Post Top Ad

BOB DYLAN CONTRA O RACISMO por Luiz Lima



HURRICANE é das mais belas músicas de protesto de Dylan. Ela conta a história real vivida pelo grande boxeador negro norte-americano Rubin "Hurricane" Carter, que foi injustamente acusado de um assassinato que ele não cometeu, em 1966, e foi condenado por um júri feito só de brancos racistas.





Dylan teve é muita coragem em fazer essa música e em citar, nominalmente, o nome das pessoas que ferraram com o boxeador, que tinha tudo para ser o "campeão do mundo". Mas por inveja e racismo, eles o trancafiaram numa cela e acabaram com a carreira dele.





O Bob Dylan chegou a ser processado pela Patty Valentine, que era uma das envolvidas na armação feita contra o Hurricane. Mas ele cumpriu a sua missão, e disse a verdade. Uma das frases bem fortes que ele diz nessa canção é essa: "eu me sinto envergonhado de viver em um país onde a justiça é um jogo". Mas será que é só nos Estados Unidos que a justiça funciona assim, hein?





O boxeador foi libertado depois de 19 anos, já com a sua vida de esportista destruída, e a sua vida virou filme. A música, abaixo, está com legenda em português.
E é por essas e outras que eu digo: Bob Dylan, você é o cara!

Assista ao video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad