Post Top Ad

8 dicas para o Artesão atrair mais seguidores no Instagram

Seu Instagram é usado para divulgar e vender seu artesanato?

Você está vendendo tanto quanto gostaria?

Você quer aprender a usar o seu Instagram de maneira correta ?

Então vêm comigo que vou te dar 8 dicas para você atrair mais seguidores e clientes para o seu Instagram!

Dica 1
Não deixe a conta do seu Instagram privada
Quando você deixa a sua conta privada, as pessoas não conseguem ver suas postagens, apenas aquelas que você já permitiu que te seguissem.

Se o seu objetivo é divulgar seus produtos no Instagram, o ideal é que todos possam ver seus posts e quanto mais gente começar a te seguir, melhor.

Para verificar se seu Instagram está privado ou não, vá nos 3 PONTINHOS (se for Android) ou símbolo de configurações (se for Iphone) no canto superior direito, desça até CONTA, e deixe a opção CONTA PRIVADA cinza (ou seja, desativada). Se ela ficar azul, ficará privada.

Dica 2
Siga para ser seguido
Quando você começa a seguir alguém no seu Instagram, é quase natural que essa pessoa comece a te seguir de volta. Então se você quer aumentar seu número de seguidores, é muito importante que você comece a seguir novas pessoas, curtir seus posts e interagir com elas.

Mas há um detalhe muito importante no “SEGUIR NOVAS PESSOAS”. 
Não adianta você sair seguindo qualquer pessoa. Em seu Instagram comece a seguir pessoas estratégicas para o seu negócio.

COMO ASSIM?
Veja na próxima dica!

Dica 3:
Defina seu público alvo
Para que o seu negócio tenha sucesso, é muito importante que você saiba qual é o seu público alvo, ou seja, para quem serve os produtos que você faz.

Exemplo:
Se você produz peças para bebê, qual é o seu público alvo?
Bebês certo?

ERRADO! Bebês ainda não tem vontade própria e dependem de seus Pais para decidirem por eles. Portanto, seu público alvo são mulheres grávidas, ou, que tiveram bebê recentemente.

Você deve fazer essa análise de acordo com as peças que você produz.
Para que tipo de pessoas elas servem?

Para especificar mais, eu posso definir mais atributos à esse público alvo e passar a chamá-lo de “PERSONA”.
Persona é a representação do seu cliente ideal, com todas as suas principais características e necessidades. Para te ajudar a definir qual é a sua persona, existe um site onde você vai preenchendo os dados e ele te fornece qual é a sua persona. Clique aqui e gere a sua Persona.

Após gerar a sua Persona, passe a fazer suas peças e seus posts focados nela, de forma que vá agradar a ela.

Eu te convido também a assistir uma Live que eu fiz sobre Nicho e Persona 

Dica 4
Encontre a sua PERSONA no seu Instagram

Não adianta ter muitos seguidores no seu Instagram se esses seguidores não se interessam pelo que você posta, certo? Você precisa atrair seguidores que preenchem alguns requisitos da sua Persona e a forma mais fácil de você encontrar esses seguidores é através das #.

Vou citar aqui o meu exemplo:
Eu produzo kits de bebê, bolsa maternidade, mantas, enfim, produtos para bebê, então minha Persona são mulheres grávidas ou com bebê recém-nascido.

O que eu faço então?
Vou até meu Instagram, clico na lupa ao lado da casinha, digito grávida, clico na # e ai ele me dá várias opções de # com a palavra grávida, clico na que tiver o maior número de publicações e começo a seguir as pessoas.

Detalhe:
Recentemente o Instagram limitou para 60 pessoas que você pode seguir por hora.
Eu costumo fazer isso à noite quando estou vendo tv, e os resultados tem sido bem satisfatórios!
Existem ferramentas pagas que fazem isso por você, mas não são muito baratas. Caso você tenha interesse, entre em contato pelo nosso Instagram @atelieescolaea que eu te passo.

Dica 5
Faça Transmídia
O que é TRANSMÍDIA?
Transmídia é quando você fala de uma mídia em outra mídia.
Por exemplo: hoje eu estou postando esse artigo aqui na Revista Neoo, vou para o meu Instagram, para minha Fanpage, para minha lista de transmissão do Whatsapp e aviso que tem post novo na Revista Neoo. Isso é Transmídia!

Fazendo isso, você atrai a atenção de um número bem maior de pessoas para conferir a sua postagem!

E se você está gostando desse artigo, siga meu Instagram @atelieescolaea, curta minha página no Facebook /atelieescolaea e fique sempre por dentro das novidades do Ateliê Escola.

Dica 6
 Mude sua conta para “PERFIL COMERCIAL”
Desde o dia 15 de agosto de 2016, está disponível no Brasil o “Perfil Comercial” no Instagram! Ele é ideal principalmente para lojas físicas, pois oferece endereço com localização por mapa, telefone, e-mail e site!

Existe apenas um requisito para “criar” ou “migrar” para um perfil comercial: Ter uma Fanpage no Facebook para anexar ao perfil.

Com o perfil comercial você passará a ter acesso a uma série de dados sobre o seus posts e seu perfil. É um verdadeiro “google analytics” dentro do seu Instagram! Mas sobre este assunto vou falar mais detalhadamente no próximo artigo!

Dica 7
Faça Stories
Hoje os Stories dão muito mais resultados que os posts tradicionais. E depois que o Instagram disponibilizou o “adicionar aos destaques”,mais ainda.

Se você apenas fizer um Storie, ele irá desaparecer em 24 h, mas quando você adiciona ele aos destaques, ele permanece acima dos seus posts por tempo indeterminado. Poste fotos, pequenos vídeos mostrando as peças, os bastidores da produção. Tudo isso atrai visualizações e faz com que a pessoa confie mais em comprar o teu produto.

Esteja comigo ao vivo toda quarta às 15:00 h na minha Fanpage no Facebook /atelieescolaeaCada semana abordo um assunto diferente sobre Marketing Digital, tudo voltado para você artesã(ão). 

Dica 8
 Uso das # em seus posts
As # são muito importantes no Instagram, elas criam uma espécie de “tribo” que gostam do mesmo assunto. Em cada post você pode colocar até 30 #, mas o ideal é você colocá-las nos comentários.

Faça seu post normal, com a legenda que você achar melhor e depois de postado, vá no balãozinho de comentários e post as # que tenham a ver com a sua persona.

Para você não ter que ficar digitando tudo cada vez que fizer um post, primeiro faça uma lista das # que tenham relação com a sua persona e digite todas elas no bloco de notas, aí todas as vezes que fizer um post é só copiar e colar.

Recentemente o Instagram passou a permitir algumas # na descrição, as quais viram link. É bom que você coloque pelo menos uma que tenha relação com o seu tipo de artesanato.
Você que é Artesão ou Artesã e quer aprender mais...
Te convido a fazer parte da minha LISTA VIP no WhatsApp, é só você acessar bit.ly/vipagora que você entra direto em uma conversa comigo. Me informando seu nome e o tipo de artesanato que faz, passarei a te enviar as minhas dicas GRATUITAS através do WhatsApp.

Espero por você no WhatsApp, na Fanpage e aqui na Revista Neoo na próxima terça com mais um conteúdo exclusivo, feito com muito carinho pra você artesã(ão).

Até a próxima :)

Artigo
Aline Camilla
Graduada em Matemática, Artesã, empreendedora digital e especialista em Docência do Ensino Superior e Marketing Digital para o mercado de artesanato.

Imagens: Google

Um comentário:

Deixe seu comentário

Post Top Ad