Post Top Ad

Drinks originais com Amázzoni Gin - "Maria Pitanga"

Brasil, 
país multicultural, 
símbolo de riqueza animal e de grande biodiversidade natural! 
Terra dos tupiniquins, 
dos jardins, 
dos botequins... 
do carnaval, da cerveja, da cachaça, 
da vida bela, plena e cheia de graça! 

Mas há algo que hoje em dia está despertando um novo olhar, 
senão melhor, 
fazendo surgir novos sentidos muito além do paladar! 

Ser, estar, sentir e elevar... 
Para descobrir a essência do que estou a falar, 
um belo Gin Artesanal você deve experimentar! 

Mas não vá pensando que só em Londres irá provar essa legítima bebida, 
pois saiba que nesse imenso Brasilzão, 
existe uma marca que desbanca várias delas de forma destemida! 
Seu nome é Amázzoni Gin e seu selo é nacional, 
prove ao menos uma vez na vida 
e verá o quão ela é sensacional! 

Puro, com gelo e até com água tônica... 
De infinitas maneiras... 
Drinks com esse Gin iriam bem até na época faraônica! 

E se em seu bar ele com certeza é o "Ás" na manga, 
espere só até você conhecer o inspirador 
Drink Maria Pitanga
Exótico, brasileiro, feito exclusivamente com Gin
e outros ingredientes que logo abaixo iremos falar,
esse drink recriado a partir do Livreto de receitas da Amázzoni,
realmente é para impressionar!

Bora aprender?

Começa agora...
Drinks originais com Amázzoni Gin
Receita nº1 / Maria Pitanga
Revista Nós e outros Olhos
Método: Batido
Gelo: Cubo
Guarnição: Fatia de Gengibre, ramo de Aroeira,
Tangerina, Açúcar Mascavo e Zimbro.
Copo: Caneca Esmaltada

Ingredientes:
50ml de Amázzoni Gin
80ml de suco fresco de Pitanga
Metade de uma Tangerina
4 unidades de Castanha-do-Pará
2 fatias de Gengibre
15g de Açúcar Mascavo 
Preparação:
Para fazer este refrescante e saboroso drink, inicie macerando em uma coqueteleira ou em um bowl as Castanhas-do-Pará e o Açúcar Mascavo.
Quando as castanhas estiverem bem maceradas e totalmente fundidas com o açúcar, insira as fatias de Gengibre...
A Tangerina...
Revista Nós e outros Olhos
E macere novamente até formar uma pasta uniforme. Esta será a base principal para o seu drink.
Revista Nós e outros Olhos
Para facilitar a sua visão em relação a cor, a textura e também a quantidade, aqui iremos usar copos transparentes ao invés de uma coqueteleira. E se por acaso você não tiver coqueteleira em sua casa, essa será uma ótima alternativa para você se aventurar e iniciar a sua trajetória no mundo dos drinks e coquetéis 🍹

Sendo assim, coloque essa mistura em um copo alto ou em uma coqueteleira 😉
Revista Nós e outros Olhos
Em seguida, insira o suco fresco de Pitanga, sem água e nem açúcar para adoçar... Somente a polpa, o sumo, o néctar desse maravilhoso fruto colhido no seu momento certo.
Antes de inserir o Gin, uma dica é você separar um copo dosador, pois quando se vai recriar uma receita (assim como esta), para você conseguir apreciar quase que na íntegra aquilo que está fazendo, seguir as medidas é fundamental.
Copo separado... Meça as precisas e "preciosas" 50ml da Amázzoni Gin 👌
Agora sim... Insira o Gin nesta composição.
Não se esqueça de colocar umas pedrinhas de gelo neste momento ok!
Revista Nós e outros Olhos
Tampe com um outro copo maleável ou com a tampa da sua coqueteleira e mexa vigorosamente até que tudo se misture harmoniosamente.
Com o auxílio de um pequeno coador, faça a primeira coagem para retirar os bagaços das frutas.
Em seguida, faça uma segunda coagem para deixar somente o néctar desta mistura de sabores e aromas.
Seguindo a receita, uma das pedidas é que se utilize uma Caneca Esmaltada para a apresentação deste drink. Nesta versão, substituímos essa clássica caneca por uma delicada, mas ao mesmo tempo, imponente Caneca de Cerâmica... Fato que deixou a bebida mais gelada por maior tempo e encantou muito ao olhar!

Próximo passo... Complete de gelo até a borda da caneca.
Em seguida, insira suavemente o néctar preparado também até a borda da caneca.
Para finalizar, decore com uma fatia de Gengibre...
Açúcar Mascavo...
Um raminho de Aroeira (Árvore da Pimenta Rosa)...
Zimbro e pronto!
Seu drink já está no esquema para ser degustado em ótima companhia!
Para nós aqui da Revista Nós e outros Olhos, recriar o drink Maria Pitanga nos surpreendeu do começo ao fim, não só pelo seu lado refrescante, mas por conter notas que nos aproximam cada vez mais da Natureza. Por exemplo, a Pitanga utilizada foi colhida no pé, no seu tempo certo, totalmente madura (assim como na versão original que contaremos um pouco abaixo), os ramos de Aroeira, também foram colhidos diretamente da árvore (tudo aqui nas proximidades da revista, hein), a Tangerina, proveniente de um produtor orgânico, o Gin, o melhor de 2018 pelo mundo... E para finalizar, foi fruto da inspiração de um dos mais conceituados mixologistas do estado do Rio de Janeiro, o jovem e original Pedro Poggio.

O Autor de Maria Pitanga
Pedro Poggio
Búzios/RJ
Revista Nós e outros Olhos
Inspirado por Dale Degroff, Alex Mesquita, Gustavo Stemler e atuando desde 2010 como bartender profissional, Pedro Poggio desde pequeno sempre teve um olhar diferente para as prateleiras do Bar quando acompanhava seu Pai (gerente de AeB) no trabalho. Aos 16 anos, quando seu Tio abriu um restaurante, teve a primeira oportunidade de pular para trás do balcão e nunca mais saiu.

Pedro Poggio nos diz que o drink Maria Pitanga nasceu em 2015 sob o charmoso pôr do sol da península de Búzios, embaixo de uma Pitangueira, no conceituado Belli Belli Gastrobar... Fato que essa fruta (abundante no local) serviu não só como fonte de inspiração, mas como ingrediente principal para a bebida.

"...A batizamos então de Maria Pitanga... Pitanga fazendo clara referência ao seu ingrediente principal e Maria, já às mulheres empoderadas e de personalidades tais como o drinque. Como diz Milton Nascimento... Maria, Maria é um dom e uma certa magia." / Pedro Poggio

E hoje além de ter esse drink registrado no cobiçado livreto de receitas da Amázzoni Gin, Pedro Poggio após ter passado uma bela temporada como mixologista e bartender no Zazah Lisboa, hoje é a nova aposta no sofisticado Jobim Lisboa em Portugal... Sucesso puro!

O Gin
Amázzoni Gin
Rio de Janeiro/RJ
Assim como dissemos no especial de Dia dos Namorados em 2019, onde ensinamos dois G&T´s para o casal brindar este grande dia, a Amázzoni Gin do Rio de Janeiro/RJ para nós é um grande exemplo de onde os produtos artesanais brasileiros podem chegar.

Para quem ainda não sabe, a Amázzoni Gin foi o primeiro Gin a ser preparado em uma destilaria 100% dedicada para esse fim aqui no Brasil. E além desse Gin, eles contam com a exclusiva versão intitulada de Rio Negro, que é uma versão muito mais potente do que a original, que já foi eleito no World Gin Awards 2020 como o melhor London Dry Gin do Brasil e que agora no dia 27 de fevereiro, estará concorrendo ao título de melhor do mundo. Viu até onde os produtos artesanais brasileiros podem chegar?
Além das garrafas, a Amázzoni também oferece latas com o G&T já pronto, diversos acessórios para você preparar seus drinks em grande estilo e claro, um livreto repleto de receitas autorais e de convidados (só nomes de peso e que representam com grande classe essa profissão aqui no Brasil), assim como o drink Maria Pitanga.

Esse é um livreto prático, totalmente ilustrativo e o melhor, muito intuitivo, tudo para quem nunca preparou um drink na vida, mas nenhum mesmo, possa replicar de forma fácil o que ali está escrito. E prova disso é esse drink que hoje apresentamos, pois ele foi feito desta maneira... Massa né! E olha que esse é apenas o primeiro, ainda virão muitos outros pela frente. 🍹

Utilitários e Botânicos
Let´s Gin
São Paulo/SP
Você se lembra da Pocket Box? Sim... Aquele compartimento que é perfeito para você levar uma pequena quantidade de botânicos para onde desejar e que além do Dia dos Namorados também indicamos no drink Diávolo de Cachaça! Lembra?

Pois bem... Assim como mencionamos nestes dois especiais, a Pocket Box faz parte de um compartimento ainda maior, a Experience Box... Um estojo de madeira totalmente personalizado e que todo amante da boa bebida deve ter em sua casa, bar, ou até mesmo como equipamento de trabalho.
Munida de colher bailarina, copo dosador, a própria Pocket Box e 7 frascos de botânicos (Zimbro, Pimenta Rosa, Cardamomo, Canela em Pau, Anis Estrelado, Hibisco e Pimenta da Jamaica), a Experience Box se mostra como um equipamento diferenciado, sofisticado e muito versátil, pois uma vez que ela tem essa gama de ingredientes e utensílios, tudo irá depender apenas da sua criatividade na hora de preparar algum drink.
Como deu para perceber, esse kit apesar de ser feito para o mundo fantástico do Gin, também poderá ser utilizado das mais infinitas formas com outras bebidas... Por isso, indicamos que conheça o drink de Cachaça citado um pouco mais acima (aqui você também conhecerá um pouco da história da Let´s Gin 🍸).

Fora isso, dentro do estojo ainda vêm gravado de forma prática algumas informações sobre cada botânico, as melhores maneiras de se preparar um bom G&T e claro, 4 deliciosas receitas para você começar a explorar todo o seu potencial.
No drink Maria Pitanga por exemplo, foi utilizado de forma expressiva tanto para decorar, quanto para trazer notas aromáticas (ao olfato e paladar) a cada gole, um dos botânicos chave para a criação do Gin, o Zimbro.
Revista Nós e outros Olhos
Fruto do Junípero, um arbusto em formato de cone que nos remete a um pequeno pinheiro, o Zimbro tem um sabor amargo, mas ao mesmo tempo um pouco adocicado. Na gastronomia é muito utilizado para realçar o sabor dos alimentos, atua como um ótimo conservante no preparo de diversos tipos de carnes, no Gin, sem sombra de dúvidas é o aroma que mais predomina e na saúde, pode ser facilmente utilizado no tratamento de inflamações, infecções, dores e muito mais.
Mas se você tiver problemas nos rins, ou for gestante, o consumo do Zimbro não é muito indicado, pois por ser um fruto com uma certa toxidade, pode trazer alguns efeitos colaterais indesejáveis... Por isso fique sempre de olho em tudo que consome, ok!

Outra dica bem legal do Zimbro é que ele também pode ser usado como incenso natural, basta deixar as bagas secarem ao Sol e queima-las sobre um carvão vegetal em brasa. Essa ação além de purificar o ambiente e também as pessoas, traz mais poder, limpa as impurezas e fortalece a energia sexual masculina.

Resumindo, se só o Zimbro já promove tantos benefícios assim, imagina todo esse conjunto de especiarias/botânicos dentro deste estojo e o melhor, em sua casa... Fala a verdade, é uma ótima pedida para preparar os seus coquetéis, chás, refeições e muito mais... Como dissemos, as possibilidades de uso deste kit é muito grande. 
Revista Nós e outros Olhos
E já que estamos falando da versatilidade que os produtos podem ter em sua casa, o mesmo também podemos dizer sobre as cerâmicas... Veja só!

A Caneca de Cerâmica
Atelier Cleide Vieira Cerâmica
Mairinque/SP
Se você acompanhou recentemente o nosso especial relacionado a "Horta em Vasos", viu que as vezes você poderá transformar algum utilitário da sua cozinha em um vaso. E foi isso que fizemos com um Bule de Cerâmica utilizado outra vez em uma "Hora do Chá".

Nesta receita também não é diferente, pois singelamente substituímos a Caneca Esmaltada (item pedido para apresentar o drink Maria Pitanga) por uma Caneca de Cerâmica (preparada para servir café). Fato que elas são muito parecidas e aqui trouxe ao drink um ar rústico e delicado ao mesmo tempo.
Produzida artesanalmente lá no Atelier Cleide Vieira Cerâmica em Mairinque/SP, a mesma que também nos abrilhantou com um belo conjunto para outra versão da "Hora do Chá", essa Caneca que nos traz um aspecto de tons queimados (técnica Raku), foi criada especialmente para um projeto que visa recriar cenas de um legítimo Café Tropeiro... Sim, aquele café que é feito na brasa, com o decanto do café e perfeito para descansar! E fazendo parte de um conjunto ainda maior, essa Caneca em breve você verá por aqui novamente. 😉

Para nós, essa Caneca foi a base perfeita para esse drink e acredite... Copos, Canecas e até Taças de cerâmica, são grandes diferenciais que você facilmente poderá ter para apresentar seus drinks aos amigos, familiares e claro, aos merecidos e respeitados clientes... Pense nisso!
E aí, gostou da nossa versão do drink Maria Pitanga?
Tem algum drink que você gostaria de ver por aqui?
Então conte pra gente pois esse ano de 2020 promete muitas receitas boas hein 😍

E fique atento...
Em breve apresentaremos o segundo drink com Amázzoni Gin!

Envolva-se!

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista NeooAtelier Cleide Vieira Cerâmica
Revista NeooPedro Poggio

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo
Créditos para foto de Pedro Poggio: Shopping Spirit News
Créditos Drink Maria Pitanga: Amázzoni Gin

Cenário:
Atelier de Cerâmica Cleusa Peron com Colher de Cerâmica
Ateliê Toca do Tatu com Bowl de Cerâmica
Cozinha e Coisinhas Denise com Tábua Retangular de Madeira

Menção especial:

Belli Belli Gastrobar
Zazah Lisboa
Alex Mesquita
Dale Degroff
Gustavo Stemler
World Gin Awards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad