Post Top Ad

Moda Upcycling, a tendência dos novos tempos

A Moda Upcycling está em alta!...
E sempre estará!

Para quem ainda não conhece, a Moda Upcycling é um termo que nasceu na década de 90 para definir peças criadas com materiais reutilizados e confeccionadas com elementos que aparentemente não têm mais valor ou utilização. Chamando cada vez mais a atenção das pessoas para um novo tipo de comportamento, essa tendência ainda traz consigo a pegada nos novos tempos, ou seja, que cuida do meio ambiente, do planeta, do universo e tudo mais.
Além do conceito e do processo artístico/criativo contido em cada peça, a grande maioria das marcas que atuam neste segmento também fazem parte do "Movimento Slow", onde toda produção é artesanal e com um tempo ainda maior de dedicação. O resultado? Peças incríveis, cheias de estilo e que envolvem a pessoa com muita beleza e personalidade!

É aquela coisa... Quando escolhemos usar esse tipo de peça, expomos elegantemente o nosso modo de viver, expressando assim as nossas escolhas em um Mundo onde a posição sustentável é o que nos levará a uma evolução positiva. Por isso, aqui na Revista Nós e Outros Olhos sempre buscamos propagar ideias, dicas e produtos sustentáveis que contribuem de alguma maneira com o Meio Ambiente. Desta maneira, todos prosperamos em conjunto, seguindo plenamente pelos caminhos do bem.

Para te inspirar ainda mais, apresentamos aqui 3 produtos bem interessantes que não só te chamará para esta conscientização, mas que de maneira bela e graciosa, te mostrará que é possível sim, transformar algo que parecia impossível de imaginar, em algo que você certamente irá querer usar. Vamos lá?

Colar Vitório
Vita Upcycling
Com um design atemporal, levíssimo e que deixa seu look elegante ou despojado, o Colar Vitório, que tem como matéria prima o resíduo têxtil, é uma peça incrivelmente versátil e capaz de trazer uma forte personalidade ao seu visual.

Produzido pela Vita Upcycling de Orlândia/SP (empresa familiar formada por Juliana, Cacilda e Vital, que nasceu em 2018 dentro do Ateliê Cacilda), este Colar foi o primeiro produto a ser apresentado pela marca e até hoje é um dos queridinhos que nunca sai de moda. E por ser feito em diversas outras cores, as combinações que você poderá fazer com ele serão praticamente infinitas.
E é incrível como ele renova seu look quando você muda a composição da roupa.
Tendo como objetivo dar vida ao resíduo têxtil que em sua região é gerado, esse trio bota pra quebrar desde o momento que o dia inicia, tendo como ótima inspiração, o sorriso diário do Vital... E essa energia maravilhosa é aplicada em cada peça.

E não é à toa que a marca tem este nome, pois além de ser uma homenagem para a filha mais nova que vive na Itália, as peças que produzem tem uma beleza ímpar e que transmitem uma positiva presença para quem usa.

"Vita é uma homenagem à família, Vital, o pai da Vita, tudo passa por ele, desde os resíduos (os pedacinhos de tecido) pois é ele quem corta e faz todo acabamento da pétalas, além de organizar o financeiro e ser um incansável incentivador, um baiano de sorriso largo desde a primeira hora do dia. Também é um carinho para a filha mais nova que hoje vive na Itália, assim, VIDA em italiano, VITA. Esse é o nome que veio no primeiro momento e por esses motivos representa nosso trabalho. Dar vida aos resíduos têxteis." Vita Upcycling
Mulher em foto preto e branco usando colar upcycling
Hoje a VITA além de acessórios, também produz roupas (como essa blusa lindíssima na foto abaixo) e peças para decoração... Uma mais fabulosa que a outra! Show, né?
Show também é esse conjunto que vamos apresentar, que além de ter um acabamento maravilhoso, é confeccionado com materiais que você nem imagina.

Anel Carolina Duplo e Brinco Barroco Gold 
Marilon
Feitos totalmente de forma orgânica, o Anel Carolina Duplo e o Brinco Barroco Golg são peças leves, confortáveis, originais, contemporâneas e como manda o figurino, trazem em sua composição até 90% de material de descarte.

O Brinco, por exemplo, olha que legal, foi feito com borracha de câmara de ar de bicicleta e alumínio de cápsulas de café. Detalhes a parte, esse modelo ainda traz como característica a estampa da própria cápsula de café. Já o Anel, que também é feito com cápsulas de café, tem uma base de níquel comum e nos remete logo de cara a um fuxico de tecido.
Conjunto de Anel e Brinco Upcycling feito com capsulas de café
Produzidas desde 2018 pela Marilon do Rio de Janeiro/RJ, que tem como idealizadora a produtora de moda Renata Marilon, essas são peças que enriquecem o look noturno e dão um brilho muito especial no look casual. Resumindo, são ecojoias que carregam literalmente em sua essência o propósito da moda consciente e juntas, são capazes de dar elegância e um ar enigmático para o seu visual.
Esse belíssimo anel também é da marca.
Um estilo diferente para você usar no dia a dia, deixando a rotina mais prazerosa.
"Diferente das jóias e bijuterias, nossas ecojoias não passam por processo químico ou físico. São feitas manualmente em um desenvolvimento mais lento e consciente... O Upcycling difere-se da reciclagem também nesse ponto, pois na reciclagem os materiais passam por processos químicos ou físicos." Renata Marilon

Pulseira Tassel 
Re-Trama
Em nosso cotidiano é importante usarmos peças que temos afeto, pois isso nos provoca um bem-estar que está relacionado a nossa expressão de identidade. E para cada momento temos aquela peça especial, ou seja, que são para quase todos os momentos. Neste sentido, aqui apresentamos a encantadora Pulseira Tassel, que é um acessório despojado, descontraído e que pode te acompanhar constantemente aonde for.
Pulseira Upcycling feito com retalhos jeans
Desenvolvida pela RE.TRAMA de Betim/MG, uma marca que nasceu em 2018 à partir do TCC de Design de Moda da estilista, artesã e empreendedora Lívia Castro, essa Pulseira teve origem após Lívia desmanchar várias calças jeans usadas para transformá-las em peças originais. A partir daí, iniciou a produção de acessórios que hoje é o destaque da marca.

Para a RE.TRAMA, cada pedacinho é importante, pois a sustentabilidade é o conceito que a marca sempre leva adiante, prolongando a vida útil de um material através da criação de uma peça sem abrir mão do design.
As peças são criadas a partir de jeans, bijuterias antigas, retalhos de tecidos entre outros materiais. O que sobra é guardado e reutilizado em uma próxima produção.

E o mais legal do processo criativo da Lívia, é que tudo o que ela faz é inspirado pelo próprio resíduo utilizado. E toda essa energia artística e consciente de como o processo de produção acontece, é passada energeticamente para cada peça, transferindo assim, todo esse positivismo para o consumidor.
Concluindo, esta Pulseira Tassel tem um caimento no pulso que transmite espontaneidade, além de ser uma peça coringa para usar com diversos looks. Seu metal acobreado e misturado com detalhes em jeans, deixou este acessório bem flexível e promete trazer muito mais cor para a sua vida.

"O que à princípio parece uma limitação do material, a pouca quantidade e uniformidade, se une a criatividade e habilidade manual, gerando resultados únicos, com exclusividade e personalidade típicas do upcycling. Os pequenos tasseis tornam possíveis o uso de resíduos deixados pela produção de brincos maiores também produzidos pela marca. O feito à mão leva ainda a produtos muito pessoais, cobertos com o afeto e aprendizados do artesão, algo que a indústria não tem." Lívia Castro
Fala sério! Muito bacana toda a ideologia que envolve estes produtos, não é verdade? E olha que são apenas algumas das muitas opções que essas 3 marcas revolucionárias oferecem. Tudo para que você tenha sim, a opção de fazer uma escolha consciente e viver a sua vida plenamente.

E nunca se esqueça!

Essa conduta comportamental de cuidar da Natureza deve fazer parte do nosso dia a dia. E acredite! É mais fácil do que imagina! Basta começar fazendo o que é possível, buscando cada vez mais soluções e mudando o seu jeito de consumir, desta maneira, a sua harmonia com o Todo definitivamente terá sentido.

Não é o que você usa que te rotula,
mas dependendo da situação,
o que usar poderá dizer muito sobre você!

Esperamos que tenha gostado das dicas de hoje!
Use peças feitas com muito amor, inovação e energia positiva.
Você merece o melhor!

Até a próxima! 👩

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.

Logotipo MarilonLogotipo Vita UpcyclingLogotipo Re.Trama


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram ;)