Post Top Ad

Música - Um tour pelas artes, parte 1

Olá pessoas, eu sou o Willian Vulto, o novo redator daqui da Revista Nós e outros Olhos. Para começar minha contribuição aqui, farei um tour pelas 11 formas de arte. Hoje eu vou falar sobre a música. 

Sobre a Música
A música é a forma de arte mais básica e natural que existe. Qualquer criaturinha, que consiga produzir som, e tenha percepção de tempo, pode produzir notas ritmadas que, gostosas de ouvir ou não, são música. Não precisa ser um ser humano com um cérebro desenvolvido para produzir música. Inclusive, acho que nunca superaremos os pássaros nisso.

Do ponto de vista da ciência, a música não tem uma definição formal. Porém, uma definição não é necessária para nosso olhar de hoje. Você sabe o que é a música. Basta sentir. Feche os olhos e ouça o ritmo do seu coração. Seu corpo sabe o que é a música e sabe produzi-la também. A vida humana é baseada em ritmo, então sinta o seu próprio.

A música tem uma grande ligação com a matemática também, tanto que Pitágoras (aquele mesmo, do triangulo retângulo) foi um dos primeiros a sistematizar as notas musicais analisando a vibração das cordas. Mas a música é muito mais antiga do que isso. Muito mais antiga.

Música é vibração. E vibração é onda. Isso é dado. Por outro lado, De Broglie descobriu que toda partícula tem uma onda associada. Então energia e matéria também são ondas. Tudo é onda e tudo é música.

Ou seja... "O universo inteiro é uma grande sinfonia. A canção definitiva."

Indicações:

Um Podcast:
O Fermata é um podcast para ouvintes e amantes de música. É um podcast sobre o ouvir. Gosto muito e recomendo o episódio 44 sobre Canción Nueva.

Um Desenho:
Donald na Terra da Matemágica é um clássico sobre Matemática, e tem uma parte excelente sobre música.

Um Filme:
Coco, a Vida é uma Festa, da Pixar. É um filme lindo sobre música e memória.

Um Livro:
O Nome do Vento. Não é bem sobre música, mas tem partes interessantes à respeito.

Um Curta:
Valse à Quatre Mains fala sobre como a música supera os preconceitos e une as pessoas.
Assista!!!

Um Quadrinho:
Canário Negro - O Som e a Fúria, uma hq sobre porradaria, mas com uma banda super legal.

E uma música para encerrar:
Simon e Garfunkel, The Sound of Silence, já que o silêncio também conta histórias.
Por hoje é só.
Espero que tenha gostado.
Continuo esse tour pelas artes na semana que vem. 
Até lá


Artigo
Willian Vulto
Um grande conhecedor do mundo das artes, filmes, games, literatura, quadrinhos e muito mais... Willian Vulto dirige o site de arte e entretenimento "Lugar Nenhum", local onde poderá conferir as novidades deste segmento com grande criatividade e exclusividade.

Acesse: lugarnenhum.net

Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad