Post Top Ad

IPA Day: 4 Dicas para celebrar esta data em grande estilo

Criado em 2011 para celebrar um dos estilos de cervejas mais consumidos e apreciados no mundo, o IPA Day nasceu nos Estados Unidos e logo de cara ganhou muitos adeptos.

Comemorado na primeira quinta-feira do mês de agosto, a única regra aqui é que não importa aonde você esteja, o que vale mesmo é que nesta data você deve apreciar uma boa IPA com seus amigos e claro, com seus familiares. E mesmo que esteja sozinho, não pense duas vezes, abra uma IPA bem gelada, erga o seu copo e brinde pelas dádivas da vida. Fazendo isso, pode ter certeza, o seu dia será muito, mas muito melhor.
Então para você que aprecia uma boa IPA e que está sempre em busca dos melhores rótulos para experimentar, hoje apresentamos 4 variações deste estilo que são realmente de impressionar e que representam a grande qualidade das cervejas que estão sendo feitas hoje em dia. De fato, elas são saborosas, aromáticas, ricas em conceito, potentes como devem ser e sem pestanejar, merecem aquele espaço reservado na sua geladeira.

E aí? Bora conhecê-las?

GodHop
American IPA
Especial IPA Day 2022
Intensa, com notas cítricas e frutadas (que nos remetem a frutas amarelas), de espuma densa e detentora de 6,9% de teor alcoólico, a God Hop (Deus do Lúpulo) é uma cerveja do estilo American IPA, que além de apresentar em seu corpo um amargor bem equilibrado, traz na sua essência uma cor dourada de encantar o olhar. Também, feita somente com lúpulos americanos (todos bem selecionados) e com maltes de qualidade (que trazem um certo dulçor), não poderia ser diferente, é uma das maravilhas dos deuses e será uma das melhores pedidas nas suas harmonizações. Experimente com carnes de churrasco e comidas indianas, você irá se impressionar!
Produzida pela Mazzeo Cervejaria, uma empresa familiar de Rio Claro/SP, que inclusive inaugurou recentemente o seu próprio BrewPub, essa e muitas outras cervejas (veja aqui uma bela Oatmeal Stout feita por eles) representam o legado do primeiro mestre cervejeiro da família, o Sr. Domingos Mazzeo (in memoriam), que desde a década de 40 já era respeitado pelo seu ofício. De lá pra cá, seu filho Domingos Mazzeo Junior, deu continuidade na profissão e hoje, junto com suas filhas (Dânia e Bruna) e genros (Eduardo e Caio), seguem plenamente nesta tradição, utilizando somente ingredientes nobres nas suas receitas e claro, honrando como nunca os seus ancestrais.
"Em 2021, três cervejas da Mazzeo se destacaram no campeonato Brasil Beer Cup, trazendo medalhas de ouro para as cervejas Pedal Dunkel Weiss e Fumegada Rauchbier e medalha de bronze para a Vagão Oatmeal Stout. O campeonato aconteceu em novembro, reunindo jurados nacionais e internacionais que avaliaram e elegeram as melhores cervejas do Brasil para cada estilo de cerveja. Bruna Mazzeo, sommelière de cervejas e sócia da Mazzeo, comenta que essas medalhas são resultado do nosso esforço e dedicação, e que além de ser muito importante para marca, mostram a qualidade do nosso trabalho". Mazzeo Cervejaria

Sagittarius B2 1974
American IPA
Especial IPA Day 2022
Você sabia que em 1974 foi descoberto no centro da nossa galáxia uma nuvem gigantesca de álcool etílico e que se condensada renderia, acredite, 400 trilhões de trilhões de "pints" de cervejas? Doido né? Seu nome é Sagittarius B2 e foi a inspiração para a criação desta bela American IPA, uma cerveja viva, de 6,5% de teor alcoólico e uma das mais aromáticas que você poderá provar hoje em dia. E é bem isso mesmo, pois trazendo em sua essência os lúpulos Columbus e Ekuanot, essa cerveja apresenta um corpo bem sedoso e cítrico, ou seja, uma das melhores opções para harmonizar com o clima da primavera que está chegando. Em resumo, essa cerveja te faz chegar nas nuvens logo no primeiro gole!
Produzida pela Campina da Cascavel de Xanxerê/SC em parceria com a Nordus Cervejaria, essa cerveja representa a nova era da Campina, que após ser a primeira Hidromelaria registrada pelo MAPA em Santa Catarina, hoje se mostra como uma grande referência em cervejas especiais em sua região. E olha que legal, além dos seus idealizadores serem Astrofísicos de formação (com uma grande bagagem na área da alquimia), na sua linha "Cascavel Beer" (onde tudo é produzido com insumos de alta qualidade) eles abordam os estilos clássicos de cervejas tipicamente européias, dando não só a devida atenção aos gostos das pessoas da sua região, mas para que cada cerveja reflita uma experiência única e totalmente inesquecível.
"A linha Cascavel Beer apresenta como uma característica geral, a leveza no corpo das cervejas, tendo elas uma atenuação média/alta. Com insumos de alta qualidade e um processo de produção adequado, as cervejas da linha Cascavel Beer entregam uma experiência única, pautada na qualidade da bebida e respeito com o consumidor." Campina da Cascavel

Sitrik
IPA
Especial IPA Day 2022
Quando você toma uma cerveja artesanal, naturalmente você passa por uma experiência única, que mexe com seus sentidos e que proporciona muito prazer. E no caso da Sitrik IPA (cítrica em turco), não poderia ser diferente, pois sendo esta uma cerveja viva (não pasteurizada) de 6,5% de teor alcoólico, super macia, aromática e que valoriza como nunca o lúpulo Citra, não tem como, seu sabor tem definitivamente o poder de ficar registrado na memória, assim como as mais belas lembranças. É realmente uma experiência muito saborosa e que pelo menos uma vez na vida você terá que provar!
E quem faz essa delícia líquida é a Cervejaria Zuraffa de São Paulo/SP, uma empresa que tem à frente os casais Luiz Furlan & Simone Carvalho e Luís Pires & Miriam Moraes, que assim como muitas cervejarias que hoje são destaque por onde passam, nasceu quando eles começaram a produzir a sua própria cerveja casa. Com o tempo eles foram adquirindo mais e mais experiência e já com o paladar apurado, em 2018 decidiram abrir o próprio bar, que curiosamente ganhou o nome de Zuraffa devido a uma viagem que fizeram para a Turquia. E como a única palavra que conseguiam pronunciar no idioma era esta (que significa Girafa), de forma descontraída se tornou o nome e o mascote da Cervejaria.
Hoje, só para você ter uma ideia, esse clima de alegria é transmitido naturalmente para todos que frequentam o bar ou que simplesmente consomem suas cervejas. Tanto é que eles recebem carinhosamente dos seus clientes, Girafas de diversos lugares do mundo para fazer parte da decoração do local. Mimos que somente amigos fazem uns para os outros, ou seja, a Zuraffa gera e fortalece um enorme círculo de amizades com muita Cerveja e claro, brindando o melhor da vida.

"A Zuraffa está constantemente pensando em novos sabores. Pela facilidade de ser um Brewpub (nossa cerveja é fabricada em uma nanofábrica que fica no próprio estabelecimento), temos a oportunidade de experimentar diferentes receitas. Como a nossa IPA, a Atlama, era muito apreciada pelos clientes, decidimos criar uma nova cerveja desse tipo. A Sitrik leva lúpulo Citra em sua composição, proporcionando um sabor mais cítrico, mas sem perder o amargor característico das IPAs." Cervejaria Zuraffa

Thor
Belgian IPA
Especial IPA Day 2022
Inspirada nas cervejas belgas (que são muito complexas em aromas e sabores), para concluir com chave de ouro essa bela lista de indicações, eis aqui uma Belgian IPA, que além de ter o Thor como figura principal em seu rótulo, é uma cerveja intensa, forte (com 6,7% de teor alcoólico), enigmática e com toda certeza, é uma cerveja digna dos Deuses. Também, detentora de 4 medalhas (dentre elas a de Bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas 2022 e Prata no Competencia Internacional de Cerveza Aro Rojo 2022), tinha que ser uma bebida surpreendente mesmo. Só para você ter uma ideia, essa cerveja tem como destaque a levedura belga, que não só trouxe para ela toques picantes e refrescantes, mas um equilíbrio perfeito entre o dulçor e amargor, resultando em uma bebida cítrica, cremosa e incrivelmente irresistível.
E essa extraordinária Cerveja faz jus ao conceito da marca, pois nos leva para uma outra época quando as Cervejas eram confeccionadas nos lares como uma bebida única. E foi exatamente com essa mesma energia que nasceu a ØL Beer em São José dos Pinhais/PR, onde o casal Eduardo Vosgerau e Isadora Neier, dois Mestres Cervejeiros que só produziam para o consumo próprio, decidiram em 2016 unir seus conhecimentos, experiências e paixão, compartilhando assim não apenas as suas incríveis cervejas com o mundo (todas com o conceito da cultura Viking, uma das civilizações antigas apaixonadas por cervejas), mas mostrando que a mesma essência do passado ainda está presente em dias atuais. São cervejas divinas mesmo!
"A ØL oferece experiências sensoriais capazes de agradar qualquer tipo de paladar. Gostamos de compartilhar nossa paixão e a diversidade que a cerveja tem a oferecer. Nossas cervejas são elaboradas para entregar altíssima drinkability (facilidade em beber), desde os estilos mais fracos, até os mais fortes." ØL Beer
Fala sério... Inspiradoras demais essas quatro cervejas, não são? Elas de fato representam o melhor do que está sendo feito hoje em dia e mais, nos mostram com clareza que a nova geração de cervejarias estão vindo com tudo mesmo.

Por isso, sempre que possível procure conhecer sobre as bebidas que anda tomando por aí, pois quando você se identifica com a essência daquilo que está consumindo, tudo ficará incrivelmente mais prazeroso, senão melhor, envolvente. E isso, isso sim, é a mais pura verdade!

Um brinde a todas elas! 🍻
Um grande brinde para todos nós! 🍻

Até a próxima e nunca se esqueça, beba sempre com moderação!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Vídeo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇

GodHop
Martinazzo com Tábua de Madeira
Charme à Mesa com Guardanapo de Pano
Alumínios Parisotto com Estátua Buda
Incensos Radha com Incenso Artesanal

Sagittárius B2 1974
Ateliê & Cia Mococa com Guardanapo e PG Dourado
Alumínios Parisotto com PG de Flor

Sitrik
Martinazzo com Tábua de Madeira

Thor
Arts Viking com Caneca de Madeira
Martinazzo com Tábua de Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad