Post Top Ad

Construção feita por Robôs

Máquinas estruturaram e finalizaram projeto em apenas quatro semanas


Você viveria em uma casa feita por robôs? (Foto: Divulgação/University Stuttgart)
Em vez de vigas e concreto, madeira. Em vez de operários, robôs. Assim foi construído o Landesgartenschau Exhibition Hall, projeto da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, criado com a ajuda de máquinas e design computacional. Sua estrutura tem 243 placas de madeira finas, com apenas 50 mm de espessura, que se encaixam como um quebra-cabeça.

Todas essas peças foram cortadas pela mão de obra tecnológica, que faz com que a estrutura esteja pronta em até quatro semanas. Você deve estar se perguntando como algo assim não irá desmoronar. Simples: pinos travam toda a montagem, que fica estável sem precisar de colunas.

O projeto é do Instituto de Estruturas de Construção e Design e do Instituto de Engenharia de Geodésia, também de Stuttgart. Os acadêmicos envolvidos no experimento acreditam que agora, com o desenvolvimento dessas máquinas, novos rumos arquitetônicos estejam por vir. Será?




Cada peça é encaixada como um quebra-cabeça, sustentado por pinos que dão estabilidade à construção (Foto: Divulgação/University Stuttgart)

Os robôs trabalhando nas placas de madeira (Foto: Divulgação/University Stuttgart)


Projeto da Universidade de Stuttgart, na Alemanha (Foto: Divulgação/University Stuttgart)




Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com



Pesquisa: Binha Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad