Post Top Ad

Cais: Uma das mais belas obras de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos

Uma das 21 canções que compõem o Álbum Clube da Esquina de Milton Nascimento & Lô Borges, de 1972, "Cais", é sem dúvida uma das mais belas peças de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.

O álbum que contém a referida canção foi construído por um clube de amigos mineiros, mas somente após 50 anos de seu lançamento, recebeu o tão merecido posto de o “Maior Álbum Brasileiro de Todos os Tempos".

Álbum Clube da Esquina de Milton Nascimento
Partindo de um estudo analítico, mas levando em conta a integração entre a melodia e a letra, a canção “Cais” apresenta como dominante o 𝘔𝘰𝘥𝘦𝘭𝘰 𝘗𝘢𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭, ou seja, “Cais” é essa canção que imprime uma marca profunda em nossa percepção sensível.

Lançando-se por entre alongamentos vocálicos e desaceleração de base, Milton Nascimento, com essa sua habilidade, que sem dúvida é de outra ordem, valida que, o que está sendo cantado, está sendo ao mesmo tempo dito.


E eu penso e sinto que a rede de recados que Milton Nascimento e Ronaldo Bastos nos deixaram em “Cais” é atemporal, pois mesmo se estando em uma situação indesejada em nossas vidas (mas que ansiamos por um estado de plenitude, de ser feliz e de ser livre), “Cais” nos mostra de forma única que todas as condições materiais para empreendermos a desejada viagem (por meio da qual encontraremos a liberdade e a felicidade), está dentro de cada um de nós.


Em minha vida, “Cais” foi e sempre será uma provocação: A mais bela e mais significativa provocação de cura a partir da minha própria essência!


Acreditar na força das letras nos leva a mergulhos profundos, a descobertas permanentes sobre o mundo e principalmente sobre nós mesmos.

“Cais”, uma arte para ser sempre dita, cantada e principalmente vivida!

“Cais”, uma arte que tenho a honra de trazer emoldurada em meu coração!

“Cais”, uma arte para ser sempre dita, cantada e principalmente vivida!


Sabemos que viver, bem como Milton já nos disse, é uma “Travessia” e nessa nossa travessia tenhamos sempre a certeza de que a FÉ em nós mesmos é um CAIS sempre à mão.


Por: Dailane Paula / Florescence Pão e Poesia


Revista Nós e outros Olhos

Créditos de Conteúdo: Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Fotografia: Dailane Paula

A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad