Post Top Ad

Cacau, o tesouro marrom que tem sua origem na Floresta Amazônica

Cacau, o tesouro marrom que tem sua origem na Amazônia
Algumas pesquisam afirmam que a origem do Cacau foi no nordeste da Floresta Amazônica em 1800 a.C. E que em 1500 a.C. começou a ser cultivado pelos Olmecas na América Central, que tinham um sistema agrícola muito bem desenvolvido. Depois do desaparecimento desse povo, vieram os Maias que usavam o Cacau para fazer uma bebida sagrada, que era oferecida aos Deuses como forma de sacrifício. E quando os Maias também desapareceram, vieram os Toltecas e posteriormente os Astecas. Culturas essas que também utilizavam da bebida sagrada conhecida como “xocoatl”(xoco = amargo; atl = água). 

Os Astecas, usavam a bebida como fonte de sabedoria, como uma bebida afrodisíaca ou calmante. 

Nesta época, o grão de Cacau era usado como moeda de troca. 
Cacau, o tesouro marrom que tem sua origem na Amazônia
O primeiro europeu que conheceu o Cacau foi Cristóvão Colombo em 1502, e em 1528 Hernando Cortés levou a novidade para a Espanha.

Inicialmente o Cacau na Europa era apenas um produto onde só os ricos tinham acesso, mas pouco a pouco a novidade foi se espalhando e hoje esse fruto de gosto único faz parte do dia a dia de muitas pessoas do planeta.

Hoje existem inúmeras formas de se usar o Cacau e fica aqui duas dicas saborosíssimas para você replicar em sua casa e viver esse momento como na companhia dos Deuses:


Valeu Olmecas por iniciarem esse movimento!




Artigo: Binha Martins
Fotos: Jeser Andrade Arango (HOLIET) e gate74 via Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad