Post Top Ad

Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"

Ao som de "Corporal Clegg" hoje iniciamos mais uma inspiradora, cativante e perfumada receita de drink com Gin. Sim queridos(as)! Por que drinks e cocktails feitos com essa bebida, que inclusive está ganhando cada vez mais notoriedade no Brasil, fica sempre saboroso demais!

Herbal, criativo, de cor amarronzada, com notas de café e extremamente aromático, o cocktail de hoje é uma criação do renomado Alexandre D´Agostino (um dos mais respeitados mixologistas nacionais) e é a segunda receita que a Revista Nós e outros Olhos está recriando do conceituado "Livreto de Receitas" da Amázzoni Gin. Exatamente! Tudo para que de forma simples e prática, você possa se aventurar no Mundo da coquetelaria caseira. 😉

E para você que conferiu de perto o drink Maria Pitanga (primeiro dessa série), saiba que para deixar o cocktail de hoje ainda mais encantador e convidativo, além de elaboramos uma saborosa harmonização com doces para realçar a sensação de prazer, apresentaremos também duas dicas bem legais de utilitários de mesa para você enriquecer a beleza no momento de servir. Vamos lá?

Começa agora...
Drinks originais com Amázzoni Gin
Receita nº2 / Coffee & Silk
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Método: Misturado
Guarnição: Twist de Limão Taiti e um grão de Café.
Copo: Martini

Ingredientes:
45ml de Amázzoni Gin macerado com Café
30ml de Vermute Branco
7,5ml de Fernet Branca (Bitter de Ervas)
5ml Pernod (Licor de Anis)
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Considerações iniciais:
Um dos ingredientes chave que traz um suave dulçor para este cocktail com certeza é o Licor de Anis. Na receita, o mixologista indica que seja usado o "Pernod", um tipo de licor com sabor de anis criado por Pierre Ordinaire na França. Em 1805, Henri-Louis Pernod compra a receita original e inaugura ali a primeira destilaria de absinto do mundo. Com a proibição do absinto, a marca em 1917 retomou suas atividades com a versão de anis que conhecemos hoje.

Fascinados por essa história e pela evolução dos elixires pelo tempo, para o cocktail de hoje nós resolvemos criar a nossa própria versão deste licor. E para ficar mais interessante, abaixo segue a receita para você também recriar aí na sua casa.

Licor de Anis
12 Anis Estrelados
1 1/2 xícara de Água
1/2 xícara de Açúcar
1 xícara de Gin

Em um fervedor, insira todos os ingredientes (menos o Gin) e leve ao fogo médio até entrar em ponto de xarope. Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar em temperatura ambiente. Assim que esse xarope estiver frio, insira o Gin, mexa bem e guarde esse liquido por pelo menos 15 dias em uma garrafa previamente esterilizada. Coe depois se desejar. Prontinho!

Detalhe importante:
Por 15 dias deixe essa garrafa em um local arejado, de preferência escuro e sempre que passar por ela, mexa um pouco. Nesta receita você até poderá optar em usar outro destilado ao invés do Gin, como vodka, cachaça e até álcool de cereais, mas esse que fizemos utilizando o Gin da Amázzoni (que trouxe na bagagem uma variada gama de botânicos e que nos fez dispensar o uso de outras ervas nos ingredientes), ficou fantástico.
Licor pronto para ser usado e ingredientes separados, hora de preparar o Coffee & Silk. Mas antes, gostaríamos que você conhecesse o manifesto da Amázzoni Gin do Rio de Janeiro/RJ, que além de trazer uma poética linda, nos descreve exatamente a sensação que temos ao provar essa bebida.

MANIFESTO
"Pureza. Da água que nutre a Amazônia, e dá vida
ao nosso gin. Água transparente como uma gota de
chuva pendurada em uma folha na floresta, fresca
como a natureza intacta da Amazônia mais profunda,
cristalina e impetuosa como o espírito alegre e solar
do nosso povo.

Disso tudo brota uma receita inédita e surpreendente,
com ingredientes nunca usados antes em um gin,
harmonizados entre eles pelo nosso Capitán Tato
Giovannoni, com a coragem de quem não tem medo
de inovar, mesmo no respeito da sabedoria popular e
de séculos de tradições.

Velho e novo mundo que se abraçam, tornando-se um
só: como aconteceu com a índia guarani Naiá, inocente e
sonhadora, quis tornar-se esposa de Jaci, o grande guerreiro
lunar. Se você conseguir abraça-lo, disseram para ela, você
se tornará uma estrela. Por muito tempo, a linda jovem
correu cada noite de braços abertos, tentando abraçar seu amor.

Até que em uma noite, viu o reflexo da lua em um espelho
d'água, jogou-se verso seu namorado, mas, não sabendo
nadar, as águas escuras a envolveram e a arrastaram para
o fundo. Foi então, por sua pura e ingênua ambição, por seu
desejo de resplender, que Jaci reparou na jovem índia. E
movido pela admiração de tanta pureza, a transformou em
uma estrela.

Hoje, em cada gota do nosso gin, renova-se o casamento
entre Naià e Jaci, entre sabedoria popular e visão,
entre paixão e ousadia, entre a água fonte de vida e as
magias da floresta amazônica. Profundamente brasileiro,
corajosamente contracorrente, orgulhoso dos próprios
sonhos; radicado no seu próprio território, mas tão
contagiosamente cosmopolita. Puro, verdadeiro, até
naife, mas projetado ás estrelas. Eis a intima natureza
do gin Amázzoni: nascido para proporcionar ao mundo
os acentos escondidos da Amazônia e do Brasil menos
conhecidos e justamente por isso, mais genuínos."

Amázzoni Gin
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Bacana né? Então agora que você conhece um pouco mais sobre a essência que está tomando, inicie este cocktail colocando gelo na taça para resfriá-la.
Na sequência, separe 45ml do Amázzoni Gin.
Em um bowl, macere o Amázzoni Gin com um pouquinho de Café (nós usamos 12 grãos de café).
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Misture bem para criar uma bela infusão a frio.
Após mexer bem, insira toda essa mistura em um "Mixing Glass" (copo usado para fazer drinks no método mexido) com gelo. E caso você não tenha esse copo na sua casa, não se preocupe, basta usar um pote redondo de vidro, que seja um pouco alto e que tenha a boca larga. Improvise!
Na sequência, insira 30ml do Vermute Branco.
Faça o mesmo com os 5ml do Licor de Anis.
E finalizando a lista de bebidas, insira os 7,5ml do Fernet, que é uma bebida feita a partir da maceração de diversas ervas, raízes medicinais e álcool. Sendo um tanto amarga e mundialmente conhecida como "Bitter", essa bebida criada em 1845 na Itália por Bernardino Branca, além de ser bem difundida na coquetelaria também é muito usada como tônico e digestivo.

Nesta receita, nós optamos em usar um Bitter nacional que carrega em sua composição diversas ervas da Amazônia e que foi criado em 1932 pelo Dr. Paul Underberg, o Brasilberg.
Misture bem esses líquidos fazendo movimentos circulares.
Após misturar, retire o gelo da taça e insira este néctar passando por uma simples coagem. 
Sutilmente agora acrescente uma rodela de Limão Taiti, fazendo com que o mesmo fique metade submerso e metade aparente.
Para finalizar, ao lado do Limão acrescente um grão de Café tostado. Nesta receita, nós utilizamos o Café de torra média da Schott Cafés Especiais de Manhumirim/MG, que é um café produzido em elevada altitude, de leve dulçor, de sabor amanteigado e que é perfeito para ser usado em diversos outros drinks e cocktails. Prova disso, são as deliciosas receitas de Milk Shake de Café e de Caipirinha de Laranja com Cold Brew, receitas das quais super indicamos que conheça e claro, recrie na sua casa.

Uma coisa muito bacana sobre a Schott Cafés, é que a marca foi inspirada na lenda do pastor de cabras chamado Kaldi, no qual relata-se que há muitos e muitos anos atrás, o mesmo as criava em uma montanha na Etiópia.

"Certo dia, Kaldi começou a observar que seus animais ao voltarem detrás das montanhas, vinham saltitando contentes pelo campo. Intrigado, seguiu os animais e notou que seu rebanho estava comendo pequenas frutinhas vermelhas. Curioso, experimentou e em alguns instantes, passou a se sentir mais disposto e feliz. Pouco tempo depois, Kaldi apresentou a fruta para um monge da região que também decidiu experimentar e levou um punhado para o monastério. Lá, o preparou em forma de infusão e percebeu que a nova bebida o ajudava a resistir ao sono. A novidade logo se espalhou e os monastérios Islâmicos no Iêmen começaram a cultivar o café, disseminando-o pelo mundo." 
Grão de Café posicionado...
Agora sim, Voilá!
Seu cocktail está pronto para ser apreciado em grande estilo. 🍸

Para nós, este cocktail feito com diversas bebidas fortes se apresentou super perfumado, herbal, levemente cítrico (devido a rodela do limão), cafeinado e por não levar açúcar na sua composição final, as nuances adocicadas do licor e do vermute trouxeram um dulçor na medida, ou seja, Perfect!

Na hora de harmonizar, a nossa indicação são doces a base de chocolate meio amargo e com notas suaves de café. Essa combinação acentua levemente o doce que não está presente no cocktail.

Então aproveite que você está na vibe da criação e faça também de forma caseira o clássico Brigadeiro. Dando um toque a mais, inclua nos ingredientes 90gr de chocolate meio amargo, 1 colher de sopa de café (já pronto) e na hora de cobrir, opte por cacau em pó 50%, amendoim natural triturado ou até mesmo nibs de cacau. Fica uma delícia!

Na hora de apresentar, escolha uma peça minimalista e que ressalte toda a beleza do alimento sobre ela. Aqui por exemplo, nós utilizamos uma Petisqueira em formato de Canoa, que com seu formato liso e espelhado, nos remeteu às límpidas e prateadas águas de uma cachoeira.
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Produzida pela artista plástica Susy Parisotto - Alumínios Parisotto - em Londrina/PR, esta Petisqueira em alumínio fundido não só deu um toque de exclusividade e sofisticação à esta harmonização, mas por conter um pequeno Pássaro em uma de suas extremidades, trouxe uma gostosa sensação de liberdade ao ambiente... E realmente, é sempre bom ter esse sentimento quando compartilhamos um momento desse com alguém.

 E para você que ficou encantado com essa peça, saiba que Susy desenvolve não só peças utilitárias para o dia a dia, mas também objetos decorativos, religiosos (como a original escultura de Iemanjá que apresentamos outrora aqui na revista), acessórios femininos e muito mais. Legal né? Encante-se!
Dando base a essa harmonização e completando o cenário com muita praticidade e descontração, apresentamos aqui um Jogo Americano para representar toda a beleza da nossa flora, enquanto a canoa que carrega o lado mais doce da vida, navega ao lado dessa alegria líquida que acabamos de criar.
Sabe, quando falamos em decoração de mesa, não temos como não pensar nas toalhas, guardanapos, sousplats e claro, nos jogos americanos. Além deles estarem muito em alta hoje em dia, de forma atemporal eles estão sempre presentes nos "best places".

Produzido pela O Belo no Papel do Rio de Janeiro/RJ, uma marca que está sempre antenada na dinâmica da vida contemporânea; este Jogo Americano chamado "Carol" mede 36x48cm, é feito em papel couchê, conta com cores agradáveis ao olhar e por conter uma fina camada de verniz na parte estampada, possibilita a reutilização, evitando assim, que você a descarte a cada uso. E isso é muito legal, pois vivendo em um mundo onde as pessoas estão tendo uma maior consciência sobre a reutilização e a preservação de qualquer bem (seja ele natural ou não), isso se torna um grande diferencial para este produto. Como dissemos, uma peça digna de estar nos melhores lugares!
Inspirada pelo belo que encanta, a Belo no Papel é uma idealização da mineira-carioca Maria Angelica Borges, que em cada coleção une o seu olhar ao de artistas convidados para criar assim belíssimas pinturas sobre nossas mesas. E se você der uma olhada no site dela por exemplo, não só encontrará esse modelo que hoje aqui está, mas muitos outros.

Fato curioso é que essa foi a primeira vez que Maria usou a cor vermelha em uma de suas estampas. Para nós, esse vermelho vivo simbolizou neste momento não só a paixão que devemos ter ao nos alimentar, mas sim, a fé que todo guerreiro tem que ter ao enfrentar as adversidades da vida.
O Autor do Coffee & Silk
Alê D´Agostino
Apothek Cocktails - São Paulo/SP

Inspirado por Tony Conigliaro devido a elegância apresentada em seus cocktails e atuando há mais de 20 anos como mixologista profissional, Alê D´Agostino começou na área sem muitas expectativas, apenas como bico! Mas o que era para ser apenas um bico acabou lhe cativando e quando menos esperava, já estava atuando profissionalmente.

Alê nos conta que a inspiração para elaborar o Coffee & Silk (cocktail que tem uma textura de seda quando está bem gelado) veio de dois cocktails que gosta muito, o Tuxedo e o Hankypanky.
Drinks originais com Amázzoni Gin - "Coffee & Silk"
Estando à frente do Apothek Cocktails, um dos menores e mais belos bares voltados a coquetelaria na cidade de São Paulo/SP, Alê com sua equipe não só atendem de forma aconchegante cada cliente que ali aprecia a alquimia das bebidas, mas também produzem engarrafados (para você levar para casa) dos melhores e clássicos cocktails do mundo.

"...Eu já estava há 17 anos na área e comecei a pensar qual seria o próximo passo, não queria continuar na rotina de restaurantes, mas também sabia que a área de bebidas era onde queria continuar a trabalhar, eu e meus sócios (Rodrigo Benez, Andres Levy e Julio Baraccat) vimos que existia um movimento forte no exterior de cocktails prontos para o consumo e decidimos montar a empresa. Começamos então como uma empresa de cocktails engarrafados, mas que acabou abrindo algumas possibilidades, pois somos também uma distribuidora de bebidas, um bar e também uma empresa de eventos, tudo está conectado!" Alê D´Agostino

E hoje, além de ser um mixologista super premiado e de também ser jurado no aclamado Word Class Competition aqui no Brasil, Alê nos presenteia com sua assinatura no especial livreto de receitas da Amázzoni Gin com esse cocktail. Cherss!

E aí, gostou da nossa versão do cocktail Coffee & Silk?
Tem alguma receita que você gostaria de ver por aqui? Então conte pra gente e fique atento... Pois em breve apresentaremos o terceiro drink desta série com Amázzoni Gin!

Envolva-se!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista Neoo
Schott CafesAlumínios Parisotto
Ale d´AgostinhoO Belo no Papel

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia: Revista Neoo
Créditos para foto de Alexandre D´AgostinoApothek Cocktails & Co.
Créditos Drink Coffee & Silk: Amázzoni Gin

Cenário:
Martini com Vermouth Bianco
Brasilberg com Bitter
Ateliê Toca do Tatu com Bowl de Cerâmica
Lili Barros Cerâmica com Porta Copos Flor
Ornato K. com Guardanapos de Pano
In Love Criações com Porta Guardanapos em formato de Pássaros
Let´s Gin com Copo Dosador e Colher Bailarina
Flor do Brumado com Bouquet de Flores Esqueletizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad