Post Top Ad

Physalis no seu Jardim e na sua Mesa

Physalis no seu Jardim e na sua Mesa
Dependendo do lugar do Brasil que estiver, terá um tipo de contato com esta charmosa fruta, a Physalis. Se você estiver no Norte ou Nordeste do País, verá ela até cultivada nos canteiros e quintais de tão abundante que é nessas regiões, enquanto que no restante ela é encontrada nos mercados a um alto valor.

Muitos brasileiros a conhecem por camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome. Talvez esse último nome venha do fato dela ter um alto valor nutricional, além de grandes benefícios medicinais como purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a diminuir as taxas de colesterol, sendo uma ótima opção como lanche entre as refeições.

É uma fruta considerada exótica, tem sabor doce, cítrico e com uma acidez moderada. Usada em inúmeras receitas, onde muitas vezes faz o papel de "estrela", embelezando o prato. Também é muito utilizada como "tira gosto" em degustações de vinhos.

Aqui na Revista Neoo, na publicação "A Tradicional Hora do Chá", ela aparece em uma geleia da Doce Mathilda como acompanhamento. E muito em breve, acontecerá a publicação de uma Receita incrível de Banana Split de Dadinho com Physalis. 

Tudo para te inspirar com os sabores do Brasil!!!
Um informação que talvez muitos nem saibam é que ela tem sua origem na Amazônia e nos Andes e possui diversas variedades em muitos outros países pelo Mundo!
Physalis no seu Jardim e na sua Mesa
Para quem deseja cultivá-la, é um planta rústica e requer poucos cuidados. Ela gosta de solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6  e pouco ácido, como o tomate. Ela gosta do clima tropical, mas aguenta bem o frio. O ideal é colocar 1 semente por recipiente (saquinho, copinho ou vasinho) e quando estiver com aproximadamente 20cm de altura, ser transferida para a terra ou para um vaso grande.

Observação: Se for plantar na terra, como ela é um arbusto, dê um espaço de aproximadamente 30cm de diâmetro... No vaso, busque ter esse espaço para ela se desenvolver tranquilamente.

Depois de 4 meses, ela começa a dar frutas. E pasmem!!! Por planta, ela gera uns 3 Kgs da fruta!!! Delícia, né!

Agora já sabe, assim que tiver oportunidade de comer uma Physalis, deguste prazerosamente e depois cultive sua semente. Assim, logo logo poderá te-la à sua disposição de forma orgânica para aquele lanchinho esperto!


Revista Nós e outros Olhos
Redação: Binha Martins
Créditos de Conteúdo: Revista Neoo
Créditos das fotos: Capri23autoAlexas_Fotos via Pixabay


Citações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad