Post Top Ad

A F1 antes e depois de Senna


O legado de conquistas de Ayrton Senna elevou o nível do esporte a outro patamar. Após 20 anos, ainda há marcas a serem batidas pelos novos pilotos da Fórmula 1 e pesquisas atuais ainda apontam que o piloto e considerado o melhor de todos os tempos.


imagem: divulgação


Entre algumas marcas invejáveis estão as suas 41 vitórias na Fórmula 1, o terceiro piloto com o maior número em toda a história. As 65 poles conquistadas em 10 anos de carreira somente foram superadas no décimo-quinto ano de carreira do único piloto a alcançá-las, Michael Schumacher. Entre as marcas ainda não superadas estão as seis vitórias em Monte Carlo, que lhe rendeu o apelido “Rei de Mônaco”.

Outra marca de Ayrton Senna era a sua performance na chuva. De suas 41 vitórias, 13 foram conquistadas em pista molhada, terreno em que era considerado imbatível pelos adversários. Já havia dado uma amostra do que poderia fazer logo em seu primeiro ano de Fórmula 1, quando conduziu sua limitada Toleman ao pódio de Mônaco sob forte temporal. A corrida foi interrompida momentos antes de Ayrton Senna ultrapassar a poderosa McLaren de Alain Prost. No ano seguinte, sua primeira vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio de Portugal, não poderia acontecer de maneira diferente: debaixo de muita chuva, fez a pole position, liderou de ponta a ponta e só não aplicou uma volta no segundo colocado, Michele Alboreto.

É de Ayrton Senna da Chuva a melhor primeira volta de todos os tempos: aconteceu no Grande Prêmio da Europa, em Donington Park, em 1993, quando saiu da quarta posição com a pista molhada e fechou a primeira volta na liderança, após deixar para trás Michael Schumacher, Damon Hill e Alain Prost, os últimos dois com Williams muito acima dos demais carros naquele ano. Superou as limitações de sua McLaren para conquistar mais uma grande vitória.

Ayrton Senna ainda deixou como desafio uma categoria mais segura, e muito foi feito desde 1994: circuitos foram redesenhados, carros passaram por testes mais rígidos e novas regras surgiram para maior segurança dos pilotos, dos profissionais envolvidos e da plateia.

Por fim, Ayrton Senna transcendeu os limites nacionais quando se trata de sua idolatria. É até hoje relembrado em todas as corridas com homenagens de todos os tipos. Estes fãs consideram que há uma Fórmula 1 antes e uma depois da última corrida do piloto.

E, sem dúvidas, há mesmo.


“Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia.” 
AYRTON SENNA









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad