Post Top Ad

Receita Neoo: Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala

Gosta de Crème Brûlée?
E de reinventar essa receita adicionando novos sabores?
Viu a nossa versão com Café de Jacu?

Então se prepara!
Pois começa agora...
A nossa segunda versão dessa tão requintada sobremesa!

Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala

Envolva-se!
Crème Brûlée
Se Crème Brûlée já surpreende todo mundo, acredite, essa nossa versão tradicional que leva toques de Sweet Masala (um composto tipicamente indiano que reúne diversas especiarias moídas) vai te surpreender ainda mais.

Masala ou Massala para quem não sabe, é um produto milenar muito utilizado no preparo de alimentos, ou seja, um mix de ingredientes naturais que realmente eleva e realça os sabores da refeição ao máximo. Você pode utilizar a Masala no preparo de pratos salgados (como legumes e carnes por exemplo), em pratos doces (como o que estamos sugerindo aqui) e até mesmo em uma bebida, como um chá, exatamente, como o famoso chá tradicional indiano que iremos harmonizar com esse doce... O Chai Masala 😉
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Ficou curioso?
Então se liga nos ingredientes abaixo que você irá precisar para fazer não só o Crème Brûlée, mas o Chai também 👍

Para fazer o Crème Brûlée:
300ml de Creme de Leite Fresco
3 Gemas
1/2 xícara de Açúcar Cristal
1/2 Fava de Baunilha
1 pitada de Sweet Masala e mais um pouquinho de Açúcar Cristal para caramelizar
Crème Brûlée
Sugestão de acompanhamento:
Biscoito de Baunilha Multigrãos 
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Para fazer o Chai:
1 colherzinha de Chai Masala
300ml de Leite Integral bem gelado
50ml de Mel Silvestre Orgânico
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Para a hora de servir:
Sirva em uma pequena mesa...
A meia luz...
Com um conjunto de Cerâmica...
Em uma delicada decoração de Mesa Posta...
Apenas para duas pessoas...
Você e seu amor!
Se estiver chovendo então,
melhor ainda
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Crème Brûlée com Sweet Masala
Rendimento: 2 generosas porções

Modo de preparo
Em uma tigela comece inserindo as gemas. Lembre-se de coá-las para retirar a membrana que envolve a gema, pois é ela que dá o cheiro do ovo nas receitas. Então aqui fica a dica, se for fazer algum doce com ovos, sempre tire a membrana, ok!
Crème Brûlée
Na sequência, insira o açúcar.
Crème Brûlée
Agora bata a gema e o açúcar até que fique um creme praticamente branco.
Crème Brûlée
Para se fazer um autêntico Crème Brûlée, devemos sempre usar a Fava da Baunilha e não a essência da Baunilha industrial, pois seu sabor é totalmente sintético e nem chega aos pés da Fava natural.
Crème Brûlée
Muitos não sabem, mas a Baunilha é uma trepadeira de origem mexicana e que faz parte da família das Orquídeas... Massa né! A Orquídea Vanilla! E hoje em dia, saiba que é muito fácil você adquirir uma muda pela internet ou em locais especializados para plantar em sua própria casa, ou seja, uma ótima planta para estar na sua horta em vasos 😉

Para abrir a Fava, utilize uma faca de ponta, corte ela ao meio no sentido do comprimento e com as costas da faca, retire todo o seu sumo (minúsculos grãos pretos), que por sinal, é um dos mais aromáticos que existe na Natureza.
Crème Brûlée
Agora adicione esse sumo na tigela e mexa um pouco para que seu aroma se espalhe por todo o creme.
Crème Brûlée
Ultimo ingrediente... Creme de Leite fresco!
Crème Brûlée
Mexa novamente até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Crème Brûlée
Para finalizar essa primeira parte do Crème Brûlée, divida essa mistura em pratinhos fundos de cerâmica e leve ao forno (em banho maria) à 130º por aproximadamente 2hrs.
Crème Brûlée
Sendo um pouco diferente da primeira versão que fizemos (veja aqui), onde tudo foi feito praticamente na panela e que dava até para comer ainda quentinho (pois já na panela ele pega a consistência do creme), este por ser feito de forma tradicional, deverá ir para a geladeira após o forno por pelo menos 3hrs... Mas o que indicamos é que ele fique na geladeira pelo período de um dia inteiro (ou uma noite) para que sua consistência fique bem satisfatória. Por isso, nada de pressa com essa sobremesa hein!
Crème Brûlée
Normalmente, para finalizar o Crème Brûlée agora seria apenas colocar o açúcar cristal por cima do creme e maçaricar para criar a casquinha crocante de caramelo. Mas antes disso, vem o nosso grande truque, o Sweet Masala... hehehe
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Feito a partir da mistura de Erva doce da Turquia, Canela Java, Cravo da Índia, Anis Estrelado, Gengibre, Cardamomo e Noz Moscada, o Sweet Masala da Bhumi Manjari de Canoas/RS nos impactou logo de cara. Exatamente, não só pelo aroma e pela sua sutileza ao paladar, mas por resgatar a essência ideológica de uma cultura e introduzi-la com grande qualidade na nossa gastronomia.

Sendo assim, antes do açúcar, polvilhe sobre a superfície do creme um pouquinho desse blend mágico de especiarias. Fala sério, essa composição é perfeita para dar um toque especial nos seus doces.
Faça o teste! Super indicamos!
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Agora sim... O açúcar!
Polvilhe sobre toda a superfície de forma homogênea...
Crème Brûlée
Finalize dando a clássica maçaricada para criar a casquinha dos Deuses 😎 e reserve, por que agora você irá aprender a fazer um Chai um pouquinho diferente do tradicional, mas beeeem gostoso para harmonizar com esse Crème Brûlée... Vamos lá?
Crème Brûlée
Chai Masala
Rendimento: 2 copos pequenos ou duas xícaras

Modo de preparo
Antes de mais nada, é importante frisar que a forma tradicional de ser fazer um verdadeiro Chai indiano, é aquecendo levemente 1 colher rasa de Chai Masala, com 2 xícaras de água, 2 xícaras de leite e deixar ferver por aproximadamente 1 minuto. Nesta fase, o mais indicado é que seja incluído nessa infusão mais 1 xícara de chá preto (ou 1 sachê), deixar ferver por mais 3 minutos, coar e servir ainda quente.
Chai Masala com leite gelado
Mas como dissemos um pouco mais acima, aqui faremos uma versão prática, geladinha para apreciar nos dias quentes de verão, um tanto cremosa e adoçada somente com um saboroso Mel Silvestre do Pantanal.

E porquê iremos adoçar esse Chai com um Mel e não com uma variação de açúcar comum? Por que o Mel sem sombra de dúvidas é um dos alimentos mais poderosos do Mundo. Ele nos simboliza a cura pelo Elemento Ar e nos diz que enquanto existir Mel na Terra, ainda viveremos... Literalmente, um alimento sagrado.

E cada Mel tem sua peculiaridade, ou seja, não vai pensando que Mel é tudo igual que não é por aí. Cada Mel traz consigo um sabor único e exclusivo, tudo proveniente da sua região, da sua florada (tipo de flor que as Abelhas polinizam) e claro, do seu produtor.
Chai Masala com leite gelado
Este Mel por exemplo, traz as características do cerrado Pantaneiro, da mata nativa, do sabor suave que até criança gosta, da pegada Zen, da nova consciência dos dias de hoje! Por isso o seu nome, Mel Zen, o Mel que em sua essência carrega com orgulho um selo orgânico e para nós, outra marca que merece o selo dos novos tempos.

Criada há mais de 15 anos por Roberto Nascimento Oliveira Filho, a Mel Zen de Campo Grande/MS busca através da sua produção, devolver para a Natureza uma nova vida, um novo reflorestar através da polinização das flores com a ajuda das abelhas. E Paula Pagnoncelli (esposa de Roberto), ainda complementa... "As Abelhas aqui são os verdadeiros apicultores do início ao fim, ou seja, o Mel Zen que você irá provar vem direto da colmeia. O que fazemos é colher, filtrar, homogeneizar e envazar da maneira mais eficiente e natural possível... Apenas isso! Um Mel único do cerrado brasileiro!"
Chai Masala com leite gelado
E é mesmo, um Mel que neste Chai que estamos apresentando se tornou a melhor pedida para o lado doce da vida... Vocês com certeza devem experimentar um dia 🍯 Assim como esse outro produto da Bhumi Manjari, o Chai Masala, que um pouco diferente do Sweet Masala mais acima, este leva em sua composição Canela Java, Cravo da Índia, Anis Estrelado, Gengibre em pó e Cardamomo em grãos.

Um fato curioso sobre a Bhumi Manjari (Bhumi significa o nome que é dado a deusa “Mãe Terra” na cultura Hindu e Manjari significa “Flor ou ramos de flores”) é que a origem do seu nome surgiu exatamente no dia do casamento do casal Adriano Farina e Daniela Farina (fundadores da marca), onde em um templo Hindu em São Paulo, o casal recebeu do Mestre espiritual os nomes Bhumi Manjari devi dasi (para a Daniela) e Bhumi Pati das (para o Adriano). Legal né?
Chai Masala com leite gelado
Adriano nos conta ainda que nos passatempos antigos, o senhor Vishnu (Senhor Supremo) ao salvar a Mãe Terra das profundidades do oceano, casou-se com ela e passou a chamar-se Bhumi Pati, ou seja, o esposo de Bhumi... Para nós, essa é uma marca que nasceu pelo amor e que através destes produtos, provoca mais amor.

Além de já estarem na área da gastronomia nos últimos 15 anos e por passarem por restaurantes renomados como o DOM de Alex Atala e MANÍ de Helena Rizzo, esse casal iniciou toda essa jornada gastronômica em uma viagem de Kombi pelo Brasil e nos mostra que ainda temos muito o que aprender quando se fala em alimentos... Prova disso, são as maravilhas que se pode fazer na cozinha utilizando esses pozinhos mágicos... Vai por nós, eles fazem maravilhas!

Então vamos lá!

Para fazer o Chai da Revista Nós e outros Olhos, primeiramente acrescente as medidas de leite (lembre-se que o leite deve estar bem gelado) em um copo grande.
Chai Masala
Na sequência o Chai Masala.
Chai Masala
Em seguida o Mel.
Chai Masala com leite gelado
Tampe com um copo de plástico e chacoalhe como em uma coqueteleira... Obs, você também pode fazer esse mesmo processo em um mixer ou em um liquidificar.
Chai Masala
Sirva na hora em copinhos ou xícaras!
Chai Masala
Viu... Fácil, fácil!
Agora é só levar para a mesa e servir a sua companhia 😍
Chai Masala
Mas antes de servir, vamos dar uma passadinha rápida na mesa que você preparou pois irei te falar algumas coisas.

Quando você vai preparar uma refeição para alguém (mesmo que seja um simples almoço ou uma sobremesa), o importante é que tudo seja feito com muito carinho, que você esteja em paz consigo mesmo, que pense somente em coisas positivas quando estiver cozinhando (pois a sua energia também é passada neste momento para o alimento... então nada de cozinhar quando estiver com raiva) e o principal, que você faça por livre e espontânea vontade. Somente assim, seu alimento será saboroso, nutritivo e especial.

E muitos detalhes vão além do simples ato de fazer o alimento, pois o lugar em que você se alimenta também conta. Ainda mais quando queremos impressionar alguém.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet MasalaEm uma ocasião como essa, onde estar a dois é a melhor pedida para um dia romântico perfeito, para nós o que vale é algo mais minimalista, onde nada rouba a cena do momento, pelo contrário, tudo se encaixa dando abertura para a imaginação ir bem longe. Neste caso, um belo conjunto de cerâmica envolto apenas dos necessários itens de mesa posta (guardanapo, porta guardanapo, jogo americano) e claro, alguns objetos decorativos. 

E foi pensando exatamente neste conceito, na culinária francesa, no momento mágico que se cria ao redor de uma mesa e principalmente, para criar uma ambientação perfeita com essas louças que falaremos a seguir, que apresentamos esse conjunto de mesa posta do Ateliê Patricia Mira de Jundiaí/SP, uma marca que capta as características da sua casa, das suas louças e da sua personalidade... Tudo para que na hora de vestir a sua mesa, possa transmitir carinho, respeito e amor.

Essa Mesa Posta por exemplo, também transmite muito requinte, pois o Jogo Americano tem uma estampa floral em tons pastéis, que fique extremamente charmoso com o guardanapo de Linho branco e o Porta-guardanapo em pedraria. Um conjunto muito versátil para usar em muitas ocasiões.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Patricia aprendeu a costurar aos 10 anos quando criava roupas para suas bonecas. E apesar de ter seguido a carreira de TI por 25 anos, em 2019 encontrou o momento perfeito para realizar exatamente aquilo que sempre sonhou, atuar definitivamente na costura de roupas de mesa.

O sucesso do seu trabalho foi tão positivo no ano que passou, que além de nos apresentar belíssimas peças para essa receita e principalmente, com um ótimo acabamento, agora em 2020 Patricia está expandindo o seu negócio devido a demanda e montando em definitivo uma equipe de costureiras e crocheteiras para trabalhar com ela.

Então fique de olho, pois pode ter certeza, você verá o trabalho dessa artesã muitas e muitas vezes por aqui 😉
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
E pra você que está se encantando com tudo que estamos indicando por aqui, saiba de uma coisa... As louças também são muito importantes na composição de uma mesa, pois além de trazerem mais beleza, requinte e sofisticação, são elas que darão base ao seu sagrado alimento.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Essas peças por exemplo, são do Ateliê Toca do Tatu de São Paulo/SP e produzidas uma a uma pelas talentosas mãos da Ana Elisa Gargione, uma ceramista que de forma orgânica dá vida a suas obras e nos prova que para se alimentar bem, os olhos também contam!

Ana já é uma grande parceira aqui da Revista e temos muito carinho e respeito pelo tempo que trabalhamos juntos. Prova disso, são os lindos projetos que tivemos a honra dela poder participar, dentre eles algumas receitas com a marca Dadinho (como o Churros de Dadinho), um delicioso lanche vegetariano e também auxiliando na alta performance na cozinha (aqui você poderá conhecer um pouco mais sobre sua ideologia).
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Todas essas peças foram feitas em alta temperatura, ou seja, são ideais para ir ao forno e por incrível que pareça, não gruda nada devido a esmaltação que é feita em sua superfície... Isso sim é um grande diferencial nas louças que você por ventura poderá utilizar no dia a dia.

Por exemplo... Além do Bowl que foi servido o Crème Brûlée e do Copinho que foi base para o Chai Masala, ainda neste cenário nós temos um Pratinho criativo onde servimos como acompanhamento um delicado e nutritivo Biscoito de Baunilha Multigrãos.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Sem sombra de dúvidas, quando comemos qualquer tipo de creme, um biscoitinho sempre vai bem para dar aquela complementada, não é? E aqui, sendo de sabor Baunilha, caseou perfeitamente com o nosso Crème Brûlée.

Esses em especial, são produzidos pela CeliVita Gluten Free, uma marca de São Paulo/SP que oferece uma linha de produtos totalmente livres de glúten, soja ou leite... Ou seja, perfeito para os intolerantes a esses produtos, os Celíacos.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Suas fundadoras, Camila e Amanda Braune, cansadas das opções sem graça (sem cor, sem sabor e sem aroma) encontradas no mercado, decidiram apostar na marca e criaram em 2017 algo que além de suprir a necessidade desse tipo de público, ainda oferecem alimentos nutritivos e muito, mas muito saborosos.

E não vai pensando você que somente os intolerantes podem se alimentar desse tipo de produto, pelo contrário, todos nós (alérgicos ou não) podemos nos beneficiar deles, pois são muito saudáveis e feitos somente com farinhas não brancas.

E se você tem crianças em sua casa, pode ter certeza que eles irão adorar. Tá aqui uma ótima sugestão para eles levarem de lanchinho para a escola e começarem desde cedo a ter uma nova consciência sobre a versatilidade dos alimentos.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Agora sim...
Com tudo pronto,
só nos resta uma coisa...
Se deliciar com essas maravilhas!
Crème Brûlée
Comece quebrando levemente a casquinha crocante do Crème Brûlée....
Crème Brûlée
Sim,
você merece!
Pegue uma colherada generosa e experimente....
Crème Brûlée
Aproveite e já passe um pouco no biscoitinho... Um clássico!
Crème Brûlée
Harmonizando com essa bebida multicultural e não se esqueça...
Crème Brûlée
Seja Feliz!
Este é o seu momento...
Se não melhor,
o momento de você estar bem e apreciar o melhor da vida...
O ato de se alimentar com que ama!
Crème Brûlée
E você, o que achou dessa nossa versão de
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala?

Gostou?

Então deixe aí o seu comentário, crie a sua versão e explore ao máximo os ingredientes que você tem na sua cozinha. Pois pode ter certeza, você vai se surpreender com os resultados que irá obter!

E fique de olho....
Em breve a 3ª versão de Crème Brûlée que desenvolvemos por aqui...
Outra ótima pedida para você arrepiar na sua cozinha, na sua padaria, no seu restaurante e muito mais!

Reinvente-se e até a próxima!

Participação especial nesta receita:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Crème Brûlée Tradicional com Sweet MasalaCrème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Crème Brûlée Tradicional com Sweet MasalaCrème Brûlée Tradicional com Sweet Masala
Crème Brûlée Tradicional com Sweet Masala

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Modelo veste Blusa Luzia - Vita Upcycling
Creme de Leite - Tirolez
Luminária Cactos de Cerâmica - Lili Barros Cerâmica

Citações:
Alex Atala
Helena Rizzo
Dadinho

2 comentários:

Deixe seu comentário

Post Top Ad