Post Top Ad

Qual a causa do ronco?

O ronco é um ruído produzido pela respiração durante o sono. Até certo ponto, é normal fazermos algum barulho enquanto dormimos. Portanto, quando existe algum tipo de obstrução no fundo da garganta, o ar produz uma forte vibração no palato que também é conhecido como céu da boca e na faringe, provocando o som do ronco. E segundo especialistas, às vezes, o ruído do ronco é tão forte e desagradável que pode chegar a 70 ou 80 decibéis, que também correspondem ao barulho de um escapamento aberto de uma motocicleta.

As causas do ronco podem ser variadas. No ronco posicional, como o próprio nome diz, o ruído é ocasionado pela posição da pessoa ao dormir, geralmente acontece com a posição de barriga para cima. Pois, quando o indivíduo se deita dessa maneira, a tendência é abrir um pouco a boca, e o queixo desloca-se para baixo e para trás, fazendo com que a língua também caia para trás, assim pressionando a garganta. Isso facilita a ocorrência do barulho, esclarecem os médicos.
E no caso do ronco rítmico que não tem ligação com a postura ao deitar, são vários os fatores que influenciam, como adenóides muito grandes e amídalas, ou doenças como tumores, rinites, desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais.

Diversas dessas patologias provocam a obstrução crônica do nariz e a pessoa respira pela boca, o que não é normal. Afinal, a natureza projetou o homem para respirar pelo nariz. Mesmo obstruções menores podem obrigar o indivíduo a desenvolver a respiração bucal, o que sempre representa uma solução ruim, embora necessária nesses momentos.
O álcool e alguns medicamentos à base de diazepínicos, conhecidos como calmantes são outros motivos que podem colaborar para o surgimento do ronco, pois levam ao relaxamento dos músculos da faringe. A obesidade também contribui muito para o fator do aparecimento deste problema, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa, e isso eleva a obstrução.
Por exemplo, quando a pessoa consome muito álcool e está acima do peso, o ronco consequentemente aumenta. E na maioria das vezes quando há uma festa no sábado acontece com que o ronco da soneca da tarde de domingo seja bem maior que o comum, pois esta pessoa passou o dia bebendo.

Cuidado, pois o ronco pode prejudicar a saúde. No patológico, caracterizado por grandes vibrações e ruído intenso, além do desconforto provocado nas outras pessoas, existe a possibilidade de ocorrerem pequenas interrupções na respiração, que são ocasionadas pelo fechamento parcial das vias aéreas superiores. E algumas das conseqüências são os quadros mais graves de sobrecarga cardiocirculatória, sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual e no trabalho, cansaço e irritabilidade persistente.
Para o tratamento do ronco o mais indicado é procurar orientação com profissionais como o pneumologista, o otorrinolaringologista, o neurologista, o psiquiatra ou pediatras que também sejam especializados no sono.
Um exame chamado polissonografia que pode ser realizado tanto por convênios particulares como pelo SUS, pode ser solicitado para auxiliar no diagnóstico. Ele é feito da seguinte maneira, a pessoa passa a noite geralmente em um quarto, com eletrodos; sensores ligados ao corpo. Em outra sala, fica um computador que registra e compara as diferentes variáveis biológicas durante o sono, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de inúmeras condições clínicas, como ronco, apnéia, e outros distúrbios respiratórios, alterações dos movimentos durante o repouso e sonambulismo.
Para as pessoas que sofrem com o ronco posicional, melhor a fazer é ensiná-la a dormir de lado. A dica para ajudar é costure um bolso nas costas de uma camiseta para dormir, no qual caiba uma bolinha de tênis, que não é muito dura e, portanto, não machuca, mas provoca desconforto suficiente para que o paciente não deite de costas.
Já nos outros tipos de ronco, o melhor é tratar suas causas. Se o problema for a respiração bucal, o otorrinolaringologista pode propor medicação antialérgica ou cirurgia para retirada de adenóides e amídalas, por exemplo, além de indicar sessões de fonoaudióloga para corrigir vícios de respiração. Em caso de obesidade, recomenda-se a perda de peso, entre outras medidas.
Para quem não sabe qual é a relação entre ronco e apnéia é que a apnéia é um estágio mais avançado do ronco, quando há uma parada respiratória provocada pelo fechamento da faringe. A pessoa que sofre desse distúrbio pode acordar, geralmente assustada, ou não. No adulto, considera-se apnéia após dez segundos de respiração interrompida. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já está pobre em oxigênio.
Só que fomos feitos para oxigenar o sangue ente 90 e 100 de saturação.
Em apnéia, é oxigenado menos sangue e isso pode ter conseqüências sérias a pequeno, médio e a longo prazo. Portanto, o ronco tende a trazer um sinal de alerta importante. Quanto ao tratamento da apnéia, o mais recomendado atualmente é o uso de uma máscara de silicone parecida à de inalação, chamada de CPAP. Ela é acomodada nas narinas e, por meio de uma ventoinha blindada, que joga ar comprimido pelo nariz e dilata a garganta, que abre para a passagem do ar.



fonte do texto:
http://www.guiadicasgratis.com/qual-a-causa-do-ronco


dica: Binha Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad