Post Top Ad

Receita Neoo: Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim

Essa é daquelas receitas que vem em nossa cabeça e mesmo sem ter experimentado, já conseguimos sentir algumas sensações em relação ao prato criado. E depois que a receita já está pronta nos pensamentos, é hora de colocar a mão na massa e concretizá-la.

Existem muitas formas de se fazer um Fettuccine ao Molho de Amendoim, mas esta versão que elaboramos aqui contém nossos toques especiais, tornando essa receita única.

Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim

Um prato exótico, feito com produtos nacionais e de altíssima qualidade, ou seja, um prato que mostra a riqueza e a variedade da nossa cozinha.
Revista Neoo
De fácil preparo e muito sofisticado, é uma ótima opção para quando for fazer uma refeição com alguém, tornando assim, qualquer ocasião em especial. 

E para você replicar em sua casa todas as vezes que desejar, segue com grande exclusividade o passo a passo dessa receita, seus ingredientes e mais... A bebida para harmonizar e a decoração de mesa para seu convidado impressionar  😉

Para preparar o
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
você vai precisar de:

200g de Fettuccine de Cacau
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
500ml de Creme de Leite Fresco
120g de Pasta de Amendoim sem açúcar e com Nibs de Cacau
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
7 g de Cebolinha Seca 
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Sal à gosto
Nibs de Cacau para finalizar o prato
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Para harmonizar, Cerveja Stout com Nibs de Cacau
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Modo de Preparo
Este é um prato muito rápido de se fazer, então comece colocando água para ferver e enquanto ela esquenta, inicie o preparo do Molho de Amendoim.

Em uma travessa coloque o Creme de Leite Fresco.
Obs...É muito importante que seja Creme de Leite Fresco devido a sua espessura!
Revista Neoo
Em seguida adicione a Pasta de Amendoim, que apesar de associarmos o Amendoim e o Cacau como doces, eles são ingredientes neutros assim como o Creme de Leite. É na inclusão do tempero e da composição do prato que direcionamos se ele será salgado ou doce.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Essa Pasta de Amendoim por exemplo, é sem Açúcar, vem com Nibs de Cacau em sua composição e é feita pela Do Matto de Tremembé/SP, que a partir de pedidos de consumidores e de profissionais na área da Nutrição, desenvolveu esse tipo de produto para ser utilizado nos mais variados pratos... Sendo ideal para o preparo de Molhos como este, pois sua textura é perfeita e tem a quantidade certa de Nibs de Cacau.

Inclusive, este é um alimento que podemos utilizar em diversos momentos do dia, sendo em pratos especiais como este ou até mesmo para fazer aquele lanchinho com pão ou bolacha. Uma Pasta muito requisitada para quem treina em diversas áreas do esporte ( onde fornecem muito para atletas do vôlei, handebol, canoagem havaina, ginastica artística infantil e até mesmo para escolas particulares para crianças e adolescente), pois é super saudável, feita apenas com ingredientes naturais e sem nenhum aditivo químico. Só para ter uma ideia, na composição desta Pasta tem somente Amendoim, Óleo Vegetal de Coco e Nibs de Cacau.

Sem contar que o Amendoim é uma enorme fonte de proteína, vitaminas e minerais, é rico em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória, protege o sistema nervoso e o coração, reduz a pressão arterial, sacia, auxilia na construção muscular, fortalece os ossos, ajuda na formação dos bebês devido ao ácido fólico, dá mais disposição, energia e também melhora o humor. São muitos benefícios para a sua saúde e que reflete diretamente no seu bem estar.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Criada a partir de uma viagem onde Raphael, idealizador da marca, fez pelo período de 2 anos entre Austrália e Indonésia (lugares onde a comida saudável faz parte do dia a dia), veio a inspiração de fazer comida de verdade e de trazer essa realidade para o cotidiano dos brasileiros.

No mercado desde 2014, o nome Do Matto surgiu pelo fato de remeter rapidamente a algo natural, já que essa é a base dos seus produtos. E em 2016, também durante uma viagem de Tremembé/SP para o Rio de Janeiro/RJ, Amilton Lima (Tio de Raphael) e Raphael, se encontraram e em uma conversa empolgante se uniram. Depois daquele momento, Amilton além de ser mais uma força, passou a fazer parte integral da marca. Hoje eles atendem todo o território nacional (pela loja online e em 60 lojas físicas em 4 estados diferentes) e todos podem ter acesso a essa e outras delícias saudáveis que fornecem.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Seguindo adiante em nossa receita, mexa o Creme de Leite com a Pasta de Amendoim até a mistura ficar homogênea.
Revista Neoo
Depois adicione a Cebolinha, misture também e lembre-se... Para essa receita é melhor que a Cebolinha seja seca, pois assim ela não soltará água e temperará o Molho da forma ideal.

Dica Neoo
"Especiarias devem fazer parte da nossa cozinha, afinal de contas são elas que enriquecem qualquer prato com cor e sabor!"
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Cada pitada de ervas em sua receita, estará agregando também em nutrientes. A Cebolinha por exemplo, fortalece os ossos, auxilia no processo digestivo, proporciona saúde para o coração e para os olhos, melhora o sistema imunológico, tem ação antibiótica, anti-bacteriana e anti-viral, ajuda no desenvolvimento do bebê ainda no útero, tem ação diurética, melhora a memória e ainda é afrodisíaca.

E para quem ainda não conhece, esta Cebolinha que estamos usando na receita é Cebolinha Desidratada da MasterChef Brasil, que agora tem uma linha grande de produtos de qualidade, como ervas, especiarias, sais e molhos, tudo para que possamos enobrecer nossos pratos com mais aroma e sabor.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
A linha também conta com alguns temperos assinados pelo Chef Érick Jacquin, que é um dos jurados do maior reality show de gastronomia do Mundo, o MasterChef Brasil. São temperos que já tem as misturas de ervas, especiarias e sais na medida certa para pratos específicos. Produtos para que de forma prática você possa utilizar no seu dia a dia, sem abrir mão da qualidade.

A  MasterChef é uma das marcas da Latinex de Curitiba/PR, uma empresa que busca sempre fornecer produtos que trazem novas tendências, assim como os produtos inspirados no popular e célebre programa MasterChef Brasil, que já está na 6ª temporada, influenciando muitos lares brasileiros a explorarem suas cozinhas e mostrando que com criatividade, se faz comidas extraordinárias como este Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim ;)
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Depois de tudo misturado, veja que neste momento a sua água já deve estar fervendo! Então reserve o Molho (já coloque em uma panela para aquecer posteriormente) e vamos ao preparo do Fettuccine de Cacau.
Revista Neoo
Partindo do princípio que Cacau combina muito com Amendoim, essa Massa a base de Cacau combina perfeitamente com este Molho de Amendoim, só que aqui em um prato salgado, onde o leve amargor do Cacau junto ao delicado e marcante sabor do Amendoim, se entrelaçam como em uma dança.
Revista Neoo
Feito pela Pindorama Massas Artesanais de São Caetano do Sul/SP, este Fettuccine de Cacau é leve e forte ao mesmo tempo, onde sua leveza está na textura da massa e sua força está em como sacia. Por isso sugerimos que coma tranquilamente, saboreando cada momento e curtindo a experiência.

Todas as Massas que são feitas na Pindorama são tratadas de forma especial, com respeito, amor ao alimento, preparadas com minúcia e muito cuidado. Farinha grano duro italiana é um dos principais ingredientes de todas as Massas e sempre utilizam ingredientes da estação, fornecendo assim, alimentos mais frescos e aromáticos.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Esse jeito de trabalhar faz parte da filosofia de vida da Chef Nathalia Crepaldi e do sócio Marcos Vaccari (idealizadores da Pindorama), que sempre tiveram o desejo de abrir um negócio próprio e que passou a se realizar em 2014 no retorno de uma viagem da Nathália. Uma época que enquanto Nathalia fazia sua pós em cozinha brasileira, em paralelo eles testavam receitas fazendo diversas experiências; uma verdadeira vivência dentro da própria cozinha. E durante toda essa viagem gastronômica, em 2015 nasceu a Pindorama, que inclusive é assim que os ando-peruanos e populações indígenas pampianas se referem ao Brasil.

Inicialmente forneciam apenas para conhecidos e atendiam pedidos pela internet, mas em 22/06/2017 inauguraram a loja da Pindorama com uma deliciosa variedade de massas, molhos e doces.

Sempre inovando, a Chef Nathalia e Marcos abriram o OCA Restaurante, também em São Caetano do Sul/SP, onde a cada 2 meses renovam o cardápio, transmitindo assim um pouco de suas vivências positivas para todos os clientes e amigos.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Voltando à nossa Receita, é importante preparar a Massa depois que o Molho estiver pronto, pois ela é de rápido preparo.

Assim que a água começar a ferver, coloque sal à gosto, mergulhe delicadamente o Fettuccine de Cacau e deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
O ponto do Fettuccine para este prato deve ser "al dente", então fique de olho, pois esse tempo pode variar de acordo com o tamanho do fogo ou material da panela, e um minuto fará grande diferença.

Fettuccine pronto, coloque para escorrer.
Revista Neoo
Enquanto a Massa escorre, aqueça o Molho e rapidamente arrume a mesa.

Escolha uma decoração de mesa sofisticada e com tons claros para ressaltar a cor do alimento. Vale até uma vela na mesa para intensificar o clima gostoso, inclusive, é uma ótima opção de jantar para o Dia dos Namorados ❤.

(Veja mais dicas em nosso especial de Dia dos Namorados 2019)
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Esse conjunto faz qualquer um que sentar à mesa, sentir que se trata de uma ocasião especial... Mesmo se não tiver nenhum motivo para celebração, esta própria refeição será a razão de transformar um dia comum em um acontecimento que ficará marcado positivamente em nossa memória.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Confeccionadas de forma artesanal pela Ceramista Eliane Parreira do Ateliê Lica Parreira de Tambaú/SP, a artista lança aqui na Revista Neoo sua primeira linha de utilitários, que são ricos em detalhes, com flores e folhas em tonalidades ocre e muito elegantes.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
O estilo das peças desenvolvidas por Eliane expressa uma delicada sofisticação, pois ela atua muito com o tema floral e também com uma paleta de cores com um certo fundo castanho... Uma combinação que dá uma sensação gostosa e de bem estar.

Esse conjunto por exemplo é composto por 2 pratos, 1 castiçal e 2 porta-guardanapos, mas no Ateliê você também encontrará quadros, ornamentos e muitos outros objetos para a decoração de ambientes.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Quando sentamos em uma mesa com todo esse capricho, sentimos que tudo foi preparado de forma especial. O que tem tudo a ver para uma situação como esta, que em um dia qualquer, você decide fazer algo diferente para si e para seu convidado. Afinal de contas, viver também é quebrar a rotina!
Revista Neoo
E para acompanhar este belo prato nessa maravilhosa mesa (podendo ser até mesmo em plena segunda-feira), Cerveja Artesanal Stout de Nibs de Cacau da Modaka Cacau de Origem de Barro Preto/BA, que harmoniza com pratos de sabores fortes, contrasta com sabores sutis, combina perfeitamente com diversas sobremesas e é também bem apropriada para o Inverno que está chegando.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Essa Cerveja vem lá da Fazenda São José (em Barro Preto/ BA) onde vive a Família Viana Lima, que iniciou sua história em 2012 mantendo a tradição dos cacauicultores (que começou em 1896) com o sistema ecológico Cabruca, também conhecido como Cacau-Cabruca. Cuidados esses que refletem para um ótimo produto final.

Só para ter uma ideia, esse sistema ecológico foi reconhecido na Rio+20 como modelo de conservação produtiva, mantendo as árvores nativas e centenárias.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Mesa pronta! Vamos montar o prato!

Com um garfo grande, faça um ninho de Fettuccine no prato.
Revista Neoo
Em cima do Fettuccine, coloque um concha cheia do Molho de Amendoim
Revista Neoo
Olha que delícia!
Revista Neoo
Um prato de sabor marcante e que sacia bastante devido aos seus "poderes nutricionais", por isso, uma pequena porção já satisfaz e proporciona um novo prazer em sabores.

Finalize com Nibs de Cacau!
Revista Neoo
Inclusive, este Nibs de Cacau também é da Modaka Cacau de Origem, uma marca certificada pelo IBD (Instituto Biodinâmico) e que tem com o objetivo levar à mesa das pessoas o Cacau na sua forma mais pura e orgânica.

Tudo na Modaka é feito de forma muito cuidadosa para gerar um produto de alta qualidade; o cultivo, a fermentação e a secagem. E como eles mesmos mencionam: "É tudo sob nossa supervisão... Selecionamos as melhores amêndoas da safra para fazer a alquimia do chocolate, na nossa fábrica da floresta... Tudo isso junto com nossos parceiros, de forma socialmente justa e ambientalmente correta."

Uma empresa que fornece junto com seus produtos, uma energia fluídica positiva além dos próprios benefícios do Cacau, que por si só já proporciona saúde para a cérebro, coração, vias respiratórias, melhora a pressão sanguínea, controla os níveis de colesterol no sangue, tem ação cicatrizante, otimiza o funcionamento do intestino, melhora o humor e deixa a pele mais saudável.

E para quem não sabe, o Cacau teve sua origem na Floresta Amazônica.
Clique aqui e conheça mais sobre esse tesouro marrom.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Como deu para perceber, essa é uma receita que leva poucos ingredientes, mas todos com muita qualidade e a mistura deles nos revela um sabor novo e totalmente inusitado! Você precisa experimentar!

Com o prato já montado, comece servindo esta saborosa Cerveja, que além de ser escura (provenientes dos maltes tostados e pelos nibs de cacau), tem uma ótima formação de espuma, contém 4,5% de teor alcoólico, é forte, de médio amargor e o melhor, harmonizou perfeitamente com os sabores do nosso Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim.
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Outro detalhe bem legal dessa Cerveja, é que a pintura do rótulo foi feita em Aquarela pela artista Marcela Arantes, que não só nos chamou a atenção pela simplicidade e criatividade, como deu um toque mais que exclusivo à bebida :)
Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim
Agora sim... Com tudo pronto é hora de se deliciar!
Dê só uma olhada na textura desse Molho de Amendoim! Huuummm!
Revista Neoo
Em resumo, essa simples receita que leva muitas variações do Cacau e que transformou uma Pasta de Amendoim em um delicioso molho, tornará aquele momento comum em extraordinário. E mesmo sendo de dia ou de noite, de semana ou fim de semana, convide alguém para experimentar... Com certeza irá surpreender!

Agora é só praticar ;)
Um brinde à vida! Em qualquer dia!

Até a próxima receita Neoo!

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista Neoo
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Tigela de Cerâmica / Tauá Cerâmica
Prato, Canoa de Cacau e Bule de Cerâmica / Cerâmica Re Amaral
Toalha de Mesa e Guardanapos / In Love Criações
Quadro Buda / Art in Quadros

Citações:
MasterChef Brasil
Chef Érick Jacquin
OCA Restaurante
IBD - Instituto Biodinâmico
Artista Marcela Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad