Post Top Ad

Uma Jornada de Resgate e Valorização: A Arte Cerâmica de Carlo Cury

Apaixonado pela cultura indígena e um exímio guardião de suas tradições, Carlo Cury é um renomado ceramista de Caraguatatuba/SP que encontrou na cerâmica não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma maneira de homenagear e preservar as nossas raízes ancestrais.

A Arte Cerâmica de Carlo Cury
Uma Jornada de Resgate e Valorização
Uma Jornada de Resgate e Valorização: A Arte Cerâmica de Carlo Cury
Inspirado pela riqueza cultural dos povos originários do Brasil e da América Latina, Carlo mergulhou em pesquisas e estudos sobre as técnicas e saberes em cerâmica indígena.
A Arte Cerâmica de Carlo Cury
Fundador do Grupo Ubuntu-Caraguatatuba-Ceramistas, Carlo liderou iniciativas para explorar e compreender os fazeres em cerâmica dos povos indígenas, negros e caiçaras. Suas pesquisas o levaram a diversas regiões do Brasil, onde teve a oportunidade de conhecer e se inspirar diretamente com várias comunidades indígenas.
Prato MAR Carlo Cury
Dentre suas criações, destaca-se o Prato MAR, um utilitário azulai e terracota da linha MAR, que além de ser um belo Prato para servir alimentos, é uma representação tangível da conexão de Carlo com o mar e com os povos que habitam em suas margens. Com detalhes em serrilhados que nos remetem às ondas do mar e linhas que evocam a vida marinha, este prato é uma verdadeira obra de arte que combina funcionalidade e estética de forma harmoniosa.


E para acompanhar a beleza deste Prato, sugerimos uma receita clássica e saborosa: a Moqueca de Peixe, que além de combinar ingredientes frescos e sabores vibrantes, é uma iguaria brasileira e claro, uma autêntica homenagem à nossa rica cultura.
Receita de Moqueca e Prato de Cerâmica Carlo Cury
Ah! E um outro detalhe muito legal de citar, é que em 2011, Carlo Cury e outros membros do Grupo Ubuntu-Caraguatatuba-Ceramistas uniram forças para estudar e compreender as técnicas e saberes em cerâmica dos povos indígenas, negros e caiçaras. O movimento foi crucial para aprofundar seus conhecimentos técnicos e artísticos. Sendo assim, Carlo iniciou suas pesquisas na região do Pará, mergulhando nas tradições cerâmicas dos povos indígenas locais. O processo de pesquisa e aquisição de peças expandiu-se ao longo dos anos, culminando na criação do Espaço Hartãt.
Espaço Hartãt
Inclusive, o nome "Hartãt", sugerido por um amigo indigenista, é uma homenagem ao guerreiro mitológico do povo Krahô, símbolo de força e resistência. Com recursos da Lei Aldir Blanc e investimento próprio, o Espaço Hartãt foi construído, lembrando uma maloca indígena, e se tornou um local de preservação e difusão da cultura indígena.
Espaço Hartãt em Caraguatatuba/SP
No Espaço Hartãt, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a riqueza cultural dos povos indígenas através de exposições rotativas que apresentam peças de diferentes etnias brasileiras, peruanas e costarriquenhos. Além disso, os visitantes podem explorar o ateliê de Carlo Cury, conhecendo o processo de produção de cerâmica e apreciando peças acabadas no showroom.
Espaço Hartãt: Fortalecendo os laços entre a Arte Contemporânea e a Tradição Indígena
Para o futuro, Carlo Cury planeja expandir o acervo do Espaço Hartãt e oferecer uma variedade de atividades, incluindo novas exposições, projetos de sonoridade ancestral e vivências com artistas convidados. A integração entre o acervo e os trabalhos em cerâmica desenvolvidos pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas continua a ser uma prioridade, fortalecendo os laços entre a arte contemporânea e a tradição indígena.
Carlo Cury: Ceramistas do Brasil
E para você que se inspirou com esse grande ceramista e que sempre está a procura das melhores obras feitas na argila, de coração esperamos que tenha gostado desta publicação e que ela possa te aproximar ainda mais do mundo da arte. Até porque, esta publicação faz parte da série "Arte Cerâmica: Um olhar sobre os artistas ceramistas do Brasil"

Até a próxima! ☺

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Vídeo e Fotografia:

Saiba mais sobre o ceramista apresentado:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar no nome

No cenário:
Diversa Arte com Sousplat de Palha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad