Post Top Ad

Chás e Cerâmicas: 13 Combinações que alimentam a alma

Das diversas histórias que remontam a origem do primeiro Chá, uma muito legal está na lenda do Imperador Chinês Shen Nung (2737 a.C), que ao aquecer um pouco de água para beber, viu que acidentalmente tinha caído sobre ela algumas folhas de Camellia Sinensis. Curioso, notou que dali  um incrível aroma subia e, de tão envolvente que era, decidiu experimentar. Ele logo de cara adorou e a classificou como sendo muito saborosa e refrescante.

E assim como acontece com todas as coisas boas desta vida, esse novo conhecimento foi passado de geração em geração, ampliando com o tempo os tipos de combinações e os mais diversos benefícios para o corpo. Inclusive, escavações arqueológicas comprovam o consumo desta bebida na Dinastia Han (206-220 d.C), onde foram encontrados (em diversos túmulos) recipientes de cerâmica para tal uso. E olha que interessante, entre 618 e 906 d.C, já na Dinastia Tang, surge o livro "Ch'a Ching” ou “O Livro Sagrado do Chá”, que foi um livro escrito pelo monge budista Lu Yu, na qual detalha de forma prática a produção, o preparo e seus benefícios.
Ganhando adeptos e rompendo todas as fronteiras, o Chá chegou ao Japão no século IX pelo monge budista Eichu, na qual retornava de uma de suas viagens à China. A partir deste momento, o Chá começou a ser consumido pelas pessoas não somente para o bem-estar ou para a saúde, mas como uma forma religiosa (envolvendo a arte e a fé), passando assim, a ter a sua própria cerimônia, a "Cerimônia do Chá", um costume tradicional do Taoísmo e do Zen Budismo.

Novamente o tempo passou e em 1543, com a ida dos portugueses até o Japão, o Chá começa a ser conhecido na Europa. Mas olha que curioso, foi somente em 1652, com o casamento da princesa portuguesa Catarina de Bragança com o rei inglês Carlos II, que os ingleses conheceram o Chá, pois esta era a bebida preferida de Catarina.
Transforme positivamente a sua hora do chá!
Hoje, só para você ter uma ideia, o Chá está presente em todos os países e faz parte do cotidiano de muita gente, sendo inclusive, a segunda bebida mais consumida no Mundo depois da água. E por ser uma bebida rica em benefícios, pode acreditar, quando servida em uma bela Xícara de Cerâmica (assim como na verdadeira Cerimônia do Chá) percebemos que ela tem o poder de reunir e unir as pessoas, trazendo para o momento o tão esperado bem-estar e o desejo de quero mais.

Então para você, amante dos bons Chás e que está sempre a procura dos melhores Blend´s da atualidade, hoje com muito apreço, apresentamos 13 opções de Chás que além de exprimirem uma grande beleza e sofisticação, trazem consigo a delicadeza milenar que sempre deve estar presente. E para que tudo fique ainda mais especial, cada Chá acompanha uma Cerâmica Artesanal diferente, ou seja, tudo para transformar positivamente o seu momento de servir e claro, inspirando todos ao seu redor.

E aí? Bora conhecê-los?

Amora
Folhas de Amoreira Orgânica
Feito apenas com as Folhas da Amoreira, o Chá de Amora Orgânico é um tipo de Chá que vai bem em todas as ocasiões, principalmente nas leituras noturnas antes de dormir. Com um aroma e um sabor bem suave, levemente herbal e bem versátil para ser também consumido entre as refeições, o Chá de Amora é um produto da Medicina Tradicional Chinesa que nos passa um enorme bem-estar e muitos benefícios para o corpo, como a diminuição do açúcar no sangue, a redução de rugas, o tratamento de cataratas, a ampliação do colágeno e muito mais.
Produzido pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que traz na sua essência a fitoterapia e a medicina natural através de belos produtos, este belo Chá orgânico representa anos de conhecimento e mais, devidamente certificado pela Ecocert Brasil. Em resumo, provar deste Chá é provar todo o poder que a natureza pode nos oferecer.  

"Sempre com a preocupação de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, formamos uma rede de parceria com cooperativas e pequenos agricultores para a produção de ervas orgânicas certificadas. A nossa certificação orgânica obedece aos mais rigorosos padrões de qualidade, respeitando as regras oficiais da produção orgânica brasileira." Kampo de Ervas
Na hora de servir e nos remetendo às belas formas orgânicas da natureza, eis aqui uma Xícara de Cerâmica bem grande para você se esbaldar deste maravilhoso Chá. Acompanhada de Pires e Colher, este conjunto é robusto, rústico, de boa firmeza, é autêntico e o melhor, por ser feito de forma artesanal, irá ampliar ainda mais a energia desta e de muitas outras bebidas que nela estiver. Experimente utilizá-la assistindo um bom filme, será uma ótima experiência.
Com o propósito de levar para o lar das pessoas, peças com alma e feitas a mão, a ceramista Clarissa Pillon de Garopaba/SC, criadora deste belo conjunto, acredita que hoje em nosso mundo não cabe mais o consumo desenfreado, acumulativo e que o menos, é sempre mais (também partilhamos desse mesmo pensar), por isso, sempre desenvolve suas peças de forma sustentável e claro, com uma visão diferenciada sobre a verdadeira essência do consumo consciente.

"Este Conjunto de Xícara e Pires foi inspirado onde moro, um pedacinho do paraíso, rodeado de Mata Atlântica, cachoeiras, praias e muita biodiversidade; Garopaba-SC; pois a hora do Chá me remete ao lúdico, às formas orgânicas e curvas. Gosto muito da combinação da argila tabaco e a cor branca, pois remete a elegância e a simplicidade ao mesmo tempo, assim como a natureza que nos cerca!" Clarissa Cerâmica Autoral

Baronesa Nhá-Coca
Erva Mate, Chá Verde (Camellia Sinensis), Jasmim,
Laranja e Menta
De aroma herbal, de sabor tropical e trazendo consigo uma incrível refrescância (por conta da menta), o Blend Baronesa Nhá-Coca é uma bebida muito harmoniosa, revigorante (por conta da erva-mate e chá verde) e acredite, seus toques precisos de Jasmim o torna apaixonante demais no paladar. Então para você que busca estar sempre disposto e que precisa de bastante energia para encarar as atividades do dia, não pense duas vezes, experimente este Blend e sinta em cada gole o seu corpo despertar. No campo mental, principalmente quando se precisa criar alguma estratégia de trabalho (ou até mesmo no campo dos estudos), uma clareza de pensamentos sem igual! Fantástico!
Homenageando graciosamente a Baronesa Nhá-Coca, uma mulher à frente da sua época e que teve que driblar diversas situações após a morte do seu marido, o Barão do Serro Azul (pessoa bem importante no comércio da erva-mate no Estado do Paraná), este Blend produzido pela Chá Contigo de Curitiba/PR foi feito exclusivamente para ativar os seus sentidos da forma mais plena possível. Inclusive, esta maravilha foi medalha de bronze no Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2018 - Escola de Chá Embahú e faz parte da "Coleção Mulheres" da marca. É pura inspiração!

"O Blend nasceu em uma conversa minha (Luciana Maira) com um amigo que trabalha com a erva mate, o André Zampier, que tem a marca Matte N’Roll. Ele que me apresentou a história da Baronesa (me encantei logo de cara). Conversamos e fizemos um "feat", onde entrei com a criação do blend e ele com a erva mate (que diz muito sobre a cultura dela). Assim nasceu o Blend Baronesa Nhá-Coca, para homenagear essa grande mulher." Chá Contigo
Dando ainda mais propriedade para esta combinação de sabores e mantendo o clima de época, para ser a base deste Chá, nada melhor que um clássico conjunto de Xicara, Pires e Bule, não é verdade? Aqui por exemplo, seus toques florais fazem com que seu charme seja presente e evidente, enaltecendo assim, a beleza da bebida que está sendo servida. Para nós, peças como essas fazem de qualquer ocasião, um momento especial, senão melhor, inesquecível.
E uma coisa muito importante de citar sobre este conjunto da ceramista Cláudia Giordani, que está a frente do Atelier Refúgio da Colina em Bento Gonçalves/RS, é sem sombra de dúvidas a funcionalidade do Bule. E isso é verdade! Pois aqui o grande diferencial está na queda perfeita da bebida ao sair do bico, ou seja, ele não espalha o líquido e nem o faz escorrer pelas beiradas. E para quem tem o costume de se servir em um utilitário como este, sabe o quão isso é importante. Em resumo, são peças que promovem o bem-estar, o aconchego e o prazer de se alimentar com classe.

   "O Atelier Refúgio da Colina foi um sonho particular que hoje é dividido com todos que se achegam. Ele nasceu na sala de casa, se mudou para a garagem (nunca mais tive uma!!) e hoje estamos com 5 salas, mais deck externo com uma linda vista para o vale. Aqui oferecemos cursos de modelagem e  servimos Café com gostosuras. Sim! Somos hoje um Atelier Café, pois sonhos se realizam quando temos fé!" Cláudia Giordani - Atelier Refúgio da Colina

Branco
Broto de Camellia Sinensis
Para quem ainda não sabe, o Chá Branco é o resultado da colheita dos brotos da Camellia Sinensis (depois da colheita o chá é murchado na sombra usando o método artesanal tradicional japonês), uma planta que além de ser a precursora de todos os Chás (assim como diz a lenda), faz um bem enorme ao organismo, retardando o envelhecimento precoce, aumentando o metabolismo, estimulando a queima de gordura, combatendo diversos vírus e bactérias, favorecendo os hormônios que proporcionam prazer e muito mais. Normalmente, quem tem o hábito de tomar Chá, sempre tem o Chá Branco em sua dispensa.
Super versátil e muito propício para se tomar no desjejum, entre as refeições e também após as refeições (já que auxilia no processo digestivo), o Chá Branco produzido no Sítio Shimada em Registro/SP é muito suave no aroma/sabor e representa muito bem a tradição, o conceito e a consciência do verdadeiro manejo orgânico, ou seja, nos mostra com clareza a verdadeira essência da agricultura familiar. Também, sendo uma das maiores referências no Brasil neste tipo de alimento, não poderia ser diferente. É de se apaixonar!

"Ume Shimada, conhecida por todos como Obatian, sempre trabalhou na lavoura e o chá está em sua vida desde sua infância. Em 2014, aos 87 anos, inaugurou sua Fábrica Artesanal de Chá, um processo cuidadoso que tem início na colheita manual onde são selecionados apenas o broto e, no caso do Chá Preto, as duas folhas mais jovens." Sítio Shimada
Mantendo a essência da cultura japonesa e demonstrando o quão é simples de inserir a tradicional Cerimônia do Chá no dia a dia, para ser a base dessa bebida, "Houhin", um conjunto de cerâmica individual (muito usado no Japão) que é composto por um pequeno Bule (sem alça) e Copinho. Aqui, não tem erro, basta você colocar os brotos no Bule, adicionar a água quente, tampar para infusionar e servir em seguida. E olha que legal... Este Bule tem uma pequena e funcional peneira na tampa, fazendo com que o líquido flua perfeitamente do bico para o copo. Vai ver é por isso que Houhin significa "copo do tesouro". O processo de preparo é divino!
Produzido no Ateliê Soma Cerâmica pelo casal de artistas Henrique Filippelli e Camila Filippelli (Brasília/DF), esse conjunto representa não só o grande talento que eles têm na arte cerâmica (isso sem falar das pinturas e das mais belas esculturas), mas representa também a delicadeza que eles têm em retratar - com precisão - a visão de uma cultura. Este conjunto, por sinal, traz um azul vívido, um azul intelectual, um azul cheio de possibilidades e que faz os momentos de leitura serem ainda mais especiais.

"O Ateliê oferece aulas de cerâmica com técnicas de modelagem livre, modelagem manual, torno e escultura em cerâmica." Soma Cerâmica

Camomila
Exatamente... Camomila e nada mais!
Clássico dos clássicos, a Camomila é originária da Europa Central e foi trazida ao Brasil em meados do século XIX junto com a imigração inglesa. E olha que curioso, por ser uma planta que está presente em nossas vidas desde a antiguidade, devido ao seu poder tranquilizante, nutritivo, cicatrizante e analgésico, se tornou com o tempo a planta medicinal mais utilizada no Mundo. Legal né? E sabe o que é mais legal ainda? É que ela é super saborosa e vai muito bem na composição de Chás, xaropes, banhos, pastas, cremes e muito mais. É uma planta muito versátil e assim como dissemos acima, poderosa!
E para você que deseja levar esse poder para onde quer que vá, super indicamos que você conheça o inigualável e prático Drip Tea Camomila, um produto desenvolvido pela Pó de Chá de Santana do Parnaíba/SP que, por ser feito apenas com os capítulos florais da planta (desidratados a vácuo em temperaturas extremamente baixas), traz consigo o verdadeiro sabor e teor da Camomila. O resultado? Um Chá fantástico e que não precisa de infusão, aqui é só posicionar o Drip Tea no seu copo preferido e adicionar água quente.

"Criamos um processo (patenteado) que usa alta tecnologia que não rompe as membranas das células de proteínas e vitaminas, deixando uma estrutura porosa. A água de preparo pode então ser absorvida duas vezes mais, criando um meio ideal para a extração dos constituintes ativos, por isso nossos chás podem ser feitos também com água fria!" Pó de Chá
Diretamente de Atibaia/SP e nas dimensões exatas para receber o encaixe do Drip Tea, eis aqui uma Caneca de Cerâmica marrom (o que nos remete ao tronco de um Baobá), com uma alça que faz o encaixe dos dedos ser perfeito e o melhor, seu tamanho é um pouco menor do que as Canecas tradicionais, fazendo com que a medida de Chá servido fique quente por mais tempo, ou seja, ideal para ser utilizada diversas e diversas vezes ao dia.
Produzida pela ceramista Laíz Ferreira em parceria com um senhor torneiro de sua região, esta serena peça (que faz parte de uma bela coleção) tem um design prático, funcional e representa com elegância uma das suas muitas linguagens artísticas, poéticas e autorais. Para Laíz, que tem mais de 30 anos de experiência na arte cerâmica, tudo deve ser feito de forma artesanal, sem igual e de acordo com um plano criativo.

"Além dos utilitários, produzo também peças decorativas, onde as Casinhas em Miniatura são a minha principal identidade. Como sou professora, sempre desenvolvo peças para ensinar, peças para desafiar meus alunos e para oferecer o que há de melhor ao público que me procura." Laíz Ferreira

Chocolate Chai
Rooibos, Grãos de Cacau, Canela, Cardamomo,
Gengibre, Chicória, Aroma Natural e Pimenta
Muitíssimo saboroso, com um perfume sem igual, de cor vibrante e que proporciona um enorme prazer ao paladar, o Blend Chocolate Chai é sem dúvida uma infusão de sabor único e levemente adocicado. Sério! É o tipo de Chá que impressiona mesmo! Também é uma bebida energética (pois traz um certo vigor ao corpo) e perfeita para tomar no desjejum, no trabalho, ou naqueles dias que você precisa de disposição extra, vai por nós, você irá se apaixonar logo no primeiro gole. Experimente também com leite, fica uma delícia!
Elaborado pela Telice de Campinas/SP, uma marca que nasceu com o desejo de unir em uma mesma Xícara toda a qualidade (de forma clássica e também moderna) que somente os bons Chás tem. O grande destaque aqui vai para o Rooibos, um arbusto originário da África do Sul e que representa para os africanos (assim como o Chá Verde para os chineses e o Chá Preto para o ingleses) um grande legado da sua cultura e tradição. Por isso, experimentar esse Blend da Telice é ter a certeza de estar provando algo com conceito, com conhecimento e acima de tudo, carinho em todos os processos.

"Somos uma marca jovem, com espírito alegre e descomplicado. Queremos mostrar que chá "can be fun", transformando aquela breve pausa em uma experiência incrível. Oferecemos qualidade e praticidade, sendo todos os nossos blends selecionados por nossa Sommelier de Chás Luize Lewin. Então seja em nossa linha de saquinhos piramidais, seja em nossa linha de chás soltos, a qualidade é mais que percebida por nossos clientes." Telice
Com design diferenciado, com um jogo de cores que nos remetem aos mais belos tecidos indianos e detentora de muita personalidade, eis aqui uma Xícara robusta, colecionável (devido a sua originalidade) e que permite servir uma boa quantidade de Chá, até porque, quando o Chá é bom, o que mais queremos é que ele seja servido de forma abundante mesmo. Por isso, devido a harmonização de formas e cores que essa Xícara teve com bebida (ainda mais por sua similaridade no campo cultural), foi para nós a base mais que perfeita. Uma sincronia energética por assim dizer!
Desenvolvida pela ceramista Fernanda Cristina de São Bernardo do Campo/SP, uma artista que sempre esteve envolvida no universo das artes e que profissionalmente é mais conhecida como Nanda Saints, essa Xícara representa para ela toda a magia que a cerâmica pode oferecer, pois ao fazer uma peça com suas próprias mãos, Nanda acredita que um pedaço da sua energia e da sua identidade vai junto com ela, gerando assim, objetos vivos, com propósitos e com toda a positividade que merecem ter.

"Faço peças utilitárias e decorativas de alta temperatura, sendo todas em queimas elétricas ou a gás. As peças são feitas em modelagem manual, em placa, pinch, acordelado e todas são produzidas com materiais atóxicos, portanto, seguros para consumo. Por segurança formulo meus vidrados cerâmicos, pois uma das minhas missões é pensar no consumo consciente e nos cuidados com a preservação ambiental." Nanda Saints

Coquetel de Frutas
Hibisco, Morango, Laranja, Maçã, Canela, Cravo e Anis Estrelado
De cor vibrante, de aroma intenso e de sabor acentuado (onde sentimos expressivamente o Hibisco e o Morango), o Blend Coquetel de Frutas é ainda temperado com as especiarias, é levemente adocicado e muito saboroso, ou seja, é perfeito para quem busca vigor e potência energética para o corpo. Sendo ideal para ser apreciado logo pela manhã, ele fica uma delícia (bem geladinho) no almoço, no lanche da tarde e claro, acompanhando os momentos de conversa com seu companheiro ou companheira, já que tem propriedades afrodisíacas.
Localizada na cidade de Americana/SP e com o propósito de difundir a cultura do Chá na sua região, no Brasil e no Mundo, a Joice Chás é uma marca idealizada em 2019 pela Sommelière de Chá Joice Leite, que além de ser uma excelente Tea Blender, atua desde 2015 no mercado de alimentos orgânicos e naturais e é, de fato, uma grande conhecedora  nas artes da Fitoterapia, Fitoenergética, Agrofloresta, PANC´s, Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa. Para este Blend, Joice se inspirou no vinho, mais precisamente no vinho quente, ou seja, aquele nos nos aquece carinhosamente em dias frios.

"Acreditamos que o ato de tomar chá é também um momento para descansar, respirar e se conectar. Nosso maior propósito e alegria é proporcionar momentos de relaxamento, prazer, saúde e bem-estar. E através de cada xícara de chá que oferecemos e entregamos aos nossos consumidores, buscamos proporcionar experiências únicas, saudáveis, incríveis e agradáveis." Joice Chás
Para compor essa bebida da forma mais harmoniosa possível, sugerirmos aqui uma Xícara de Cerâmica grande e que incrivelmente, traz as cores (no lado externo e interno) do próprio Chá. Artística e que nos transmite uma certa fartura, esta é uma peça única, feita artesanalmente e tem um misto de cores muito elegante. Para nós, esta é uma peça que mostra expressivamente a sua singularidade e também é perfeita para acompanhar uma boa leitura, no trabalho, durante um filme e muito mais.
E quem está por trás de tamanha beleza, é o ceramista Vicente Cardia, que deste o curso de artes plásticas já se interessava por cerâmica. Após a sua formação, olha que legal, Vicente ainda estudou torno com a ceramista Hideko Honma e modelagem manual com o grande mestre Kenjiro Ikoma, pessoas de referência internacional e que somos, inclusive, grandes fãs. Em resumo, Vicente continua no caminho da maestria e hoje, com um vasto conhecimento nesta bela arte, ensina diversas técnicas para alunos em seu ateliê e on-line.

"Nos cursos em meu ateliê costumo mostrar todo o processo de modelagem de um cilindro (peça principal - da onde deriva outras peças) e como modelar uma cumbuca do início ao fim, mas o aluno iniciante logo perceberá que as possibilidades aqui são infinitas, como criar o design, dar forma, queimar, dar acabamento e transformar a argila em uma peça resistente, durável, funcional e bela." Vicente Cardia

Energize-se
Chá Preto (Assam), Capim-Limão, Flores de Jasmim,
Casca de Laranja e Cardamomo
Esse Chá é tão perfumado, mas tão perfumado, que antes mesmo de servir você já sente o seu aroma maravilhoso se espalhar pelo o ambiente. Com um sabor intenso, onde fica bem evidente o gosto do Capim-Limão, este é um Chá que traz uma grande potência de energia, combatendo o cansaço e revitalizando o corpo e a mente. Aliás, não é à toa que ele se chama Energize-se, pois ele realmente traz bastante disposição para o dia.
Criado pela Cores de Chá, uma marca de Socorro/SP que tem no comando das elaborações a Nutricionista e Tea Blender Viviane Mantovani, esse Blend foi inspirado na beleza das plantas medicinais, nos chás, nas especiarias e principalmente, nas flores e nos frutos que fazem parte do nosso dia a dia. E pode acreditar, de tão saboroso que é, ao prová-lo você entende logo de cara que esse Blend tem na sua essência um apego não só gastronômica, mas curativo e incrivelmente energético.

"Somos uma empresa direcionada para saúde e bem-estar, queremos oferecer uma experiência de consumo além do chá. Com muito cuidado, atenção e estudo, queremos ajudar a reduzir o consumo de remédios alopáticos, buscando na natureza ingredientes para uma vida muito mais leve e saudável." Cores de Chá
Ainda na "vibe" das cores da vida e provando que a beleza do Todo está presente nos mais diferentes detalhes, Ela, a Xícara Boreal, que além de ser visualmente muito graciosa, é pequena, arredondada e de borda irregular, o que lhe confere um design elegante e rústico ao mesmo tempo. Inspirada no formato de um coquinho, sua cor Azul Celeste (principalmente nas bordas) nos remetem literalmente às famosas Auroras Boreais, em contrapartida, sua base marrom nos faz alusão à Terra, ou seja, a nossa base, o nosso ponto de vista para o belo que está sobre nossas cabeças.
Seu criador, o ceramista Walter dos Santos Alves, que há aproximadamente dois anos iniciou sua carreira profissional na Mak Cerâmicas (São Bernardo do Campo/SP) após se formar no projeto independente de desenvolvimento local e geração de renda Baluarte (Associação de Ceramistas e Artesãos do estado de São Paulo), nos conta que desde o seu primeiro contato com a cerâmica já tentava exprimir em suas peças a beleza, a simplicidade e a sutileza do mundo natural. Trazendo na sua essência criativa as manifestações e imperfeições da natureza, Walter acredita que as coisas em seus estados naturais não são totalmente simétricas e que retratá-las, é uma das melhores experiências da vida.

"Mak é a desfragmentação da palavra árabe "Maktub", que significa “Destino” ou “já estava escrito”; essa palavra aos pedaços foi escolhida como um pseudônimo; por seu significado e pelo fato de que tento trazer para a Mak a impessoalidade do eu Humano. Então ao invés de usar meu próprio nome na minha marca, preferi usar uma palavra onde todas as pessoas - de certa forma - possam se sentir próximos, por isso fujo dessa constante reafirmação onde muitos artistas tendem a reverberar o seu próprio eu. Sendo assim, Mak não é uma pessoa física, não tem gênero, não tem raça, não tem ideologia religiosa, política ou coisa do tipo; qualquer um e qualquer coisa pode ser Mak." Walter dos Santos Alves

Floresta
Chá Verde (Camellia Sinensis), Tangerina, Erva-Doce,
Capim-Limão e Melissa
Leve, fresco, com uma combinação de ingredientes incrivelmente perfumados e com um sabor naturalmente adocicado, este Blend Floresta é uma bebida muito relaxante e traz para o corpo e para a mente uma prazerosa sensação de calmaria, por isso, acaba sendo perfeito para finalizar as atividades do dia em grande estilo, principalmente quando queremos ter uma conversa tranquila antes de dormir. A sensação quando tomamos é como se o corpo inteiro respirasse, onde os músculos relaxam, as tensões se dissipam e, ao mesmo tempo que nossas energias se recompõem, apreciamos um bom Chá.
Inspirados no intenso e selvagem verde das florestas, a Espirito do Chá, uma marca símbolo de destaque e que desde 2020 nasceu no Rio de Janeiro/RJ com o propósito de levar mais acolhimento às pessoas através dos seus maravilhosos Chás, criou o Blend Floresta, que além de te transportar diretamente para a natureza, é vivo, intenso e como eles mesmos dizem, silvestre. E para deixar essa bebida ainda mais especial, fora a sua versão a granel, você também pode experimentá-lo na versão em Sachê Piramidal, que libera mais essência dos ingredientes e potencializa a sua eficácia.

"O  Espírito do Chá é uma expressão oriental ligada à cerimônia do chá e aos rituais budistas, usada para destacar o poder de transformação interior que a bebida é capaz de promover quando servida através da meditação e do contato com a espiritualidade existente em cada um de nós. É o espírito da natureza presente no ar, no fogo, na terra e na água, elementos que estão na bebida." Espírito do Chá
E assim como a Jovem que se casa (Hexagrama 54 do I-Ching), que descreve o grande significado do Céu e da Terra, ou seja, se o céu e a terra não se unem, todos os seres ficariam impossibilitados de prosperar. Então, para ser a base (terra) que sustenta a prosperidade (céu - aqui no caso simbolizado pela bebida), uma Xícara de Cerâmica larga, bem finalizada, com uma cor que nos transmite confiança e mais, por ser acompanhada de Pires e Colherzinha, simboliza a verdadeira beleza da união entre esses elementos.

Intitulada de "Mari", esta Xícara em especial é uma criação da ceramista Stella Martins de São Paulo/SP, que inclusive, olha que curioso, criou para uma jovem recém-casada que queria deixar a decoração e as peças utilitárias de sua casa com a “sua cara”. E olha, uma coisa iremos te dizer, ao mesmo tempo que essas peças trazem uma informação clássica, seu acabamento nos mostra uma grande inovação, fazendo deles um conjunto elegante, sereno e cheio de expressão.

"Comecei a trabalhar com cerâmica há mais de 30 anos como um hobby, quase como uma terapia. Aos poucos fui transformando esse hobby em profissão e hoje, ofereço a oportunidade de viver a experiência de ter ou usar uma peça feita à mão com muito afeto e cuidado. E assim como as minhas grandes fontes de inspiração (Denise Braune e Hideko Honma), sinto o barro como a extensão das minhas mãos!" Stella Martins

Funcho
Sementes de Funcho Orgânico
Popularmente conhecido como funcho-doce, funcho de Florença, fiolho ou erva-doce de cabeça, o Funcho (Foenicullum Vulgare) é uma planta aromática, comestível e muito utilizada na gastronomia e na medicina natural. Aqui, por exemplo, um Chá Orgânico feito apenas com as sementes do Funcho, que por sinal, contém somente o melhor de toda uma colheita. Inclusive, se você desenvolve Bitter´s (composto de ervas aromáticas) na área da coquetelaria, super indicamos que experimente incluir essa bela herbácea na sua composição. Será um destaque e tanto!
De sabor suave, de aroma herbal e muito indicado para ser apreciado ao final do dia, esta maravilha de Chá produzida pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP é riquíssima em propriedades medicinais, atuando fortemente no controle da pressão alta, na melhora da digestão e mais, para as mulheres é um forte aliado para aliviar as cólicas menstruais, diminuindo os sintomas da TPM e, no caso das mães que estão em fase de amamentação, estimulando a produção do leite materno. Legal né? É a Kampo de Ervas trazendo os verdadeiros nutrientes da natureza para dentro dos nossos lares.

"O nome Kampo faz alusão a uma prática japonesa antiga de tratamento com ervas, junto com a visão da terapia chinesa. A semelhança da sonoridade desta palavra "kampo” (representando a cura com ervas) com a sonoridade do nosso termo “campo de cultivo”, fez com que surgisse o nome Kampo de Ervas." Kampo de Ervas

Com a medida, o tamanho e o formato exato de uma verdadeira Xícara de Chá, para ser a base desta bebida nós apresentamos uma bela Xícara de Cerâmica que além trazer em seu corpo uma mescla de tons de azuis, é muito confortável no manuseio das mãos e o melhor, se encaixa perfeitamente entre os lábios. Também, com um design clássico e expressando uma grande personalidade, não poderia ser diferente, é definitivamente uma Xícara para você chamar de sua.
Amando todas as formas que a argila pode tomar (antes, durante e após a queima), principalmente as várias tonalidades que ela pode apresentar no resultado final, a ceramista Luciana Cosati de Brasília/DF, criadora deste belo utilitário, encontrou na cerâmica uma maneira de juntar a sua habilidade manual, o senso estético e um olhar muito detalhista, pois sendo Odontóloga de formação, esses foram os grandes detalhes que a tornaram mestre em seu ofício cerâmico e claro, os precursores de todas as maravilhas que faz.

"Minhas peças são desenhadas para trazer conforto e sensações agradáveis, tanto táteis quanto visuais. A formulação dos esmaltes que utilizo, feita por mim, me permite saber exatamente o que contêm, garantindo aos meus clientes que nada tóxico será transferido para o alimento. E a minha vivência anterior em uma área tão exigente, como a odontologia, trouxe para mim um esmero com o acabamento e qualidade técnica, que se traduzem em detalhes que o cliente percebe, mas não sabe definir." Luciana Cosati

SENCHA
Chá Verde - Camellia Sinensis
De sabor herbal, aveludado, levemente doce, com um aroma muito suave e extremamente versátil para harmonizar com diversos tipos de alimentos, o clássico Chá Verde é uma bebida mágica que combina tranquilamente no desjejum, entre as refeições, juntos com as refeições e claro, após as refeições. Chamado de Sencha, não é à toa que ele é um dos chá mais consumidos no Japão, inclusive, a cada dia que passa os brasileiros vem se apaixonando por ele. Então seja quente ou gelado, tenha a certeza, apreciar essa bebida fará um bem enorme para a sua saúde, ajudando na redução dos radicais livres, protegendo o sistema celular, aumentando a circulação sanguínea e muitos outros mais.
Só para você ter uma ideia, este Sencha é produzido pela Yamamotoyama, uma marca fundada em 1690 pela família Yamamoto em Tóquio/Japão, onde inclusive, permanece até hoje. Sua produção começou no Brasil em 1970 na cidade de Tapiraí/SP e hoje, já na cidade de São Miguel Arcanjo/SP, detém uma produção anual de 300 toneladas e é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores referências (nacional e internacional) quando o assunto é Camellia Sinensis. E isso, isso sim, é digno de admiração.

"As folhas de chá camellia sinensis colhidas na fazenda contém um tipo de enzima que oxida a folha e, com tempo, fazendo-as escurecer pela oxidação. Na fabricação de chá verde precisa inativar esta enzima com choque térmico para manter a coloração e essências das folhas. E o nosso método japonês para inativar esta enzima usa o cozimento por vapor na primeira etapa de fabricação (Steamed Green Tea) que é mais complexo, demorado, mas que dá a característica do chá verde japonês com mais aroma, cor e sabor." Yamamotoyama
Fomentando de forma plena a arte que existe na Cerimônia do Chá e mostrando como nunca todo o legado que uma cultura pode ter, para ser a base deste Chá milenar, Kyūsu, um tradicional Bule de Cerâmica Japonês que é usado principalmente, olha que legal, no preparo e no servir do Chá Verde. Quer mais? Então saiba que esta peça é detentora de um acabamento impecável e conta com uma alça lateral totalmente diferenciada. E por conter uma beleza límpida e cristalina, este Kyūsu, que inclusive vem acompanhado de Pires Retangular e Copinho, tem todos os atributos para encantar as pessoas enquanto degustam um bom Chá. 

Produzido graciosamente pelo ceramista Sebastião Pimenta de Governador Valadares/MG, um artista que desde 1990 vem se especializando nas artes orientais e que desde 1991 (após uma viagem ao Japão e China) já sabia que seria um ceramista especializado em peças pintadas com a técnica “Etsuke" (pintura tradicional japonesa utilizando óxidos e pigmentos minerais para decoração), este Bule é tão perfeito, mas tão perfeito, que nenhuma gota vaza ou se espalha durante o derramamento. Uma verdadeira obra de arte!

"Em 2022 fomos selecionados para o Premio Top 100, conferido pelo SEBRAE aos melhores Ateliês ou Artesãos do Brasil em todas as categorias, isso não significa que estamos entre os 100 ceramistas, mas entre os 100 Ateliês ou Artesãos com trabalhos reconhecidos ou com diferenciais na categoria “Artesanato Autoral e Contemporâneo”. As peças selecionadas foram na técnica macrocristalina, exatamente a técnica que utilizamos nesta chaleira modelo Kyusu. Somos o único Atelier no Brasil que domina esta técnica." Sebastião Pimenta

Solstício de Inverno
Chá Oolong "Tie Guan Yin", Canela e Aroma Natural de Caramelo
Uma coisa muito evidente neste Chá intitulado "Solstício de Inverno" é o seu perfume singular, quase que floral, muito gostoso e que invade os nossos sentidos de uma forma muito prazerosa. Até porque, por ter como ingrediente o renomado Chá Chinês Oolong (semi oxidado), não poderia ser diferente, é um Blend que proporciona um enorme bem-estar e que traz para o coração um nobre sentimento de paz. Para completar, suas folhas esverdeadas trazem na infusão um toque tostado e uma linda cor dourada, nos hipnotizando a cada gole e nos fazendo, pode apostar, querer tomá-lo diversas vezes seguidas.
Ousado e marcante, este exótico Blend da Tea Road de São Paulo/SP faz parte de uma linha composta por mais de 80 rótulos, todos separados em cinco famílias de chás (verdes, brancos, pretos, rooibos e tisanas) e claro, todos elaborados com ingredientes importados pela Sommelière de Chá e Tea Blender Tania Rampi, que além de ter grande conhecimento na área, busca inspirar as pessoas no incrível caminho do Chá. Então para você que está sempre a procura de novos sabores, aromas e texturas de Chás, não pense duas vezes, prove um dos Blends da Tea Road e desperte também para um mundo de infinitas possibilidades.

"A Tea Road é uma marca que acredita em conexões e experiências afetivas para significar o caminho de viver de forma mais saudável, através do hábito de beber chá. Especializada em serviço de cartas para estabelecimentos, também oferece uma linha selecionada, exclusiva e de alta qualidade de chás e infusões para todos os públicos, que podem ser encontrados na loja online da marca." Tânia Rampi
Assim como um bom dueto formado entre Chá e Cerâmica, aqui, em especial, apresentamos outro dueto de tirar o chapéu e que é formado por dois amigos ceramistas super talentosos. Seus nomes, João Felipe Cursino e Maíra Otsuka. Ele, o Bule... Ela, o Copo (Yunomi)... Ambos, um espetáculo de apresentação!
A começar pelo Bule, eis aqui um utilitário extremamente leve, belo e de fácil manuseio, onde você poderá usar apenas uma das mãos se desejar. Para esta peça, João Felipe Cursino nos apresenta algo que realmente está ligado à sua essência, pois ao perceber todos os detalhes que permeiam o Bule, podemos notar claramente um sentimento de identidade e de personalidade. De São Paulo/SP, mas atuando hoje em dia em Cunha/SP, João iniciou sua jornada na cerâmica ainda quando criança e assim como tudo que faz, sempre tenta encontrar em seu trabalho as formas que mais lhe agrada.

"Creio que não sou uma marca, e sim alguém, alguém que tenta trazer a sua impressão da beleza de uma forma diferente, tentando desviar me da ideologia industrial, onde tudo necessita ter a mesma medida, cores semelhantes, mas sim, tentar entregar algo que traga a simplicidade do feito a mão, com movimentos e cores naturais." João Felipe Cursino
Finalizando essa combinação com um dos Copos de Cerâmica mais bonitos que você já viu, o Yunomi (copo pequeno feito especialmente para servir chá) da ceramista e professora Maíra Otsuka (São Paulo/SP) mistura texturas e cores, nos remetendo a uma peça antiguíssima, nos trazendo uma sensação ancestral e fazendo da Cerimônia do Chá, um verdadeiro ritual. É realmente um objeto singular, leve, que se encaixa perfeitamente nas mãos e mais, por ser detentor de um grande equilíbrio entre tamanho, forma e cor, transmite naturalmente toda a essência criativa da artista. Uma verdadeira obra prima!

"Interessei-me pela cerâmica durante o curso de artes visuais em 2017. Assim que tive contato com a disciplina de cerâmica, busquei outros espaços onde pudesse aprender mais a respeito. E tão logo que pude montei um pequeno ateliê para começar meu trabalho independente e continuar minhas pesquisas a respeito das técnicas de cerâmica do leste asiático e ameríndias." Maíra Otsuka

Sun Flower
Maçã, Rosa Mosqueta, Cascas Cítricas, Pedacinhos Cítricos,
Pétalas de Girassol, Morango, Capim-Limão e Aroma Natural
Pensa num Chá aromático... Pensou? Pois bem, aqui tudo começa quando você abre a sua embalagem, onde seu perfume floral já ativa os seus sentidos antes mesmo de iniciar o preparo e te faz ter aquela sensação gostosa e de pura satisfação. Gostoso, não é? E tem mais! Pois ao iniciar o preparo, este aroma maravilhoso invadirá o ambiente e convidará instintivamente as pessoas ao redor para ver o que está sendo feito. Hummm! E ainda por ter um sabor naturalmente doce, é muito agradável, eleva o astral, aflora a criatividade e proporciona alegria, sendo excelente para tomar com os amigos, com a família e claro, quando precisamos restaurar nosso entusiasmo.
Produzido desde 2021 pela Alaíde Casa de Chá em São Gabriel do Oeste/MS, o Blend Sun Flower vem dentro de uma lata muito estilosa e representa a grande qualidade encontrada nos Chás da atualidade, o que para nós, são carinhosamente referenciados como os Chás da Nova Era. Sim, eles são saborosos, inusitados, mesclam o clássico com o contemporâneo e mais, com toques futuristas e porque não, ousados, tornam um produto comum em algo sofisticado e cheio de charme. E isso este produto tem de sobra!

"Buscamos levar calmaria, aconchego e auto cuidado para a casa dos nossos clientes. Alaíde Casa de Chá nasceu com o propósito de desacelerar, de proporcionar um momento de lazer. Por isso buscamos trazer a beleza nas embalagens para que as pessoas passem a apreciar os momentos mais simples do dia a dia, como no simples preparo do chá." Alaíde Casa de Chá
E já que estamos falando dos Chás da Nova Era, nada mais justo do que apresentarmos uma Cerâmica Artesanal que também representa a Nova Era desta arte, até porque, quando falamos dos produtos da atualidade, é mais do que natural que eles sejam belos, funcionais, cheios de estilo e conceito. Para tal, aqui um conjunto composto por Jarrinha, Xícara e Pires, todos feitos para te conectar ainda mais com a essência do alimento que estará sendo consumido e que fará, acredite, a sua vida ser muito mais prazerosa.
Feito pela ceramista Andrea Leigue de Marechal Deodoro/AL (mais precisamente na Praia do Francês), esse conjunto nasceu para despertar somente as boas sensações na rotina do dia a dia, pois para Andrea, uma artista que sempre buscou trabalhar com algo que realmente fizesse sentido para ela e que pudesse praticar por toda a vida, essas são peças que além de fazerem parte assídua da nossa rotina, são fundamentais para que as ações do dia sejam prazerosas, satisfatórias e acima de tudo, autênticas.

"Tenho como objetivo fazer você gostar mais do seu cotidiano e apreciar mais os pequenos (ou grandes) momentos, pois acredito no valor do tempo e no poder que um dia após o outro tem. Por isso, procuro sempre transmitir conexão, pertencimento, bem-estar, a beleza do imperfeito e a simplicidade com autenticidade." Andrea Leigue

Xin
Chá Preto, Casca de Cacau e Casca de Laranja
De sabor intenso, onde o primeiramente sentimos a evidência do Chá Preto e das Cascas de Cacau (isso sem falar do cítrico das Cascas de Laranja ao final do paladar), essa é uma combinação potente, energizante e revigorante. Então se você tiver um dia muito atarefado ou sentir que está precisando dar um up no corpo como um todo, o Blend Xin é a melhor escolha. Inclusive, outra situação muito propícia é compartilhar este Blend com alguém que esteja precisando de uma renovação energética, pois além das propriedades da bebida em si, este será um verdadeiro ato de carinho para a pessoa que está ao seu lado.
E os benefícios que esta maravilhosa infusão proporciona, tem tudo a ver com seu nome, pois Xin (do Chinês), remete a alegria que aquece os nossos corações, principalmente perante a vida. Ele foi desenvolvido pela Cinclos de Mogi das Cruzes/SP e carrega na sua essência o verdadeiro conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa, proporcionando assim, uma vida mais saudável, equilibrada e consciente. Para nós, a sabedoria da natureza que a Cinclos transmite em seus produtos, a fazem dela uma das maiores e mais respeitadas marcas no mercado de Chás. É realmente de se impressionar!

"Vanessa Ribeiro, idealizadora da Cinclos, é Acupunturista e criou todas as combinações a partir dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, onde cada pessoa é vista de forma integral e parte da natureza. O nome CINCLOS tem base nos conceitos desta medicina e surgiu da união das palavras “cinco” e “ciclos”, pois a vida é composta por ciclos que se transformam o tempo todo." Cinclos
Agora, uma coisa iremos te dizer, para que você amplie ainda mais o clima de alegria e positividade que este momento merece, a Cerâmica utilizada deverá ter as mesmas características da bebida apreciada, por isso, aqui vai a nossa dica master; use os utilitários da ceramista e artista plástica Nádia Millon, que por nos trazerem uma deliciosa sensação de conforto e bem-estar, são perfeitas para serem utilizadas nos momentos de reflexão. Ah! Detalhe! Este é um conjunto que nos traz uma certa atmosfera oriental, então seu Copo acaba sendo perfeito não apenas para tomar Chá, mas para apreciar um belo Saquê também.
E olha que legal... Nádia, que está a frente do Ateliê Terra Pura Cerâmicas em Santos/SP,  sempre acreditou que um lar deve receber as energias dos quatros elementos da Natureza (fogo, terra, água e ar) e que as peças de cerâmica são perfeitas para trazer a força e a beleza para o ambiente. Esse conjunto por exemplo, faz parte da série: "Direções", que representa nossos valores, nossas escolhas, nossos caminhos, pois como a própria Nádia diz: "O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos."

"Meu primeiro contato com a cerâmica foi na faculdade no curso de pós graduação em Artes Plásticas em 1993 e desde então não parei mais de criar. Acredito que a cerâmica privilegia a simplicidade, eventualmente imprecisa e irregular, obtida de modo espontâneo em decorrência da familiaridade com as formas e os materiais." Nádia Millon
Como deu para perceber, existem inúmeras histórias em torno de uma xícara de chá. E de tão inspiradoras que são, além de serem contadas verbalmente, são também descritas através de livros e filmes. Mas independente da forma que essas histórias são contadas, pode ter certeza, as melhores são as que vivemos no dia a dia.

Então para que você inicie uma belíssima história agora mesmo, vai lá, pegue a sua Xícara de Cerâmica especial e faça um delicioso e perfumado Chá, pois a paz, essa sim, neste momento é quem reina em absoluto! Afinal de contas, todos merecemos um momento assim!

Até a próxima Xícara de Chá!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo, Fotografia:

Participação especial no cenário: 👇
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes.

Re.Trama com Pulseira Jeans Upcycling
Marilon com Pulseira de Cápsulas Upcycling
Meroca com Pulseira Couro de Tilápia - Upcycling
Mandalas do Amor com Mandalas Chakras
Pressca com Chaleira Pescoço de Ganso e Pressca Verde
Jardim de Fadas com Miniaturas Decorativas
Alumínios Parisotto com Escultura de Buda

3 comentários:

  1. Que reportagem incrivel com muita fotos lindas e dicas maravilhosas. Vou tomar um chá agora.

    ResponderExcluir
  2. Chás maravilhosos! Reportagem super interessante, pois as dicas são ótimas!
    Wanny

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad