Post Top Ad

12 Harmonizações com Cervejas para você saborear em 2020

Ei, você... Sim, você!
Você que gosta de se alimentar bem,
que aprecia uma boa bebida,
que constantemente reúne os amigos e os familiares em sua casa,
que preza pela boa recepção,
que pensa sempre nos mínimos detalhes,
que escolhe a música certa,
sim, aquela bem de fundo para gerar o clima perfeito...

Enfim...

Você está no lugar certo!
Sabe porquê?

Por que hoje é dia de conhecer 12 dicas de harmonizações com cervejas para você saborear em 2020!

Quer saber mais?
Então vem com a gente que esse conteúdo está bom demais!
Revista Nós e outros Olhos
Sabe... Até pouco tempo atrás, esse negócio de cerveja artesanal aqui no Brasil era raro e para poucos, ou seja, eram pouquíssimas as cervejarias que estavam fazendo algo diferente das triviais encontradas nos mercados e para experimentar uma bebida até então exclusiva, tínhamos que optar por cervejas importadas e bem mais caras.

Com o passar dos anos, esse cenário mudou muito e hoje só para você ter uma ideia, existem uma infinidade de cervejarias espalhadas pelo Brasil fazendo maravilhas que até então, parecem que sempre estiveram ali, presentes. Realmente, essa expansão das cervejarias nacionais ainda é muito recente perante a história da cerveja no mundo, mas estamos no caminho certo.

E com essa crescente das cervejas de alta qualidade, já viu né... Novos sabores e aromas nos são apresentados todos os dias, nos instigando a se aventurar ainda mais nessa arte de harmonizar com os alimentos que mais gostamos e claro, pela procura dos estilos mais exóticos.

Pensando nisso e vendo a alta procura por referencias nesse segmento (tanto por harmonizações e por marcas em que se pode confiar), a Revista Nós e outros Olhos (seguindo o seu feeling e seu conhecimento) criou uma lista de 12 harmonizações com essas belezuras (cervejas artesanais e especiais), tudo para você ampliar ainda mais a sua criatividade na arte de recepcionar e mandar ver neste belo ano que já começou.

São dicas para as mais diversas situações envolvendo petiscos, refeições, sobremesas e para os amantes da coquetelaria, uma CaipiCerva bem esperta para refrescar as nossas tardes quentes de Verão.

Bora então se aventurar neste mundo de sabor?

Envolva-se!

1ª Dica de Harmonização
Cerveja Lager 
Ninho de Orégano fresco com Berinjela Grelhada
Geleia de Pimentão Vermelho
Farofa de Banana com Milho
Revista Nós e outros Olhos
Iniciando de forma inusitada a nossa lista de harmonizações, apresentamos aqui uma opção "Vegana" para você servir de entrada no seu churrasco e também para atender os amigos que não comem carne. Por se tratar de uma combinação refrescante devido a leveza da cerveja Lager (esta com notas de Laranja e 4,5% de teor alcoólico), com os alimentos extremamente nutritivos e rápidos de se fazer, esta opção é ideal para as pessoas começarem a petiscar antes mesmo dos alimentos mais demorados ficarem prontos, sendo assim, todos os convidados já vão se enturmando e entrando no clima.
Harmonização com cerveja lager
Um dos destaques dessa harmonização é a Farinha de Mandioca que usamos como base para a Farofa de Banana com Milho, que por sinal, é bem diferente para servir em churrascos e perfeita para trazer aquele sabor cremoso da Banana, crocante do Milho e sequinho da Farinha ao mesmo tempo para o prato. Além de ser uma Farofa muito nutritiva, o sabor levemente doce dos seus ingredientes também combinam muito para acompanhar carnes que venha servir depois. O bom que é bem simples de preparar. Numa panela grande coloque um fio de azeite, refogue rapidamente o Milho, inclua a Farinha de Mandioca Fina, desligue o fogo e acrescente pedaços médios de Banana. Mexa e está pronto!

Produzido pela Motta Alimentos de Imaruí/SC, a Farinha de Mandioca é 100% natural e nas opções de baixa ou alta acidez. Este tipo de Farinha também é ideal para preparar receitas baseadas em dietas rígidas, pois devido a sua sensação de saciedade, por ser rica em fibras, cálcio, vitamina B6, ferro e por trazer pouca gordura, consumir pequenas quantidades desse poderoso alimento já te trará um força danada.
Harmonização com Cerveja Lager
Outro destaque dessa harmonização vai para a cremosa e agridoce Geleia de Pimentão Vermelho. Ela caseou perfeitamente com o leve crocante da Berinjela, complementando a Farofa com sua suave picância e no paladar, após um gole límpido e refrescante da cerveja, deu aquele gostinho de quero mais.

E não era para ser diferente, pois um produto feito pela Geleias do Bem de São Carlos/SP é sinônimo de qualidade na certa. Prova disso é a Geleia de Café que indicamos recentemente nas "12 Delícias em Potes" para você ter sempre em sua casa... Confira que lá tem outros tipos de harmonizações bem legais para você recriar também!
Harmonização com Cerveja Lager

2ª Dica de Harmonização
Cerveja Irish Red Ale
Frango na Marinada e grelhado
Conserva de Azeitonas, Alho e Chimichuri no Azeite
Farofa de Batata com Abobrinha
Revista Nós e outros Olhos
Dando sequência no seu churrasco, após a entrada chega a hora de trazer alguns alimentos mais fortes, substanciais e que provocam toques mais apimentados na boca dos seus convidados. Sendo aqui considerado como o prato principal, essa harmonização que estamos indicando com uma Cerveja Irish Red Ale, que tem notas de caramelo, é encorpada, não é tão amarga, tem apenas 4,9% de teor alcoólico e que ao final traz aquele toque seco, é perfeita para os mais diferentes tipos de paladares e fará você acertar na certa.
Harmonização com Cerveja Irish Red Ale
No prato, um dos destaques que deixará o seu frango com uma leve casquinha avermelhada por fora e incrivelmente molhadinho e suculento por dentro, é a Marinada Artesanal de Tomate e Páprica defumada. Basta deixá-la curtindo no Frango por aproximadamente uma hora e levar para a churrasqueira na parte mais alta para ir assando bem lentamente. Ao final, seu gosto agridoce e puxado com a leve picância da páprica defumada, será um dos seus grandes trunfos que todo mundo irá querer saber como que este frango foi feito.

Produzida pela Antígua Sabores de São Paulo/SP,  essa maravilha de Marinada já vem pronta para usar, rende até 3kg de carne, é ideal para carnes suínas/aves e na churrasqueira, a dica master é ir regando a carne a cada virada na grelha para intensificar ainda mais os sabores.
Harmonização com Cerveja Irish Red Ale
Outro destaque que gostaríamos de indicar para acompanhar o frango e trazer aquele lado mais amarguinho ao prato é a conserva de Azeitonas, Alho e Chimichuri no Azeite... Quê que isso, o Alho literalmente desmancha na boca enquanto ao mesmo tempo, o gosto peculiar da Azeitona com o Chimichuri fazem o sabor da cerveja parecer único e se acentuar ainda mais. Combinação plena!

Feita pela Dona Domitilla de Salvador/BA, essa é uma conserva muito bem feita, que dá vontade de você comer bastante; o azeite você nota de cara que é de ótima qualidade e que em combinação com a farofa de batata com abobrinha (que também foi feita com a Farinha de Mandioca da Motta Alimentos), balanceou perfeitamente com os sabores mais fortes apresentados.
Harmonização com Cerveja Irish Red Ale

3ª Dica de Harmonização
Cerveja Dunkel Weiss
Panceta de Porco com Barbecue de Jabuticaba
Barca de Pupunha grelhada com molho de Azeite e Salsão
Revista Nós e outros Olhos
Seguindo pela temática do churrasco perfeito, após a entrada e do prato principal, chega o ápice, o fim da tarde, o momento de apreciar sabores mais encorpados, delicados e completamente aromáticos. Aqui a intenção não é fazer um prato, mas sim, ir petiscando bem de leve um belo palmito assado, uma panceta de porco com um molhinho barbecue e claro, acentuando ainda mais todos esses sabores com uma pedalística cerveja de trigo escura.
Harmonização com Cerveja Dunkel Weiss
Quando você tem a intenção de preparar um churrasco, seja você carnívoro, vegetariano ou vegano, o importante é sempre pensar no bem estar e no gosto de todos que irão estar presentes. Por isso, além da carne, vegetais e PANCS (Plantas Alimentícias não Convencionais) são super bem vindas e aposto com você que todos adoram, basta ter no cardápio que ninguém resiste. E uma opção muito legal para você impressionar no próximo encontro, é colocar na sua lista uma Haste de Palmito in Natura como essa da PalmaVita de Sete Barras/SP.

Como o Palmito in natura demora algumas horinhas para ser preparado, não dá para servi-lo logo de cara, por isso, é ideal que ele fique durante todo o churrasco envolto de papel alumínio na churrasqueira para seu interior ficar bem molinho... Quando você abrir, corte-o ao meio, coloque as partes para grelhar por poucos minutos e sirva com um molho de Salsão fresco no azeite.... Super refrescante e com um sabor diferente.
Harmonização com Cerveja Dunkel Weiss
Outro molho que não deve faltar no seu churrasco é o molho barbecue, senão melhor, um Molho de Jabuticaba Barbecue. Por incrível que pareça ele é perfeito para ser apreciado com uma carne vermelha, verdade, fica bom demais! Mas também combina em uma salada, em uma carne branca ou até mesmo com o próprio Palmito acima. Mas claro, este molho com muita criatividade você poderá fazer diversas combinações, mas com uma carne grelhadinha é show!

Produzido pela Vovó Helê de Sabará/MG, a mestre nos produtos a base de jabuticaba e que também esteve presente com um Antepasto de Jabuticaba na nossa receita de Batata Hasselback harmonizada com cerveja Bock, esse molho agridoce tem uma textura perfeita e fará você ficar de queixo caído de tanto sabor. 
Harmonização com Cerveja Dunkel Weiss
Como deu pra perceber, aqui temos duas dicas bem bacanas para você harmonizar a sua Cerveja Dunkel Weiss, pois sendo uma cerveja de trigo, com notas de cravo, banana, caramelo e 5,5% de teor alcoólico, com o palmito (sendo bem refrescante e até um pouco azedinho por causa do molho de salsão) você criará um belo contraste na boca devido ao lado encorpado da cerveja, é como se adoçasse levemente a boca para a próxima mordida. Agora com o barbecue e a panceta você já cria algo diferente, é como se esse leve adocicado junto com o agridoce do molho e com a textura macia da carne, se fundissem plenamente tornando um só. Um espetáculo!

Feita pela Mazzeo Cervejaria, uma família expert em fazer cervejas na cidade de Rio Claro/SP e que em 2018 nos agraciou com um belo exemplar de Witbier (veja as 12 Cervejas Artesanais que você deve experimentar), essa Dunkel Weiss intitulada de "Pedal" é outra grande obra que também combina muito bem com doces a base de chocolate e como eles mesmos dizem..."É perfeita para passeios ao ar livre 😁"
Harmonização com Cerveja Dunkel Weiss

4ª Dica de Harmonização
Cerveja Stout
Pão de Mel recheado de Caramelo Salgado
Pão de Mel recheado de Creme de Damasco
Revista Nós e outros Olhos
Se você é daqueles que sempre deixa um lugar para a sobremesa e que curte um cafezinho depois das refeições, eis aqui uma opção bem legal de harmonização de cerveja com doces. Fala a verdade, depois de ter se alimentado de tantas coisas gostosas (lembre-se que você ainda está curtindo aquele "Psycho Circus" maneiro no churrasco com as melhores pessoas da sua vida), de ter sentido cada detalhe dos alimentos que lhe foram apresentados, de ter degustado um trio de cervejas que vai da menos alcoólica para a mais forte e que pegou o gancho da Dunkel Weiss, finalizar este dia com uma Stout e um Pão de Mel é a pedida certa.
Harmonização com Cerveja Stout
A começar pelo Pão de Mel, que aqui sugerimos dois sabores que combinam perfeitamente com uma Stout, o recheado de Caramelo Salgado, que traz em seu recheio pedaços de amendoim em conjunto com um creme de caramelo sem igual (inclusive nós mesmos já tínhamos feito esse tipo de harmonização com um Chopp Stout e um Panetone de Dadinho com Caramelo Salgado... Que por sinal, deu super certo) e o recheado de Creme de Damasco, que traz de forma expressiva o sabor exótico da fruta e que dificilmente alguém irá resistir. E realmente, só de ver essas imagens já é nítido a sua qualidade, o como que sua camada de chocolate é generosa, como o seu recheio é molhadinho e totalmente macio... Meu Deus, tem mais? rs

Então para você que quer arrancar suspiros dos seus convidados, esses Pães de Mel feitos totalmente de forma artesanal pela família D´ocê de São Paulo/SP é o que você precisa ter, sabe porquê? Porque cada pedaço simboliza o amor que eles depositam ao confeccioná-los, fazendo com que a pessoa que está apreciando, sinta algo totalmente novo e espetacular.
Harmonização com Cerveja Stout
E para que esse sabor espetacular do Pão de Mel seja completo, é sempre bom ter uma Cerveja Stout por perto. Com notas de Café e Chocolate, extremamente viva, com um dulçor na medida, forte como tem de ser, com 5,5% de teor alcoólico e com uma cremosidade única para o estilo. Após o primeiro gole, o sabor dessa Stout (que homenageia de forma criativa a banda Kiss) vai ficar cravado na sua memória assim como o sabor do melhor beijo que você deu na sua vida.

Sendo perfeita para você encerrar com grande chave de ouro as suas refeições e neste caso, complementando a sua sobremesa de forma muito agradável, essa cerveja da Pavos Brassaria de Caxias do Sul/RS está ganhando cada vez mais notoriedade e prova disso é o crescimento da marca, que além de atender a sua região, começa neste ano de 2020 a atender toda a região sudeste...  Aguarde e acompanhe!
Harmonização com Cerveja Stout

5ª Dica de Harmonização
Cerveja Vienna Lager
Tagliatelle Artesanal de Curry e Gergelim
Antepasto de Tomate Confit e Pesto de Manjericão
Revista Nós e outros Olhos
Saindo agora da temática de churrasco, mas mantendo a mesma essência de estar com as pessoas mais queridas da sua vida, como não mencionar a famosa macarronada de domingo em família. São momentos em que todos colocam o papo em dia, que os tios brincam com os sobrinhos, que o anfitrião da vez prepara aquele prato maravilhoso, enfim, uma tarde muito gostosa. E se você for prático, com apenas 3 ingredientes você poderá fazer tudo rapidamente, sair do convencional e aproveitar ainda mais esse breve momento fraterno, ou seja, não ficará preso na cozinha enquanto todos se divertem, rs

Por isso, aqui a sacada é ter tudo pronto, como uma boa massa de macarrão, um bom molho pronto e contrariando aqueles que falam que massas só combinam com vinhos só temos uma coisa a dizer... Sim, massa também combinam muito com cerveja.
Harmonização com Cerveja Vienna Lager
A primeira coisa então a se pensar é no tipo de massa que irá preparar, pois será o seu sabor que irá determinar que tipo de molho e que tipo de cerveja irá harmonizar. Aqui por exemplo, um legítimo Tagliatelle Artesanal com Curry e Gergelim, que tem uma pegada mais oriental, que traz em cada garfada o sabor expressivo do curry e do crocante do gergelim e mais, por ser uma massa bem temperada, na hora que for cozinhar você nem precisará colocar Sal na água... Massa né 😁

Sendo muito saboroso e bem versátil para você adaptar aos mais variados molhos, este Tagliatelle feito na Casa Di Zocchio em São Paulo/SP, tem todos os atributos para você literalmente sair da zona de conforto e preparar um verdadeiro banquete para sua família. Ahhh, e você também pode aprender a fazer viu, pois mensalmente a Casa Di Zocchio ensina diversas técnicas no restaurante Eataly em SP. Antena-se!
Harmonização com Cerveja Vienna Lager
Depois de ter escolhido a massa (que já tem notas temperadas), chega a vez do molho que irá dar a cara e a cor final ao prato, neste caso, um Antepasto de Tomate Confit e Pesto de Manjericão é a pedida ideal. Sendo totalmente pronto para você misturar na massa e servir em seguida, esse molho por ser um pouco apimentado devido a pimenta preta (um dos ingredientes) e adocicado devido ao "Tomate Seco" confit, ressaltou todos os aspectos da massa e ambos se fundiram ao paladar de forma bem marcante. E como esse Antepasto não apresenta nenhuma acidez, tudo ficou perfeito.

Produzido cuidadosamente pela Fazenda Carioca do Rio de Janeiro/RJ, esse potinho de sabores fortes, acentuados e ótimo para ser apreciado em dias frescos, é perfeito também para você surpreender com muita praticidade os amantes das comidas mais apimentadas em sua casa. Experimente também em uma torrada de pão artesanal com um pedacinho de queijo fresco... Fica divino!
Harmonização com Cerveja Vienna Lager
Devido aos sabores mais picantes do prato, para acertar sem erro na hora de harmonizar, o mais indicado é que você sirva uma cerveja que limpe o paladar, que corte essa picância deixando-o mais leve. Para isso, a nossa sugestão para este Tagliatelle é a saborosíssima Cerveja Vienna Lager da Cerveja Activista de Brasília/DF, pois além de ser uma cerveja forte, refrescante e com um dulçor na medida certa, aqui o gole após cada garfada irá literalmente "activar" um novo sabor na sua boca. 

O mais interessante deste estilo de cerveja de cor acobreada e de 5,6% de teor alcoólico, é que ele ainda leva uma adição de lúpulos especiais, o que lhe conferiu um sabor e aroma que nos lembra levemente uma IPA... Curiosidade a parte, essa brilhante ideia de trazer um leve amargor, mas de leve mesmo, deixou essa bebida fantástica!
Harmonização com Cerveja Vienna Lager

6ª Dica de Harmonização
Fruit Bier
Geleia de Mirtilo
Revista Nós e outros Olhos
Para a sobremesa deste almoço em família, que tal um Cheesecake coberto totalmente com uma Geleia de Mirtilo e harmonizada com uma Fruit Bier? Fala sério, você criando essa sobremesa um dia antes (veja esta receita de Cheesecake), deixando gelar por uma noite inteira para ficar bem saborosa e apresentando somente ao final da refeição principal, quê que isso, assim você vai mexer com o coração da galera, rs

Esse é o tipo de harmonização que tudo se encaixa, onde o sabor do Cheesecake com grande destaque para o Mirtilo, abre espaço para a Fruit Bier (aqui uma cerveja de trigo com Framboesa, Pêssego e com 6,7 % de teor alcoólico) se manifestar e selar com plena semelhança no seu paladar... Para nós, que combinação!
Harmonização com Cerveja Fruit Bier
O segredo aqui é a Geleia de Mirtilo, por isso indicamos um Cheesecake tradicional, tudo para realçar o sabor e o aroma da fruta ao máximo. Desta maneira, você fará um tipo de harmonização onde tudo se encaixa, criando o tão sonhado momento onde a pessoa que nunca provou essa mistura, se apaixone logo de cara.

Cremosa, suculenta, totalmente orgânica e artesanal, essa Geleia produzida pela Fruta Fina Orgânicos de Urubici/SC, carrega em sua essência o valor da agricultura familiar, fortalecendo toda uma rede de produtores locais a fim de levar mais sabor para sua vida. E não é só com Cheesecake que essa geleia combina viu, ela vai muito bem também na torradinha, em diversos tipos de queijos, bolos, tortas e aonde mais a sua criatividade mandar... Resumindo, ela vai bem com tudo ;)
Harmonização com Cerveja Fruit Bier

7ª Dica de Harmonização
Cerveja Pale Ale
Salsicha Artesanal
Mostarda em Grãos
Revista Nós e outros Olhos
Você pode até achar que eu estou de brincadeira (rs), mas por incrível que pareça, de domingo também rola aquele jogo maneiro e uma boa pedida pra você e seus amigos curtirem esse momento é o clássico Cachorro Quente, aquele que é feito apenas com Pão, Salsicha e Mostarda, nenhum creme ou condimento a mais. E para a harmonização ser perfeita, uma conceituada Belgian Pale Ale clara, encorpada, levemente amarguinha, com aroma frutado e com 4,8% de teor alcoólico.
Harmonização com Cerveja Belgian Pale Ale
E não vai pensando você que salsicha é tudo igual, elas têm diferenças sim e quando você encontra uma charcutaria de verdade e que ainda por cima desenvolve uma premiada e aclamada Salsicha Artesanal, pode adquirir que vale muito a pena. Aqui por exemplo, nossa sugestão de preparo é leva-la diretamente ao forno sem nenhum tipo de óleo, apenas virando aos poucos para que seja assada e que crie um leve crocantezinho por toda sua superfície. Estando pronta, é só colocar no Pão, tacar um fio de Mostarda e correr pro abraço... Golaço!

 Quem produz essa e muitas outras delícias é a Frescato Charcutaria Artesanal de Mairiporã/SP, uma marca na qual confiamos de olhos fechados não só pela qualidade extrema em seus produtos (veja essa receita de Aspargos com Bacon), mas porque eles também se preocupam com a ética e com o consumo sustentável dos alimentos em todos os níveis...  Por isso, super indicamos.
Harmonização com Cerveja Belgian Pale Ale
Completando a escalação deste time, ele, o craque da Taste&Co Brasil, o matador de fome e aquele que está emplacando muuuito sabor por onde passa...Mostaaaaarda em Grãããos para o delírio da galera! Sem sombra de dúvidas, foi , foi, foi, foi ele, ele que em conjunto com a Salsicha e com o Pão artesanal, geraram maciez e a picância de um triangulo perfeito!

Mas é verdade pessoal, essa mostarda está além do comum, está em outro nível. Com ela você não precisa necessariamente de outro molho para acompanhar seus lanches, só essa Mostarda já é o suficiente. E depois que você come um pedaço desse lanche, dar um gole na Pale Ale irá limpar seu paladar para você poder apreciar na íntegra novamente toda essa explosão de sabores... A combinação aqui é perfeita! Pode fazer a Ôla! ;)
Harmonização com Cerveja Belgian Pale Ale

8ª Dica de Harmonização
Cerveja IPA
Cachaça Premium
Salsicha Artesanal
Cebola Pérola em Conserva 
Revista Nós e outros Olhos
E se eu te falar que a mesma Salsicha apresentada agora no Cachorro Quente também fica uma delícia como aperitivo. Verdade, com uma Cebolinha em conserva ao lado para complementar o sabor e uma exótica CaipiCerva (Caipirinha com Limão Siciliano, Cachaça Premium e Cerveja IPA para elevar gradativamente o astral), também é uma ótima pedida para todos irem comendo e bebendo bem lentamente enquanto o papo de que "se foi falta ou não" paira alegremente no ambiente. Sério, essa harmonização é fantástica!
Harmonização com Cerveja IPA
Para provar de uma vez por todas que Cebola é bom e perfeita com praticamente tudo, diretamente da série "Os 7 Lanches que Equivalem a uma Refeição", aterriza com força total neste campo de delícias, a aromática Cebola Pérola em Conserva da Isla Conservas de Quatro Barras/PR, criando um verdadeiro contraponto de sabores com a Salsicha.

Sendo perfeita para ser apreciada como petisco devido a sua textura, sabor e aroma, ter um pote desses em sua casa lhe dará um leque de possibilidades além deste uso, como por exemplo, você poderá usar picadinho no arroz, na salada, em rodelas no famoso bife acebolado, ou seja, onde for cebola, lá estará essa conserva... Praticidade total!
Harmonização com Cerveja IPA
Você que acompanhou o nosso Especial de Outono do ano passado, viu que ali apresentamos 3 receitas frutais e florais de caipirinhas (com cerveja, hidromel e cachaça), foi demais. Devido ao sucesso, aqui apresentamos outra versão de Caipirinha de Cachaça Premium com Cerveja IPA, tendo como base o Limão Siciliano, que diferente do Limão Taiti, é mais adocicado e menos ácido. E se o Limão tem que ser diferente, a Cachaça para você surpreender e trazer aquele gostinho de quero mais tem que ser tão quanto, se não melhor, fabulosa.

E isso é verdade, no Brasil, assim como muitas cervejarias também existem muitas cachaçarias, mas poucas criam o verdadeiro néctar, o real sumo, a bebida perfeita para abrir o apetite de forma leve, aveludada e contínua... Para nós, a Cachaça Fabulosa de Salinas/MG não só tem todos esses atributos quando degustada pura, mas é super indicada para os mais diversos drink´s e coquetéis. Também, tendo no mínimo 6 anos de descanso em barril de Bálsamo e garantindo os altos e impressionantes 42% de teor alcoólico, é produto bom na certa. Na prateleira do seu bar então, show!
Harmonização com Cerveja IPA
Para fazer essa receita de CaipiCerva é bem simples, basta apenas macerar em um copo alto os pedaços de 1 Limão Siciliano com 1 colher bem rasa de açúcar (a ideia aqui não é adoçar bastante, apenas o suficiente para realçar ainda mais o sabor da Cerveja IPA e da Cachaça), adicionar gelo até a metade do copo, 50ml de Cachaça, dar uma leve misturada e finalizar o copo completando delicadamente com a cerveja IPA, que com suas notas cítricas e também florais, será uma das caipirinhas mais gostosas que você irá provar na vida.

E pra você que já gostou da pegada musical da Stout Kiss, com certeza também irá gostar da levada IPA Amy da Pavos Brassaria, que com muita graça abre o seu leque de sabor para encantar geral. Ficou curioso sobre essa IPA? Então veja a outra harmonização que iremos indicar abaixo ;)
Harmonização com Cerveja IPA

9ª Dica de Harmonização
Cerveja IPA
Grissini Italiano
Sardella Artesanal
Revista Nós e outros Olhos
Já que entramos na onda dos petiscos, uma ideia bem legal para você também harmonizar com sua Cerveja IPA é o famoso Grissini (que aqui tem notas de parmesão e é um clássico aperitivo na Itália) e uma boa Sardella Artesanal, nada mais... É apenas "tchotchar" o Grissini na Sardella e beber sua IPA em seguida. E mais, esse tipo de combinação provocado pelo crocante do Grissini, com o sabor forte da Sardella e a com limpada no paladar promovido pelo amargor acentuado da cerveja IPA, é perfeito para se apreciar por horas e horas enquanto rola aquele carteado.
Harmonização com Cerveja IPA
Sardella para quem não sabe, é um antepasto que assim como o Grissini, também é muito comum nas cantinas e nas casas italianas. Feita a base de Aliche (um peixe muito comum no Mediterrâneo), a Sardella se apresenta como sendo um molho um tanto picante, impactante e de incrível sabor na boca. E devido ao seu sabor acentuado proveniente do peixe, dos pimentões e de todas as especiarias usadas no preparo, com o frutado da IPA caseou bem legal. Por isso, servindo-a de base para seus petiscos é perfeito. Inclusive, outra dica para utilizar a Sardela Artesanal é servi-la por exemplo em uma brusqueta ou até mesmo em uma torrada com purê de abóbora e requeijão...Fica muito bom mesmo.

Pra quem gosta desse tipo de molho sabe o quão é difícil encontrar um exemplar de qualidade, 100% artesanal, que traga o gosto peixe, que seja beeeem cremoso e que esteja facilmente ao alcance quando precisar repor. Mas quando conhecemos a Me Gusta Antepastos de São Paulo/SP, ficamos literalmente encantados com a forma com que esse molho foi apresentado... É realmente de surpreender.
Harmonização com Cerveja IPA
Uma coisa muito legal que gostaríamos de frisar sobre essa Cerveja IPA da Pavos Brassaria
é que ela (e a Stout também) é uma cerveja viva, ou seja, uma cerveja fresca, que sempre se manteve refrigerada e que  não sofreu o processo de pasteurização (aqui o fermento está vivo dentro do vasilhame), mantendo assim, seus aromas e sabores ao máximo. Legal né! Essa é uma tendência que está crescendo aqui no Brasil e se tornando um dos grandes diferenciais das cervejarias.

Com 5,5% de teor alcoólico, de cor acobreada, extremamente aromática e de forte expressão no paladar, essa cerveja se mostrou impecável nessa harmonização. Agora sim, você já pode voar livre como um Pavão pelas asas da sua imaginação.
Harmonização com Cerveja IPA

10ª Dica de Harmonização
Chocolate Beer
Doce de Leite
Queijo de Leite Cru
Revista Nós e outros Olhos
É pessoal, mais um domingo vêm aí e o próximo a ser festejado será o Domingo de Páscoa. E uma boa pedida para você surpreender a quem se ama, é harmonizar cervejas a base de chocolate com doces, neste caso, a nossa sugestão é uma Fogaça caseira de Doce de Leite com Queijo de Leite Cru. Pois quando você vai servir um doce e não quiser errar na harmonização com a bebida, podendo ser um doce a base de doce de leite, de leite, de café e até de banana por exemplo, uma cerveja de chocolate como essa (que é mais espessa, tem um aroma bem carregado no cacau, com notas de baunilha, com 6% de teor alcoólico e que nos remete realmente a um chocolate) é a escolha certa... Ahhh, queijos combinam muito bem com ela também, mas servindo essa fogaça bem quentinha com esse clássico de queijo com doce de leite é mais que perfeito.
Harmonização com Chocolate Beer
Só para você ter uma ideia, um dos destaques dessa combinação é o Doce de Leite. Uma porque ele é zero açúcar, exatamente, ele vem com nada de açúcar para você poder come-lo sem dó nem piedade, rs, sério... E outra, é igual qui nem o original mas sem aquela carga doce, tornando o produto muito mais apreciável, principalmente para as pessoas que tem restrição alimentar (diabéticos) e com dietas rígidas.

Então se você é nutricionista e quer recomendar um doce de baixíssima caloria (uma colherada de 20g tem apenas 51kcal) para seus pacientes ou se você quer trazer mais qualidade de vida para a sua família na hora de curtir aquele docinho irresistível, esse Doce de Leite da Igual Qui Nem de Taubaté/SP é o cara! Aqui por exemplo, a fusão dessa cremosidade com o amanteigado do queijo e com a intensidade do cacau presente na cerveja, gerou uma explosão de sabores especiais. Não podia ser melhor!
Harmonização com Chocolate Beer
Outro destaque desta harmonização vai para o Queijo Serrinha Silvania, que por ser um queijo com poucos dias de maturação (apenas 30 dias), com uma massa prensada e de textura extremamente lisa, trouxe para essa receita a tão gostosa sensação de maciez ao paladar. Isso fora o seu aroma e sabor que torna essa experiência muito mais agradável.

E já que citamos o lado da nutrição nesta harmonização, uma informação muito importante passar sobre esse queijo produzido pela Estância Silvania de Caçapava/SP, é que a vaca que provem o leite base para a produção é da raça Gir Leiteiro, uma raça que por ser cuidada com muito carinho pelo pessoal da Estância e pela sua própria genética, garante um leite de extrema qualidade nutricional, com maiores níveis de ômega 3 e 100% composto por Betacaseína A2 (proteína original dos mamíferos) e não por Betacaseína A1 (aquela que mais provoca alergias e intolerâncias ao leite). Fica a dica!
Harmonização com Chocolate Beer

11ª Dica de Harmonização
Belgian Witbier
Queijo de Leite Cru
Mangada
Revista Nós e outros Olhos
Outra combinação surpreendente para você fazer com o seu Queijo Serrinha é harmonizá-lo com uma Mangada e uma Cerveja Witbier. Aqui o aveludado e amanteigado do queijo se fundem com a textura do doce de manga e quando finalizado com o gole cítrico desta cerveja, o paladar se limpa de forma frutal dando margem para mais outros tantos pedaços. É viciante! E quer saber do melhor, essa combinação tem tudo para ser a grande sacada pra você oferecer neste Dia das Mães que está por vir!
Harmonização com Cerveja Witbier
E é exatamente por isso (devido as datas comemorativas que nos fazem ficar mais próximos de quem amamos) que esse conteúdo que está lendo é encantador e inspirador. Sabe, como deu pra ver, com o mesmo produto você poderá criar infinitas combinações, as vezes basta só aquele start para por as ideias pra funcionar.

Por essas e por outras, esse Queijo Serrinha da Estância Silvania nos conquistou pelo seu sabor, pelo seu conceito, por ser incrivelmente versátil e admirado em qualquer situação. E não é a toa, pois a Estância desde 2017 já vem colecionando diversas medalhas Brasil afora e ganhando muito reconhecimento por onde passa. Prêmio Queijo Brasil que o diga!
Harmonização com Cerveja Witbier
E se estamos falando em Dia das Mães, não teríamos como não homenagear a D. Vivinha, que há mais de 50 anos, já colhia as frutas mais belas na região de Ponte Nova/MG para criar suas delícias em formas de doces. Essa Mangada por exemplo é fruto disso, um doce que já perdura gerações e que aqui também irá conquistar o coração da sua Mãe.

Como falamos um pouco mais acima, esse doce produzido pela Doces Vivinha combinou perfeitamente com o queijo, contrabalanceando de forma equilibrada o leve salgadinho do queijo e realçando o sabor da Manga na medida. Nem mais nem menos, exatamente na medida! Ahhh, essa Mangada que segue o mesmo processo de fabricação da Goiabada (feito apenas com a polpa da fruta e açúcar) também vai muito bem no tradicional Pão na chapa, basta fazer o Pão na chapa normalmente com manteiga e assim que retirar da frigideira, passar um tolete caprichado e morder! Fica uma coisa de doido!
Harmonização com Cerveja Witbier
Limpando o paladar de forma sutil, prazerosa, mas com muita personalidade, aqui uma Belgian Witbier com notas de Laranja Bahia e Coentro. Uma cerveja bem leve, com 4,9% de teor alcoólico, com uma espuma muito bonita, de cor palha, um tanto encorpada devido aos lúpulos especiais utilizados e pode ter certeza, unir essa cerveja com o queijo e a mangada é dar pano pra manga para comer e beber a tarde inteira sem parar.... É sério, a cerveja tem um cítrico único que por incrível que pareça, suaviza tremendamente a sensação de doce e cremosidade na boca.

Produzida desde 2018 pela Backbone Cervejaria Artesanal do Rio de Janeiro/RJ, essa cerveja se apresenta de forma despojada justamente para você saber que para apreciar uma boa cerveja, independente do lugar ou a ocasião, deve ser sem frescura, intuitiva... Resumindo, essa cerveja é perfeita para estar sempre presente nos seus melhores momentos. Agora vai, abra uma dessa para sua Mãe e diga eu te amo, ela merece :)
Harmonização com Cerveja Witbier

12ª Dica de Harmonização
Cerveja Wheat IPA
Medalhão de Filé Mignon 
Molho de Pimenta
Creme Cotage
Cebola Caramelizada
Revista Nós e outros Olhos
Uma coisa é certa, se temos acima uma dica de harmonização para você apreciar com sua Mãe no dia dela, é obvio que também teríamos uma dica master para você curtir com seu Paizão no dia dele ;) Afinal de contas, Pai é Pai... E um Pai que curte uma cerveja esperta, com certeza irá curtir essa combinação acentuada de Cerveja Wheat IPA com Filé Mignon coberto de Creme Cotage, Cebola Caramelizada e molho de Pimenta.
Harmonização com Cerveja Wheat IPA
Aqui as coisas funcionam assim... São pequenos medalhões bem macios de Filé Mignon, todos grelhados e temperados apenas com sal rosa, cobertos sutilmente com creme cotage (que aliado a carne traz uma suavidade) e por cima de tudo, finalizado com uma pequena colherada de Cebola Caramelizada, que nesta composição, trouxe uma leve picância agridoce sem deixar na boca aquele gosto forte que normalmente a cebola tem. Só aqui já dá pra ver como esse simples ato já fica gostoso.

Olha, se você curte um bife acebolado e não troca ele por nada, uma coisa é certa, depois de provar essa Cebola Caramelizada da Casa Cunali de Itatinga/SP com qualquer tipo de carne e até mesmo com outros tipos de aperitivos, como queijos por exemplo, suas refeições nunca mais serão as mesmas. Na salada ou no lanche também é uma ótima pedida. Experimente e nunca mais conseguirá ficar sem.
Harmonização com Cerveja Wheat IPA
Se formos um pouco mais além, ao lado da carne você ainda poderá colocar uma gota generosa de Molho de Pimenta, que neste caso, também é puxado para a cebola (o que por si só já combina com a cebola caramelizada) mas com uma pegada mais forte de açafrão... Assim você irá subir o teor desses alimentos sem precisar queimar a língua, apenas realçando de forma um pouco mais intensa os sabores.

Só pra você ver como as harmonizações que propomos aqui na Revista Nós e outros Olhos são mágicas, por incrível que pareça, este molho de pimenta que é produzido artesanalmente pela Tribal Pepper de Guarapuava/PR (veja aqui outros molhos) é feito com cebolas roxas caramelizadas... Fala sério! É pra tudo combinar mesmo ou não é?
Harmonização com Cerveja Wheat IPA
Para finalizar com grande chave de ouro esse encontro com seu Paizão, nada mais justo que limpar novamente o paladar com uma boa bebida frutal, absurdamente perfumada, com um gostinho expressivo de goiaba e com aquele amarguinho clássico que todos os estilos encontrados de IPA tem. E se você está se perguntando qual estilo de IPA cai bem com esse prato, então siga a nossa sugestão como dito acima e escolha uma Wheat IPA, que diferente das IPA's tradicionais, é mais suave, clara e combina perfeitamente com os sabores propostos aqui.

Produzida pela Cervejaria Beach Brothers em Quissamã/RJ, essa Wheat IPA é uma cerveja que tem 6,5% de teor alcoólico e por ser considerada uma cerveja forte é muito refrescante, desce muito macio pela garganta e mais, recentemente em 2019 ganhou medalha de ouro em um dos eventos de cervejas mais importantes do mundo, o Mondial de La Bière. Mais alguma pergunta? Não né! É só provar que constará o que estamos dizendo.
Harmonização com Cerveja Wheat IPA
Resumindo...

Vimos que domingos são importantes,
que as cervejas brasileiras são tudo de bom e que estão cada vez mais acessíveis,
que os pequenos produtores de alimentos estão criando produtos divinos,
que para valorizar o sabor da sua bebida, uma harmonização é legal fazer,
que fazer tudo isso com as pessoas que mais amamos é melhor ainda,
que beber e comer com moderação faz bem à saúde,
que agora você tem N motivos para recriar todas essas sugestões na sua casa
e claro,
se você tiver um bar, pub, restaurante e até mesmo um food truck,
essas são ótimas ideias para você oferecer e cativar ainda mais o seu público.

Pois bem...

Dizem que o ano só começa depois do carnaval,
então aproveite que as festividades de 2020 estão chegando e faça,
viva esta experiência,
aprecie as cervejas e os alimentos nacionais
e seja muito,
mas muito Feliz mesmo!

Até a próxima!

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
 Cerveja Activista Mazzeo Cervejaria Pavos Brassaria
 Taste&Co Brasil Cachaça Fabulosa Palmitos Palmavita
 Estância Silvania Motta Alimentos Isla Conservas
 Antígua Sabores D´ocê Me Gusta ANtepastos
 Fruta Fina Orgânicos Cerveja Backbone Tribal Pepper
 Casa di Zocchio Cervejaria Beach Brothers Frescato Charcutaria Artesanal
 Igual Qui Nem Geleias do Bem Doces Vivinha
 Dona Domitilla Casa Cunali
 Fazenda Carioca Produtos de Jabuticaba Vovó Helê

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:
Revista Nós e outros Olhos

Cenário:
Dica 01: Cervejaria ColoradoAtelier Tear & Tramas / Rakel Atelier Cerâmica
Dica 02: Cervejaria Lhama Loca / Neila Brasil Cerâmica / In Love
Dica 03: Cerâmica Flávia Pircher / Ipê Amarelo Home / Marchiori
Dica 04: Oficina de Cerâmica Lica Cruz / Tem FestejoIpê Amarelo Home
Dica 05: Cerâmica Cibele Nakamura / Ateliê Patricia Mira
Dica 06: Cervejaria Ashby / Cris Couto Cerâmica / Atelier Tear & Tramas
Dica 07: Cervejaria Eisenbahn / Canto Quieto / Pluma / Cerâmica Re Amaral
Dica 08: Cerâmica Beth Shiroto Yen / Mesa no Capricho / Plantiê / Let´s Gin
Dica 09: Tauá Cerâmica / Charme à Mesa
Dica 10: Cervejaria Baden BadenCanto Quieto / Cerâmica Beth Shiroto YenOficina de Cerâmica Lica Cruz / Ateliê Patricia Mira / Mimika Tableware
Dica 11: Canto Quieto
Dica 12: Cerâmica Morro do Bambu / Ipê Amarelo Home / Arte Cabocla

Um comentário:

Deixe seu comentário

Post Top Ad