Post Top Ad

Elefante intriga cientistas por saber falar


Todos nós já nos habituamos com aves capazes de imitar a voz humana. É um fato relativamente comum entre papagaios, araras e gralhas, mas algo realmente extraordinário aconteceu em um zoológico da cidade sul-coreana de Yongin. Koshik, um elefante asiático de 22 anos, aprendeu a reproduzir várias palavras em coreano e encanta os visitantes pronunciando um sonoro "annyong" (olá), quando se aproximam. Ele também aprendeu a falar "choah" (bem), anja" (sentado) e "aniya" (não).

Segundo especialistas, os elefantes são incapazes de usar os lábios para emitir sons, mas Koshik conseguiu a proeza de formar palavras enrolando a tromba até tocar a própria língua ou o céu da boca.

É um mistério como o animal conseguiu desenvolver essa habilidade. Kim Jong-Gap, seu tratador há 19 anos, acredita que tal comportamento pode ser explicado pelo laço afetivo que ambos desenvolveram ao longo dos anos.


Cientistas das universidades de Viena (Áustria) e Jena (Alemania) estudaram esse fenômeno. De acordo com o veterinário Oh Suk-Hun, o único vínculo social que Koshik estabeleceu na vida foi com seu tratador, por isso é possível que ele tenha aprendido a repetir as palavras para criar uma relação de confiança com Kim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram