Post Top Ad

Sabonetes e Saboneteiras: 8 Dicas para encantar o seu banho de beleza!

Você sabia que a palavra Sabonete vem da palavra Savon? E que Savon é uma referência à cidade de Savona na Itália? Interessante né? Savona, assim como a cidade de Marselha na França, foram as cidades mais conhecidas nos séculos XV e XVI quando o assunto era produção de sabonetes, ou melhor dizendo, Savonnettes.
Segundo uma lenda romana, a palavra Sabão também deriva do Monte Sapo, um local que fica nos arredores de Roma e que antigamente era muito utilizado para cultos religiosos. Neste local, a gordura dos animais que eram sacrificados no fogo escorria pela madeira queimada (misturando-se com as cinzas) e ia até as proximidades do rio mais próximo, onde as mulheres lavavam suas roupas. Como essa substância ficava impregnada nas pedras, toda vez que isso acontecia, elas de certa maneira sentiam mais facilidade em limpá-las.

Lendas à parte, registros históricos nos revelam que a invenção dos sabões se deu com os fenícios, séculos antes de Cristo, onde eles ferviam banha de cabra com cinzas e água, obtendo assim, um sabão bem cremoso. Já o sabão sólido, veio bem posteriormente no século VII, onde os árabes misturavam óleos naturais com gordura animal e soda cáustica, obtendo assim, o tradicional processo de saponificação. Inclusive, descobriu-se agora em 2020 que Israel foi o precursor dos sabões veganos, onde ao invés de usar alguma gordura animal, utilizavam azeite nas formulações.
Sabonetes e Saboneteiras
Hoje em dia, muito diferente de 1800, onde o banho era bem raro entre a sociedade (até mesmo pelos monarcas da época), as pessoas felizmente tem cuidado cada vez mais si, trazendo não só o sagrado bem-estar que todos merecemos, mas sim, muito mais longevidade com esse simples ato de se limpar constantemente.

Pensando exatamente nisso e nos mais variados estilos de Sabonetes que podemos encontrar para cuidar do nosso corpo, hoje apresentamos com muito gosto algumas dicas de Sabonetes e Saboneteiras, que além de trazerem em sua essência a verdadeira sensação de bem-estar, irão encantar ainda mais o seu banho de beleza.

Ficou curioso(a)?
Então dê uma olhada nesta seleção de aromas e impressione-se!
Temos certeza que você irá querer usar! 😍

Sabonete Vegetal
com Pimenta-Rosa e Pigmento de Açaí
Sabonete Vegetal com Pimenta-Rosa e Pigmento de Açaí
Iniciando a nossa lista de indicações, podemos dizer que este sabonete é uma verdadeira fonte da juventude. Sério! Ele é o tipo de sabonete ideal para aquele banho que tomamos quando precisamos de disposição e, devido aos seus ingredientes, também é um grande aliado no rejuvenescimento da pele. E antes que me pergunte, sim, todos esses benefícios são provenientes da Pimenta-Rosa, que é rica em vitamina C, A, E e do complexo B. Por isso, o uso diário deste sabonete deixará a sua pele com uma aparência muito mais saudável e aveludada, pois além dele recuperar alguns aspectos da derme, deixará a pele mais hidratada e com um semblante radiante.
Aromático, macio, super espumante e com notas florais, este Sabonete com Pimenta-Rosa é uma criação da Quiriquiqui de Jaú/SP, uma empresa familiar que nasceu em 2019 para oferecer somente produtos artesanais de forma sustentável e inovadora. Transformando o hobby em atividade profissional, Helena, Vilia e Ricardo criam seus aromas no próprio ateliê e, unindo a alta qualidade das manteigas, extratos, óleos e pigmentos naturais que utilizam como base, criam produtos artesanais ricos em conceito e grande respeito ao meio ambiente.

"O nome Quiriquiqui foi uma escolha sentimental, pois veio do verso de uma música infantil que meu netinho pedia para cantarmos. Assim foi feita a escolha, numa mistura de afeto e homenagem. Todos os nossos produtos são feitos à mão, incluindo as embalagens em tecido e os sachês bordados. Inclusive, todos os produtos utilizados nessa confecção são rigorosamente escolhidos, sendo na maioria reciclados, reutilizados e sustentáveis." Helena - Quiriquiqui
Sabonete Quiriquiqui

Sabonete Elza
com Café e Óleo de Girassol
Sabonete Elza com Café e Óleo de Girassol
De forte abrasão, esse super sabonete esfoliante tem o poder de restaurar a sua pele, pois tendo na sua essência os benefícios do café (que por si só já propicia um efeito anti-inflamatório e calmante), ele ainda remove as células mortas da pele, a deixa lisa como uma seda e proporciona uma limpeza bem profunda. Podendo ser usado por peles secas, oleosas, mistas e maduras, em especial para quem deseja tratar a celulite, cravos, espinhas ou até mesmo eliminar cansaço e fadiga, o Sabonete Elza além de deixar a pele mais saudável e bonita, também vai te recompor, provocando uma enorme sensação de bem-estar. Esse sabonete literalmente te renova!

Uma outra informação muito importante sobre este sabonete é que ele é riquíssimo em Óleo de Girassol, que atua (em conjunto com a esfoliação provocada pelo pó do café) como hidratante e cicatrizante, ou seja, é tudo o que precisamos para este momento.
Produzido pela Maria Quitéria de Sorocaba/SP (uma marca que nomeia todos os seus produtos com nomes de mulheres que marcaram de alguma maneira a história do nosso país), esse sabonete (que inclusive é uma homenagem à cantora Elza Soares) tem um aroma terroso, sutil e acredite, foi o primeiro a ser criado pelas sócias Susan e Rayanne, ambas engenheiras e com o forte desejo de empreender. Oferecendo somente produtos naturais, conscientes e únicos, pode ter certeza, usar os sabonetes da Maria Quitéria te fará abrir a cabeça para os novos tempos, ou seja, onde a preocupação e a integração com a natureza vem em primeiro lugar.

"A ideia da Maria Quitéria é trazer a valorização da força da mulher brasileira e uma nova luta: a de gerar consciência coletiva, cuidar do meio ambiente, desafiar o mercado de consumo e oferecer aos nossos consumidores uma opção de produtos naturais e artesanalmente produzidos, que são livres de resíduos, livres de substâncias cancerígenas e livres de testes em animais. Mas, ricos em nutrientes e propriedades naturais que beneficiam a nossa saúde." Maria Quitéria
Sabonete Maria Quitéria

Shampoonete
com Cipreste e Louro
Shampoonete com Cipreste e Louro
Você já ouviu falar no Shampoonete? Sim, Shampoonete! Sendo ele, óbvio, uma fusão entre o shampoo e o sabonete, é o tipo de produto perfeito para passar no corpo, no cabelo e porque não, para dar aquele talento na barba masculina. Feito à base de Cipreste e Louro, ele é muito aromático, age intensamente na limpeza e nos dá a impressão que estamos em um verdadeiro Spa. É aquela coisa... Existe o banho cotidiano e o banho especial, que é aquele onde você dedica um tempo maior para se cuidar. E no caso do Shampoonete, mesmo que o banho seja muito rápido, ele será capaz de te passar a sensação de que está tomando um banho especial todos os dias. A sensação aqui é bem essa mesmo! 
Produzido pela alquimista Celina Braciak Zancanaro e seu marido João Henrique Zancanaro, que há dez anos decidiram mudar de vida para estarem mais alinhados a natureza e que desde 2007 estão à frente da Floresce Alquimias em Estação/RS, este produto de agradável experiência traz em sua composição o Cipreste, que por ser adstringente ajuda a controlar a oleosidade, elimina as toxinas, diminui a transpiração excessiva e seu aroma melhora o sistema respiratório. Por outro lado, o Louro que é rico em antioxidantes, é ideal para deixar a pele bem limpa e evita a ação dos radicais livres. Legal né?

"Durante quase 10 anos, Celina resgatou espécies de plantas aromáticas e receitas ancestrais para produzir os seus próprios produtos de higiene pessoal e bem-estar, mas foi a realização de podas em suas ervas aromáticas com o objetivo de estender o ciclo de vida das plantas que a impulsionou a aprofundar o estudo da extração artesanal de óleos essenciais e hidrolatos em cultivo agroecológico." Floresce Alquimias
Shampoonete Floresce Alquimias

Xampú Sólido de Ervas
com Laranja e Limão
Xampú Sólido de Ervas com Laranja e Limão
Embora este seja um especial de Sabonetes e Saboneteiras, não poderíamos deixar de apresentar um Xampú Sólido, pois além de ser um produto que está muito em alta aqui no Brasil, seu design nos remete totalmente a um sabonete. Prático e muito eficaz, o Xampú de Ervas com Laranja e Limão é um produto poderosíssimo no controle da oleosidade, trata e previne caspas e diversas infecções no couro cabeludo e o melhor, nutri os fios deixando-os com uma aparência muito saudável. Realmente... Este é um produto que vai te impressionar logo no primeiro uso!
Shampoo Floresce Alquimias
Um detalhe muito interessante de saber sobre este outro produto desenvolvido pela Floresce Alquimias, que inclusive participou recentemente de uma outra publicação voltada ao bem-estar com um Hidrolato de Pitanga (essa você tem que conferir também!), é que sua embalagem é feita apenas com a bainha (pelos) que o bambu vai soltando à medida que vai crescendo, ou seja, é uma embalagem totalmente eco que se torna um verdadeiro presente para a pessoa que receberá. Um mimo muito exclusivo para falar a verdade. ❤

“Acreditamos que podemos oferecer nossos dons e habilidades através de um trabalho alinhado com a natureza e cooperando com os seus ciclos. Através da Floresce, promovemos a consciência ambiental, a preservação e a manutenção da biodiversidade com um cultivo agroecológico e a produção em pequena escala." Celina Braciak Zancanaro

Sabonete Glicerinado Vegetal
com Carvão Ativado & Tea Tree
Sabonete Glicerinado Vegetal com Carvão Ativado & Tea Tree
Pode até parecer exagero, mas se você tiver qualquer machucadinho na pele e usar este sabonete, poderá confirmar a sua eficácia em curar feridas. Sendo ele também um excelente produto para ser usado após a depilação, a sua ação terapêutica cicatrizará rapidamente aqueles minúsculos cortes. É de surpreender!!! E tudo isso se deve aos selecionados ingredientes que este Sabonete é composto, que além do Tea Tree (que tem ação antimicrobiana) e do Carvão Ativado (que elimina as toxinas), também tem Óleo Orgânico de Copaíba (que tem ação anti-inflamatória) e Extrato de Barbatimão (que é antisséptico, adstringente e também tem ação anti-inflamatória). Resumindo... Dentro deste produto existe uma combinação muito poderosa que deve ser usada por toda a família.
Desenvolvido desde 2008 pela Riquezas da Terra de Carrancas/MG, uma empresa familiar que atua em comunhão com a natureza e que fez o maior sucesso com o seu Conjunto Copaíba na publicação "Dicas Especiais para uma Mulher mais Bonita e Elegante", este é um produto que por todos os benefícios que citamos acima, jamais deve faltar na sua casa. Totalmente alinhado aos conceitos da "Química Verde", tenha a certeza, você estará usando um produto livre de substâncias químicas potencialmente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

"Seguindo o conceito Ecofriendly, a Riquezas da Terra desenvolve formulações que causam o menor impacto ao meio ambiente, utilizando o maior número de matérias-primas de fontes renováveis, ativos naturais e orgânicos certificados com processo de rastreabilidade, menor consumo de energia, menor geração de subprodutos de risco para a saúde e para o patrimônio. Todos os nossos produtos são biodegradáveis e temos o selo Eureciclo – Projeto de compensação ambiental que contribui para a reciclagem de embalagens. Não utilizamos derivados de Petróleo e nem parabenos." Riquezas da Terra
Sabonete Riquezas da Terra

Sabonete Líquido
com Erva Doce & Camomila
Sabonete Líquido com Erva Doce & Camomila
Assim como os Sabonetes Sólidos, os Sabonetes Líquidos são super versáteis de usar e perfeitos para se ter em casa ou no trabalho. Este por exemplo, que é de Erva Doce e Camomila, é o tipo de sabonete que te acalma, que te relaxa e que te proporciona muita tranquilidade. Quer saber? Após um frenético dia de trabalho, tomar um bom banho com este produto sem sal, de alta hidratação, com função adstringente e cicatrizante (devido ao tanino da Camomila), será tudo de bom para tirar o estresse do corpo como um todo.
Sabonete Líquido Riquezas da Terra
Localizada em Carrancas, uma das regiões mais bonitas do sul de Minas Gerais, a Riquezas da Terra desenvolveu uma fórmula exclusiva (com extratos naturais e óleos essenciais) para ser a base principal dos seus Sabonetes Líquidos. Só para você ter uma ideia, a água que alimenta a fábrica e que também é utilizada no preparo dos produtos, é totalmente cristalina e proveniente de nascentes. Esse é apenas um dos grandes detalhes que mostram o grande respeito que essa marca tem pela natureza e por todas as pessoas.

"A Indústria Riquezas da Terra está na Rota da Estrada Real participando ativamente dos projetos auto-sustentáveis para a retomada do potencial econômico da Cidade de Carrancas/MG. Estamos inseridos em um projeto social que foi apresentado, votado e aprovado pela Câmara Municipal da cidade de Carrancas para geração de empregos diretos, indiretos, circulação de renda e geração de recursos para o município." Riquezas da Terra

Saboneteira Líquida
com Pedra Ágata Natural
Saboneteira Líquida com Pedra Ágata Natural
A fim de trazer mais sofisticação e beleza para o seu banheiro íntimo, lavabo ou até mesmo para o banheiro do local de trabalho para impressionar os convidados, eis aqui uma Saboneteira Líquida perfeita para tal. Acompanhada de um belo Difusor, esses produtos tem o grande diferencial no seu design, que são lâminas de Ágata natural para o charme ser definitivamente completo. Sabe porquê? Porque quando entramos em um banheiro limpo, perfumado e com peças lindas como estas, nos sentimos incentivados a nos cuidar mais e mais. É praticamente impossível alguém não utilizar.
Produzida desde 2020 pela A Pedra - Home Decor de Passo Fundo/RS, uma marca que surgiu da paixão do casal Thaíssa Bessa e Gabriel Cavelhão por pedras e decoração, esse conjunto de Saboneteira e Difusor representa o grande cuidado e carinho que eles têm pela natureza, pois desde o início da marca eles estudaram quais seriam os seus fornecedores, de que forma trabalhavam e quais eram as suas preocupações com o meio ambiente. Então assim como uma Ágata, que tem um desenho único em sua "mandala" natural, A Pedra Home - Decor vem se destacando no meio e mostrando que a singularidade dos seus produtos é digna de estar em evidência na sua casa.

"O nome A Pedra surgiu para homenagear nossas mães, duas 'A'drianas, fortes, firmes em seus propósitos sempre. Nossa missão é levar ao consumidor objetos de especial beleza natural com um toque de sofisticação para decorar sua casa! Trabalhamos com platters, porta-copos, porta-guardanapos, marcadores de taças, bandejas entre outros, tudo em pedras brasileiras!" A Pedra - Home Decor
Saboneteira Líquida - A Pedra - Home Decor

Saboneteira de Cerâmica
Um luxo para dar base ao seu Sabonete especial
Saboneteira de Cerâmica Um luxo para dar base ao seu Sabonete especial
Depois de falar sobre os mais variados tipos de sabonetes e de todas as ações positivas que eles causam no corpo, é claro que teríamos de falar sobre as clássicas Saboneteiras, que além de serem feitas para ser a base perfeita para eles, deixarão o seu banheiro ou lavabo simplesmente maravilhoso. Por isso, para concluir a nossa lista de indicações com grande chave de ouro, apresentamos aqui uma Saboneteira de Cerâmica que de tão linda que é, parece que saiu diretamente de um conto de fadas.

Composta por 2 peças, sendo a superior com alguns furos para a água escorrer (toda trabalhada em detalhes com folhas, flores e espirais) e a inferior que é uma espécie de reservatório onde escorre a água (que também pode ser facilmente usada como outra saboneteira), esta é uma peça que mais parece uma obra de arte do que um utilitário em si.
Especialista na arte dos decorativos, quadros, lembranças, acessórios, ornamentos e utilitários de cerâmica, a ceramista Lica Parreira de Tambaú/SP é uma pessoa fantástica que ganhou os nossos corações devido aos belos trabalhos que faz. Crescida em meio a uma olaria, Lica carrega no sangue a essência espontânea capaz de transformar a argila em objetos. E não é para menos, pois depois de mostrar um pouco da sua arte em um delicioso Fettuccine de Cacau ao Molho de Amendoim, nos mostra com essa saboneteira todo o seu potencial criativo.

"Autodidata, trabalho com escultura e modelagens. As peças de decoração são realizadas em biqueima, sendo o esmalte fundido a 980º. Já os utilitários, são todos queimados em alta temperatura. No momento estou planejando transformar meus próprios espaços físicos em pura ARTE." Lica Parreira
Saboneteira de Cerâmica - Ateliê Lica Parreira
E você? O que achou das nossas indicações? Como deu para ver, todas são muito especiais e detentoras de boas energias, pois sendo todas feitas artesanalmente, carregam na sua essência todo o carinho que o artesão teve ao fazê-las. Por essas e por outras, dizemos com todos os adjetivos possíveis que são produtos de grande qualidade e que merecem toda a nossa atenção. Até porque, o nosso corpo merece tudo de bom! 😊

Até a próxima 🙏

Conheça mais sobre as marcas/artistas apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Beleza, cosméticos e cuidados pessoaisDecorações em Cerâmica
Produtos feitos à mãoPerfumaria Botânica Artesanal
Indústria de Cosméticos Orgânicos e NaturaisPresentes, Pedras Brasileiras e Decoração

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial como cenário: 👇
Xícara e Pires de Cerâmica - Origem Ateliêr
Grãos de Café - Café Vó Mariinha
Petisqueira de Cerâmica - Eloísa Arte Cerâmica
Livro Essência e Alquimia - Mandy Aftel
Prato Folha de Cerâmica - Thaís Reis Cerâmica
Luminária Cactos e Base de Cerâmica - Lili Barros Cerâmica
Jogo Americano - O Belo no Papel

3 comentários:

  1. Que matéria linda!!! Fotos divinas!! Quanta riqueza de marcas...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cade vez mais apaixonada com esta equipe. Suas publicacoes sao primorosas, me faltam adjetivos a este trabalho. Excelente! Orgulho por fazer parte com nosso Cafe Vo Mariinha.

    ResponderExcluir
  3. Encantada com as peças! Obrigada pela parceria!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad