Post Top Ad

Drinks com Cachaças: 12 Releituras de Bartenders Profissionais

Não há como negar,
de todos os destilados que podemos provar
a boa e velha Cachaça sempre irá nos impressionar!

Também...
Artesanal, sem igual e 100% nacional,
a Cachaça é de fato um símbolo de desejo e de resistência cultural.
E se antes era vista apenas como um destilado marginal,
hoje, não tenham dúvidas,
 tem o seu devido lugar entre as bebidas de requinte mundial!

Sim, queridos,
essa é a Cachaça.
Sim... a boa e velha Cachaça!

Que por ser rica em conceito e envelhecida nas mais diversas madeiras,
hoje nos apresenta sabores e aromas das mais infinitas maneiras.
Mas se você acha que foi fácil chegar neste mais alto grau de sofisticação,
acredite, não foi não!
Pois além de muito trabalho, esforço, amor e dedicação,
muito conhecimento também foi passado de geração em geração!

Sim, queridos,
essa é a Cachaça.
Sim... a boa e velha Cachaça!

Que além de ser carinhosamente conhecida como caninha,
na arte da coquetelaria vai muito bem além da clássica caipirinha!

Então seja pura,
com gelo,
num drink ou cocktail,
vão por nós,
quando você experimenta uma boa Cachaça,
logo entende o que significa "tirar o chapéu"!

E para você que não abre mão de uma boa bebida na taça,
e que está sempre a procura dos melhores drinks para curtir "En su Casa",
olha que massa,
hoje apresentamos 12 releituras envolvendo a nobre e gentil Cachaça!

Exóticas, saborosas e impecáveis no paladar,
pode apostar,
todas ainda trazem na essência uma bela história para contar.
E apesar de serem apenas as nossas versões dos originais,
sim, tem mais,
foram elaboradas com Cachaças especiais e claro,
representam a maestria de 12 Bartenders geniais!

E aí?
Papel, Caneta e Cachaça na mão?
Então anote todo o passo a passo e curta de montão!
Mas nunca se esquecendo da regra do bom anfitrião,
se beber não dirija e aprecie sempre com moderação!

Começa agora,
Drinks com Cachaças
12 Releituras de Bartenders Profissionais
Drinks com Cachaças: 12 Releituras de Bartenders Profissionais


Água de Araci
Releitura feita com Cachaça Prata
Refrescante, tropical, de um vermelho apaixonante e perfeito para ser apreciado nos mais belos dias de Sol (ainda mais se for à beira da piscina ao lado de boas companhias), o drink Água de Araci é uma criação do mixologista Dilton Sales, que além de significar "A Mãe do Dia" em Tupi Guarani, leva toques envolventes de morango e foi inspirado no drink Bramble de Dick Bradsell, um dos grandes clássicos da coquetelaria. Mas para enaltecer a brasilidade que este drink deve ter (ainda mais pelo seu nome), nesta releitura nós substituímos o Gin (ingrediente tradicional) pela boa e velha Cachaça Prata, que por ser uma bebida genuinamente brasileira, trouxe para o drink uma harmonia sem fim. Ficou muito bom mesmo!
Drink Água de Araci / Releitura feita com Cachaça Prata
Água de Araci
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
50ml de Cachaça Seleta / Prata
30ml de de Limão Siciliano
15ml de Xarope de Morango *
10ml de Xarope Simples de Açúcar

Método: Batido
Guarnição: Lâminas de Morango
Copo: Dubai ou Caldereta
Gelo: Picado

Preparo:
Em uma coqueteleira adicione a cachaça, o limão, o xarope simples e um pouco de gelo. Bata vigorosamente e sirva direto no copo desejado. Complete com gelo picado e adicione o xarope de morango (aqui será um show visual à parte). Finalize decorando com lâminas de morango e se desejar, adicione um raminho de hortelã.

Xarope de Morango: Em uma panela ferva (por aproximadamente 15 minutos) 300gr de morangos picados, 200gr de açúcar demerara, 100ml de água, 25ml de suco de limão siciliano e a casca (sem a parte branca) do mesmo limão. Coe utilizando um filtro de papel e reserve em uma garrafa com tampa. Com o restante do morango, coloque em um pote com tampa e leve na geladeira, pois virará uma suculenta geleia.

Dilton Sales
O autor de "Água de Araci"
Dilton Sales: O autor do drink "Água de Araci"
Foto: Acervo Pessoal / Dilton Sales

Apaixonado por café, campeão em 2019 do Bacardi - Lutcha Libre (região nordeste), finalista em 2018 do Chivas Masters e mixologista consagrado da multinacional francesa Pernod Ricard (segundo maior grupo de bebidas alcoólicas do mundo)Dilton Sales é um grande profissional de Recife/PE e acredita no poder que o líquido tem de reunir as pessoas. E por ter um grande conhecimento na arte da coquetelaria, Dilton ministra treinamentos, projetos e cartas de drinks para mais de 300 bares, restaurantes e cafeterias. Legal né? E sabe o que é mais legal? É que Dilton ainda é gestor em turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco e responsável pelo Clube do Barman, um dos maiores canais educacionais de coquetelaria no Brasil. Esse cara é pura inspiração!

Cachaça destaque:
Cachaça Seleta
Salinas/MG
Drinks com Cachaça Seleta
Para ser a estrela desta releitura, nós utilizamos a Cachaça Prata da Cachaça Seleta, que por ser uma bebida incolor, de alto teor alcoólico (40%)medalhista (ouro) em 2020 no 9º Concurso Anual da Expocachaça e perfeita para ser usada nas mais diferentes receitas, acentuou o sabor do drink como um todo e deixou aquele gosto de quero mais. Também, feita à partir de canas selecionadas, de sabor suave e envelhecida por 1 ano em tonéis de inox, essa bebida traz na essência o verdadeiro terroir da região de Salinas/MG, ou seja, é uma bebida que impressiona o paladar quando provada pura (principalmente antes e durante as refeições) e que de fato se destaca em qualquer ocasião. Para nós, uma das grandes queridinhas do Brasil!


Carioquinha
Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Blend 4 Madeiras
Sedoso, perfeito para os dias frios, feito com Cachaça envelhecida no carvalho e com um toque fino de amêndoa e chocolate, isso sem falar do gracioso toque de banana passa, o drink Carioquinha é de fato uma bebida elegante e que faz jus a harmonia da sua fonte de inspiração, a música Carioquinha do grande violonista Garoto. Criado para a carta de drinks do Fabro Padaria pelo renomado instrutor de bar e mixologista Walter Garin, esse drink traz na sua essência a pegada dos clássicos da coquetelaria (como o Vieux Carré, Old Fashioned e Sazerac) e é o tipo de drink para aqueles que apreciam por natureza um bom destilado puro. Harmonizado com uma castanha caramelizada então, um espetáculo à parte!
Drink Carioquinha: Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Blend 4 Madeiras
Carioquinha
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
60ml de Cachaça Única / Blend 4 Madeiras
5ml de Xarope de Nibs de Cacau e Banana Passa *
5ml de Amaretto
1 dash de Chocolate Bitter

Método: Mexido
Guarnição: Castanha Caramelizada e Zest de Limão Siciliano
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um mixing glass por 25 segundos e sirva com uma coagem simples em copo baixo. Decore com um zest de limão siciliano, uma castanha caramelizada e sirva em seguida.

Xarope de Nibs de Cacau e Banana Passa: Ferva 1L de água, 300gr de banana passa e 5gr de nibs de cacau (até dar cor, aroma e sabor pra água). Adicione 1/2kg de açúcar e mexa até dissolver. Adicione 3g de ácido cítrico, mexa novamente e reserve na geladeira por 12hr. Após esse tempo, coe fino e transfira para garrafa ou pote com tampa.

Walter Garin
O autor de "Carioquinha"
Walter Garin: O autor do drink "Carioquinha"
Foto: Acervo Pessoal / Walter Garin

Com mais de 30 anos de experiência na arte da coquetelaria e com inúmeras palestras pelo Brasil e no mundo, Walter Garin (Shake Speakeasy Baré um dos mais renomados professores de coquetelaria no Rio de Janeiro/RJ e é sempre respeitado por onde passa. Detentor de grande criatividade, Walter sempre utiliza das técnicas e dos conhecimentos gastronômicos que aprendeu na vida, em especial, os que aprendeu com sua mãe (uma excelente cozinheira). E olha que legal... Em 2012, ao ganhar em primeiro lugar o campeonato da Expo Cachaça, Walter foi convidado por Yansel Galindo (Confraria Copo Furado) para os encontros abertos da confraria, onde pode ver de perto a grande importância que a Cachaça tem para nossa cultura, levando assim, esse legado por onde for.

Cachaça destaque:
Cachaça Única
São Paulo/SP
Drinks com Cachaça Única
Para ser a estrela desta releitura, nós utilizamos a Cachaça Única de São Paulo/SP, que por ser uma bebida dourada, de 39% de teor alcoólico, envelhecida em 4 madeiras diferentes (Carvalho Europeu, Amburana, Bálsamo e Carvalho Americano) e famosa pela sua qualidade e sabor marcante, é uma bebida extra premium e transformou este drink em uma verdadeira jóia líquida. Então para você que irá recriar essa maravilha de drink em casa, saiba de uma coisa, essa Cachaça traz consigo a tradição e o verdadeiro espírito da Cachaça brasileira, tornando-se uma escolha única e especial para os apreciadores das boas bebidas.


Cariri
Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Duas Barricas - Scotch
Inspirado no inesquecível Rabo de Galo, um clássico da coquetelaria brasileira que desperta sensações e que está sempre presente nos melhores bares da sua região, o drink Cariri é uma bebida que se destaca pelo seu sabor, pelo seu aroma e claro, por sua bela cor. Criado pelo mixologista Marquinhos Felix, proprietário do Cariri Cocktail em São Paulo/SP e campeão do World Class em 2016, o destaque da nossa releitura foi de fato o uso de uma boa Cachaça envelhecida, aqui, no caso, uma que foi envelhecida por 5 anos, sendo 3 em barris de carvalho americano e 2 em barris utilizados no envelhecimento de whisky escocês. O resultado? Um drink lindo de se apreciar e inesquecível no paladar!
Drink Cariri: Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Duas Barricas - Scotch
Cariri
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
45ml de Cachaça Sebastiana / Duas Barricas Scotch
40ml de Cynar
20ml de Vermouth Tinto

Método: Mexido
Guarnição: Rodela de Limão Cravo
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um mixing glass por 25 segundos e sirva com uma coagem simples em copo baixo. Decore com uma rodela de limão cravo e sirva em seguida.

Marquinhos Felix
O autor de "Cariri"
Marquinhos Felix: O autor do drink "Cariri"
Foto: Acervo Pessoal / Marquinhos Felix

Conhecido por sua criatividade e habilidade em criar coquetéis encantadores, Marquinhos Felix é um talentoso bartender de São Paulo/SP que cativa os paladares mais exigentes e que é muito conhecido por sua grande paixão na arte das bebidas, da qual dedicou anos da sua vida para aprimorar suas técnicas e conhecimentos sobre o universo dos coquetéis. Começando a trabalhar desde os seus 16 anos, a história profissional de Marquinhos é muito bonita, pois para chegar aonde está hoje, Marquinhos já lavou pratos, já atuou na área de cortes, sobremesas, foi ajudante de garçom, garçom e, quando teve a oportunidade de ir para trás do balcão, nunca mais saiu. Para completar, ao longo da sua carreira, Marquinhos aprimorou suas habilidades em diversos bares renomados, como o Nam Thai, Bankao, Epice e Bar Ponto, ganhando reconhecimento por sua paixão e dedicação ao ofício.

Cachaça destaque:
Cachaça Sebastiana
Américo Brasiliense/SP
Drinks com Cachaça Sebastiana
Assim como dissemos mais acima, para ser a estrela desta releitura nós utilizamos a Cachaça Sebastiana Duas Barricas Scotch, que por ser uma bebida de alta qualidade, com sabor encorpado, detentora de 40% de teor alcoólico e com notas marcantes de whiskey (muito proveniente de uma produção artesanal cuidadosa), acentuou o sabor do drink como um todo e deixou aquele gosto de quero mais. Também, produzida com cana-de-açúcar selecionada e envelhecida em dois tipos de barris diferentes (carvalho americano e barril para envelhecimento de whiskey escocês), não poderia ser diferente, pois é uma Cachaça refinada, de alta qualidade e perfeita para ser desfrutada em momentos especiais. Para nós, uma das grandes joias do Brasil!


Clara
Releitura feita com Cachaça Prata / Amendoim do Campo
Tradicionalmente feito com Gin, o drink Clara é uma criação da bartender Paola Menezes e se mostra um dos drinks mais refrescantes que você pode tomar hoje em dia. Inspirado na calmaria, no relaxamento, como se fosse um gostoso abraço apertado ou uma massagem depois de um dia cansativo, Clara traz na sua essência um envolvente dulçor floral de camomila e um toque preciso de pepino, ou seja, é um drink saboroso, elegante e que desperta somente as ótimas sensações. Nesta releitura, por exemplo, substituímos graciosamente o Gin pela Cachaça Amendoim do Campo, que por ser uma bebida suave, sutil e que mantém a tradição das boas madeiras utilizadas para envelhecimento, trouxe para o drink um ar de fineza e de grande sofisticação.
Drink Clara: Releitura feita com Cachaça Prata / Amendoim do Campo
Clara
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
50ml de Cachaça Amendoim do Campo / Engenho Santo Mario
20ml de Limão Siciliano
20ml de Xarope de Camomila *
15ml de Água de Flor de Laranjeira
15ml de Água
2 rodelas de Pepino

Método: Batido
Guarnição: Zest de Pepino e Botões de Camomila
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Em uma coqueteleira macere as rodelas de pepino, insira os demais ingredientes, bata vigorosamente e sirva com dupla coagem em copo baixo. Decore com um zest bem fino de pepino e botões de camomila.

Xarope Camomila: Em um fervedor adicione 1 xícara de água, 1 xícara de açúcar demerara e 4 colheres de camomila in natura. Ferva por 20 minutos, coe fino e reserve em garrafa ou pote com tampa. Mantenha refrigerado / Validade de 15 dias.

Paola Menezes
A autora de "Clara"
Paola Menezes: A autora do drink "Clara"
Foto: Acervo Pessoal / Paola Menezes

Talentosa, influente e com grande destaque na cena da coquetelaria em São Paulo/SP, Paola Menezes é uma bartender que carrega uma enorme paixão pela arte da mixologia e que devido ao belo trabalho que faz, conquistou o seu devido espaço entre os bartenders mais reconhecidos na região. Com vasta experiência em bares e competições (segundo lugar no Slow Drinks Nordeste e semifinalista no Behind the Barrel BR), Paola é conhecida por sua habilidade em criar coquetéis surpreendentes e por estar à frente do Guest das Minas, um projeto que visa promover a participação e o destaque das mulheres na indústria de coquetelaria, ou seja, Paola é uma pessoa fruto de inspiração para muitos bartenders iniciantes e admirada por sua paixão ao ofício.

Cachaça destaque:
Engenho Santo Mario
Catanduva/SP
Drinks com Cachaça Engenho Santo Mario
Para uma experiência única e saborosa, selecionamos para essa releitura a Cachaça Prata - Amendoim do Campo do Engenho Santo Mario, uma marca renomada de Catanduva/SP e um verdadeiro representante da tradicional Cachaça brasileira. Produzida com cuidado e paixão, a Cachaça Amendoim do Campo é uma bebida premiada (ouro em 2016 no Concurso Mundial de Bruxelas e ouro em 2013 na Expo Cachaça), de alta qualidade, de sabor excepcional, com notas suaves de amendoim e um aroma super envolvente. Para nós, é o tipo de Cachaça ideal para apreciar pura ou para ser utilizada em drinks sofisticados, pois seu processo de produção especial lhe confere um caráter distinto e incrivelmente marcante.


Comadre Fulozinha
Releitura feita com Cachaça Ouro
Inspirado em um personagem folclórico muito famoso em Camaragibe/PE, o drink Comadre Fulozinha é uma criação do mixologista Max Galvão e sim, representa todo o poder da cultura nordestina em nosso País. Só para você ter uma ideia, a primeira coisa que você sente no drink é o perfume da Cachaça com louro (que é borrifada ao final da preparação), mas olha que interessante, logo na sequência o caju se sobressai no paladar, nos remetendo a um belo dia de sol. Em resumo, um drink tropical, com notas cítricas de mexerica e muito bom para acompanhar uma boa refeição. E apesar dele tradicionalmente ser feito com gin, ao utilizar uma Cachaça ouro para a releitura (assim como nós), você trará um apaixonante e gracioso toque amadeirado.
Drink Comadre Fulozinha: Releitura feita com Cachaça Ouro
Comadre Fulozinha
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
60ml de Cachaça Ouro / Engenho Fazenda Velha
50ml de Purê de Caju
20ml de Limão Taiti
15ml de Óleo Saccharum de Mexerica *
3 borrifadas de Perfume Aromático de Louro *
4 gotas de Bitter de Laranja

Método: Batido
Guarnição: Flor Alimentícia (PANC)
Copo: Cerâmica ou Barro
Gelo: Cubos

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (menos o perfume de louro) e sirva com uma coagem simples em copo de cerâmica. Complete o copo com gelo picado, decore com três flores alimentícias e finalize com três borrifadas do perfume de louro.

* Óleo Saccharum de Mexerica: Misture a mesma proporção de açúcar e casca de mexerica (previamente lavada e em pedaços). Coloque em uma embalagem à vácuo e deixe descansar por 24hr. Coe o líquido gerado e coloque em um recipiente com tampa. Validade de 30 dias.

* Perfume Aromático de Louro: Em pote insira 100ml de cachaça e 4 folhas de louro. Após 24hr, coe e verta para um borrifador a sua escolha. Validade de 30 dias.

Max Galvão
O autor de "Comadre Fulozinha"
Max Galvão: O autor do drink "Comadre Fulozinha"
Foto: Acervo Pessoal / Max Galvão

Natural de Pernambuco, mas atuando há mais de uma década em Aracajú/SE, Max Galvão brilha na cena da coquetelaria nordestina por sua habilidade em criar combinações de sabores inusitados e por suas apresentações incríveis na preparação de drinks, onde utiliza técnicas de flair bartending para encantar seus clientes, tornando assim, a experiência dos seus coquetéis ainda mais especiais. E após passar por casas de grande nome em sua região, como o Ferrero Grill, Senzai e Oahill Irish Pub, hoje Max gerencia os balcões do The Stones Pub e segue como nunca no caminho do conhecimento, colocando em prática não só o seu talento, mas aprimorando a cada passo o vasto universo das boas bebidas.

Cachaça destaque:
Engenho Fazenda Velha
Nova Odessa/SP
Drinks com Cachaça Engenho Fazenda Velha
Para ser a estrela desta releitura e para trazer o gentil toque amadeirado que desejávamos, apresentamos com carinho a Cachaça Ouro do Engenho Fazenda Velhauma marca símbolo de sofisticação na cidade de Nova Odessa/SP e que produz suas bebidas obedecendo todos os rigores da verdadeira Cachaça brasileira. Esta, por exemplo, tem uma linda cor dourada, conta com 39% de teor alcoólico e foi envelhecida por 1 ano em barril de carvalho/jequitibá, o que lhe conferiu um sabor rico e complexo, com notas de especiarias e nuances amadeiradas. Já o seu aroma, acredite, é super marcante e equilibrado, ou seja, um verdadeiro convite para uma prazerosa experiência. Experimente, você irá se surpreender!


Dueto
Releitura feita com Cachaça Single Barrel / Carvalho
Potente, picante e cheio de personalidade, o drink Dueto é uma criação da bartender Júlia D' Alessandro para uma das edições do Guest das Minas. A ideia era sair um pouco dos sours e frutados, mas tendo como base uma Cachaça envelhecida no carvalho e uma Cachaça mista com jambu. O resultado? Um drink incrível, atraente e como já é de se esperar de bebidas com essa pegada, é perfeito para acompanhar queijos e petiscos. Quer mais? Então saiba que além dele ser demi-seco e com um alto teor alcoólico, é estupidamente aromático e aveludado no paladar. Verdade! Com o toque da dormência típica do jambu então, apaixonante demais!
Drink Dueto: Releitura feita com Cachaça Single Barrel / Carvalho
Dueto
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
20ml de Cachaça Sebastiana / Single Barrel
30ml de Cachaça Mista com Jambu
20ml de Vermouth Rosso
15ml de Vermouth Dry
2 gotas de Bitter de Cacau com Pimenta

Método: Mexido
Guarnição: Zest de Laranja
Taça: Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um mixing glass por 25 segundos e sirva coado em taça coupê. Decore com um zest de laranja e sirva em seguida.
 
Júlia D' Alessandro
A autora de "Dueto"

Júlia D' Alessandro, também conhecida como Júlia do Bar, é uma bartender em plena ascensão e uma das grandes promessas no cenário brasileiro. Com uma trajetória brilhante e cheia de desafios, Júlia tem se destacado como uma verdadeira referência na arte de criar coquetéis e encantar paladares. Seu amor pela coquetelaria, sua criatividade e seu comprometimento em promover a cultura dos drinks, fazem dela uma inspiração para bartenders em todo o Brasil, isso sem falar do Guest das Minas, onde ao lado de Paola Menezes, fortalecem o poder criativo das mulheres na coquetelaria. Para completar, hoje Júlia D' Alessandro assume um posto muito importante na área de criação da Monin, uma das maiores marcas de xaropes, licores e purés do mundo. 

Cachaça destaque:
Cachaça Sebastiana
Américo Brasiliense/SP
Drinks com Cachaça Sebastiana
Para este drink, não poderia ser diferente, a Cachaça Sebastiana Single Barrel tinha que ser a grande estrela na arte do preparo. Também, sendo uma Cachaça envelhecida com maestria e reconhecida nacional e internacionalmente por sua exímia qualidade, o resultado só poderia ser fantástico mesmo. Para nós, essa Cachaça inspirada na figura icônica de Sebastiana (uma mulher forte e independente que representava a essência da Cachaça artesanal) caseou perfeitamente com os demais ingredientes, mantendo a potência do drink e realçando lindamente as devidas notas picantes que a versão original pede.


Elena
Releitura feita com Cachaça Prata
Aromático, suculento e com uma pegada que nos remete logo de cara a cultura indiana (muito devido as especiarias usadas na composição da receita), o drink Elena é uma homenagem da sua criadora, Laís Ladrine, à sua mãe Elena, uma mulher sinônimo de guerreira, inspiração e sabedoria. Com uma cor viva, feito com uma das Cachaças brancas mais saborosas que você poderá provar, decorado com um toque de classe e perfeito para te aquecer nas noites frias de inverno, este drink irá conquistar o seu paladar e irá te fazer abrir a cabeça para um novo universo de sabor. Vai por nós, esse drink é muito bom mesmo!
Drink Elena: Releitura feita com Cachaça Prata
Elena
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
60ml de Cachaça Prata / Harmonie Schnaps
45ml de Shrub de Abóbora *
30ml de Suco de Laranja

Método: Throwing
Guarnição: Snack de Abóbora Desidratada *
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Insira todos os ingredientes em uma coqueteleira e misture utilizando a técnica throwing. Sirva coado em copo baixo e decore com lascas de abóbora desidratada.

Shrub de Abóbora: Em uma assadeira forrada com papel alumínio, coloque 1kg de abóbora moranga cortada em pedaços e deixe assar entre 40 e 60 minutos. Após isso, em um recipiente coloque 400ml de vinagre de maçã, 400gr de açúcar demerara, 1 colher de canela em pó, 10gr de gengibre ralado e 10gr de cardamomo. Acrescente na sequência a abóbora (já resfriada), misture, tampe e deixe repousar por 24hr. Após esse período, coe com um chinoar até extrair todo o líquido.

* Snack de Abóbora Desidratada: Fatie a abóbora em lascas finas, banhe cada pedaço no shrub acima e coloque na desidratadora por 7 horas.

Laís Ladrine
A autora de "Elena"
Laís Ladrine: A autora do drink "Elena"

Conhecida por sua atenção aos detalhes e pelo cuidado em apresentar suas criações de forma impecável, Laís Ladrine é uma jovem bartender natural de São Paulo/SP e que se adentrou no universo da coquetelaria quando começou a trabalhar no Frank Bar, localizado no antigo Hotel Maksoud. Com apenas 27 anos, Laís hoje chefia com grande responsabilidade o bar do Cine Clube Cortina, um espaço que apresenta uma proposta diferente dos bares convencionais e que faz a sua liberdade criativa fluir como as mais belas águas de uma cachoeira. De fato, Laís é uma das grandes referências da nova geração de bartenders nacionais.

Cachaça destaque:
Cachaça Harmonie Schnaps
Harmonia/RS
Drinks com Cachaça Harmonie Schnaps
Originária da cidade de Harmonia/RS, a Cachaça Prata da Harmonie Schnaps é a grande estrela desta receita, pois sendo uma verdadeira representante da tradição cachaceira do Rio Grande do Sul, é envelhecida em tanques de inox e conta um teor alcoólico moderado, ou seja, um equilíbrio perfeito entre doçura, picância e harmonia. Aqui, por exemplo, sua neutralidade atenuou o sabor do shrub, dado a potência necessária para que o drink se apresentasse como uma verdadeira obra-prima destilada. Para nós, a Cachaça Prata Harmonie Schnaps (assim como o blend 4 madeiras presente na foto) é a escolha perfeita para quem valoriza a tradição e o cuidado na produção de Cachaças de alta qualidade.


Enlevo
Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Blend 3 Madeiras
Refrescante, atraente, rico em detalhes, perfeito em qualquer momento e criado especialmente para a carta de drinks do Espaço Yanã, o drink Enlevo é uma obra da bartender Cibele Guimarães (Jezebel) e representa muito bem a beleza dos drinks que estão sendo feitos hoje em dia. Com notas plenas de pepino e azedinha, para esta releitura nós substituímos o whiskey Jameson por uma Cachaça Extra Premium, que por ter sido envelhecida em 3 madeiras diferentes, trouxe para a receita um sabor único e diferenciado, fazendo com que você se apaixone por ele antes mesmo do primeiro gole.
Drink Enlevo: Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Blend 3 Madeiras
Enlevo
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
50ml de Cachaça 3 Madeiras / Engenho Santo Mario
20ml de Xarope de Açúcar Demerara
25ml de Limão Taiti
4 cubos de Pepino com casca (2x2cm)
5 folhas de Azedinha (PANC)

Método: Batido
Guarnição: Fatia de Pepino e Folha de Azedinha
Copo: On the Rocks
Gelo: Cubos

Preparo:
Em uma coqueteleira macere os cubos de pepino com as folhas de azedinha. Insira na sequência os demais ingredientes, bata vigorosamente e sirva com dupla coagem em copo baixo (com bastante gelo e envolto de uma fatia pepino). Decore com uma folha de azedinha e sirva em seguida.

Cibele Guimarães - Jezebel
A autora de "Enlevo"
Cibele Guimarães - Jezebel: A autora do drink "Enlevo"

Conhecida profissionalmente como Jezebel, Cibele Guimarães é uma talentosa bartender de Belo Horizonte/MG que há 20 anos vem ganhando destaque na cena da coquetelaria mineira e nacional. Conquistando o coração dos amantes de drinks com suas criações e habilidades, Jezebel está sempre em busca de novas técnicas, ingredientes e combinações, ou seja, tudo para criar experiências sensoriais únicas em cada bebida que prepara. Outro ponto que torna Jezebel uma bartender singular é sua abordagem sustentável e consciente na coquetelaria, onde procura sempre utilizar ingredientes frescos e sazonais, valorizando a produção local e buscando minimizar o desperdício. Além disso, ela também é uma defensora da igualdade de gênero na indústria de bebidas, incentivando a participação e o protagonismo das mulheres na coquetelaria.

Cachaça destaque:
Engenho Santo Mario
Catanduva/SP
Drinks com Cachaça Engenho Santo Mario
A Cachaça Extra Premium 3 Madeiras do Engenho Santo Mario é uma verdadeira obra-prima na arte da Cachaça. Produzida com cuidado e maestria em Catanduva/SP, essa Cachaça é envelhecida em três tipos de madeira (Amburana, Bálsamo e Castanheira), o que confere a ela uma complexidade e suavidade totalmente única, ou seja, ideal para uma degustação pura, onde cada gole é verdadeiramente uma ótima experiência. Além disso, o Engenho Santo Mario é reconhecido por sua tradição na produção de Cachaças de alta qualidade, sendo referência nacional e internacional na produção de Cachaças premium. E a Extra Premium 3 Madeiras, é um exemplo perfeito do alto padrão de excelência que uma Cachaça é capaz de alcançar.


Ingredientes que você tem em Casa
Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Bálsamo
De cor vibrante, com um toque de pimenta, cítrico e com um sabor onde a beterraba se destaca, o drink Ingredientes que você tem em Casa é uma criação do mixologista Miguell Agues, que após lançar um desafio nos seus stories, perguntando aos seus seguidores quais ingredientes eles tinham em casa, decidiu juntar alguns deles para criar um delicioso coquetel com Ketel One. E de fato criou, mostrando não somente a sua habilidade na arte da improvisação (principalmente ao juntar ingredientes variados), mas mostrando que todas as pessoas também podem criar coquetéis magníficos com os ingredientes que tem em casa. Nesta releitura, substituímos graciosamente a vodka por uma Cachaça envelhecida no bálsamo. E o resultado foi realmente incrível!
Drink Ingredientes que você tem em Casa: Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Bálsamo
Ingredientes que você tem em Casa
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
45ml de Cachaça Fabulosa / Bálsamo
60ml de Suco de Beterraba, Laranja, Maçã, Gengibre e Limão *
1 colher de Geleia de Pimenta

Método: Batido
Guarnição: Zest de Laranja
Taça: Coupê ou Tulipa
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva com dupla coagem em uma taça bem bonita. Decore com um zest de laranja e sirva em seguida.

* Suco: Para esta releitura nós utilizamos 1 beterraba, 2 laranjas, 1 maçã, 3 pedacinhos de gengibre e 1 limão. Bata tudo no liquidificador, coe e transfira para uma garrafinha ou pote com tampa.

Michell Agues
O autor de "Ingredientes que você tem em Casa"

Com sua paixão pela coquetelaria e seu talento inegável, Michell Agues tem conquistado o paladar de muitos com suas criações ousadas. Nascido e criado no Rio de Janeiro/RJ, Michell encontrou na coquetelaria uma forma de expressar sua criatividade e amor pela gastronomia. Com uma abordagem inovadora, ele busca constantemente experimentar com novos ingredientes, técnicas e sabores, expressando assim, coquetéis inesquecíveis e memoráveis. E além de seu talento como bartender, Michell é instrutor no Bar Skull (Escola de Coquetelaria), é campeão de várias competições e claro, é também conhecido por sua habilidade em contar histórias através de seus coquetéis, criando experiências sensoriais únicas para seus clientes.

Cachaça destaque:
Cachaça Fabulosa
Salinas/MG
Drinks com Cachaça Fabulosa
A Cachaça Fabulosa é uma bebida de alta qualidade e produzida em Salinas/MG, uma das regiões mais famosas para a produção de Cachaça no Brasil. Conhecida por sua excelente qualidade e sabor marcante, sendo considerada uma Cachaça extra premium, a Cachaça Fabulosa é envelhecida por 6 anos em barris de bálsamo e é detentora de 42% de teor alcoólico, o que confere a ela um aroma complexo e uma cor incrivelmente envolvente. Neste drink, por exemplo, trouxe para o paladar uma grande suavidade, onde o destaque vai direto para as notas de especiarias. Então além dela ser ideal para ser apreciada pura ou em coquetéis, principalmente quando servida em uma taça adequada, ela é perfeita para ser utilizada como ingrediente na culinária, onde acrescenta de forma plena um toque especial a diversas preparações.


Liberdade pra Nós
Releitura feita com Cachaça Orgânica / Bálsamo
Elegante e perfeito para ser servido em eventos sofisticados, o drink Liberdade pra Nós lembra bastante o clássico Whiskey Sour, onde a espuma em seu topo é o grande destaque na apresentação. Refrescante, aveludado e muito suave, esta é uma criação do bartender Renan Guerreiro para a Casa Acaé Bistrô e Café, que tem o seu nome inspirado na liberdade que envolve a cultura da Cachaça e do provo brasileiro. Pensando nisso, para ser a estrela desta releitura nós escolhemos uma das Cachaças mais antigas e respeitadas do Brasil, a Cachaça Havana, que por ser envelhecida no bálsamo, trouxe exatamente flexibilidade que este drink merece.
Drink Liberdade pra Nós: Releitura feita com Cachaça Orgânica / Bálsamo
Liberdade pra Nós
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
50ml de Cachaça Havana / Bálsamo
25ml de Vermouth Tinto
20ml de Limão Siciliano
20ml de Xarope de Açúcar
20ml de Albomina Pasteurizada (ou clara de ovo)

Método: Batido
Guarnição: Rodela de Limão Desidratada
Taça: Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva com dupla coagem em uma taça bem bonita. Decore com uma rodela de limão desidratado e sirva em seguida.

Renan Guerreiro
O autor de "Liberdade pra Nós"
Renan Guerreiro: O autor do drink "Liberdade pra Nós"
Com uma abordagem inovadora e criativa, Renan Guerreiro é conhecido por suas técnicas avançadas de mixologia molecular, onde utiliza ingredientes exóticos e métodos de preparo inusitados para criar coquetéis executivos únicos e surpreendentes. Seu estilo autêntico e sua habilidade em equilibrar sabores e texturas, tornam suas bebidas em verdadeiras pérolas líquida. Natural de Belém/PA, Renan iniciou sua carreira em 2007 com Alexandre Abreu, que além de ser o seu mentor, o levou para trabalhar no Hotel Crowne Plaza. Hoje, Renan empreende ao lado do Chef João Guerra no Tekoah, um restaurante localizado na Curva da Jurema (Vitória/ES) focado na gastronomia de fusão e na coquetelaria de alto padrão. Vale a visita!

Cachaça destaque:
Cachaça Havana
Salinas/MG
Drinks com Cachaça Havana
Lendária e símbolo de sofisticação, para ser a estrela deste drink nós apresentamos a Cachaça Havana de Salinas/MG, uma bebida única e especial, que utiliza madeira de bálsamo durante o processo de envelhecimento e que representa o grande legado da cultura cachaceira no Brasil. Conhecida por sua alta qualidade e aromas distintos, a Cachaça Havana é envelhecida por 10 anos e traz na sua essência um sabor inigualável, onde o aroma amadeirado, com notas de especiarias e ervas, se mescla perfeitamente com o sabor adocicado e suave da Cachaça. No paladar, uma bebida harmoniosa e cheia de nuances.


Sakura
Releitura feita com Cachaça Envelhecida / Carvalho
Inspirado na cultura oriental, onde as folhas de Sakura e o Sake são as grandes estrelas, o drink Sakura é uma criação do mixologista Fillipe Suarez e representa muito bem suavidade e o impressionismo na arte da apresentação. Tradicionalmente feito com Sake, nesta releitura nós utilizamos uma Cachaça envelhecida no carvalho europeu, o que conferiu ao drink um sabor suave e um aroma muito apreciável. Mas o destaque aqui vai também para a framboesa e para as pétalas de rosas, que além trazerem um sabor bem diferenciado para a bebida, dão um show à parte no visual.
Drink Sakura: Releitura feita com Cachaça Envelhecida / Carvalho
Sakura
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
75ml de Cachaça Envelhecida / Carvalho Europeu
30ml de Cordial de Rosas e Framboesas
Taping de Água Tônica

Método: Montado
Guarnição: Framboesas Frescas e Pétalas de Rosas Desidratadas
Copo: Xícara de Cerâmica
Gelo: Cubos

Preparo:
Em uma xícara de cerâmica (repleta de gelo) insira a cachaça, o cordial e finalize com um taping de água tônica. Misture suavemente e antes de servir, decore com framboesas e pétalas de rosas desidratadas.

* Cordial de Rosas e Framboesas: Em um liquidificador bata 500ml de água, 10gr de rosas desidratadas, 250gr de framboesas e a casca de 1 limão siciliano. Leve essa mistura ao fogo baixo, adicione 120gr de açúcar, 5gr de ácido cítrico e 5gr de ácido málico. Misture bem até dissolver todo o açúcar, reserve até esfriar e coe em um recipiente com tampa.

Fillipe Suarez
O autor de "Sakura"
Fillipe Suarez: O autor do drink "Sakura"

Natural do Rio de Janeiro/RJ e com uma trajetória brilhante na arte da coquetelaria, Fillipe Suarez é um mixologista muito admirado por sua criatividade, talento e inovação. Apaixonado pelo trabalho, Fillipe tem como mentor o também mixologista, Michell Agues, na qual aprendeu a verdadeira essência do ofício, o segredo dos sabores e as grandes técnicas de preparo. Vivendo em Valencia, na Espanha, hoje Fillipe se destaca ao elevar o nível da coquetelaria brasileira no Grupo Salir en Valencia, cativando as pessoas com a sua excelência na arte do preparo e claro, inspirando outros bartenders a seguirem seus passos.

Cachaça destaque:
Cachaça Saracura
Brasília/DF
Drinks com Cachaça Saracura
De sabor suave, com notas amadeiradas e com um leve toque picante, a Cachaça Saracura é uma marca de Brasília/DF considerada uma verdadeira preciosidade entre os apreciadores de Cachaça. Com 10 anos de armazenamento em barris de carvalho europeu, essa bebida envelhecida demonstra o grande carinho que os produtores estão tendo em cada etapa do processo. E além de sua raridade e dos prêmios conquistados, a Cachaça Saracura também é conhecida por sua impecável qualidade, onde cada garrafa é cuidadosamente numerada, o que confere um toque de sofisticação e exclusividade. Para nós, essa é uma bebida ímpar e que merece ser símbolo de destaque nos melhores momentos da sua vida.


Tabu
Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Carvalho Francês
Provando que menos é mais e quebrando todos os Tabus ao redor do mundo das Cachaças, o drink Tabu é um drink seco (mas que esbanja uma certa doçura ao paladar), sofisticado, perfumado, facílimo de preparar e o melhor, feito com Cachaça. Desenvolvido pelo bartender Lucas Gomez, a cor vibrante deste drink (proveniente do Campari) é o que nos chama a atenção logo de cara, onde de forma hipnótica, nos atrai para plena apreciação. Para completar, nesta releitura nós utilizamos uma Cachaça envelhecida em barril de carvalho francês, que ao ser diluída com os outros ingredientes no mixing glass, nos faz querer apreciá-lo em paz e bem tranquilamente, mas bem tranquilamente mesmo.
Drink Tabu: Releitura feita com Cachaça Extra Premium / Carvalho Francês
Tabu
Para fazer esta releitura você vai precisar de:

Ingredientes:
40ml de Cachaça Fio de Ouro / Alambique Caipira
30ml de Vermouth Dry
20ml de Campari
2 lances de Angostura Orange

Método: Mexido
Guarnição: Folha de Manjericão
Taça: Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um mixing glass por 25 segundos e sirva coado em taça coupê. Decore com um ramo de manjericão e sirva em seguida.

Lucas Gomez
O autor de "Tabu"
Lucas Gomez: O autor do drink "Tabu"

Com uma carreira sólida, inspiradora e rica em criatividade, Lucas Gomez é um bartender argentino que desde 2007 vem despertando sensações na bela cidade de Florianópolis/SC. Conquistando com seu carisma o coração das pessoas e claro, o seu devido espaço no cenário da coquetelaria brasileira, o que mais se destaca neste profissional é a sua habilidade em criar drinks inesquecíveis, onde a sua enorme paixão pelo ofício o fez ser é uma das maiores referências na sua região. Inclusive, Lucas é o grande responsável pelas maravilhas líquidas do BALAꓘO Bar, onde juntos, buscam sempre oferecer drinks autorais, clássicos e com ingredientes nacionais.

Cachaça destaque:
Alambique Caipira
São Roque do Canaã/ES
Drinks com Cachaça Alambique Caipira
A Cachaça Fio de Ouro é uma verdadeira joia do Alambique Caipira, uma marca renomada de São Roque do Canaã/ES que brilha como ouro e que carrega na sua alma uma história rica em tradição. Produzida com muito conhecimento e dedicação, a Cachaça Fio de Ouro é envelhecida por 3 anos em tonéis de carvalho francês, o que confere a ela um aroma e sabor únicos. Seu processo de fabricação é minucioso, garantindo uma bebida de altíssima qualidade. Para nós, essa é uma Cachaça singular e que representa a grande paixão dos seus produtores. Então se você busca uma experiência única e exclusiva, não deixe de provar essa Cachaça de São Roque do Canaã/ES, que além de brilhar como um verdadeiro tesouro dourado, é uma verdadeira preciosidade para os amantes da boa Cachaça.

As 12 melhores Cachaças do Brasil
Fala sério! É um drink mais saboroso que o outro, não é? E de fato são mesmo, sabe porquê? Porque foram desenvolvidos por grandes profissionais desse Brasil e mais, porque foram feitos com os melhores ingredientes que você pode encontrar hoje em dia. E aqui, claro, mostram todo o poder que a Cachaça brasileira tem.

E assim como dissemos nos 12 Clássicos da Coquetelaria feitos com Cachaça e no grande Dia da Cachaça de 2021, isso sem falar dos mais diversos drinks que já apresentamos aqui, saudamos de coração todos os Bartenders, Mixologistas e todas as Cachaçarias presentes neste Brasil, e porque não, do Mundo. Vocês realmente são frutos de inspiração e representam com afinco a maestria desta arte.

Viva o produto nacional!
Viva o suor de cada profissional envolvido no processo!
Com respeito, honramos todos vocês!

Até a próxima!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Vídeo e Fotografia:

Saiba mais sobre os Profissionais apresentados:
No cenário:
Águas Prata com Água Tônica
Angostura com Orange Bitter
Ardosa Tapajós com Cachaça Jambu
Ateliê Refúgio da Colina com Xícara de Cerâmica
Campari com Campari
Cynar com Aperitivo de Alcachofra
Lica Cruz com Potinho de Cerâmica
Maria Aparecida Panichi com Copo de Cerâmica
Martinazzo com Tábua de Madeira
Martini com Vermouth Rosso e Extra Dry
Mussambê com Copos de Cachaça
Toque Natural com Geleia de Pimenta
Vitral Ateliê com Garrafinhas de Cerâmica

Citações:
Bankao
Epice
Bar Ponto
Ferrero Grill
Senzai
Oahill Irish Pub

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria e por envolver grandes profissionais da coquetelaria brasileira. Um drink mais incrível que o outro

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad