Post Top Ad

SteinHaus: A Primeira cervejaria orgânica do Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, para que um produto possa ser considerado orgânico, ele deve ser cultivado em um ambiente que considere "sustentabilidade social, ambiental, econômica e que valorize a cultura das comunidades rurais." 

Hoje em dia a agricultura familiar tem mudado o cenário dos alimentos servidos nas feiras e supermercados. Isso é muito bom e enxergamos com bons olhos, pois eles são certificados e assim garantimos a qualidade dos alimentos que colocamos à mesa.

No mundo das cervejas artesanais e especiais esse detalhe está chamando muito a atenção, pois quando o consumidor experimenta algo que é feito com alma e dedicação, ele descobre o sabor inigualável que só os produtos orgânicos tem.

Aqui no Brasil temos um grande representante neste gênero e que todos devem conhecer, seu nome é SteinHaus, a primeira cervejaria orgânica em solo nacional.
Cervejaria SteinHaus é um dos projetos da Cooperativa de Agricultores Familiares Coopernatural (que desde 2001 vem sendo umas das marcas mais lembradas em produtos orgânicos no Brasil), suas cervejas carregam um sabor diferenciado e provam que produtos orgânicos são realmente especiais.

Todo o processo da criação dessas cervejas acontecem na Picada Café, região montanhosa no Rio Grande do Sul e que é um lugar muito bonito por sinal. Lá foi construído uma Casa de Pedra para ser o abrigo da fábrica e acreditem, tudo foi feito com as próprias mãos dos envolvidos.
Nos municípios com altitude mais elevada, como Santo Antonio do Palma e Vacaría / RS, estão localizados a produção orgânica da cevada, trigo, centeio e aveia. Tudo é plantado e cuidado com muito carinho pelos produtores familiares envolvidos na cooperativa, são eles; Alceu Primel, Alcir Primel, Lucia Laroseski, Rosangela Pawlak e Pablo Baldin.

Ricardo Fritsch, responsável geral pela cervejaria e cooperativa, explica que..."Se o trabalho não tiver alma não tem como criar algo, se o trabalho não tiver alma não existe como ter sabedoria. Somos um grupo de pequenos agricultores que se juntam para ter seu sustento!" 

Como foi o processo para ter a certificação de primeira
cervejaria orgânica no Brasil, Ricardo?
"A certificação orgânica é um processo de autoria de origem e trajetória de produtos agrícolas. Mesmo para quem já está envolvido diariamente com os processos de certificação e auditoria, foi algo desafiador. Levamos de março até agosto para preencher todos os tramites e todos as questões pertinentes para uma certificação dentro da conformidade do MAPA (Ministério da Agricultura). A Malteação foi uns dos grandes entraves pois tivemos que terceirizar esta parte do processo. "
Hoje a cervejaria conta com uma linha especial de cervejas artesanais que deixam qualquer degustador de queixo caído.

Doppel Weizenbier é uma cerveja que traz a sensação de estar aos meios dos campos de trigo, muito saborosa e aromática. Como "Doppel significa "em dobro", essa cerveja carrega uma carga dupla dos ingredientes principais o que a torna mais forte e cremosa ao beber.

Com 6,2% de teor alcoólico, ela está um pouco acima das weiss tradicionais (o que varia entre 5,0% e 6,0%), mas por ser uma Doppel, está na medida perfeita. 
Seu amargor de 25 IBU é leve, mas seu corpo acobreado/amarronzado é intenso e marcante ao paladar, assim como sua espuma que é bem densa, persistente e aromática. Para quem aprecia cerveja do estilo weiss essa é uma ótima indicação, pois você estará experimentando uma cerveja com ingredientes 100% orgânicos.
 Bio Weizen Rauchbier  é uma cerveja lançada recentemente e tem despertado muita curiosidade. Representante do estilo weiss, ela carrega em si o sabor defumado remetendo ao "bacon" mas sem perder o estilo e textura inigualável de uma boa weiss.  Após degustação comprovamos seu sabor e equilíbrio nos ingredientes.
Bebida com corpo forte, espuma cremosa e consistente, um acompanhamento perfeito para diversos pratos defumados. Seu amargor também é leve como uma weiss, o que chega a 22,6 IBU e como não é uma Doppel como acima, seu teor alcoólico chega a 5,6%. 

Esse defumado dos maltes utilizados são feitos na própria SteinHaus, um lugar em meio a natureza onde os recursos naturais são aproveitados ao máximo. 

"Construímos um defumador a partir de uma máquina de lavar (sucata) e um boiler desativado. Nós mesmos, com muita leitura da questão, defumamos os grãos... Ou seja, aqui usamos todo nosso potencial de criatividade"! comenta  Ricardo Fritsch. 
 A queridinha de todos também tinha que ter a sua versão orgânica. A IPA da SteinHaus é realmente muito exclusiva, seu sabor e aroma frutal são diferentes das IPA's tradicionais e garantem um ótimo drinkability.

Já conhecíamos esse rótulo da cervejaria e na época ficamos realmente impressionados com sua textura e sabor, foi algo que a colocou em outro nível, provando que as vezes menos é mais, ou seja, menos máquina e mais alma. Esse para nós é o detalhe que faz dessas bebidas especiais.
IPA forte e intensa, seus 6,9% de teor alcoólico e amargor mais elevado de 58 IBU, tornam essa bebida muito apreciável em diversos momentos. 

Fans de IPA... Experimentem... Coisa Fina !!!!
A cervejaria SteinHaus ainda conta com outros rótulos em sua linha e você pode conferir todas elas na page da cervejaria no Facebook, Instagram e Site, uma mais especial que a outra e com certeza bons momentos passará.

E para quem espera novidades, a cervejaria neste ano de 2018 terá a primeira Oktoberfest na Cervejaria SteinHaus nos dias 06 e 07 de Outubro e ainda irá lançar uma grande cerveja... Um grande estilo que ninguém faz no Brasil!!!

Gostaríamos de concluir que essas cervejas carregam uma grande ideologia por trás dos produtos oferecidos. Sempre que sabemos desses fatores algo muda em nós e nos faz pensar/agir de maneira diferente.  Parabéns a cervejaria pelos ótimos produtos e por inspirar muita gente por ai. 
 Nós da Revista Nós e outros Olhos apoiamos o consumo consciente dos alimentos e sempre indicamos o plantio de frutas, verduras e legumes, pois mesmo estando ao meio das grandes metrópoles, você irá se espantar com o sabor daquilo que plantou... É divino e ainda carrega a sua energia.

Aqui em pouco espaço temos limão, lótus, melancia, abacaxi, mamão, mexerica, legumes e verduras... Tudo em um pequeno espaço para provar que isso é possível, por isso tente você também e de mais alma ao seu alimento.

Aprecie produtos orgânicos, você vai se surpreender !!!


Crédito Fotos: Nós e outros Olhos
Cenário: Taça para Cerveja da Cisper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad