Post Top Ad

Meu carro não está pegando: 7 motivos para isso ocorrer

Gostar de carros e de dirigir não significa, necessariamente, ser um expert sobre veículos e sua mecânica. Muitas vezes os motoristas são pegos de surpresa quando os seus automóveis apresentam algum dano ou problema de difícil identificação.
Quando situações assim ocorrem, alguns recorrem diretamente à ajuda de um mecânico ou especialista, outros preferem pesquisar, descobrir e até resolver o problema apresentado por conta própria. De qualquer forma, ter conhecimento sobre o seu carro e entender como ele funciona nunca é algo demais. Pensando nisso, preparamos uma lista com possíveis razões que podem explicar os momentos em que o seu carro não está pegando e você não sabe exatamente o que fazer. Dá uma olhada!

Problemas com o combustível
Quando falamos em combustível, tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais ao seu carro. A falta de combustível às vezes não é percebida por algum problema no medidor. Se ele não estiver funcionando corretamente, o seu carro poderá ficar sem combustível mesmo com o medidor mostrando o oposto, com o ponteiro direcionado para a esquerda. Portanto, fique atento também para essa possibilidade de problema. Além disso, o excesso de óleo também é prejudicial e o nível dele deve sempre estar entre o mínimo e o máximo na vareta.

Problemas com a bateria
Um dos motivos pelos quais o seu carro pode não pegar é algum problema na bateria. Ela pode estar descarregada, com pouca água, com o cabo frouxo ou até mesmo oxidado. Verifique todas essas questões, faça testes, e certifique se ela está ou não em perfeito estado de uso. Se a resposta for negativa, aja de acordo com o problema, recarregando-a, trocando componentes ou até mesmo a própria bateria, que costuma ser a solução mais comum e mais segura.

Problemas nos bicos injetores
Se os bicos injetores do seu carro estiverem com algum problema como sujeiras ou danificações, isso poderá ocasionar um não funcionamento do motor. O que acontece é que os bicos são responsáveis por controlar o fluxo de combustível que é injetado na câmara de combustão, e, caso o bico injeto não receba um pulso para a injeção do combustível, o motor não responderá.

Problemas com a ignição do veículo
Algo que pode fazer com que o carro não funcione é um interruptor de ignição estragado ou desregulado. Um problema nesta peça pode acarretar em diversos outros danos no sistema de ignição do carro. Várias razões podem fazer com que a chave de ignição não gire, inclusive desgastes naturais da peça. Vale a pena conferir o estado de funcionamento e, se for o caso, levar à um mecânico para que a troca seja realizada.

Mau estado das velas
O estado das velas de ignição podem ser o causador de problemas com o motor. Se as velas estiverem desgastadas, entupidas ou sujas, a chance de gerarem algum problema que implique diretamente no não funcionamento do carro é grande. Os cabos mal colocados ou úmidos também podem ocasionar um mau funcionamento do veículo, portanto é aconselhável verificar o estado dessas peças e, se necessário, fazer a troca, tanto das velas quanto dos seus cabos. Esta não costuma ser uma manutenção cara e, para a grande maioria dos carros, deve ser feita de 40 em 40 mil quilômetros

Motor de arranque com defeito
O motor de arranque do veículo é responsável por impulsionar o motor quando ele ainda está parado. O mau uso dessa peça, como a insistência na hora da partida e deixar que o mesmo funcione junto com o motor após entrar em funcionamento, pode danificá-la. Se nada acontecer após o acionamento da chave de ignição, pode ser que o seu motor de arranque esteja comprometido. Verifique se tudo está ok com o mesmo e não deixe de procurar uma ajuda especializada se perceber qualquer alteração na peça.

Problemas no volante ou na correia dentada
O motor de arranque possui uma engrenagem que está ligada aos dentes da engrenagem do volante ou, dependendo do tipo de transmissão, da coroa dentada. Se houver algum dente desgastado ou com algum outro tipo de dano, o motor de arranque vai girar produzindo ruídos altos. Também é importante checar essas peças para assegurar o bom funcionamento do seu veículo. Tome cuidado com a correia dentada e faça sempre as manutenções conforme o manual do fabricante, isso porque problemas com correia dentada costumam gerar grandes transtornos, podendo em alguns casos gera uma perda completa do motor, além de danos com altos custos.

Essas são só algumas das possíveis razões para o seu carro não estar pegando. Para que esses problemas não sejam recorrentes no seu veículo é importante que você faça revisões regularmente. Não tente fazer qualquer tipo de reparo se você não tem certeza do real problema do seu carro. Isso pode causar danos ainda maiores. Em casos como esse, é melhor procurar um mecânico de confiança que lhe ajude a resolver o seu problema. 


Dica via Nexter
Foto via AxleAddict

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad