Post Top Ad

Olist e Madame Capricho: uma história de empoderamento no varejo!

Nossa parceira Madame Capricho que realiza diversos produtos para a decoração do Lar, foi destaque na Olist.com como empreendedora de sucesso. Seu alto crescimento nacional com os negócios foi tão impactante em 2017, que ela em pouco tempo já tem seus produtos nos melhores locais de compras do Brasil. 

Confira a entrevista que ela fez com o pessoal da Olist onde temos o maior prazer de compartilhar com todos vocês :)
Vender em marketplaces é uma estratégia que vai muito além da simples geração de lucro para um empresário. O potencial das grandes redes varejistas também ajuda a empoderar pequenos empreendedores, gerando oportunidade e renda nas mais diversas regiões do Brasil.

A Madame Capricho é a prova concreta desse fato. Situada em Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais, a empresa é conduzida por uma só pessoa, que tem conquistado resultados relevantes graças à parceria com o Olist.

Para contar os detalhes dessa história, conversamos com Ariane Cristina Gomes Juvêncio, proprietária do negócio. Acompanhe!

Origem do negócio: a vocação para as vendas

Ariane – ou Madame do Artesanato, como gosta de ser chamada – descobriu a vocação para as vendas logo no primeiro emprego, aos 14 anos de idade. Embora tenha começado a carreira no setor privado, sempre manteve o desejo de se tornar empreendedora. Graças a essa motivação, ela começou a fabricar e negociar itens de artesanato por conta própria, de modo informal.

“Foi um período um pouco complicado, pois trabalhava em casa nas horas vagas, sofri calotes e vi que a atividade não era muito valorizada. Então decidi buscar algo maior, profissional”, relata.

Primeiros passos no e-commerce

Após a experiência no varejo físico em 2012, Ariane decidiu investir no e-commerce. Aproveitou as fotos que havia produzido para os produtos vendidos e criou uma série de anúncios em um site especializado no comércio de itens artesanais. Paralelamente, iniciou a faculdade de Ciências Contábeis, já de olho na profissionalização.

Ela seguiu nessa jornada até 2015, conquistando resultados um pouco melhores. Mas novos empecilhos a fizeram voltar para a estaca zero. “Precisava conciliar as atividades do negócio com os estudos, o casamento, a criação do meu filho e os cuidados com a casa. As vendas ainda não estavam tão boas, então vi que ainda havia espaço para melhorar”, conta.

Madame Capricho e Olist: o nascimento de uma parceria

Sem se abalar com as dificuldades que havia enfrentado, Ariane continuou insistindo no objetivo de vender artesanato pela internet. Nesse processo, ela repensou desde o portfólio de produtos até as estratégias de divulgação. Foi assim que ela conheceu o Olist. “Descobri que era necessário formalizar o negócio e fui atrás da documentação. Em outubro de 2016 fiz a contratação do serviço”, comenta.

Ela decidiu começar sem pressa, em um processo gradual de aprendizado. “Fui cadastrando os produtos aos poucos, entendendo a plataforma e realizando vendas pontuais. Depois me empolguei e cadastrei mais de 100 itens”, diz. Em paralelo também recorreu ao apoio do Sebrae para otimizar a gestão do negócio.

Todo esse esforço surtiu resultado. Hoje as vendas feitas pelo Olist já representam 50% do faturamento da Madame Capricho com o e-commerce, e a perspectiva é de crescimento contínuo. “Eu sabia que o Olist faria a diferença, mas os resultados apareceram mais rápido do que eu imaginava. Estou animada, pois isso está contribuindo diretamente para o crescimento da empresa”, exalta.

Para ela, algumas vantagens oferecidas pelo Olist são fundamentais. “O contrato com os Correios e o gerenciamento financeiro facilitam muito a gestão.” Outro ponto favorável é o suporte ao consumidor final. “O cliente que vem pelo Olist fica mais tranquilo e calmo quando há alguma ocorrência, pois o primeiro atendimento é rápido e eficiente. Isso ajuda muito”, salienta.

Na prática, essas vantagens representam economia para o negócio. “Se eu tivesse que fazer por conta própria tudo o que o Olist oferece, provavelmente teria que contratar um funcionário extra. O custo-benefício do serviço é excelente.”

Ariane vê o futuro com entusiasmo. Ela planeja ampliar o portfólio de produtos, bem como conquistar maior visibilidade para a marca. “Quero continuar crescendo junto com o Olist, pois sei que esse ainda é o começo da jornada para nós”, projeta.

Conclusão: as lições que a Madame Capricho ensina

A história da Madame Capricho deixa claro que uma trajetória de sucesso no empreendedorismo não se constrói do dia para a noite, sem desafios. E isso ensina lições valiosas para quem deseja conquistar o sucesso nas vendas em marketplaces:
  • Resiliência: as dificuldades que apareceram na jornada não fizeram Ariane desistir do sonho de empreender. Ela fez ajustes na operação e recomeçou até os resultados aparecerem.
  • Paciência: ao invés de buscar resultados imediatos, Ariane decidiu começar a jornada nos marketplaces de forma gradual. Ao cadastrar poucos produtos e realizar vendas pontuais, foi possível entender em detalhes todo o processo de venda em grandes redes varejistas.
  • Foco no cliente: Ariane conta que o foco no cliente é prioridade. “Sempre busco resolver os problemas com rapidez, oferecendo algum benefício como um brinde para desfazer qualquer mal-entendido”, afirma. Essa postura faz toda diferença para uma boa performance nos marketplaces.

Por Igor Castanho / Via: Olist.com

A Revista Nós e outros Olhos apoia e valoriza todos os artesãos que trabalham de forma séria e profissional. Esse é o detalhe que faz a diferença em qualquer produto ou serviço prestado.

Parabéns a Madame Capricho pelo seu sucesso, ficamos felizes em fazer parte dessa jornada :)

Confira aqui a participação da Madame Capricho na matéria "Mimos e cuidados com os Babys" em nossa mídia. (Link). Os produtos que ela faz são realmente especiais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad