Post Top Ad

Receita Neoo: Crème Brûlée de Café de Jacu

Quem acompanhou o nosso Especial de Páscoa em 2017viu que um dos 7 Ovos de Colher que apresentamos era recheado de Crème Brûlée. Sim meus caros, a exótica e saborosa sobremesa Francesa, aquela que vêm com uma casquinha crocante por cima e que conquistou o Mundo, veio em formato de Ovo de Páscoa e provou que das mais variadas formas, continua sendo uma das melhores pedidas. E realmente, ficou aquele gostinho de quero mais 🤤
Revista Nós e outros Olhos
Poucos sabem, mas bem antes desse especial de Páscoa, nós já intentávamos recriar a nossa versão de Crème Brûlée para que todos pudessem aprender. Mas foi somente depois de ter provado a versão da Chef Loraire (Pão de Lô Doceria), que falamos; "Depois duma tentação dessa, temos que inspirar mais pessoas com isso... É divino!"  Foi um dos melhores Cremes que provamos nos últimos tempos... Isso sem sombra de dúvidas!

De lá pra cá, nós fizemos vários testes (receitas) para tentar chegar aos pés desse Creme que provamos e ao final de um ano, vimos que tínhamos criado ali algumas versões bem interessantes e inusitadas. Foi muito legal toda essa experiência sensorial.

Separamos 3...
As melhores...
As mais saborosas...
Cada uma feita de um jeito diferente...
Cada uma com aquele gostinho de quero mais!

Vamos aprender a nossa primeira versão?

Receita Neoo
Crème Brûlée de Café de Jacu
Revista Nós e outros Olhos
Sabe quando você está apaixonado por alguém e deseja conquistar ainda mais o coração desse Amor? Pois bem, acredite se quiser, mas essa é a receita perfeita para balançar de emoção as bases dessa Paixão! Sabe porquê? Por que não existe a menor possibilidade da pessoa que provar essa sobremesa, não se derreter de alegria, de satisfação e prazer! É meramente impossível, rs!

Sendo um pouco diferente do original, essa nossa versão segue as bases Catalã de preparo, onde vai ao forno por apenas 5 minutos e segundo a nossa sugestão, é ideal para se comer ainda quentinho. Além disso, é a versão que o Chef Claude Troisgos nos inspirou a fazer e recriar.

E recriamos mesmo! Incluímos como um dos ingredientes o famoso Café de Jacu! Opa, isso mesmo! O legítimo e único Jacu Bird Coffee, um dos mais conceituados Cafés do Mundo, que aqui não só faz parte da receita, mas apresenta muita graça na hora da harmonização.
Crème Brûlée de Café de Jacu
Para quem não sabe, o Café de Jacu é produzido a partir da alimentação e da evacuação dos Grãos de Café pelo pássaro Jacu, uma ave nativa da Mata Atlântica.

Só para você ter uma ideia, esse pássaro (que vive na Natureza) chega nas bases dos Pés de Café, come somente os melhores grãos (por não ter dentição ele engole direto), seu sistema digestivo processa esse grão retirando o máximo de polpa e casca, ele evacua esse grão, o Cafeicultor vai lá, pega o grão, faz todo um processo de limpeza, seca, torra, mói e Voilá! Eis que surge um dos Cafés mais desejados do Brasil e do Mundo!

Sem preconceito, esse é o ciclo da Natureza! E só acontece quando ela quer, quando o pássaro quer. É por isso que além de ser uma das bebidas mais desejadas, esse tipo de Café (por ter uma produção bem pequena) é um dos mais caros também. Mas vale super a pena!
Crème Brûlée de Café de Jacu
Esse Café de Jacu por exemplo, foi produzido, selecionado e processado artesanalmente lá em Domingos Martins/ES pelo casal Elisângela Flor Resende e Anderson Ricardo Pereira. Ambos são fundadores da Zahra Cafés Especiais, uma marca que nasceu pelo amor ao Café e pela necessidade de se trabalhar com um produto de alta qualidade.

Para você ter uma noção do gosto, este é um Café raro, com notas frutais e de caramelo, puro, de torra média clara, com pouquíssimo amargor (o que o torna bem suave), com uma doçura bem peculiar e nesta receita, elevou ainda mais o conceito da boa e requintada confeitaria.
Crème Brûlée de Café de Jacu
Outro detalhe super importante para você que está preparando essa sofisticada sobremesa afim de impressionar o seu Amor (ainda mais aliada a esse Café), é montar uma mesa bem bonita e que ela contenha itens que representam o seu lado mais carinhoso(a). Ligar (ou mandar uma mensagem para o seu Amor) falando que hoje terá uma grande surpresa e claro, já deixar tudo no "pente/arrumado" para causar uma boa impressão na hora em que ela/ele chegar 😍
Revista Nós e outros Olhos
Todo detalhe conta! A começar pelas Flores...
Revista Nós e outros Olhos
Pelas Cerâmicas utilitárias que também podem ir ao forno...
Crème Brûlée de Café de Jacu
Pelos Guardanapos de Pano ornando com as cores da Cerâmica... Até pelo Porta Guardanapos em formato de Flor, como se estivesse ali, pendurada na cerca do seu quintal (aqui representado pelas cores e estampa do Jogo Americano) esperando somente o momento certo para ser colhida.
Crème Brûlée de Café de Jacu
Literalmente, esse conjunto de Mesa Posta desenvolvido pela Fernanda Mittelmann Ceruti e pela Caroline Micheluti da Ipê Amarelo Home de Blumenal/SC, são peças que além de promover o bem-estar das pessoas só de olhar, elas ficaram um mimo na mesa em composição com as cerâmicas.

E assim como os belos Ipês que embelezam as ruas, preparar a sua casa/mesa para receber com charme o seu convidado, é certeza de causar uma ótima impressão, de abrir as portas da imaginação e claro, para terem ótimos momentos na hora da alimentação. Concluindo e usando parte do conhecimento deste ateliê; Mesa posta vai muito além dos utilitários de mesa, é sobre receber, preparar, acolher e amar!
Crème Brûlée de Café de Jacu
Isso sem falar da outra surpresa que revelaremos logo logo 😁 Um doce tipicamente saboroso, que combina perfeitamente com o Crème Brûlée e que fará o seu paladar derreter de tanta felicidade!
Crème Brûlée de Café de Jacu
Como deu pra ver até aqui, para ter um encontro perfeito, o negócio é já deixar tudo arrumado previamente, com os ingredientes para o Crème Brûlée todos separados e quando estiver faltando uns 64 minutos para o seu Amor chegar, você já poderá ir preparando a sobremesa sem nenhuma pressa.

Para fazer o Crème Brûlée de Café de Jacu você vai precisar de:

Ingredientes:
150ml de Café de Jacu feito na Cafeteira Italiana
100ml de Leite
300ml de Creme de Leite Fresco
5 Gemas
150g de Açúcar
1 colher de Farinha de Trigo
Revista Nós e outros Olhos
Então vamos lá! O primeiro passo para fazer o Crème Brûlée de Café, é preparando o próprio Café na Cafeteira Italiana. Você pode coa-lo da forma tradicional também, mas neste método, o sabor, o aroma e a intensidade do Café (ainda mais sendo moído na hora) serão realçados. Reserve e deixe esfriar naturalmente!
Crème Brûlée de Café de Jacu
Em seguida, em uma tigela adicione as gemas, o açúcar e bata bem com um fuê até que essa mistura fique praticamente branca, ou por assim dizer, bem clarinho. Em seguida, acrescente a farinha, bata novamente e reserve.
Revista Nós e outros Olhos
Em uma outra tigela ou panela, vamos adicionar os líquidos. A começar pelo Leite...
Revista Nós e outros Olhos
Pelo Creme de Leite fresco...
Revista Nós e outros Olhos
E pelo Café!
Revista Nós e outros Olhos
Agora leve essa mistura em fogo médio até começar a levantar fervura e assim que ferver, desligue o fogo. Aos poucos, mas sempre mexendo com o fuê, vai inserindo essa mistura na tigela das gemas batidas com o açúcar até que tudo se funda.

Mas lembre-se! Sempre mexa enquanto vai inserindo esse líquido quente nas gemas ok, pois senão as gemas cozinharão e seu Creme não ficará com o gosto desejado.
Revista Nós e outros Olhos
Leve essa mistura ao fogo novamente e também sempre mexendo para não empelotar e queimar na panela, deixe até ficar com textura de creme. É super rápido e fácil todo o processo.

Olha que beleza de Creme!
Revista Nós e outros Olhos
Agora é só colocar a quantidade desejada nos pratinhos fundos que possam ir ao forno (por isso a importância delas serem de cerâmica), deixar por 5 minutos em temperatura alta e retirar na sequência.
Revista Nós e outros Olhos
A intenção desse Creme ir ao forno é apenas para criar uma pequena camada/película por cima do creme. Deve ser de leve, mas o suficiente para finalizarmos posteriormente com o açúcar caramelizado.
Revista Nós e outros Olhos
Como nesse ponto do preparo a sua companhia já deve estar pra chegar, já deixe tudo posicionado no local que você irá recebe-la(o). Se caso tiver uma tampinha "estilosa" para tampar o Crème Brûlée será fantástico, assim você manterá o clima de mistério no ar.
Revista Nós e outros Olhos
Momento que é também ideal para desembrulhar o legítimo doce Árabe que finalizará a degustação deste prato, o saboroso e inigualável Mantecal 🤤
Crème Brûlée de Café de Jacu
Mantecal para que nunca experimentou, é um doce feito apenas com farinha, açúcar e manteiga. Mas para trazer um lado totalmente diferenciado a esse produto, a Doces Kraidli de Cerquilho/SP, desenvolveu um autêntico recheio de Tâmaras! É para surpreender ou não é?

Nós mesmos já mencionamos a Tâmara no especial "12 Delícias em Potes" como sendo uma fruta que surpreende na gastronomia/confeitaria. E aqui está prova! Outro produto que pega essa fruta e transforma o que já era bom, em algo ainda melhor! 

Esse foi o tipo de doce que nos conquistou logo de cara, pois é um doce que não é só saboroso, mas carrega como conceito a preservação e a tradição do povo Árabe que reside aqui no Brasil. Sendo produzido por uma empresa familiar, experimentar esse doce é como viajar pelas várias gerações que remontam a nossa história.
Crème Brûlée de Café de Jacu
Agora sim, tudo pronto!
Destampe o Bowl e mostre a maravilha que você fez!
Crème Brûlée de Café de Jacu
E por falar em Bowl, uma coisa muito legal comentar é que todo esse conjunto de Cerâmica (Bowls com tampas, Copinhos com pires e Prato central), foi feito sob medida para esta receita pela talentosíssima ceramista Flávia Pircher de Vinhedo/SP, que além de ser especialista em Artes Visuais e Midialogia, dá aulas de modelagens manuais para que todos possam aprender de forma simples e prática, essa arte milenar.

Flávia diz que seu trabalho em cerâmica não se preocupa em determinar se o resultado final será utilitário ou decorativo, o resultado é uma peça de cerâmica... Simples assim! E é verdade, pois as possibilidades e os jeitos de se utilizar uma peça de cerâmica são infinitas. Aqui dependerá puro e exclusivamente da sua criatividade na hora do uso.

Por exemplo, nós mesmos já utilizamos uma vez um Bule em uma composição na Hora do Chá e posteriormente, como um vaso decorativo em um Jardim de Inverno... Como dissemos, as possibilidades são infinitas.
Crème Brûlée de Café de Jacu
Voltando ao passo a passo dessa receita, para finalizar polvilhe açúcar refinado ou cristal por cima do Creme cobrindo toda a sua superfície. E com o auxílio de um Maçarico, queime todo o açúcar até caramelizar.
Revista Nós e outros Olhos
Irá ficar uma camada crocante, adocicada (claro) e em combinação com o Creme, estupendo! Totalmente apaixonante!
Revista Nós e outros Olhos
Agora é só dar umas batidinhas com uma colher nessa capa crocante para revelar seu interior macio e se deliciar.
Revista Nós e outros Olhos
E muito diferente de um Pudim, que é mais rígido, o Crème Brûlée deve ser cremoso, como um Creme mesmo. É essa a ideia, é essa a pegada... É essa a magia do cinema da Gastronomia!
Revista Nós e outros Olhos
Para harmonizar, Café!
Fala sério... Esse momento merece :)
Revista Nós e outros Olhos
Aliás, para um bom amante de Café, todo momento pede um clássico Café!
Crème Brûlée de Café de Jacu
E para quem fã de doce mesmo, todo momento pede um exótico Mantecal também!
Crème Brûlée de Café de Jacu
Pois ao final de toda essa sequência de delícias, finalizar este momento com a textura aerada, delicada e ao mesmo tempo rústica do Mantecal, é a certeza de finalizar com chave de ouro.
Crème Brûlée de Café de Jacu
E você, o que achou dessa nossa versão de Crème Brûlée com Café de Jacu? 

Para nós, sem sombra de dúvidas essa receita está cravada com grande esmero na nossa lista das mais favoritas. Tudo porque além de fácil, contém ingredientes e utilitários bem especiais e fazem de qualquer momento, ser o melhor momento!

Crie a sua versão e explore ao máximo os ingredientes que você tem também na sua casa. Pois pode ter certeza, você vai se surpreender com os resultados que obter!
Revista Nós e outros Olhos
E fique de olho aqui na Revista Nós e outros Olhos, pois muito em breve ensinaremos as outras duas versões de Crème Brûlée que desenvolvemos por aqui... Tudo para você arrepiar na sua cozinha, na sua padaria, no seu restaurante e muito mais!

Reinvente-se!
Envolva-se!
Até a próxima pessoal!

Participação especial nesta receita:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Kraidli Doces ÁrabesZahra Cafés Especiais
Ateliê de Cerâmica Flavia PircherIpê Amarelo Home

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Atilatte com Creme de Leite Fresco

Citações:
Chef Loraine da Pão de Lô Doceria

Chef Claude Troisgros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad