Post Top Ad

A vida em versos de poetas brasileiros está em nova série do Curta!

O ARTISTA AMERICANO JEAN-MICHEL BASQUIAT É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO NA ‘TERÇA DAS ARTES’

A diversidade da literatura poética brasileira chega ao Curta! na Quinta do Pensamento13às 20h, com a estreia exclusiva da série “República da Poesia”.  As várias fases da poesia nacional serão representadas por seis diferentes autores, cada um com um episódio dedicado à sua vida e obra. O primeiro, dirigido por Danilo do Valle e Hilton Lacerda, traz os versos do poeta mineiro Murilo Mendes, expoente da chamada ‘segunda geração modernista’ e participante do movimento antropofágico.
Depois de Murilo Mendes, é a vez dos poetas Ferreira Gullar, Solano Trindade, Antonio Cícero, Pagu e Ana Cristina César serem lembrados. Cada episódio de “República da Poesia” teve um diretor diferente, que buscou refletir na narrativa e estética do programa o estilo literário dos personagens retratados. A produção é da Pacto Audiovisual com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Na Terça das Artes11às 23h, estreia no canal o documentário “Jean-Michel Basquiat”, de Jean Michel Vecchiet. Na década de 1980, sob a influência de Andy Warhol, Basquiat tornou-se o primeiro artista negro reconhecido pelo mercado artístico mundial por meio de quadros que mesclavam colagens de desenhos e palavras.
A produção traz um retrato da curta e meteórica carreira do artista urbano, que morreu aos 27 anos vítima de overdose.

Depois de abordar a MPB e os cantores bregas, o episódio inédito da série “Cale-se” vai falar sobre o rock. No ar na Segunda da Música10às 20h‘O Rock Proibido’ traz os músicos Evandro Mesquita, Leo Jaime, Roberto Menescal e Eduardo Dussek para relembrar o cenário musical do fim dos anos 1960, quando o rock era considerado um gênero subversivo, contestador e imoral.
Com imagens da época e depoimentos, “Cale-se” revisita, em oito episódios, a produção musical brasileira perseguida pelos departamentos de censura durante a Ditadura Militar.

Na Quarta de Cinema12às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta três filmes sobre samba, sendo dois deles de Leon Hirszman. O primeiro, “Partido Alto”, é uma estreia no canal e conta, por meio de depoimentos marcantes da velha guarda, um pouco da história deste estilo livre de expressão que se tornou forma de comunhão entre os sambistas. 
Em seguida, “Nelson Cavaquinho” retrata o cotidiano do lendário sambista da Mangueira, um dos maiores personagens da música popular brasileira. Por fim, será exibido o curta de Paola Vieira “Se Me Chamar Ô Sorte”, que traz os bastidores da gravação do último álbum do músico Wilson das Neves.

O compositor e artista plástico Nuno Ramos e a cantora Mariana Aydar se encontram no episódio inédito de “Palavras Permanecem”, dirigido por Renata Druck,na Quinta do Pensamento13às 23h. Os dois trabalharam juntos na realização do DVD e do show “Pedaço Duma Asa”, fruto do mergulho de Mariana no universo musical de Nuno. 
A dupla reflete sobre os processos de criação e composição, além de falar sobre a paixão comum pelos sambas-tristes.

Pouco depois, às 23h30, o episódio inédito da série “O Legado da Coruja”, de Chris Marker, joga luz sobre a origem da palavra grega “nostalgia”. 
A produção faz alusão ao sentimento de nostalgia vivido por Ulisses durante a Guerra, já que estava longe da ilha de Ítaca, sua terra natal.

Saiba mais em:
http://www.canalcurta.tv.br

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

Crédito de Conteúdo e Foto via Agência Febre

A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad