Post Top Ad

Escritores de Engenheiro Coelho (SP) arrecadam livros para criar biblioteca em Agricolândia (PI)

Com duas escolas municipais, uma estadual e pouco mais de 6 mil habitantes, a pequena cidade de Agricolândia, no oeste do Piauí, carece de uma biblioteca municipal. A falta de um local específico para que os estudantes realizem suas pesquisas escolares tocou o escritor Camilo Martins, presidente da Academia Nogueirense de Letras (ANL), que além de Engenheiro Coelho, engloba escritores de Holambra (SP), Cosmópolis (SP), Conchal (SP) e Artur Nogueira (SP).

“É inadmissível uma cidade não ter um centro de pesquisa para os estudantes”, afirma Martins. Segundo o escritor, que é natural de Agricolândia (PI) – a 87 km da capital Teresina (PI) – a necessidade da construção de uma biblioteca na cidade chegou ao conhecimento dele por meio do vereador Antônio Filho (PP) durante uma visita que realizava em setembro à sua terra natal.

Segundo Martins, os dois se uniram para promover a campanha “Livros para o Piauí – Conhecimento ao mundo”. O objetivo é arrecadar 10 mil livros, “o mínimo que podemos pensar para tentar compensar o envio do material”, explica o escritor e poeta nogueirense. “Vamos buscar um apoio, um patrocínio, para isso depois”.
Além dos livros, também serão aceitas doações de computadores e estantes para guardar e organizar as obras literárias na futura biblioteca. Com todo esse material, Martins afirma que outras cinco cidades vizinhas de Agricolândia (PI) também serão beneficiadas, pois ficam bem próximas.

Toda a população pode contribuir com a campanha. 

Para Edison Favero, escritor coelhense que ocupa umas das cadeiras da ANL, a participação do município na iniciativa levará aos moradores piauienses novas possibilidades de aproveitar a leitura. “Todos nós temos a necessidade de ler. Os livros são fonte inesgotável de conhecimento, e essa iniciativa de doação pode ser comparada a uma ação de carinho”, explica o escritor. “É muito importante que o povo coelhense se engaje nessa iniciativa e doe livros para formarmos a biblioteca de Agricolândia”, finaliza Favero.

A Academia de Letrada do Brasil/Região Metropolitana de Campinas (ALB-RMC) e a Academia Brasileira de Letras dos Escritores Adventistas (Ablea) também apoiam a causa.

Os livros a serem doados devem ser entregues na ADRA de Engenheiro Coelho (SP), durante o horário comercial. O Núcleo fica localizado na Rua Benedito Cunha Guedes, s/n.



Via: Coelhense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad