Post Top Ad

Capela do Senhor da Pedra


A Capela do Senhor da Pedra localiza-se na freguesia de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.

Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguinte.

Conta-se que pessoas que visitam esta capela de madrugada, esperando ver o monumento, deparam-se com vistas sinistras de grupos de pessoas (trajadas de mantas pretas com carapuços) que circundam a capela invocado rezas espirituais e assim evocando espíritos do além. Dizem até ter, por vezes, interagido com estes grupos e dessas interações surgem historias assustadoras. Tirando estas presenças, são visíveis na areia círculos de velas a arder, por vezes marcas em "X" com rosas ou até galinhas mortas. A parte mais assustadora das visitas a esta capela é de que nela está presente uma mulher, sempre cabisbaixa com um carapuço (preto) que oferece cigarros a quem quer que lhe vá lá visitar com uma voz ameaçadora e assustadora.

Viagens a esta capela servem por vezes para provar a coragem que as pessoas têm, sendo por vezes consequências de apostas.
Internamente possuiu um altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada em estilo barroco/rococó. Conta ainda com diversas estátuas religiosas, com destaque para a imagem de Cristo crucificado.



De cada lado da entrada da Capela, encontra-se um painel de azulejos monocromático de cor azul, com as seguintes inscrições:
do lado esquerdo: "O LOCAL ONDE SE LEVANTA ESTA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA É CERTAMENTE O MAIS ANTIGO LUGAR DE CULTO DA FREGUESIA ANTES DE NELE SE CELEBRAR A CRISTO SERIA ALTAR PAGÃO"
do lado direito: "A ORIGEM DO GRUPO POPULACIONAL DE GULPILHARES REMONTA A MAIOR ANTIGUIDADE COMO BEM SE DEMONSTRA COM O NOTÁVEL ESPÓLIO ARQUEOLÓGICO QUE NESTA REGIÃO TEM SIDO ACHADO"



Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_do_Senhor_da_Pedra



Pesquisa: Binha Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad