Post Top Ad

Cold Brew Negroni, um drink espetacular!

Você sabia que o Cold Brew é um Café feito à frio e que a bebida extraída se apresenta de forma bem expressiva? Exatamente! Diluindo-a ou não, com essa bebida você poderá preparar um perfumado Cold Brew Martini, um exótico Cold Brew Gin Tônica, uma abrasileirada Caipirinha de Cold Brew e assim como as inúmeras receitas que podemos recriar, porque não, um espetacular Cold Brew Negroni? 😁
Sendo um mais delicioso que o outro, os drinks que aqui indicamos são apenas a porta de entrada para que os amantes de um bom Café possam se aventurar nas mais variadas receitas e formas de consumi-lo. Pois sabe como é... Café quente ou gelado sempre é um grande prazer.

E com o Cold Brew não poderia ser diferente! Uma bebida muito antiga e que começou a ser preparada pelos Holandeses no Século XVII. Eles utilizavam essa "tintura" de Café para poder carregá-lo em longas viagens, inclusive, foi muito usado em tempos de guerra pelos militares. Depois o Japão aderiu ao preparo do Café à frio por já estarem habituados a preparar o Chá de uma maneira similar e tão logo, os Franceses começaram a preparar o Cold Brew da forma que conhecemos hoje.

Muito tempo se passou e parece que somente agora é que tem acontecido uma certa popularidade do Cold Brew no Brasil. Talvez seja a cultura do cafezinho-quente que até então estava muito enraizada no gosto da maioria, mas independente disso, hoje vemos notoriamente que cada vez mais as pessoas estão superando essa resistência e experimentando um delicioso Café Gelado. E quer saber, a grande maioria percebe que além de saboroso, tem tudo a ver com o clima tropical do nosso país.

E para concluir a nossa série de Drinks com Cold Brew com "chave de ouro", eis aqui a nossa versão do Cold Brew Negroni, um drink espetacular para você recriar com grande classe aí na sua casa e viver essa experiência ao máximo.
Drink Negroni harmonizado com queijo camembert
Cold Brew Negroni

Ingredientes:
25ml de Gin
25ml de Campari
25ml de Vermouth Rosso
25ml de Cold Brew
3 Gelos em cubos
1 Gelo esférico
1 lasca (casca) de Laranja Bahia

Utensílios:
Coqueteleira
Copo Dosador
Copo Baixo

Para harmonizar:
Queijo tipo Camembert
Figo in natura com Flor de Jambu
Assim como dito nas receitas que indicamos acima, antes mesmo de iniciar o preparo do seu drink, a primeira coisa a se fazer é o Cold Brew.

Mesmo sendo uma bebida bem simples de se preparar, é necessário fazê-lo antecipadamente, pois ele leva algumas horas para ficar pronto. Por isso, uma dica é sempre ter um Cold Brew já pronto na geladeira para você explorá-lo sempre que tiver vontade. E além de poder replicar essas incríveis receitas de drinks, você também poderá utilizá-lo em bolos, cremes, sucos, etc... Legal né?

Cold Brew

Ingredientes:
35gr de Café Moído
105ml de Água pura

Para preparar o Cold Brew de hoje nós indicaremos que você utilize um café exótico, cheio de estilo e que sem sombra de dúvidas é a maior sensação quando o assunto é cafés especiais, o Café de Jacu.

 Produzido há 6 anos pela Zahra Cafés Especiais de Domingos Martins/ES, uma marca que foi inspirada nas origens do Café que remontam o século VII, este produto mundialmente conhecido como Jacu Bird Coffee, prova que as pessoas hoje podem ter de forma acessível um café puro, saudável, íntegro no sabor/aroma e claro, de extrema qualidade.
receita de cold brew feito na cafeteira pressca
Por ser um produto diferenciado, esse Café aliado à sua característica única, leva para a xícara do apreciador uma bebida suave, aromática e com um dulçor que só os bons cafés tem. Fala sério! Esse Café é especial ou não é?

E para você que ficou curioso sobre o processo de produção natural do Café de Jacu, super indicamos que você leia a publicação da receita de Crème Brûlée de Café de Jacu com a participação da Zahra Cafés, que além de ser uma receita muito saborosa, vale a pena você fazer sempre que puder. É irresistível!
Café de Jacu moído sendo usado em receita de cold brew
Outro detalhe bem bacana nesta receita de Cold Brew, é que diferente das outras receitas onde utilizamos um pote de vidro para ser a base do preparo, hoje nós indicamos a versátil e criativa Pressca de Rio do Sul/SC, uma cafeteira portátil que dispensa filtros e copos descartáveis, cápsulas e economiza água devido a praticidade de limpeza. E quer saber do melhor, você pode levar para onde desejar.

Para conhecer um pouco mais sobre a Pressca indicamos que você acesse a nossa receita de Milk Shake de Café e em breve, acompanhe também uma saborosa receita de Bolo de baixa caloria harmonizada com Café e Leite Cremoso... Ali contaremos um pouco sobre o novo produto que eles lançaram recentemente, o Espumador de Leite. Massa né? Espere só para ver como ficou! 😉
Cold Brew Negroni, um drink espetacular!
Para fazer então o Cold Brew na Pressca, primeiramente coloque a medida indicada de café moído. Em seguida, acrescente a quantidade de água em temperatura ambiente.
Cold Brew Negroni, um drink espetacular!
Mexa bem até que a água fique bem escura.
Cold Brew Negroni, um drink espetacular!
Tampe com o próprio êmbolo e reserve por doze horas em temperatura ambiente.
Cold Brew Negroni, um drink espetacular!
Passados doze horas (aqui já tínhamos feito um antecipadamente), basta apenas abaixar o êmbolo da Pressca (aqui a mesma já tem o filtro para coar o café!) e seu Cold Brew estará praticamente pronto. Para finalizar, leve-o para geladeira até gelar e aí sim, seu Cold Brew estará no esquema para ser consumido.
a simplicidade se mostra presente na cafeteira pressca
Tradicionalmente, um bom Negroni é feito apenas com Gin, Campari e Vermouth Rosso, tudo na mesma medida, misturado em um Mixing Glass com bastante gelo e servido (coado também) em um copo baixo com gelo maciço.

No caso do Cold Brew Negroni, nós incluímos a mesma medida de Cold Brew e apenas com uma leve diferença, trocamos o Mixing Glass pela Coqueteleira, tudo para extrair as tão consagradas espumas de café que tanto amamos. Ficou fantástico!

Veja como fazer!
Cold Brew Negroni, um drink espetacular!
O primeiro passo é colocar na coqueteleira umas 3 pedras de gelo e na sequência, insira 25ml de Gin. Mas não escolha qualquer Gin, hein! É importante que todos os ingredientes (tanto do drink quanto da harmonização) sejam de alta qualidade.

Aqui por exemplo, nós estamos utilizando o Gin da Amázzoni Gin do Rio de Janeiro/RJ, uma bebida extremamente especial que inclusive já ganhou uma série de receitas aqui na revista. E se estamos falando em bebidas com café, é claro que você não pode perder o recente cocktail que recriamos do Livreto de Receitas deles, o Coffee & Silk, um dos cocktails mais aromáticos que você poderá provar nos últimos tempos.
Gin artesanal sendo usado em receita de cold brew negroni
Após o Gin, a mesma medida de Campari.
Após o Campari, a mesma medida de Vermouth Rosso.
E após o Vermouth, a mesma medida de Cold Brew, claro!
café de jacu sendo servido em copo dosador
Mexa vigorosamente a coqueteleira e antes de servir, corte um pedaço generoso da casca da Laranja Bahia.
Insira a casca no copo baixo que irá servir, acompanhado de um gelo maciço (aqui usamos um esférico).
Como são poucos gelos que você colocou na coqueteleira, ao mexê-la bem, este gelo provavelmente terá derretido. Se sim, você pode servir diretamente no copo. Se não, use um coador para retirar o excesso de gelo, ok!
Fala a verdade... Fica bonito ou não fica? Com essa espuminha então, demais!
Lembra que dissemos mais acima que foram os franceses que adaptaram o estilo de Cold Brew que consumimos hoje em dia? Pois bem... Na hora de harmonizar, super indicamos que inclua na composição um queijo aveludado, macio, de forte expressão e de origem francesa, como por exemplo, o Queijo Camembert.
Queijo Camembert sendo harmonizado com figos e flor de jambu
Sendo um alimento feito a partir do leite de vaca, este estilo de queijo tem muita personalidade em seu gosto, é rico em vitamina B12, ácido fólico, cálcio, fósforo e por levar aproximadamente 45 dias para ficar pronto, possui uma leve e macia casca de mofo branco comestível. Para harmonizar com esse maravilhoso e cafeinado Negroni, foi a pedida perfeita!
Produzido desde 1994 (mas com uma história que remonta ao início do século passado) pela Queijos São Vicente de São Vicente de Minas/MG, uma das maiores marcas de queijo especiais no Brasil, esse queijo além de ter combinado muitíssimo bem com esse drink, vai muito bem também com vinhos e claro, cervejas. Quando composto com geleias, frutas e até mesmo amêndoas na harmonização, se mostra um queijo muito versátil e ainda mais saboroso. Aqui por exemplo, nós fizemos uma composição com Figos in natura e Flor de Jambu (com Mel também fica um espetáculo), trazendo assim, o nosso toque exclusivo de aromas e sabores.
E para você que ficou curioso sobre a história centenária da Queijos São Vicente, saiba que mesmo tendo suas raízes/origem em Minas Gerais, a sua tradição também tem um pé lá na Dinamarca... Verdade! Este conhecimento na área de laticínios e que foi passado de geração em geração, nós contaremos tudinho na próxima publicação da série "Drinks originais com Amázzoni Gin, onde harmonizaremos um cocktail a base de Gin com outro saboroso queijo desta grande marca. 😁 Fique atento!
embalagem de queijo camembert sobre prato de cerâmica
Na hora de consumir, o mais indicado é que você retire o queijo da geladeira pelo menos com meia hora de antecedência, assim, o Queijo Camembert irá se apresentar muito mais macio e com uma leve camada cremosa entre a casca e seu miolo.
Flor de jambu sendo degustada com drink negroni
Agora! Para você que vai replicar este drink e toda essa harmonização na sua casa, aqui fica a nossa dica... O Negroni por si só já é um drink forte! Também, feito com bebidas destiladas de teores alcoólicos mais elevados, acabaria ficando mesmo. Mas falamos isso não só pelo teor alcoólico, mas também pelo seu sabor, ou seja, é drink mais seco, amargo e não é para qualquer paladar!

Para nós, a combinação com o Cold Brew não só trouxe uma certa suavidade para o drink (retirando suavemente seu lado mais seco) como o tornou muito mais aromático. E ao ser combinado com o leve adocicado do queijo (aliado também a sua cremosidade que ajuda a limpar o paladar), permite que as pessoas possam provar e apreciar sem medo de ser feliz. De fato, uma combinação muito interessante.

Experimente também harmonizar com a Flor de Jambu, uma flor que traz uma gostosa adormecida na língua a cada mordida, tornando essa harmonização bem exótica... Gente, fica muito bom!
E aí, gostou da nossa versão deste clássico?
Então conte pra gente e fique atento...
Em breve muitos outros drinks especiais para você recriar aí no conforto do seu lar!

Envolva-se!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens👍
Amázzoni GinPressca
Queijos São VicenteCafé de Jacu

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Modelo: José Junior
Modelo veste: Mahara Green

No Cenário:
Juju Figueiredo com Toalha de Mesa
Ipê Amarelo Home com Guardanapo de Pano
Rakel Atelier com Prato de Cerâmica
Campari com Campari
Martini com Vermouth Rosso
Let´s Gin com Copo Dosador
Sinimbu com Flor de Jambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad