Post Top Ad

Filme sobre a bailarina Marcia Haydée traz depoimentos de Deborah Colker e Ana Botafogo

“Eu digo que eu nasci para dançar”, afirma Marcia Haydée em documentário sobre a sua trajetória, dirigido por Daniela Kallmann, que chega à programação do canal Curta!.
Revista Neoo
"Marcia Haydée" traz a história de vida da artista dentro e fora dos palcos. Ilustrada com muitas imagens raras, a narrativa é conduzida pela própria biografada, hoje com 82 anos, e por entrevistas com colegas e grandes nomes da dança. Nascida em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Marcia dirige, desde 2004, o Ballet de Santiago, no Chile.

Bailarina brasileira de consagração mundial, Marcia Haydée é conhecida como a "Callas da dança", por sua grande força interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (FRA), mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko, que no início dos anos 1960, ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina. Na década de 1970, após a morte de Cranko, Márcia assume a direção da companhia e fica à frente durante 20 anos. Trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun, Rudolf Nureyev, Jorge Donn, Maurice Bejárt, John Neumeier.

Deborah Colker a chama de "um vulcão" e "pura transgressão". Ana Botafogo destaca que o encontro de Marcia com o coreógrafo sul-africano John Cranko, "transformou a história da dança no mundo". Foi um namorado cubano quem a levou para o Ballet de Stuttgart, onde Cranko se deslumbrou com sua técnica e sua presença de palco e a convidou para ser primeira bailarina – posto que ocupou por 13 anos.

Marcia se tornou uma estrela instantaneamente, dançando em espetáculos como “Romeu e Julieta”, “Eugène Oneguin” e “A Megera Domada”, e compondo parcerias com grandes nomes do balé como Richard Cragun, Mikhail Baryshnikov, Jorge Donn e Rudolf Nureyev. Todas essas etapas são revividas pelo filme da Indiana Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Assim, fotos e vídeos raros compõem uma trajetória de vida que acaba por se confundir com a história do balé no século XX.

A exibição é na Terça das Artes, 29/10, às 22:30h.

Saiba mais em:
http://www.canalcurta.tv.br

Sobre o Curta!
Logotipo Canal Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

Crédito de Conteúdo e Imagem: Agência Febre

Revista Nós e outros Olhos
A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad