Post Top Ad

Receita Neoo de Hambúrguer Caseiro com Cerveja Artesanal... A harmonização suprema!

Quem gosta de Hambúrguer e de Cerveja, 
ama a união deste casal. <3

A qualidade de ambos é o que vai deixar essa harmonização realmente suprema!!!
Vamos começar com Ele, o Hambúrguer 

O Hambúrguer é um grande coringa para fazer um lanche, recepcionar os amigos e familiares... é aquela refeição descontraída, que todos adoram!

Fazer Hambúrguer é bem simples, sem falar que é bem mais saudável fazer em casa do que comprar pronto. Vale a pena fazer sempre uma quantidade maior do que vai usar para deixar algumas unidades congeladas.

 É uma delícia, e caseiro então, mais ainda... De tirar o chapéu!

Esta é uma receita que rende 6 Mini Hambúrgueres, isso levando em consideração que moldamos eles bem rechonchudos e "carnudos", literalmente... rsrsrs

Você vai precisar de:
500 gramas de carne moída
*Podendo ser acém ou fraldinha (nós usamos o acém)
*É importante ressaltar que essas carnes contém um pouco de gordura que é ideal para deixar o Hambúrguer mais saboroso.

100 gramas de bacon em cubinhos bem pequeninos
3 cebolinhas picadinhas
2 colheres de sopa de clara de ovo
*Para dar uma liga na mistura
*Guarde o restante em um potinho fechado e use posteriormente num omelete, ovos mexidos ou até mesmo num bolo
Azeite Extra Virgem Belo Porto
Sal a gosto
1/2 dose da Cerveja Artesanal "White IPA" Yperoig


Veja como é simples preparar:
Até para aqueles que não tem familiaridade com a cozinha, podem fazer sem medo devido a facilidade da receita.
Numa travessa, misture bem todos esses ingredientes com as mãos e molde-os com uma forminha ou com a boca de um copo (você também pode usar um potinho com o tamanho que deseja). Leve-os à geladeira por dez minutos e separe uma frigideira, grelha ou forma com laterais baixa para grelhar. 

Após os dez minutos, retire-os da geladeira e leve ao fogo médio inicialmente, pois como se trata de um Hambúrguer mais groso, assim garantimos que o meio ficará ok!
Obs....
"Esse é um momento crucial, pois muitos perdem a paciência rsrsrs, e ficam mexendo os hambúrgueres na frigideira pra lá e pra cá, rs... O truque aqui é colocar pra grelhar e deixar até que a parte de baixo esteja douradinha. "

Quando começar os barulhinhos indicando que ele começou a tostar, coloque 1 fio generoso do Azeite Extra Virgem Belo Porto por cima de tudo e vire-os.
Uma coisa nessa receita você irá perceber, todos os ingredientes foram pensados para que tudo ficasse muito saboroso... A começar pelo Azeite Belo Porto que tem um gosto muito agradável e um aroma que somente estando entre as Oliveiras poderá sentir. Aqui neste prato ele está presente desde o início.

Ele é produzido em Portugal, mas a marca foi criada por colaboradores do Grupo Caramuru, da qual também faz parte a grande marca Sinhá Alimentos. Ele foi feito especialmente para nosso paladar e deu um toque mais que refinado no Hambúrguer... Ele deu a classe !!!

A caramelização do Hambúrguer

Virou os hambúrgueres e colocou o azeite ?

Agora deixe dourar levemente em fogo baixo e coloque 1/2 dose de cerveja artesanal fazendo o líquido passar por toda a frigideira, assim tudo irá caramelizar dando um sabor animal para a receita.
Esse agregar de sabores tem o estilo certo e será revelado logo logo na harmonização final... Meu Deus, é divino... É supremo !!! ;)
Assim que a cerveja evaporar, coloque em cima de todos os hambúrgueres, uma fatia generosa, mas generosa viu, de queijo e abafe para derreter, pois para um hambúrguer ser especial, o queijo que o acompanha também tem que ser especial... Neste caso, inovamos a receita com o Queijo de Leite de Cabra Cara Branca da Caprivama.

E essa é uma dica muito legal que gostaria de dar, pois além do queijo de vaca ou búfala (que são os mais tradicionais usados nos lanches), o queijo de cabra é sensacional e elevou esse prato a outro nível... Os amantes de queijos precisam te-lo em sua geladeira.

O queijo de leite de cabra tem uma sabor único, este por exemplo, é baseado no queijo "Minas Padrão" e é feito artesanalmente pela agricultura familiar em pequenas quantidades. Seu sabor é proveniente do leite da raça Saanen que é suave e ao mesmo tempo mais impactante que o de vaca, por isso, seu diferencial nesta receita foi bem expressivo.
Caprivama entrega para todo o território nacional e tem todo cuidado com a embalagem para que o produto chegue em perfeita qualidade até você. Só para terem um ideia, o nosso veio dentro de uma caixa de isopor acompanhado com bolsa de gelo para manter a temperatura durante o trajeto! Virei fã! :)

Deixe em fogo bem baixo até que o queijo esteja quase totalmente derretido (quando chegar nesse ponto, desligue o fogo) e enquanto isso, prepare o molho especial para a salada que irá harmonizar o lanche final.

Anota aí!
Em uma cumbuca coloque:
100ml de Azeite Extra Virgem Belo Porto
1/2 copinho (desses para aguardente) de Mostarda
1 dente de Alho bem picadinho
1 Cebolinha picada
3 folhinhas de Hortelã
5 colheres de sopa do Óleo Aromatizado de Manjericão da Kampo de Ervas 
Mostarda em Grãos da Kampo de Ervas a gosto 
Gergelim preto a gosto
Sal a gosto
O azeite é a base para diversos molhos para salada, por isso aqui também usamos o blend de sabores  do Azeite Extra Virgem Belo Porto, neste caso, 100ml foi o suficiente para a receita. 

Um detalhe bem legal de saber é que o nome do Azeite é uma homenagem a cidade de Porto em Portugal (local em que é fabricado o azeite) e que seus idealizadores foram muito felizes na escolha do nome.

Em seguida, adicione um punhado de grãos de mostarda. Esse é um ingrediente espetacular que traz um toque de crocante ao molho.... Para conhecer mais sobre esse ingrediente, acesse a nossa receita de Atum empanado com grãos de mostarda e gergelim (VEJA MAIS).

O Óleo Aromatizado de Manjericão da Kampo de Ervas será usado em duas etapas nessa receita da salada. A primeira é agora no molho, onde acrescentamos as cinco colheres de sopa, pois queremos que ele marque presença constante junto aos outros temperos e especiarias, a segunda falaremos na harmonização final.

Ele é tão gostoso que na degustação vi algumas pessoas usando ele direto no lanche! Até eu provei... e quando vi, estava repetindo e repetindo a "dose".
Complete com os outros ingredientes e misture bem.
Em um prato misture as folhas do alface, agrião e os tomates, coloque-os um do lado do outro na mesa e assim,  nasce o acompanhamento deste belo hambúrguer.
Ahhhhh... e por falar em hambúrguer...
É hora de montar o mini X-Burguer extraordinário!!
O Pão que escolhido foi o Sponge Egg da Panco, pão que adoooro!!! E para passar neles, o clássico Creme de Parmesão Kraeuterkaese com Cerveja e Ervas Finas da Pomerode Alimentos.

Se você procura um creme diferente a base de queijo para harmonizar suas receitas, agora achou. Essa receita que foi inventada na Suíça e foi o legado deixado por Guilherme Ziehlsdorff ao seu filho e neto, que desde 2002 produzem o Kraeuterkaese na Pomerode Alimentos.

O creme de parmesão com cerveja e ervas finas tem um sabor forte e ao mesmo tempo sutil, ele combina bastante com carnes e outros tipos de alimentos. A cerveja base para esse creme é a Pilsen da Cervejaria Eisenbahn, grande marca nacional que protagoniza o concurso "Mestre Cervejeiro Eisenbahn", que inclusive, está com as inscrições abertas para a temporada de 2018. 

Agora experimente colocar esse creme sobre uma carne recém saída da churrasqueira... Vai se impressionar com a combinação. Neste lanche então.. Incrível!
O Hambúrguer com toque de bacon/cerveja artesanal/azeite, acompanhado pelo Queijo de Leite de Cabra e o Creme de Parmesão com Cerveja e Ervas Finas, combina perfeitamente... Para nós aqui da Revista Neoo foi uma composição literalmente perfeita!
Quando você prepara um Hambúrguer caseiro, você coloca nele sua personalidade, por isso escolhi ingredientes para fazer um lanche autêntico, com sabores que inovam a forma de fazer um X-Burguer e acima de tudo... Ser delicioso !

A Harmonização final
Sempre indico temperar a salada na hora em que for comer, assim as folhas permanecem mais vivas. Neste momento, com tudo a mesa, tempere sua salada de folhas e tomates com o molho já preparado.
Essa é a segunda etapa em que é utilizado o Óleo Aromatizado de Manjericão da Kampo de Ervas. Depois de colocar o molho preparado na salada, sugiro que ainda finalize com um toque do óleo para realçar o sabor e aroma do manjericão.
E com a mesa pronta para o momento tão esperado...
...Ela, que nunca pode faltar, a Cerveja Artesanal!

Um cardápio descontraído, sofisticado e prazeroso, tem tudo a ver com uma Cerveja Artesanal encorpada, frutada e refrescante. Esses conceitos você irá encontrar na saborosa Jararaca White IPA da Yperoig, que tanto na receita quanto na harmonização final, contrastou todos os sabores de forma muito original.
Saber beber cerveja é uma arte

Primeiro, olhe sua cor e sua formação..."Cor palha e uma textura encorpada"
Segundo, sinta o seu aroma... "Cítrico e muuuuuito refrescante"
Terceira e melhor parte, tome... "Amargor que é suave porém que perdura na boca"

Essa com certeza é uma IPA diferente, principalmente por sua cor que é clara, pois as tradicionais IPA's tem sua cor mais para o rubi. Seu teor alcoólico chega aos 6,3% o que a torna muito apreciável, e é claro, na receita do hambúrguer esse toque também deu seu teor especial. 
Você sabia que Yperoig era o antigo nome da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo?
Verdade, segundo a nota na cerveja, em 1583 foi feito o primeiro tratado de paz das Américas - "Paz de Yperoig", celebrado entre índios e colonizadores brancos.

Yperoig era a aldeia dos Tupinambás e na língua Tupi significa "Mar dos Tubarões"... Muito bacana né! Por isso que esse cerveja veio para celebrar a cultura e a paz... Então celebremos com grande estilo esse momento tão especial.

Quando você convida alguém para comer X-Burguer com salada, acompanhado de uma cerveja, a pessoa nunca vai imaginar que será feito com ingredientes tão diferenciados. É neste momento que o casual se torna especial.

Fizemos isso com os nossos convidados, tudo para surpreender com nossas escolhas em cada detalhe! E todos, sem exceção, aprovaram e pediram bis! 
Olhando essas imagens, fico com água na boca só em lembrar dos sabores complexos e sutis que o lanche, a salada e a cerveja proporcionaram. Tenho certeza que também já está com vontade de experimentar essa combinação ;)

Então não perca tempo e reproduza este lanche com esses ingredientes mais que especiais, pois a partir de hoje, ele fará parte do cardápio da sua casa.

Até a próxima receita e "Bom Apetite"

Participação excepcional nesta Receita Neoo de Hambúrguer Caseiro
(Redirecionamento para page do Facebook ao clicar nas imagens)




Redação: Fabiana Martins
Receita Hambúrguer: Revista Neoo
Crédito Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Pratos em cerâmica do Ateliê Rakelatelier
Pães Sponge Egg da Panco
Quadro Darth Vader da Art in Quadros
Tábua de Madeira e Facas em Bambu do Ateliê Cozinha & Coisinhas Denise
Taça para Cerveja da Cisper
Trilho de mesa e Sousplat do Ateliê Pinta e Borda
Guardanapo do Ateliê Heloísa Alves

Créditos a menção especial:

Eisenbahn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram