Post Top Ad

Corredores Chapados: Corrida produz o mesmo efeito da maconha no corpo, diz estudo


Pessoas que curtem uma boa corrida todos os dias podem ser beneficiados de uma condição conhecida como ‘Runner’s High’ (corredores chapados), em que o indivíduo experimenta uma sensação de euforia similar a da erva, segundo novo estudo realizado na Alemanha.



Sabe aquele sentimento de felicidade, fazendo você se sentir invencível enquanto flutua no ar durante uma corrida? Uma sensação tão prazerosa que com o tempo as pessoas passam a desenvolver uma espécie de vício pela atividade?

Você provavelmente já ouviu falar que é algo chamado endorfina, que seu corpo produz durante os exercícios. A teoria tem sido sustentada por décadas, mas agora os cientistas dizem que a causa mais provável é outra: a anandamida.

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg publicaram recentemente um novo estudo que desafia esta noção e coloca uma teoria diferente: Essa ‘onda’ – o barato, a sensação de prazer e alívio do stress – após a corrida é devido aos endocanabinóides.

Os endocanabinóides podem basicamente ser classificados como receptores da maconha no seu corpo, e como a erva, podem impactar uma grande variedade de processos fisiológicos, incluindo o apetite, dor, memória e o humor.

A pesquisa foi publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, e foi realizado com ratos. Para o estudo, os cientistas monitoraram os níveis de ansiedade e de tolerância a dor dos animais, antes e depois de correrem em suas rodas.

Numa corrida, os roedores em condições normais apresentaram uma redução da ansiedade e um aumento na tolerância à dor. Mas quando os pesquisadores bloquearam a produção de anandamida nos animais, eles descobriram que os roedores estavam tão ansiosos e mais sensíveis, assim como estavam antes da corrida. Quando foi bloqueada a produção de endorfinas, mas deixando o sistema endocanabinóide intacto, os ratinhos ficaram na ‘onda’ dos corredores chapados.

“Mostramos, assim pela primeira vez que até onde sabemos que os nossos receptores canabinóides são cruciais para o aspecto ‘corredor chapado’ ou ‘Runner’s High’“, segundo os pesquisadores.

Claro, como o estudo foi realizado apenas com ratos, não é possível ter certeza que os resultados aconteceriam da mesma forma em humanos. Porém se você é um corredor, ou pensa em ser um, esse é mais um privilégio a considerar na próxima vez que você estiver “viajando” – sentindo que está chapado de uma forma completamente legal.




Fonte: http://smkbd.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad