Post Top Ad

Transforme suas roupas com tingimento natural

Reaproveitar tudo que se pode ou consegue é uma forma de renovar e também de cuidar da Natureza. E quando temos a reciclagem como um meio de vida sustentável, conhecer novas formas de utilizar os resíduos é sempre muito bom, pois além de cuidar do meio ambiente, ativa a criatividade.

Por isso, hoje vamos passar uma técnica bem bacana e milenar para você pintar suas roupas usando corantes naturais. Vamos lá? 😉
Quase tudo que está na Natureza pode se tornar um corante natural, e os que estão habitualmente em nossa cozinha e que normalmente jogamos fora (cascas de beterraba, laranja, cebola, espinafre, repolho roxo, eucalipto, cúrcuma entre outros) por incrível que pareça também servem para este fim. 

Se você usar por exemplo a beterraba, você trará uma cor puxada para vermelho, a cebola o creme, a casca de laranja o amarelo, o espinafre o verde, o repolho roxo o violeta e por aí vai. Lembrando que a quantidade de resíduo é que dará a expressão da cor, inclusive, você pode também misturar ingredientes para fazer uma cor especial. Já pensou em fazer uma tintura de casca de jabuticaba com cravo da índia? Deve ficar lindo!

Os corantes naturais além de incluírem ao tecido propriedades benéficas (de acordo com o elemento que foi utilizado), proporcionam tonalidades mais ocre e dão às roupas um "ar" sereno, despojado e sofisticado.
O processo é bem simples, porém único para cada tingimento.

Ferva o resíduo do alimento que contenha a cor desejada em água fervente por aproximadamente 30 minutos (a quantidade da água deverá cobrir a peça completamente), coe e reserve.

A peça que será tingida deverá ser molhada em água fria por 5 minutos antes de ser colocada na tintura quente que foi coada. Então assim que tirar a peça da água fria, torça e chacoalhe bem. Após isso, misture a peça na tintura que foi coada e deixe de molho por 24 horas. Mexa de tempo em tempo para que a tintura fique homogenia.
Após o tingimento da peça será o momento de fixar a cor. Para isso, prepare o fixador que também é bem simples. Basta diluir 1 xícara de sal ou 1 xícara de vinagre em 1 litro de água e misturar bem.

Quando for tirar a peça da tintura, torça novamente e mergulhe-a no fixador. Prontinho! Agora você tem uma peça totalmente transformada e o melhor, energizada por ti devido ao processo manual que fez.

Legal né?
Faça e nos conte sua experiência!

Por: Binha Martins
Crédito de Conteúdo: Revista Nós e outros Olhos
Imagens: 1 kim5, 2 young jekar, 3 LoggaWiggler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram ;)