Post Top Ad

Arte Cerâmica: Um Olhar sobre os Artistas Ceramistas no Brasil

A cerâmica é uma das formas de arte mais antigas e atemporais da humanidade. Ao longo dos séculos, tem sido uma expressão de criatividade e habilidade, conectando culturas e transmitindo histórias através de formas e cores. Desde os primeiros registros de cerâmica (na Pré-História) até os atuais mestres ceramistas contemporâneos, essa arte continua a encantar e surpreender. E hoje, dia 28 de maio, celebramos o Dia do Ceramista, uma data especial para homenagear aqueles que moldam a argila com maestria e que as transforma em verdadeiras obras de arte.
argila sendo modelada por ceramista
E assim como dissemos acima, a história da cerâmica remonta a milhares de anos. Civilizações antigas como a Mesopotâmia, o Egito e a China foram as pioneiras nessa arte, desenvolvendo técnicas e estilos que ainda ecoam nos dias de hoje. E assim como todas as coisas boas nessa vida, a cerâmica tornou-se uma parte essencial no nosso cotidiano, com a produção de utensílios domésticos, vasos, estátuas e outros objetos que nos servem tanto com propósitos práticos, quanto estéticos.
conjunto de xícaras azul para tomar chá
No Brasil, a cerâmica também teve uma jornada fascinante, pois durante a colonização, os portugueses trouxeram consigo a tradicional cerâmica europeia, influenciando a produção local e continental. No entanto, e isso é muito importante frisar, foram os povos indígenas os grandes precursores dessa arte no Brasil, que por terem um vasto conhecimento sobre a natureza e o verdadeiro sentido da vida, expressavam em suas peças (sejam elas ritualísticas, utilitárias e até mesmo como acessório) toda a beleza da sua cultura. Mas claro, com a miscigenação cultural ao longo dos anos, a cerâmica brasileira ganhou ainda mais diversidade, riqueza e hoje nos encanta como nunca.

Hoje, somos uma fonte de talentos na cerâmica, onde artistas ceramistas de todo o país se destacam pelo seu trabalho excepcional, explorando técnicas inovadoras, misturando tradição e contemporaneidade, assim, criando peças de rara beleza. E para celebrar essa riqueza artística e oferecer uma homenagem aos milhares de ceramistas brasileiros, iniciamos hoje uma nova série especial de 22 publicações, onde em cada uma delas, apresentaremos (com fotos e vídeo), uma obra de um artista ceramista de grande destaque nacional, mergulhando em sua jornada criativa, influências e estilo único. E tendo como foco principal a cerâmica utilitária e decorativa, pode apostar, você irá se impressionar com a funcionalidade e a expressividade dessas obras de arte do cotidiano.
argila sendo modelada por ceramista
Então para você, que assim como nós também é apaixonado pela cerâmica, prepare-se para se encantar com a magia das formas esculpidas na argila!, as paletas de cores vibrantes e as histórias que cada peça/artista tem para nos contar. Por isso, ao longo dessa série te convidamos a conhecer a riqueza da arte cerâmica brasileira e se inspirar com os grandes talentos que moldam a nossa cultura. 

E aí? Bora conhecer as características dos ceramistas presentes nesta série? Abaixo listamos uma obra feita por cada um e mais, clicando em seu nome você poderá conhecer o seu perfil no Instagram. Legal né? Você com certeza irá se apaixonar e claro, como já é de se esperar, na certa os irá acompanhar!

Jandira/SP
Cerâmica Beth Shiroto Yen

Ateliê Carlo Cury Cerâmica - Caraguatatuba/SP
Cerâmica Carlo Cury

Atelier Refúgio da Colina - Bento Gonçalves/RS
Cerâmica Claudia Giordani

São Paulo/SP
Cerâmica Cibele Nakamura

Ateliê Cerâmica do São Francisco - São Sebastião/SP
Cerâmica Cida Ivanov

Brasília/DF
Cerâmica Cris Martim

Tauá Cerâmica - Sousas, Campinas/SP
Cerâmica Cris Rocha

Ateliê Darly Pellegrini - Sousas, Campinas/SP
Cerâmica Darly Pellegrini

Cerâmica Elisete Fiori - Caraguatatuba/SP
Cerâmica Elisete Fiori

Eloisa Arte em Cerâmica - Curitiba/PR
Cerâmica Eloisa Negrello

Ateliê Érica Sonoda Cerâmica Artesanal - Mairinque/SP
Cerâmica Érica Sonoda

FP Cerâmica - Vinhedo/SP
Cerâmica Flávia Pircher

Oficina Lica Cruz - Carapicuíba/SP
Cerâmica Lica Cruz

Ateliê Lica Parreira - Tambaú/SP
Cerâmica Lica Parreira

Malú Muhamad Atelier & Cerâmica - Bragança Paulista/SP
Cerâmica Malu Muhamad

Cerâmica Cavash - Florianópolis/SC
Cerâmica Meg Scheidt

Fábrica Ateliê Coartworking - São Paulo/SP
Cerâmica Raquel Klepacz

Cerâmica Re Amaral - Granja Viana, Cotia/SP
Cerâmica Renata Amaral

Cerâmica Roberto Schumaker - São Paulo/SP
Cerâmica Roberto Schumaker

Atelier Sebastião Pimenta - Governador Valadares/MG
Cerâmica Sebastião Pimenta

TR Cerâmica - São Paulo/SP
Cerâmica Thais Reis

Mak Cerâmicas - São Bernardo do Campo/SP
Cerâmica Walter Alves
Como deu para perceber, a importância dos artistas ceramistas vai muito além da criação de belos objetos, pois eles são guardiões das tradições ancestrais, preservando não somente as técnicas e conhecimentos milenares, mas através das suas habilidosas mãos, transmitem um valioso legado para as próximas gerações.

Além disso, esses artistas desempenham um papel fundamental na preservação e valorização da cultura brasileira, onde através da arte cerâmica, celebram a diversidade das nossas raízes, explorando inspirações indígenas, africanas, europeias e tantas outras influências que compõem a nossa identidade cultural. Em resumo, cada peça criada é uma forma de contar a nossa história, de eternizar tradições e de expressar a singularidade do nosso povo.

E hoje, mais do que nunca, é fundamental defendermos e apoiarmos os artistas ceramistas do Brasil, pois eles enfrentam desafios diários para manter viva essa arte milenar, desde a busca por matérias-primas de qualidade até a divulgação de seu trabalho em um mundo cada vez mais conectado e digital. Portanto, é nosso dever enaltecer esses talentos, dando-lhes o merecido espaço e reconhecimento.

Hoje, 28 de maio, Dia do Ceramista, um dia para brindarmos à criatividade, ao talento e à paixão dos artistas ceramistas do Brasil. Que suas mãos continuem a esculpir sonhos em barro, inspirando-nos e encantando-nos por muitos e muitos anos.

Feliz dia, queridos!
Feliz sejam todos os dias em vossas vidas!

Nos vemos no próximo capítulo desta série ;)

Logo Nós e outros Olhos
Crédito de Conteúdo: Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Fotografia: Acervo pessoal dos Ceramistas

Saiba mais sobre ceramistas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes


A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura Cerâmica e incentiva ações como esta!
Propague a arte você também... Isso só faz o bem!

2 comentários:

Deixe seu comentário

Post Top Ad