Post Top Ad

Churros de Dadinho

A origem do Churros ainda é incerta...
Mas só para matar a curiosidade, existem algumas teorias sobre sua história 😁
Alguns dizem que o Churros nasceu na Península Ibérica, outros dizem que foram os pastores espanhóis que o inventaram (pelo fato de não terem acesso facilmente à produtos de padaria, como por exemplo, pães frescos) e ainda tem a versão de que os portugueses em visita à China na época da Dinastia Ming, conheceram novas técnicas culinárias, em especial a de esticar massas. Porém, como o Imperador condenava com pena de morte àqueles que partilhavam dessa informação, os portugueses se viram obrigados apenas a se inspirar no que aprenderam ali, criando assim o Churros.

Mas todas essas histórias são apenas especulações, pois não sabemos ao certo onde nasceu o primeiro Churro. O que sabemos é que é um doce extremamente popular na Espanha e que posteriormente foi muito aceito em alguns países latinos americanos, como no México, na Argentina, no Uruguai e no Brasil.

Desde 1963 o Churros já era conhecido em nosso País, mas foi somente em 1974 (com a abertura da "A Casa do Churro" na Avenida São João em São Paulo/SP, pela família Farre Martinez) que os Churros passaram a ser grandemente conhecidos por aqui.

A frase abaixo é de um artigo antigo da A Casa do Churro:

“O churro em roda era comercializado em pedaços e logo se tornou bastante popular. Foi nesta ocasião que, com a sugestão de muitos clientes, floresceu a ideia de se rechear o produto com algum tipo de doce. Nascera, então, o primeiro churro recheado com doce de leite. A aceitação foi tão grande que, logo em seguida, surgiram outros recheios e outros formatos de churros. O produto com recheio, genuinamente brasileiro, ganhou espaço garantido em parques, exposições e feiras.”

Isso nos mostra que o Churros recheado iniciou aqui em nosso País, porque até então era somente a massa em formato estrelado, frita em óleo vegetal e passada no açúcar com a opção de acrescentar canela. E as mudanças não pararam por aí, pois hoje existem inúmeros recheios e caldas que acompanham os Churros.
Por falar em calda… Seu formato estrelado até lembra uma estrela cadente, rs… E se em 2010 foi descoberto a maior estrela de "Massa" do nosso Universo, hoje você irá conhecer a nossa massa estrelada, a mesma que trará um novo sabor ao nosso Multiverso.

Essa massa estrelada já foi servida em rolo, em pedaços e até mesmo em pequenas porções, como na receita do Chef Thiago Poggetto ( Chef Tigrinho) de Americana/SP, que compartilha conosco uma das suas receitas de Churros e também um recheio que vai te surpreender, uma Ganache de Dadinho com um leve toque de Rum.

Churros de Dadinho
Para a massa dos Churros você vai precisar de:
600g de Farinha de Trigo
1 litro de Água
150g de Açúcar
60g de Manteiga
2 Ovos
75g de Mini Bombom Wafer Dadinho
1 colher (sopa) de Essência de Baunilha
1 Pitada de Sal
Óleo vegetal para fritar

Preparo da Massa
Coloque a Água, o Açúcar, o Sal e a Manteiga em uma panela em fogo médio e mexa até derreter a manteiga por completo.
Com a panela ainda no fogo, acrescente aos poucos a Farinha de Trigo e continue mexendo bem com uma colher grande evitando formar grumos. Continue mexendo a massa com a panela no fogo por cerca de 8 à 10 minutos até que a massa desgrude do fundo e não grude nos dedos ao tocar na massa.
Retire a panela do fogo, coloque a massa em cima de uma bancada e deixe esfriar.

Depois de fria, acrescente a Essência de Baunilha.
Despeje a massa em uma bancada, acrescente os 2 Ovos e mexa bem com as mãos.
Agora para dar aquele toque especial, pique os Mini Bombons Wafer Dadinho e agregue na massa.
Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e leve para a geladeira de 35 à 40 minutos. Pós esse período, em uma panela coloque o óleo para fritura e mantenha a temperatura entre 170° à 180°.

Para fazer o formato de estrelas, retire a massa da geladeira e a coloque em um saco de confeitar com um bico grande.
Faça os churros com o saco de confeito e vai cortando os tamanhos com uma faca direto na panela, assim você corta e ele cai direto no óleo para fritar. Reserve!
Agora vem o momento de preparar o acompanhamento, que para falar a verdade, vai muito bem com tudo 👍

Para fazer a Ganache de Dadinho você vai precisar de:
300g de Chocolate Branco 
150ml de Creme de Leite
60g de Manteiga
250g de Creme Dadinho
30ml de Rum

Preparo da Ganache
Pique o Chocolate Branco e coloque-o em uma tigela junto com o Creme de Leite para derreter em Banho Maria.
Quando o Chocolate começar a derreter, mexa com um fuê até a mistura ficar homogênea. Em seguida coloque a Manteiga, o Rum e continue mexendo com o fuê.

Tire a tigela do fogo, acrescente o Creme Dadinho e mexa novamente até a mistura ficar homogênea.
Agora é só colocar a Ganache em um recipiente e deixar esfriar em temperatura ambiente.

Plus!
Pique mais Mini Bombons Wafer Dadinho e após mergulhar os Churros na Ganache, você pode mergulhar nessa farofa de bombom! Hummm!

Esta receita rende 3 porções bem abundantes de Churros.
E aí... Gostou dessa receita?
Então deixe seu comentário e compartilhe com o(a) Cozinheiro(a) da sua Família.

Envolva-se!
Cheesecake de Dadinho
Créditos de imagem e conteúdo: Dadinho

No Cenário:
Ateliê Toca do Tatu com Conjunto de Cerâmica
Art no LP com Quadro Beatles
Mimika Tableware com Sousplat
Mesa Chiq com Guardanapos de Pano
Canto Quieto com Tábua de Madeira
Rakel Atelier com Pires de Cerâmica
Revista Nós e outros Olhos
Em homenagem aos 65 anos da grande e saborosa Dadinho, a Revista Nós e outros Olhos foi convidada a elaborar 15 receitas cheias de conceito para o cobiçado livreto "Receitas Musicais"! E o Churros de Dadinho é uma delas 😉

É a Dadinho mandando ver e mostrando que muitas novidades estão vindo pela frente!

Amplie a sua biblioteca gastronômica 
e aprecie outras receitas desse belo livreto 🤩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram ;)