Post Top Ad

Cacau no pós-treino: receita e benefícios para atletas

Você sabia que o cacau é poderoso para quem pratica esportes e pode ser um excelente pós-treino? Pesquisa recente com atletas mostrou bons resultados para aqueles que consumiram bebidas com cacau – especialmente para a recuperação muscular. Veja abaixo alguns benefícios do cacau e estudos e uma receita perfeita para o pós-treino.

Benefícios do cacau

Antioxidantes
O cacau cru é uma das melhores fontes de antioxidantes e rico em flavonóides, que é útil na prevenção e reparação de danos de radicais livres. Quem pratica esportes aumenta a formação de radicais livres, por isso uma dieta rica em antioxidantes é tão importante.

Magnésio
O cacau também é uma das melhores fontes de magnésio, importante para atletas e para a saúde do coração. Para se ter ideia, o magnésio faz parte de mais de 300 reações enzimáticas, incluindo síntese de proteína e ácidos nucleicos, contração muscular e relaxamento, saúde cardíaca e construção óssea.

Também melhora o fluxo sanguíneo e desempenha um papel fundamental no metabolismo da adenosina trifosfato (ATP), fundamental para as funções aeróbica e anaeróbica. Baixos níveis de magnésio aumentam o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Estudos
Um estudo recente publicado no Journal of Physiology descobriu que o cacau pode reforçar a resistência durante o exercício. Outro estudo, da Universidade de Kingston, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, comparou os efeitos de uma bebida de cacau com os de um suco de beterraba, que é rico em nitratos, que são convertidos em óxido nítrico, dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo o consumo de oxigênio.

Descobriram que o chocolate escuro oferece benefícios semelhantes ao suco de beterraba, permitindo aos atletas irem mais longe por mais tempo. No teste, ciclistas que consumiram chocolate amargo usaram menos oxigênio quando pedalaram em um ritmo moderado e pedalaram uma distância maior em uma simulação de contra-relógio.

Em outra pesquisa, da Indiana University, mostrou que o leite com cacau acelerou a regeneração muscular e reduziu a exaustão pós-treino. E bastaram três ingredientes: mel (ou outro tipo de açúcar), leite (pode ser vegetal) e cacau em pó 100%.

Receita de Pós-treino com cacau
Os benefícios do cacau podem ser experimentados no pós-treino. A mistura do ingrediente e leite oferece uma proporção perfeita de carboidratos e proteínas.

Ingredientes
250ml / 1 copo de leite desnatado ou leite vegetal
1 colher de sopa de mel ou melado de cana (ou açúcar demerara, mascavo)
1 colher de sopa de cacau em pó 100% ou 10g de chocolate amargo (85%)

Dica
Batendo no liquidificador fica bem mais gostoso!



Fonte: Ativo
Por: Camila Brogliato


Dica final: Revista Nós e Outros Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad