linguiça Defumada
Saindo um pouco do campo da tarde e dando entrada para o maravilhoso campo da noite, eis aqui um Pão de Leite com Linguiça Defumada pra ninguém botar defeito. Acompanhado ainda de Queijo Chevrille com Ervas, Tomatinhos Confit e harmonizado com uma boa Cachaça, vai por nós, essa poderosa e imbatível combinação irá te deixar de queixo caído de tão gostosa que é.
Ingredientes:
500gr de Farinha de Trigo
60gr de Açúcar
1/2 colher de chá de Sal
10gr de Fermento Seco
200ml de Leite Morno
2 colheres de Manteiga
2 Ovos
300gr de Linguiça Defumada picada

Preparo:
Em uma tigela adicione o leite, o açúcar, o fermento, a manteiga e misture bem. Em seguida adicione os ovos, o sal e mexa novamente. Aos poucos, insira a farinha e sove a massa por aproximadamente 10 minutos ou até que tudo fique bem homogêneo. Tampe a tigela com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Enquanto a massa descansa, aproveite para cortar a Linguiça Defumada que irá utilizar no recheio. Ela será fundamental para trazer não só a textura desejada, mas para dar a característica mais marcante do Pão, ou seja, o seu lado rústico. Inclusive, sendo esta uma Linguiça um tanto apimentada, optar em fazer um Pão de Leite (aqui o adocicado irá suavizar o apimentado) ao invés do tradicional Pão de Sal (aqui o sal irá potencializar a picância), será a escolha certa. Mas claro, se você gosta bastante de pimenta e quiser fazer com o Pão de Sal, saiba que fica muito bem também. 
Produzida, defumada e maturada com muito carinho pela Frescato Charcutaria Artesanal de Mairiporã/SP, essa linguiça quanto mais vai maturando, mais seu sabor vai se acentuando. Então se você é um amante da arte das comidas apuradas, esse é o tipo de alimento que jamais deve faltar em sua cozinha. Verdade! Você a deixa secando pendurada em um espaço preparado (na cozinha) e vai curtindo ela na medida que quiser... Uma hora pega um pedacinho para comer e num outro prepara uma receita... Delícia demais!

"Nós da FRESCATO estamos comprometidos com a produção e o consumo sustentável, e somos defensores da união entre a ética e o prazer da alimentação. Por isso, preparamos e colocamos em nosso Armazém alimentos preparados com Arte, apoiados nos Saberes de nossos queridos antepassados, com os Sabores Tradicionais do Brasil." Frescato Charcutaria
Linguiça Defumada - Frescato Charcutaria
Voltando a receita... Assim que a massa dobrar de tamanho, tire-a da tigela, corte em 4 pedaços iguais e com um rolo, abra a massa (mas não muito fino) para colocar as Linguiças.
Agora feche a massa como num rocambole, coloque-a em uma forma untada apenas com um pouco de farinha, risque com uma faca a sua superfície (3 riscos de leve está bom), cubra com um pano e deixe a massa dobrar de tamanho de novo. Para finalizar, pincele um pouco de gema de ovo na parte aparente da massa e leve ao forno - em fogo médio - por aproximadamente 40 minutos.

Truque:
Quando você for colocar o Pão para assar, coloque junto (na grelha abaixo) uma fôrma com água quente. Faça isso apenas nos primeiros 20 minutos, depois você tira e deixa no forno somente o Pão. Além de não deixar queimar a parte de baixo, o vapor gerado irá fazer com que a textura interna do Pão fique ainda mais macia e suculenta.
Perfeito para petiscar enquanto acontece aquele bate papo gostoso, este Pão de Leite com Linguiça Defumada é o tipo de Pão que por ser comprido, é ideal para ser servido em fatias. Por isso, ter a disposição um Prato (de preferência Retangular) para ser a base da apresentação será tudo de bom, senão melhor, imprescindível. Assim, você poderá mantê-lo no centro da mesa para todos irem pegando um pedaço à medida que sentem vontade. 
Contrastando com a cor do alimento a fim de nos simbolizar o verdadeiro prazer que existe no ato de se alimentar, aqui um lindo Prato Retangular feito pela respeitadíssima ceramista Rakel Klepacz de São Paulo/SP. Detentor de um azul muito vibrante e com toques rústicos nas laterais que encantam o olhar, este Prato faz um dueto mágico com a Tigela e nos mostra que os produtos cerâmicos são capazes de deixar até a mais simples composição de mesa, em algo realmente encantador.
E para você que mora em São Paulo e que está começando neste universo maravilhoso da cerâmica artesanal, saiba que a Rakel administra um local chamado Fábrica Ateliê de Coartworking, que é um espaço colaborativo onde além de acontecer cursos e workshops ligados ao tema, lhe dá a oportunidade de alugar um espaço para você desenvolver o seu trabalho. Legal né? 

   "Nosso compromisso é com a originalidade e a qualidade. Simples, resistentes, bonitos e funcionais. Nossos produtos de cerâmica de alta temperatura podem ir ao forno, à lava louça e à mesa. Nós do Rakel_Atelier cerâmica #igualmasdiferente renovamos as coleções mantendo uma exclusividade em conformidade com as necessidades de nossos clientes." Rakel Atelier
Tigela de Cerâmica - Rakel Atelier
Como acompanhamento, aqui vão duas indicações muito interessantes que não só suavizaram o apimentado da Linguiça, mas deixaram um sabor intenso e perfeito no paladar. É de lamber os beiços!
Pensa num Queijo gostoso. Pensou? Pois bem... Se você é apaixonado por Queijos assim como nós, sabe que neste mundão afora existem uma infinidade de maravilhas que são literalmente de tirar o chapéu. Detentores de grande qualidade, os Queijos Brasileiros hoje em dia estão ganhando notoriedade pelo mundo devido aos seus sabores, texturas e aromas únicos. Aqui no caso, um belo exemplar chamado de Chevrille com Ervas Finas (Queijo de Cabra tipo Boursin) que elevou como nunca, o sentido de quero mais.
Estupidamente macio (é de derreter mesmo na boca), aromático, banhado no mais puro azeite e com um toque de ervas que todo bom alimento deve ter, o Chevrille é um Queijo fino de cabra que devido a sua flexibilidade de adaptação nas mais variadas receitas, conquista logo de cara todas as pessoas que dele prova. Produzido pela Laticínios Piallet em Florestal/MG, este viciante Queijo ainda vai bem na torrada, na bolachinha, na tábua de frios, nas mais diversas massas (imagina isso como recheio de um ravióli) e muito mais. Ao abrir o pote, dificilmente sobrará algum para contar história, rs.

"O Chevrille com Ervas foi inspirado na receita francesa de fazer queijos de cabra no formato de bolinhas e colocá-lo em conserva no óleo. Em francês, "chèvre à l’huile” significa cabra ao óleo. Trazendo este nome para o Brasil e, o adaptando à uma harmonia de sonorização, a Laticínios Piallet criou o nome Chevrille e acrescentou ao produto ervas finas e uma pitada de pimenta calabresa. Nossa conserva é feita com 100% de azeite extra virgem, garantindo maior qualidade e sabor ao Chevrille com Ervas." Frederico Guimarães
Queijo Chevrille com Ervas - Laticínios Piallet
Criando um dueto mágico com o Queijo e trazendo um aspecto bem refrescante ao Pão, apresentamos aqui um alimento que está muito em alta hoje em dia e que sempre será uma boa escolha quando o assunto for conservas, o Tomatinho Confit. Feito com Tomate Cereja, sal, pimenta do reino, alho, ervas e azeite de oliva, este singelo produto da Famiglia Trifone de Campinas/SP, causa uma enorme sensação de bem-estar quando provado puro e mais, quando aliado a outros alimentos, se mostra divinamente perfeito.
Tomatinho Confit - Famiglia Trifone
E não vai pensando que Tomatinho Confit é tudo igual que não é não! Para fazê-lo, não basta apenas saber o passo a passo da receita, aqui a seleção dos ingredientes antes de mais nada é fundamental e é exatamente por isso (em conjunto com a técnica utilizada na produção) que o produto que você está vendo aqui, é um dos melhores que você poderá provar. Confie, é muito bom mesmo!

"A Famiglia Trifone surgiu da vontade de transformar uma tradição de família em produto. Em meio à pandemia de COVID, em junho de 2020, surgiu a oportunidade de lançarmos a Famiglia Trifone. Como prezamos muito os momentos em família, sempre tivemos a tradição de juntar todos principalmente na hora das refeições. E nada melhor que fazer tudo isso com os antepastos e conservas da Famiglia Trifone." Cássio Trifone
Na hora de harmonizar, Cachaça, claro! Mas não é qualquer Cachaça não! Aqui estamos falando é da Cachaça Fabulosa de Salinas/MG, uma das melhores cachaças do Brasil e que de longe é a bebida perfeita para selar essa sua refeição. Até porque, se estamos falando de Queijos, Conservas e Charcutaria, essa bebida macia por natureza, de bela cor, com 42% de teor alcoólico e com uma incrível oleosidade, casou lindamente com todos os alimentos em uma união sem igual.
Cachaça Premium - Cachaça Fabulosa
Feita por quem entende de Cachaça e para aqueles que exigem qualidade, a Cachaça Fabulosa por onde passa é sempre considerada como símbolo de requinte e sofisticação, por isso, tê-la aqui nesta harmonização significa que o trem é bão mesmo e que você em hipótese alguma, poderá deixar de experimentar quando tiver uma oportunidade.

"A cachaça Fabulosa é associada à APACS (Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas) e possui, também, o selo de indicação de procedência (IP) que reconhece oficialmente a autenticidade da cachaça artesanal da Região de Salinas." Gustavo Correa 

Pão de Leite com Masala
 O filme da noite já tem o petisco certo
Pão de Leite com Sweet Masala
Potencializando o lado doce da vida, o Pão de Leite é macio e todo mundo gosta! E o mais gostoso de aprender a fazê-lo, é que assim como na versão com Linguiça Defumada, ele recebe muito bem os mais diversos ingredientes para você sempre variar nas suas receitas, ou seja, infinitas possibilidades de combinações. Este por exemplo, é um Pão de Leite com Sweet Masala, um Pão exótico e com um sabor muito agradável devido ao toque das especiarias, além do aroma incrível.
Ingredientes:
500gr de Farinha de Trigo
60gr de Açúcar
10gr de Fermento Seco
200ml de Leite Morno
1/2 colher de chá de Sweet Masala
1/2 colher de chá de Sal
2 colheres de Manteiga
2 Ovos

Preparo:
Em uma tigela adicione o leite, o açúcar, o fermento, a manteiga e misture bem. Em seguida adicione os ovos, o sal e mexa novamente. Aos poucos, insira a farinha, o Sweet Masala e sove a massa por aproximadamente 10 minutos ou até que tudo fique bem homogêneo. Tampe a tigela com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Para você que ficou curioso, Masala é um mix de especiarias muito utilizado na culinária indiana para temperar e realçar o sabor de diversos alimentos/bebidas. Podendo atuar de forma doce ou salgada (dependendo do conjunto de especiarias utilizados na formulação), podemos dizer que este Sweet Masala funciona como um trunfo na hora de enriquecer o sabor de pães e sobremesas em geral.
Sweet Masala - Bhumi Manjari
 Produzido pela Bhumi Manjari de Canoas/RS, dentro deste pote de sabor você irá encontrar uma harmonia de elementos composta por Erva-doce da Turquia, Canela Java, Cravo-da-Índia, Anis Estrelado, Gengibre, Cardamomo e Noz Moscada. O resultado disso tudo? Pitadas mágicas de sabor que são capazes de transformar totalmente o aspecto de um alimento.

"As masalas são produzidas com especiarias selecionadas com laudo e certificado de origem. Tudo isso para garantir o maior poder antioxidantes das especiarias. Os blends são elaborados com a maior precisão e equilíbrio de sabores para oferecer uma alternativa prática e saborosa para a cozinha do dia-a-dia, garantindo saúde, praticidade e responsabilidade com o meio ambiente." Bhumi Manjari
Quando a massa dobrar de tamanho, tire-a da tigela, corte em 8 pedaços iguais e com um rolo abra a massa (mas não muito fino) e a enrole como um rocambole. Se você desejar, poderá fazer outros moldes de pães também. O lance aqui é você explorar toda a sua criatividade.

Coloque então a massa modelada em uma forma untada apenas com um pouco de farinha, cubra com um pano e deixe-a dobrar de tamanho novamente. Para finalizar, pincele um pouco de gema de ovo na parte aparente da massa e leve ao forno - em fogo médio - por aproximadamente 40 minutos.
Agora que os seus Pães estão prontos, separe um prato bem bonito para você acomodá-los em harmonia dos demais ingredientes. E se por acaso você tiver um Prato grande como este da artista e ceramista Adriana Lopes de Juiz de Fora/MG, vai ser perfeito, pois desta maneira, você poderá levar todos os seus petiscos de forma bem confortável para a sua noite de cinema em casa.
Formada em artes plásticas e ceramista há mais de 20 anos, Adriana Lopes se destaca no meio devido a sua originalidade e a sua enorme paixão pela arte cerâmica. Aqui por exemplo, Adriana nos apresenta um Prato e uma Tigela em cores celestes, com veios escuros e com uma mini alça lateral para a pegada ser mais firme. No Prato, fica evidente o quão ele é capaz de destacar os alimentos. Na Tigela, o tamanho ideal para você mandar ver nas mais variadas receitas.

"O atelier foi criado, oficialmente, em 2002. Porém ele começou a germinar junto com o período em que eu era professora de Cerâmica na Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir daí foram várias experiências com técnicas diferentes, fornos a gás, a lenha, elétrico.... realmente uma estrada." Adriana Lopes
Tigela de Cerâmica - Adriana Lopes
Fala sério! Um Pão com todas essas características que falamos mais acima, acompanha muitíssimo bem uma Geleia de Morango. Para nós, é a perfeita combinação de sabores adocicados que além de nos proporcionar um enorme prazer, alimentam positivamente o nosso corpo e a nossa alma. Quer saber... Com essa dupla você vai sensibilizar qualquer pessoa que esteja comendo com você.
De ótima textura, com pedaços graúdos da fruta, adocicada na medida certa e com aquele azedinho único que só o Morango tem, essa Geleia desenvolvida desde 2015 pela Jam & Jelly Store de Monte Verde/MG, carrega consigo o real poder de te satisfazer por completo a cada mordida. Sério! De tão viciante, além do Pão você também irá querer comê-la com sorvete, com queijos, em drinks e muito mais.

"A Jam & Jelly Store não se ateve a só produzir geléias, pois incluímos em nossa loja o artesanato folclórico alemão, que é patrimônio cultural de nossa cidade: a pintura bauernmalarei. Também elaboramos harmonizações de mesas com lindas toalhas, jogos americanos e caminho de mesa, tudo pensando sempre em compor boas geleias que combinam com belas caixas pintadas e belas mesas postas." Luis Daniel Pereira e Nilce Helena Martins Pereira
Geleia de Morango - Jam & Jelly Store
Na hora de harmonizar, indicamos aqui o terceiro Chá da linha Harmonia da Kampo de Ervas, o Chá Misto Noite. Composto de Capim Limão, Folhas de Maracujá, Menta e Gengibre, esse milagroso Chá acalma os ânimos, relaxa a mente/corpo e para quem sofre de insônia, promete te ajudar nas noites mais difíceis de dormir. Ele é bem zen mesmo!
Chá Misto Noite - Kampo de Ervas
Inovando como sempre, aqui sugerimos que você faça uma releitura do tradicional Chá Inglês, que é basicamente uma mistura de Chá com Leite. Claro, na receita original vão outros ingredientes além destes, mas aqui, a famosa frase do menos é mais é levada bem a sério. O resultado é uma bebida leve, aromática, cremosa pra dedéu e com algumas pitadas da Sweet Masala.

O preparo é bem fácil. Basta fazer o Chá normalmente em um fervedor e colocar a quantidade desejada em um copo. Nós indicamos que seja 1/4 do copo.
Em seguida, ferva o leite e com o auxílio de um espumador (aqui nós utilizamos o da Pressca), complete o copo até a borda. Só de ver o processo já dá vontade de experimentar.
Agora é só dar umas salpicadas do Sweet Masala e voilá! Vossa versão de Chá Inglês está prontinho para ser apreciado. De tão gostoso que fica, temos certeza que você irá querer fazer sempre.

E com os produtos da Kampo de Ervas as coisas são assim mesmo, ou seja, devido a sua grande qualidade, tudo o que eles fazem são gostosos (sejam puros ou em receitas) e te inspiram a estar sempre utilizando de alguma forma. Nós assinamos em baixo!

"O Chá Misto Noite é feito com ingredientes orgânicos, unindo as notas relaxantes do capim limão e do maracujá com os tons revitalizantes da menta e do gengibre. É a composição perfeita para te dar uma boa noite de sono e um descanso restaurador!" Kampo de Ervas
Como deu para perceber, a arte de se fazer Pães não é aquele bicho de 7 cabeças como muitos falam por aí. O grande segredo mesmo está em seguir as medidas, adaptá-las quando necessário e ter um pouco de paciência com todo o processo, pois seguindo todos esses passos, pode ter certeza, você poderá criar não só as delícias apresentadas hoje aqui, mas todos os Pães que realmente quiser. 

Esperamos que tenha gostado das receitas e das harmonizações. Elas foram pensadas justamente em você que preza pela boa alimentação e que sempre que possível, come aquilo que é feito pelas suas mãos.

E fique atento!

Muitas novidades estão vindo pela frente. 😊 Siga nos acompanhando aqui no site, nas redes sociais e compartilhe esse mundo do conhecimento com a sua família. Eles irão adorar! ❤

Envolva-se!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇

Pão Semi-Integral
Ateliê Patricia Mira com Guardanapo de Pano
Re-Trama com Pulseira Tassel
Martinazzo com Colher de sobremesa e Faca para Pão

Pão de Queijo
Ipê Amarelo Home com Guardanapo de Pano

Pão de Hambúrguer
Martinazzo com Colher de sobremesa

Pão de Leite com Linguiça Defumada
Martinazzo com Kit Churrasco (Tábua de Madeira e Faca)
Martinazzo com Garfo de sobremesa
Pontos e Fofurices com Guardanapo de Pano
Diversa Arte com Cachepô de Palha de Piaçava

Pão de Leite com Sweet Massala
Ipê Amarelo Home com Guardanapo de Pano
Dadinho com Avental
Pressca com Espumador
Panelux com Fervedor

Um comentário:

  1. Que maravilha essa edição! Como sempre vocês arrasam nos textos, receitas e nas cerâmica!!!
    👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad