Post Top Ad

Receita Neoo de Canoa de Berinjela na Cerâmica de Cacau

Para quem sempre sonhou em descer o rio em uma canoa e ainda navegar pelo instinto aventureiro... Essa "Receita Neoo de Canoa de Berinjela na Cerâmica de Cacau" será um prato cheio e muito convidativo ao paladar.

Sendo da mesma família do pimentão, a berinjela (fruta da planta "Solanum melongela") é muito rica em vitaminas A, B1, B2, B5, C além de ser usada medicinalmente contra a artrite, diabetes e outros mais. No uso culinário ela é bem versátil e pode ser utilizada de diversas maneiras.
Hoje apresentamos uma receita clássica desse fruto em formato de canoa, recheada com a própria polpa, carne de panceta (porco), queijo minas, muito parmesão e harmonizada com uma cerveja bem especial... Sua própria casca é a base da canoa, e acrescentamos a cerâmica em formato de cacau como forma, ela será seu prato exclusivo na montagem e também ao servir... hummmmm :)

Vamos aos ingredientes !!!
*Porção para 4 pessoas
2 Berinjelas
300 grs Panceta
300 grs Queijo Minas Frescal
300 grs Queijo Parmesão
5 dentes de Alho
3 Tomates
Cebolinha e Salsinha fresca a gosto
Azeite Extra Virgem de boa qualidade
Sal a Gosto

*Cerâmicas em formato de canoa e Cerveja para que seu cenário seja espetacular ;)

Modo de preparo
  • Corte as berinjelas ao meio e retire sua polpa deixando a casca intacta (reserva a polpa).
  • Posicione as cascas da berinjela em suas cerâmicas em formato de canoa de cacau e adicione azeite e uma pitada de sal em cada uma.
  • Pré aqueça o forno em fogo baixo.
  • Em uma frigideira, frite as pancetas em azeite dourando os dois lados por igual (reserve).
  • Em uma panela, adicione azeite para fritar levemente o alho já triturado.
  • Acrescente a polpa da berinjela e os tomates já cortados em cubos pequenos, a salsinha e cebolinha, um pouco de água para levantar vapor e cozinhar os alimentos.
  • Aos poucos adicione um pouco mais de azeite e o queijo minas frescal misturando bem. Quando os queijos estiverem praticamente derretidos, a pasta já estará pronta.
  • Despeje a pasta em cada canoa, somente o suficiente para cobrir o fundo dela (veja imagem abaixo).

Corte a panceta em tiras e coloque nas canoas.
Cubra com o restante da pasta. 
 Um fio de azeite extra virgem para dar aquele sabor.
Finalize com muuiiitoo Parmesão em tiras para gratinar e tornar esse prato irrecusável. 
 Leve ao forno em fogo alto por 25 minutos e voalá... Um prato digno dos melhores aventureiros que descem rio abaixo... Pois mesmo quando o jacaré se aproxima, o barco não vira :)
 Sempre que for fazer esse prato, o queijo de boa qualidade será o grande diferencial. Opte por ingredientes frescos que darão mais aroma e sabor no resultado final. Em nossas receitas que levam queijo, sempre utilizamos os da Casa Mineira da cidade de Americana/SP, pois eles são realmente frescos e semanalmente são reabastecidos para manter a grande qualidade dos alimentos.

Todo sábado a partir das 10:00am, Alessandro (o proprietário), recebe seus clientes para uma degustação especial dos seus mais variados produtos... Por isso, se estiver na redondeza não deixe de visitar, você sairá de lá bem satisfeito.

Recentemente fizemos uma degustação de "Vinhos, Queijos e Geleias" com a participação da Casa Mineira... Veja "AQUI" todo o conteúdo que com certeza será uma boa inspiração para receber seus convidados.
 As cerâmicas utilizadas nessa receita são da Ceramista Renata Amaral de Carapicuíba/SP, ela participou recentemente da nossa publicação especial dos "14 Panetones e Chocotones mais surpreendentes de 2017" (Veja AQUI na íntegra).

Essas cerâmicas são muito especiais e feitas manualmente por essa grande artista. Sua base é o formato de um cacau partido ao meio e nos inspirou tanto que desenvolvemos essa receita exclusivamente para esse conjunto.

Eles são feitos a alta temperatura e esmaltados tanto por dentro quanto por fora, o que propícia sua ida ao forno sem nenhum problema. São super elegantes e com certeza você vai querer ter um jogo desses em seu conjunto de louças.

Renata também está participando com outra cerâmica bem especial que dará base a uma sobremesa muito deliciosa que sairá logo logo em nossa mídia... Então fique ligado que muita coisa boa vem por aí. 
Para harmonizar, uma cerveja Darguner Pilsener da marca Alemã Darguner Brauerei.
Leve, refrescante e com um toque de amargor no limite para uma Pilsen. Seus 5% de teor alcoólico faz dessa cerveja algo muito apreciado em encontros com amigos e nos mais diversos churrascos. 

Ela é feita na Alemanha e importada para muitos países, mas o mais engraçado e curioso dessa cerveja é que ela não é vendida em seu país de origem, não só ela, mas outras linhas da cervejaria também.... Curioso não é ???

Ela é muito gostosa de se tomar, na lata ela vem com 500ml e tem uma ótima formação de espuma com pouca persistência. Você pode encontrar ela nos melhores supermercados com gondolas de cervejas artesanais e seu preço é super acessível... Em breve faremos outra receita com a Weiss.

Essa receita é uma delícia, fala a verdade... Desça o rio conosco nessa canoa e Bon Appetit !!!

Até a próxima receita Neoo :)

Participação excepcional nesta Receita Neoo de Canoa de Berinjela
(Redirecionamento para page do Facebook/site ao clicar nas imagens)


Receita: Nós e outros Olhos
Redação: Davi Oliveira
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos
Cenário: Taça para Cerveja da Cisper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad