Post Top Ad

Nicole Oliveira, a mais jovem Astrônoma do Mundo!

Observando as estrelas desde os dois anos de idade, Nicole Oliveira é um grande orgulho para o Brasil, pois apenas com oito anos, é a mais jovem astrônoma do Mundo. E olha que legal... Após ganhar um telescópio aos quatro anos (com muito esforço dos pais e ajuda dos amiguinhos) seu interesse pelo universo só aumentou e mais tarde, aos seis, ela já ingressava no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), em Maceió, onde o presidente abriu uma exceção para que ela participasse do curso, já que era necessário ter doze anos no mínimo. Agora, através do programa Asteroid Hunters (filiado à NASA), Nicole procura asteroides, participa de seminários internacionais e claro, tem contato com renomados cientistas do meio.
Só para você ter uma ideia, Nicole já encontrou 30 asteroides (lembrando que ela continua no projeto e esse número ainda pode aumentar) e pretende nomeá-los com nomes de cientistas brasileiros ou de membros da sua família, como seu pai e sua mãe. Suas descobertas sendo comprovadas (isso pode levar anos), ela será a mais jovem a descobrir um asteroide.

“Ela realmente tem olhos de águia. Ela imediatamente identifica pontos nas imagens que parecem asteroides e costuma avisar os colegas quando eles não têm certeza se encontraram algum”, disse Heliomarzio Rodrigues Moreira, professor de astronomia de Nicole em uma escola que frequenta com bolsa de estudos.
Nicole Oliveira, a mais jovem Astrônoma do Mundo
Para que Nicole pudesse estar mais perto dessa importante escola, hoje a família se mudou para Fortaleza, até mesmo o seu pai, que é analista de sistemas, devido a essa mudança está trabalhando em home-office. Com certeza ainda ouviremos falar muito desta futura Engenheira Aeroespacial (seu objetivo profissional).

Por hora, além da sua atividade como Astrônoma Mirim, Nicole atua no Clube de Ciências Online Nicolinha&Kids (clube que ela fundou aos 8 anos para gerar oportunidades a outras crianças por meio de aulas, oficinas e palestras com especialistas que ela conhece e que convida para participar) e também no seu Canal do Youtube, onde compartilha seus conhecimentos e também faz programas de entrevistas e conversas com diversos outros cientistas. Veja abaixo um vídeo bem legal onde ela nos explica um pouco sobre a Constelação do Cruzeiro do Sul! 🤩
Muito legal né? E olha que tudo isso só foi possível devido ao apoio dos seus pais. E assim como dissemos no nosso Especial de Dia das Crianças deste ano, esse apoio além de ser super importante para o desenvolvimento de toda criança, fará com que elas de alguma maneira consigam realizar os seus desejos e objetivos.

Inspire-se com a Nicole e olhe mais para o céu!
Tem muita coisa acontecendo por aí. 😉

Revista Nós e outros Olhos
Artigo: Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Foto: Acervo pessoal da família

"A Revista Nós e outros Olhos apoia o crescimento da educação científica. 
Propague informações como esta você também... Isso só faz o bem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad