Post Top Ad

O momento mais gostoso do trabalho... A pausa para o Café

É no trabalho que passamos a maior parte do tempo e por isso é muito importante que seja um ambiente agradável. É bom para a saúde do profissional e bom para a empresa, já que em um ambiente satisfatório se produz muito mais.

Qualquer local de trabalho tem o "famoso" Cantinho do Café, seja um Escritório, Ateliê, Fábrica, Hotel, Estacionamento... E até mesmo quando trabalhamos em casa.
Mesmo quando se ama aquilo que faz é necessário pausar para aquele Cafezinho... É o momento que respiramos fundo e curtimos poucos minutos de puro deleite. Isso já nos recompõe e dá aquela recarregada de bateria para continuar com pique.

Em cada lugar acontece de um jeito. Tem empresas que estipulam horários para a pausa do Café enquanto outras deixam esse espaço livre para quem desejar ir até lá e usufruir. Isso vai depender muito da filosofia da empresa. 

Mas independente de como acontece, esse pequeno ambiente tem um grande efeito muito positivo sobre os funcionários, colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Inclusive, tem empresas que já consideram bastante esse ambiente e investem em alguns pequenos cuidados que são revertidos em um momento gostoso e em melhores resultados. E mesmo para quem trabalha em casa ou sozinho, em um Ateliê ou Oficina, sabe o quanto é bom fazer aquela pausa para tomar um Café, comer algo e se refazer.

É na pausa para o Café que pensamos em como dar continuidade em um projeto, que conversamos com os amigos nos distraindo um pouco (liberando assim qualquer estresse) e essencialmente nos alimentamos, dando combustível ao nosso organismo e nos deixando preparados para os próximos afazeres.

É muito saudável para o corpo se alimentar de 3 em 3 horas, sendo 3 refeições principais e as outras que intercalam pequenas porções para dar aquele "up". Essa constância faz com que aumente o metabolismo tendo como consequência o bom funcionamento de todo o organismo.

E para o bem estar de todos, hoje vamos dar dicas para "O momento mais gostoso do trabalho... A pausa para o Café". Tudo para que o seu Cantinho do Café faça do seu ambiente de trabalho, um lugar mais feliz e mais produtivo.
O Cantinho do Café pode ser na própria Copa ou em qualquer outro lugar do ambiente de trabalho, porém é desejável que tenha uma pia próxima, mesa e lugares para sentar, pois a limpeza e o conforto neste ambiente são fundamentais para que aconteça uma renovação física e mental, além da inspiração criativa para desenvolvimento de uma atividade.
Com nossas sugestões, você pode fazer o seu Cantinho do Café, aprimorar o que você já tem ou levar essas dicas para a empresa que trabalha, afinal de contas, todos vão se beneficiar.

Saiba que em um pequeno espaço você já poderá fazer um belo Cantinho do Café. E a prova disso é utilizar um aparador. Este por exemplo é o Aparador Gourmet da Anna Karawajczyyk de Santa Cruz do Sul/RS, uma peça compacta, com 3 bases para colocar o que for necessário, espaço suficiente para expor utensílios e alimentos, ou seja, um móvel muito apropriado para este uso.

Como podem ver, na prateleira principal colocamos 2 Cafeteiras, Balança para a medição do café, Café, Xícaras, Açucareiro e Guardanapos de pano. Na prateleira do meio colocamos Torradas e mais Café (pois um bom café no trabalho nunca pode faltar rs). Na última prateleira, colocamos alguns livros como uma forma de incentivo à leitura.

É uma peça multiuso que o Ateliê Anna Karawajczyyk nomeou como "Carrinho Gourmet", já que ele tem rodinhas para ser transportado de lugar facilmente. Ele também é ótimo para servir o pessoal nos dias de Coffee Break, Brunch ou até mesmo aquele churrasco que de vez em quando acontece com os colegas de trabalho.

 Parar para tomar um Café faz os pensamentos se assentarem e as vezes, se estamos na companhia de algum amigo de trabalho, também podemos nos distrair e até criar estratégias importantes... Por isso tem amigos que diariamente falam:

E aí? Vamos tomar um Café?
Isso faz desse momento, um ritual diário e renovador.

E para esse ritual ficar mais gostoso ainda, enquanto conversamos, já vamos preparando um Café na Cafeteira portátil Pressca de Rio do Sul/SC.. Que leva de 2 à 5 minutos para ficar pronto, dispensa filtro de papel e traz em sua essência uma nova experiência na arte de tomar Cafés.

Com a Pressca, você tanto pode tomar o café em xícaras com seus colegas de trabalho e até mesmo, preparar e tomar o café nela mesma, diretamente na sua mesa. Esse é aquele item que te permite fazer Café, ou até mesmo Chá, em qualquer lugar... Basta ter água quente :)

Outro item indispensável deste conjunto é a "Colher Balança Dose Certa" para a Cafeteira Pressca. Ela é muito simples de usar e trará o padrão desejado para cada tipo de café que utilizar.

O Brasil tem cafés maravilhosos e a Pressca te dá a possibilidade de fazê-lo mais forte ou mais fraco, pois tudo vai de acordo com a quantidade de pó utilizado e também o tempo que deixará o Café descansando na água quente.

Uma dessas maravilhas é o Café Conosco, um Café produzido na Fazenda Itajaó em Carmo do Rio Claro/MG, que tem como objetivo valorizar o Café no Brasil em termos de qualidade, levando em cada xícara a procedência do que bebemos.

Eles estão na 3ª geração e dizem com propriedade que aquela frase: “O melhor do café não fica no Brasil”, já caiu por terra, pois você pode sim, ter em sua xícara o que há de melhor em Café.

Eles tem uma produção totalmente artesanal e fazem as torras frescas de acordo com os pedidos. Isso é espetacular!!!... Os amantes de Café que os digam :)

Esse é o Café Blend Speciale de torra escura, com notas de chocolate e também o "carro chefe" da Café Conosco. Este é um Café chamado de Specialty Coffee pois é passado por um tipo especial de torra e que possui uma extrema qualidade, ou seja, levando em consideração todos os processos desde o cultivo.

É um Café de média acidez, encorpado e perfumado.
Segundo eles, esse café tem pontuação de 82 da BSCA (Brasilian Specialty Coffee Association), que numa escala de 0 a 100, consideram cafés especiais pontuações acima de 80 pontos.

A Café Conosco foi idealizado em maio de 2017 pela Fernanda Vieira da Silva Lemos, esposa do produtor Diogo Augusto Lemos, que tem como objetivo fazer parte de um novo conceito em Cafés.

E já fazem com certeza!
Provem e concordarão conosco!

Ficou curioso em como fazer um delicioso Café como este na Pressca?
Então confira o simples passo a passo da Evolução do seu Café!

1º Passo
Adicione o Café dentro da Cafeteira.
2º Passo
Adicione água quente e aguarde de 2 a 4 minutos de infusão.
Aqui indicamos que a água esteja quase fervida.

*Pra quem já morou na roça, com certeza conhece o café tropeiro, que é misturando o café diretamente na água quente (enquanto a mesma está esquentando no bule ou chaleira). Esse método bem legal e rústico abordaremos na íntegra no especial "O Legítimo Café Tropeiro" que sairá em breve em nossa mídia ;) .... Mas o que quero dizer com tudo isso é que a Pressca e o Café Conosco tem muito desse conceito e me trouxe ótimas lembranças.
3º Passo
Pressione o êmbolo até chegar a base da cafeteira, nesse processo o filtro de inox da Pressca fará todo o processo para retirar o sumo de um delicioso café coado na hora.
Gerson Prates Amaro, idealizador da Pressca e um apaixonado por Cafés, projetou a Pressca e ficou pelo período de 4 anos desenvolvendo a Cafeteira até chegar neste incrível produto. Tendo em seu conceito a praticidade, portabilidade e sustentabilidade.

Essa Cafeteira está se popularizando cada vez mais por sua praticidade e belo design.
Você pode ter ela tanto em seu Cantinho do Café como na sua bolsa, tendo sempre um Café ou Chá quentinho para tomar. Tem a capacidade para fazer 350 ml de Café ou Chá, o equivalente a 4 Cafés grandes.

Tomar Café em Canecas de Cerâmica já é uma combinação perfeita, se elas tiveram estampas legais, o Café fica mais agradável ainda. É por isso que nesta composição indicamos as Canecas idealizada pela Susie Cysneiros da Mussambê de Maceió/AL, que desenvolve estampas autorais e aplica em diversos produtos como essas Canecas por exemplo.

Aqui escolhemos uma frota de kombis, que por ser estampas bem alegres e coloridas, dá ao ambiente e ao momento do Café aquela sensação de descontração. Mas quando você ver todas as opções que a Mussambê tem, vai ver que é uma mais linda que a outra e com certeza vai encontrar a que tem mais a sua cara.

Essas Canecas são bem encorpadas, robustas e são ótimos utilitários para se tomar o Café. E além do seu visual super legal, é uma Caneca grande e acaba mantendo a bebida aquecida por mais tempo.

E para acompanhar o Café, vamos dar ótimas dicas para enriquecer este momento.

O ideal aqui é comer apenas uma pequena porção, pois a pausa para o Café tem um objetivo diferente de uma refeição principal.
Se você estiver precisando de algo substancial, uma ótima opção para se ter no cantinho do café é o Pão de Sementes da Zen Alimentos do Rio de Janeiro/RJ.

Feito pelas mãos de Amilcar Wolff Starosta, esse pão é um alimento muito nutritivo, feito com fermentação natural e sem açúcar. Na massa do pão tem sementes de girassol que é desintoxicante e ajuda na saúde da pele, ossos, dentes, unhas, intestino e musculatura. As sementes de linhaça que o envolve, auxilia na saúde dos olhos, do sistema imunológico, ajuda a equilibrar o sódio do organismo e garante mais energia para o dia.

Ele é tão rico em nutrientes que uma fatia já satisfaz.
E para acompanhar o Pão de Sementes, Queijo Meia Cura da Casa Mineira de Americana/SP.
O Queijo Meia Cura é uma ótima opção para sempre ter em nosso Cantinho do Café porque praticamente todo mundo gosta, além de ser fonte de proteína, vitaminas e minerais. E é uma combinação perfeita com um xícara de Café.

O Queijo Meia Cura tem esse nome exatamente porque ele não é fresco, mas também não é totalmente curado. E sempre que o comemos lembramos de Minas e suas delícias, isso porque é o queijo mais apreciado por lá e também o nome do queijo foi dado por eles. É um Queijo que normalmente é feito com leite cru, mas alguns produtores fazem com leite termizado ou pasteurizado.

E a Casa Mineira tem sempre o Queijo Meia Cura a disposição entre outras delícias regionais. Adoramos a Loja que tem aquele ar que te transporta para Minas Gerais.
O Alessandro Brandão que está na direção da Casa Mineira e nos contou um pouco de como tudo começou... Disse que há mais de 10 anos atrás surgiu uma sociedade de mineiros que decidiram abrir uma Casa de Minas na cidade de Americana/SP. De lá pra cá, a Casa passou por altos e baixos e por diversas direções. O Alessandro está no comando da Casa Mineira há 1 ano e 3 meses, sempre se posicionando no mercado, fornecendo o que há de melhor de Minas, com grande variedade de Queijos entre outros produtos.
Nós aqui da Revista, acompanhamos a Casa Mineira há 4 anos e nunca vimos a Loja tão linda como está hoje. Um lugar aconchegante, bem arejado, com arrumação e limpeza impecável e uma variedade grande de produtos que são fornecidos com preços justos. Sempre tem produtos para degustação e o cliente recebe orientações sobre a origem e como conservar o que está levando.

E uma combinação bem legal com o Queijo Meia Cura é consumi-lo em harmonia com uma Patê de Amendoim com Semente de Girassol  e Lemon Paper. Uma mistura nova e deliciosa.
Feito pela nossa parceira Renata da Fit Cookies do Rio de Janeiro/RJ, esse Patê de Amendoim com Semente de Girassol e Lemon Paper em combinação com o queijo e o pão, ficou muito saboroso na companhia deste Café.
Para você conhecer mais sobre a Fit Cookies, uma outra Pasta de Amendoim harmonizamos com Chá. Uma opção bem exótica e muito saborosa. Clique aqui para ver essa outra opção.

Ter alguns alimentos veganos no cantinho do café é pensar também nas pessoas que optaram em ter uma filosofia de vida que envolve uma alimentação mais saudável e em harmonia com a Natureza, além de apresentar esse tipo de alimento aos outros. Como este Patê e a Torrada que vamos fazer a seguir.
Essas Torradas de Arroz Integral Orgânico, Chia e Gergelim da Okoshi Nutrição Natural de São Paulo/SP, são excelentes para momentos como este. São levíssimas, 100% natural, sem glúten, livre de colesterol e sem lactose. E algo muito bacana é que as Torradas vem em embalagens com duas unidades, o que fica muito prático para guardá-las e as mantém crocantes sempre que alguém for consumir.
É uma torrada que acompanha tanto cremes salgados como doces, sendo ótima para os lanches entre as refeições principais.

E para realçar o sabor desta Torrada, fizemos uma combinação com outra delícia da Fit Cookies, que é a Pasta de Amendoim tradicional... hummmm que delícia :)
A Fit Cookies produz diversos tipos de Pastas e Patês de Amendoim, mas pra Pausa para o Café, escolhemos a tradicional e a com sementes de girassol e lemon paper, que assim como todas as outras, tem pedaços moídos de amendoim em meio à pasta.

Um alimento funcional, já que o amendoim protege o sistema nervoso, auxilia na construção muscular, previne o envelhecimento precoce, melhora o humor e se o consumo for moderado, ajuda a emagrecer.

Essa Torrada com Pasta de Amendoim é a dica perfeita para quem deseja fazer aquela boquinha e ainda com alimentos funcionais e veganos.
A Torrada de Arroz Integral Orgânico, Chia e Gergelim por exemplo, é muito nutritiva contendo fibras, antioxidantes, proteínas, minerais e até fitoesteróis.

A Okoshi é idealizada por Kikuro Hikage (pai) e Hiloshi Hikage (filho), uma empresa familiar que nasceu em São Paulo/SP na década de 60, época em que muitos imigrantes japoneses chegaram por aqui e desde então compartilham conosco sua rica cultura.

Eles produzem alimentos saudáveis e isentos de ingredientes de origem animal. Uma empresa com a ideologia de produzir produtos que trazem benefícios aos seus consumidores, atuando sempre em harmonia com a Natureza.
Outra coisa bem bacaca é ter algumas castanhas para petiscar de vez em quando, isso porque são alimentos altamente nutritivos e práticos. Nós apresentamos aqui a Castanha de Baru da COOMAFAB, uma castanha da região de Goias e que cada vez mais está chegando na mesa de todos os brasileiros.

A Castanha de Baru é deliciosa e muito benéfica para o organismo. Clique aqui e nesta publicação você vai conhecer um pouco da história da Cooperativa e dos benefícios deste incrível alimento.

É sempre bom ter também uma guloseima no Cantinho do Café porque dá aquela animada no pessoal. Essa é a alegria da nossa Pausa para o Café que as vezes desejamos. Sem contar que doce com Café é muito bom!

O doce agita, levanta o astral e combina com momentos de alegria.
É fácil nos imaginar com um desse na mão, acompanhado de um Café e um grande sorriso.

Sabe aquela hora que você quer um doce?
Aquele doce com Café...
Huuummm!

Ainda mais se for Pão de Mel :)
(E esse ainda é com um sabor diferente, de Oreo)

Olha... De uma coisa pode ter certeza, todos do trabalho vão despertar com esse grande prazer.
Esse Pão de Mel é feito pelas mãos da Ana Lúcia (mãe) e da Ana Carolina (filha), que desde 2013 criaram a Renda de Açúcar em São Paulo/SP e fazem do nosso mundo mais doce. Elas colocaram esse nome com o objetivo de passar leveza, suavidade e beleza. Elas até nos disseram:
"Nada melhor que a delicadeza da Renda, aliada à doçura do Açúcar pra exprimir tudo o que a gente quer transmitir."

E realmente transmitem tudo isso, não só pelo nome, mas principalmente pelo capricho dos seus doces.
Esse Pão de Mel Oreo é bonito, macio, cremoso e muito gostoso. Tão bem feitos que elas chamam seus pães de mel de presentinhos, porque além de deliciosos, dá para notar claramente quanto carinho é depositado neles. Aliás, o Pão de Mel Presentinho foi o primeiro produto da Renda de Açúcar e é sucesso até hoje... foi o carro chefe durante muito tempo e hoje divide o reinado com os Cookies recheados e os Brownies.
São extremamente cuidadosas, desde a produção de cada doce até em pequenos cuidados com a embalagem. É um mimo que você estará oferecendo à sua equipe e todos vão se sentir acarinhados. Faça o teste e passe a incluir esses Pães de Mel em seu Cantinho do Café... todos vão ficar maravilhados.

E para acompanhar todos esses quitutes, manter as mãos limpas e retornar às atividades renovados, Guardanapos coloridos e lindos da Mesa Chiq de Porto Alegre/RS.

Idealizada por Lia e Eric Braibante, a Mesa Chiq está no mercado desde 2016 produzindo peças customizadas de acordo com o gosto e necessidade do cliente, tendo o atendimento personalizado o grande diferencial.

Inclusive, eles também fornecem outras peças como toalhas, sousplat, caminhos de mesa; que você pode usar em diversas confraternizações da sua empresa, deixando a sua mesa mais elegante nesses eventos.

Aqui nesta composição usamos Guardanapos com cores variadas (vibrantes e alegres) que combinam com o nosso Cantinho do Café e também com nossa decoração. E independente das cores que venha escolher, ter Guardanapos é fundamental para este ambiente, um utilitário que vai fechar com chave de ouro o seu momento mais gostoso do trabalho... A pausa para o Café!

E uma coisa muito importante no coletivo do trabalho que vale muito a pena ressaltar !!!

Após se alimentar e usar as coisas, lembre-se de deixar tudo limpo e organizado para que o próximo possa vir e utilizar da mesma maneira que você hein, rsrs. Isso é literalmente muito importante.

Limpar o que sujar é a lei !!!
E como dizia um grande sábio... Não procrastine ;)
E com um Cantinho do Café desse jeito você vai inspirar sua equipe e a si mesmo! Tudo para que todos fiquem em um ambiente agradável e saudável.

Pois trabalhar de uma forma positiva, cultiva a saúde e a prosperidade.

Bóra tomar aquele Café :)

Participação especial nesta Publicação:
(Redirecionamento para o Instagram ao clicar nas imagens)

Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Madame Capricho com trio de mini vasos
Carmenn Atelier com Vasos Linha Bali
Cozinha & Coisinhas Denise com Tábua de Madeira
Darly Pellegrine com Cerâmica Prato Folha
Ateliê Lica Cruz com Bandeja e Açucareiro em Cerâmica
Studio Faby Cerâmica com Aromatizador de Ambientes
Arte do Manezinho com Lixeira Rústica
Mandala de Luz com Árvore de Pedra
Consercaf com Bule de Alumínio
Bettanin com Escorredor

Um comentário:

  1. Que delícia fazer parte desse time incrível. Matéria linda!!! Parabéns e obrigada!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad