Post Top Ad

A Tradicional Hora do Chá - parte 2/3

Pra você que está chegando agora, "A Tradicional Hora do Chá" é uma série de três harmonizações com Chás para te motivar a recriar esses momentos em sua casa.

Na primeira harmonização indicamos um Chá Clássico e abordamos um contexto histórico.
Clique aqui para ler a publicação.

Dando sequência, vamos falar da Cerimônia do Chá, mas não só do seu contexto tradicional, mas também do momento que paramos para preparar e tomar um Chá como um ato ritual.

A Cerimônia do Chá é uma filosofia de vida que tem influência do Taoismo e do Zen Budismo, tendo quatro princípios básicos:

Wa: Harmonia
Kei: Respeito
Sei: Pureza
Jaku: Tranquilidade

 Sen no Rikyu, que seguia a filosofia Ichigo Ichie foi quem popularizou a Cerimônia do Chá de acordo com as orientações que teve com seu Mestre Takeno Jōō.

Ichigo Ichie significa "Cada encontro é único", mostrando que aquela ocasião nunca poderá ser reproduzida, sendo cada encontro único. E realmente, toda vez que você fizer a sua Hora do Chá, será sempre diferente uma da outra, tornando esses momento sagrados.

Existem dois tipos de Cerimônia do Chá, a Chakai que são encontros simples e o Chaji, que bem diferente do primeiro, dura horas e é necessário ter diversos conhecimentos para realizá-lo, como o cultivo do chá, caligrafia tradicional, a arte Ikebana (arranjo de flores), cerâmica, etiqueta, incensos e outras artes tradicionais.

A Cerimônia do Chá é uma filosofia de vida onde os participantes desenvolvem uma percepção espiritual do seu cotidiano, fazendo do encontro uma forma de meditação. É complexa e envolve muitos detalhes, desde regras de etiquetas até jeitos para se movimentar. Por isso, vamos falar apenas dos quatros princípios e como podemos agregá-los em nossa "Tradicional Hora do Chá".

Wa
"Harmonia"

É ter nobreza e humildade com os convidados tendo um entrelaçamento repleto de paz com tudo que envolve a ocasião. Esse mesmo cuidado se estende aos utensílios, o chá e os alimentos servidos.

É estar em harmonia com o momento e com a Natureza, inclusive é orientado que se saiba em que Estação do Ano se está para haver sintonia. E uma coisa muito importante, é que quando se busca saber a Estação do Ano, se deve fazer com alegria como uma tarefa prazerosa, assim como todo o evento.

Para sua Tradicional Hora do Chá, orientamos que faça todas as atividades com o coração leve, fazendo todas os afazeres com contentamento, desde o momento que pensar em recriar em sua casa até a hora que estiver elevando a sua xícara até a boca.

Essa harmonia deve envolver todos os preparativos e quando fazemos algo com carinho e dedicação, o resultado é de grande beleza.

Se preparar, convidar, arrumar o local e recepcionar, faz parte deste princípio que está ligado ao seu estado de espírito em fazer algo, assim como a energia que você deposita nos preparativos.

Os utensílios e a decoração de mesa também são itens importantes para causar uma atmosfera harmônica no ambiente.

Cuidadosamente escolhemos os utensílios e a mesa posta.

Os utilitários de mesa são da Cerâmica Re Amaral de São Paulo/SP, onde a Ceramista Renata Amaral produz peças rústicas e que naturalmente propicia uma sensação muito agradável ao serem usadas.

As Xícaras contém uma espessura encorpada mantendo o Chá aquecido.

Como se trata de peças que são confeccionadas artesanalmente, nelas contém a energia de bem que Renata deposita ao confeccioná-las.

Para a "Tradicional Hora do seu Chá" é importante que no momento que for adquirir seus utensílios, opte por peças artesanais e feitas por alguém que você tenha tido uma afinidade energética, mesmo que seja de forma singela.
A Renata já é parceira da Revista Neoo há um tempo e podemos falar desse ponto com propriedade. É uma pessoa gentil e que realmente se entrega ao fazer uma peça. E essas são características que tem tudo a ver para fazer parte dessa ocasião.

Além disso, acompanhamos o trabalho dela e sempre estamos vendo seus feitos, como o incrível trabalho voluntario que fez na Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade onde se colocou na atividade proposta, atuando antes de mais nada como um trabalho para crescimento pessoal e refletindo positivamente em todos os envolvidos.
Olhem esse Bule! É de uma beleza ímpar que só se obtém com uma dedicação cuidadosa.

Esse é um conjunto composto pelo Bule e Xícaras com Pires, mas se reparar, na mesa tem um grande Prato e uma Canoa; peças que já utilizamos para outras situações:

Os 14 Panetones e Chocotones mais surpreendentes de 2017

Isso prova que essas peças são flexíveis e podem ser utilizadas em diversos momentos.
E para acompanhar esses maravilhosos utensílios, usamos a Mesa Posta e Tábua de Madeira de outra grande parceira da Revista Neoo, a Cozinha & Coisinhas Denise de Santos/SP.

Ficou uma mesa linda misturando o rústico da Tábua com a delicadeza da estampa floral dos Sousplats.

Com sentimento de paz e fazendo tudo com prazer e alegria, a integração harmônica entre o anfitrião, os convidados, o ambiente e a Natureza acontecerá espontaneamente.

Kei
"Respeito"

O respeito mútuo é essencial na Cerimônia do Chá. É preciso que o anfitrião respeite os convidados e vice-versa. É necessário também ter respeito com os utensílios e com o alimento, tratando o mais simples da mesma forma que o mais caro, ou seja, não fazendo diferenças. Essa é uma forma de aceitar à todos que serão envoltos num sentimento de igualdade e gratidão.

E essas são diretrizes que com certeza temos que ter em nossa "Tradicional Hora do Chá", que além de ser um momento de pausa, podemos sentir e transmitir todo esse contexto de consideração.

Sei
"Pureza"

Na Cerimônia do Chá é necessário estar com o coração puro e receptivo para tudo que está acontecendo no momento. Esta pureza se estende às vestimentas, a limpeza do local, etc... Isso porque se entende que quando a parte física está limpa e organizada, a mesma tem condições de purificar o coração e a alma. Tanto que antes da Cerimônia iniciar, todas as pessoas lavam as mãos e bocas como uma ação purificadora.

O anfitrião antes de se sentar à mesa deve mencionar que vai lavar as mãos e sugerir aos convidados o mesmo, podendo até explicar de uma maneira informativa sobre este ato de purificação. Isso é muito válido, já que a maioria dos alimentos desse tipo de evento, usamos as mãos para comer.

E podemos até estender este hábito para outros momentos, já que nossas mãos são grandes transportes de bactérias e germes.

Jaku
"Tranquilidade"

Na Cerimônia do Chá sentimos a verdadeira tranquilidade quando realmente colocamos em prática a Harmonia, o Respeito e a Pureza. Pois como citamos acima, trata-se de uma filosofia de vida que deve se estender para o cotidiano, atingindo assim uma serena tranquilidade.

Na Tradicional Hora do Chá podemos buscar momentos de paz com pessoas que amamos, gostamos, as que temos afinidade ou até mesmo, pessoas que desejamos resolver questões, sendo um momento onde respiramos fundo e falamos calmamente, propiciando aos envolvidos um poderoso bem estar.

Essas são dicas maravilhosas para você aplicar na sua vida.
Momentos que serão inesquecíveis para você e para quem estiver em sua companhia.

E para esta harmonização tão especial, preparamos uma receita de Chá incomum e simples para você desfrutar.

Você vai precisar de:

Água quente
 5 lascas de Gengibre da Kampo de Ervas
1 Punhado de Folhas de Oliveira da Azeite Borriello
Limão em fatias
1 Xícara de chá de Açúcar
Esse é um Chá que revigora e estimula o organismo e também é muito saboroso, sendo uma ótima opção para tomar de manhã ou à tarde. Por isso, colocamos o nome dele de:

O Chá da Ação Positiva
(Chá de autoria da Revista Nós e outros Olhos)
Modo de Preparo:
Primeiramente coloque uma jarra de água para esquentar, essa água será colocada no Bule.
Em uma outra panela, coloque o Açúcar, o Gengibre, as Folhas de Oliveira e mexa até caramelizar.
Esse Caramelo temperado você servirá nas Xícaras.
Acrescente duas fatias de Limão.
Agora é só completar com a água quente.
Fica tão lindo que dá muita vontade de beber!
Para o Caramelo se dissolver totalmente, aguarde uns 5 minutos e mexa levemente com uma colher.
Prontinho!

Um Chá delicioso que esbanja sabor e aroma :)

O Gengibre que faz parte desta receita é uma raiz de sabor picante, doce e fresco. É afrodisíaco, termogênico, carminativo, bactericida, desintoxicante, acelera o metabolismo, combate a retenção de líquidos e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
É uma raiz para uso diário em nossa alimentação, porém aqui no Brasil ainda é preciso explorar mais esse ingrediente, por esse motivo, estaremos em breve publicando outras receitas com gengibre que vai te encantar.

O Gengibre que usamos é o da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, grande parceiro da Revista Neoo e que tem tudo a ver estarem aqui nesta publicação. Já fizemos diversas publicações com os produtos orgânicos que eles fornecem. Tem até uma outra harmonização com Chá, com dicas para Impressionar a quem se ama com um delicioso Café na Cama.

Gostamos muito da ideologia da empresa, que atua com respeito à Natureza e às pessoas envolvidas de forma direta ou indireta, buscando sempre estarem em harmonia. Sem contar que são produtos com qualidade garantida!
É um Gengibre seco e por isso tem validade estendida, uma ótima forma de sempre ter a raiz em casa.
As Folhas de Oliveira que usamos são da Fazenda Três Barras Castanhal onde é produzido o delicioso Azeite Borriello de Andradas/MG.

Inclusive, acontece nesta publicação uma feliz coincidência. Novamente a Kampo de Ervas e Azeite Borriello aparecem juntas. Primeiro atuaram juntos na Receita de Maionese de Azeite e agora aqui... Muito legal, né! Isso é sintonia.
A Azeite Borriello foi fundada em 2007 pelo Mario Borriello e Carla Retuci que desde então, trabalham para fornecer um Azeite de alta qualidade, onde os cuidados para fazer esse produto inicia-se no cultivo e olhando para todos os detalhes. O mais legal é saber que todo esse trabalho é feito por suas famílias.

Pensando em todos esses zelos, fizemos o Chá com as Folhas de Oliveira cultivada por eles. Um ingrediente que acreditamos ser muito válido incluirmos em nosso dia a dia, já que a Folha de Oliveira possui inúmeros benefícios. Só para terem ideia, a Folha de Oliveira possui aproximadamente 4 vezes mais de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o Chá Verde, segundo a Escritora e Palestrante Lucilia Diniz, autora de livros que dão dicas de como viver de forma mais saudável.

A Azeite Borriello fornece as Folhas de Oliveira frescas ou secas.
Nós recebemos frescas e fizemos o processo de secagem de forma artesanal e guardamos, fazendo com que a duração do produto aumentasse consideravelmente.

E o Limão é outro ingrediente com muitos benefícios, como auxiliar no processo digestivo, desintoxicar, ajuda na cicatrização, previne contra o envelhecimento precoce, além de tratar anemia. E o aroma e o sabor cítrico só enriquece a nossa receita.

E para acompanhar esse saboroso Chá, uma composição com Pão de Sementes, Creme de Ricota, Geleia de Physalis com Chá Preto/Especiarias e Camafeu... hummmm

Harmonização Maravilhosa ;)

Cada item aqui tem sua particularidade.
Assim como o Pão de Sementes da Zen Alimentos Artesanais do Rio de Janeiro/RJ. Lindo e muito nutritivo!

E para este momento ele foi excelente, já que quando cortamos as fatias, ele se manteve massudo e firme, deixando a forma de se servir bem prática.
É um Pão de sabor neutro e combinou tanto com o Creme de Ricota quanto com a Geleia de Physalis com Chá Preto e Especiarias.
Quem produz esse super alimento é o Amilcar Wolff Starosta, que faz esse e outros tipos de pães, sendo todos com foco em uma alimentação saudável, sem açúcar nem aditivos, podendo ser com ou sem glúten.

Amilcar desenvolve suas "Fornadas" toda semana e alimenta alguns pontos de venda na cidade do Rio de Janeiro com Pães sempre fresquinhos. Inclusive ele participa de um movimento bem legal na cidade que se chama "Junta Local", que visa reunir e distribuir alimentos de diversos produtores em cestas para compras semanais além de realizarem diversas feiras itinerantes.

Se você gosta de Pães artesanais e o melhor, de fermentação natural... Saiba que achou o Pão que vai despertar ainda mais os seus sentidos.

Assim como em um dos posts da Zen Alimentos Artesanais no Facebook...

"O Amor é feito como um Grão
Morre, nasce trigo
Vive, morre Pão"
Gilberto Gil


 Tem para todos os bons gostos!!!
E é sempre bom ter uma opção salgada e outra doce para passar no Pão.
Como opção salgada indicamos o Creme de Ricota da Danubio de Cruzeiro/SP.
E como opção de doce, a exclusiva e exótica Geleia de Physalis com Chá Preto e Especiarias da Mathilda de São Paulo/SP.
Esta é uma Geleia muito especial feita pelas mãos da talentosa Laetitia Letellier, um produto que você já começa a "comer com os olhos" antes mesmo de abrir. As Physalis dançam na Geleia com as especiarias e deixam o produto ainda mais bonito e saboroso.

Sua paixão por doces e suas lembranças da infância na França junto com a tia (que sempre fazia Geleias a partir de frutas colhidas em sua propriedade) foram grandes fontes inspiradoras para que iniciasse a Mathilda como um negócio próprio. Além do fato de querer atuar com o que ama (cozinhar), podendo assim dar mais atenção às pequenas coisas, respeitando as pessoas e a Natureza, deixando para trás a vida publicitária e também tendo uma segurança de renda na terceira idade.

E quando você experimenta... Hummmm!!! Você até fecha os olhos.

É uma Geleia que não é muito doce e as especiarias dão toques especiais no paladar junto com o cítrico do Physalis.

Laetitia também orienta Cursos presenciais e online para que você possa aprender a fazer Geleias com ingredientes naturais, artesanais, outras receitas francesas de família. Tudo para você ter ótimas dicas, se aventurar por puro prazer na cozinha ou até mesmo, para gerar uma nova fonte de renda.
E para finalizar com grande chave de ouro essa deliciosa hora, aquele docinho tão apreciado, o Camafeu da Cris Doce Encanto de Descalvado/SP.
Estes Camafeus são feitos pela Confeiteira Cristiane Donha Pivesso, que já atua há 15 anos no meio produzindo com capricho, amor e levando para seus amigos consumidores um sentimento de felicidade.
Cristiane confecciona os produtos num ambiente arejado, higienizado e faze questão de usar matéria-prima de ótima qualidade. Essas são características que refletem diretamente nos seus doces.

O Camafeu sempre foi considerado um doce sofisticado e apreciado por muitos e nasceu exatamente como um doce réplica dos Camafeus (jóias esculpidas em pedras) que os nobres dos Séculos XV à XIX usavam.

Toda a história que gerou esse doce o tornou um símbolo de elegância que perdura até os tempos atuais.

Com este close dá para você ver a textura desse Camafeu e todo o primor com que ele foi feito.
Uma joia de doce para você concluir essa harmonização de uma forma surpreendente.

Depois dessa experiência, todos vão estar se sentindo muito melhor do que quando beberam o primeiro gole do nosso Chá da Ação Positiva, onde você poderá estender os princípios da Harmonia, do Respeito, da Pureza e da Tranquilidade para outros momentos da sua vida.

O Chá e todos os acompanhamentos deste cenário harmonizaram perfeitamente, são indicações para você recriar em sua casa e é claro, surpreender seus familiares e amigos. Então aproveite que o final de semana está ai e complete novamente sua Xícara com o sabor da vida.

E para você que acha que acabou, não acabou não... Em breve apresentaremos a última harmonização da nossa tão especial "Tradicional Hora do Chá"com mais inspirações e indicações para você <3

Até a próxima!!!

Participação especial nesta Publicação:
(Redirecionamento para o Instagram ao clicar nas imagens)
        

Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Tábua de Madeira e Sousplat Ateliê Cozinha & Coisinhas Denise
Cachepô em Vidro Atelier Leila Brasil

Menção Especial:
Associação São Joaquim de Apoio a Maturidade
Escritora Lucília Diniz
A Junta Local RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram